A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
15/12/2023 (Nº 85) ESCOLA DA ÁREA CONTINENTAL DE SANTOS RECEBE PRÊMIO POR PROJETO LITERÁRIO E DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4644 
  

ESCOLA DA ÁREA CONTINENTAL DE SANTOS RECEBE PRÊMIO POR PROJETO LITERÁRIO E DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

PUBLICADO: 7 DE DEZEMBRO DE 2023

A Unidade Municipal Monte Cabrão (Área Continental de Santos) e a professora de Artes da escola, Márcia Justino Alves, receberam o Prêmio Carreta Literária pelo projeto Monstro Lixo: Por Oceanos sem Plásticos.

Ao todo, seis municípios foram premiados pelo desenvolvimento de projetos voltados à leitura e à construção de comunidades sustentáveis. Os prêmios foram um notebook para a educadora e um voucher de R$ 2.000,00 para a escola utilizar na livraria Cultura.

O prêmio, entregue na manhã desta quinta-feira (7), é uma iniciativa da CEC Brasil, em parceria com a CPFL Piratininga, que reconhece escolas e educadores que atuam em projetos sustentáveis e propagam a leitura no Brasil, e que receberam a biblioteca itinerante desse projeto.

Monstro Lixo’, que começou com os alunos de 8º e 9º anos, ganhou visibilidade e foi estendido para todo o ensino fundamental II ao longo do ano letivo. A primeira etapa foi de pesquisa de campo e estudo, para depois começarem a parte prática em que os estudantes utilizaram materiais recicláveis como sacos plásticos, tampinhas e papelão para confeccionar os Monstros Lixos.

A professora (à esq., na foto abaixo), que iniciou o projeto na UME Ayrton Senna (Campo Grande), levou para Monte Cabrão a iniciativa sustentável e que abrange a comunidade escolar. “Os alunos abraçaram o projeto e a causa que é de conscientização ambiental; fizemos caminhadas ‘monstruosas’, distribuímos cartazes e fomos à praia. Toda a comunidade se envolveu e ajudou de alguma forma; a sensação é muito boa. O prêmio é um reconhecimento para a escola e alunos, o mais importante é que eles percebam que o trabalho feito ao longo do ano teve um retorno positivo e que também vai servir de exemplo para outras escolas”.

Participando da entrega do prêmio, a secretária de Educação, Cristina Barletta (a dir., na foto acima), afirmou que é necessário incentivar os alunos a pensar sobre o meio ambiente. “A leitura é fundamental para que os estudantes pensem fora da caixinha e saibam a importância da cultura oceânica para todos. A premiação é apenas uma consequência do trabalho que todos fizeram”.

Os alunos Luiz Eduardo de Souza e Jéssica Lima, do 9º ano, participaram do projeto fazendo pesquisas de campo, divulgando e confeccionando os monstros e estavam ansiosos para que a escola recebesse mais livros.

Desde o início do ano comecei a ajudar e estou bem feliz por tudo o que aconteceu; também fizemos saídas para a praia e aqui pelo bairro com os monstros”, comentou Luiz.

É uma oportunidade bem legal de estar recebendo os livros, gosto de estudar sobre o meio ambiente porque é importante para todos”, finalizou Jéssica.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS

Fonte: Escola da Área Continental de Santos recebe prêmio por projeto literário e de conservação ambiental | Prefeitura de Santos

Ilustrações: Silvana Santos