Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Em junho completará 23 anos, e este convite é uma oportunidade para você participar ativamente desta ação, doando qualquer quantia. Assim, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção. Ajude-nos a continuar transformando vidas! Sua contribuição hoje é essencial para garantir os próximos 23 anos desse projeto! Muito obrigada!
     
Para a ganância, toda a natureza é insuficiente. Sêneca
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 91 · Junho-Agosto/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(2) Educação(2) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Divulgação de Eventos(22) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(5) Ações e projetos inspiradores(19) Notícias(24) Dúvidas(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(4) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7)   |  Números  
Notícias
12/12/2024 (Nº 89) EDUCAÇÃO AMBIENTAL É NOVA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFPEL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5119 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É NOVA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFPEL

Na semana em que é celebrado o Dia da Educação a Distância, a Universidade Federal de Pelotas apresenta seu novo curso de pós-graduação na modalidade EAD, a Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (EAEES). Ligado ao Instituto de Biologia, o curso já ofereceu seu primeiro processo seletivo, com 150 vagas, para as quais concorreram quase 400 candidatos.

O curso foi criado para atender à Política Nacional de Educação Ambiental – regulamentada pela Lei nº 9.795 de 1999 –, que busca fortalecer essa importante política pública para a sustentabilidade no país por meio da formação de educadores ambientais. Assim, o novo curso da UFPel tem o objetivo de educar líderes comunitários com ênfase na organização de espaços educadores sustentáveis.

A especialização ainda aborda questões essenciais para o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas, como inter e transdisciplinariedade, projeto político-pedagógico, formação de redes, movimentos de juventude e outros aspectos relacionados à gestão ambiental na escola e na comunidade, considerando as mudanças ambientais globais e a construção de espaços educadores sustentáveis.

Para chegar em tais objetivos, o curso apresenta uma carga horária de 374 horas distribuídas em quatro módulos, os quais abarcam dez disciplinas. Ele marca uma nova fase na educação a distância da UFPel, tendo sido estruturado com o apoio da equipe multidisciplinar institucional, aplicando técnicas de desenho didático específicas para EAD. Também traz um design gráfico padrão para o sistema e-AULA e para slides e vídeos, dando uma cara nova e mais integrada aos materiais.

Mais informações sobre a Especialização em Educação Ambiental podem ser encontradas neste link.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social » Educação Ambiental é nova especialização a distância da UFPel

Ilustrações: Silvana Santos