A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
15/12/2023 (Nº 85) PROFESSOR DE BRAGA (PORTUGAL) CONQUISTA PRÉMIO INTERNACIONAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4627 
  

PROFESSOR DE BRAGA (PORTUGAL) CONQUISTA PRÉMIO INTERNACIONAL

Vítor Martins



Vítor Martins, professor de Braga, conquistou o 1.º prémio num concurso internacional de planos de aula, “Partilhando as Melhores Práticas”.

A competição, organizada como parte das iniciativas de 2023 pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), teve como objetivo destacar métodos de ensino inovadores e impactantes que abordam questões ambientais críticas.

O plano de aula vencedor, do docente do Agrupamento de Escolas André Soares e do Centro de Ciência Viva de Braga, centrou-se na preservação da biodiversidade através de uma abordagem: o estudo de Oniscidea, vulgarmente conhecidos como bichos-de-conta, e a criação de um habitat para essas “criaturas fascinantes”.

PUBLICIDADE

O plano de aula não só aprofundou a compreensão dos alunos sobre a biodiversidade, mas também sublinhou a importância do conhecimento científico na preservação do ambiente.

É importante partilhar ideias, é essencial para os nossos alunos e todos os professores. Este tipo de abordagem permite aos alunos compreender como é importante preservar a biodiversidade. A compreensão científica é crucial quando queremos proteger algo, e a aula reforça o conhecimento científico sobre esta criatura incrível, que pode funcionar como um bioremediador”, refere o professor em comunicado enviado a O MINHO.

O concurso contou com a participação de professores de todo o mundo, com um total de 74 planos de aula a concurso. A Sérvia conquistou o 2.º lugar, a Grécia ficou em 3.º lugar, e a Índia ocupou o 4.º lugar.

Os planos vencedores, incluindo o de Vítor Martins, estão agora disponíveis online para que professores de todo o mundo possam aplicá-los nas suas salas de aula.

Esta iniciativa visa promover a partilha global de práticas educativas bem-sucedidas na área da conservação ambiental.

Fonte: Professor de Braga conquista prémio internacional (ominho.pt)



Ilustrações: Silvana Santos