"É uma borboleta amarela? Ou uma folha que se desprendeu e não quer tombar?" (Mario Quintana)
ISSN 1678-0701 · Volume VI, Número 21 · Setembro-Novembro/2007
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) Saber do Fazer(2) Reflexão(4) Para Sensibilizar(2) Culinária(1) Divulgação de Eventos(1) Contribuições de Convidados/as(3) Trabalhos Enviados(1) Folclore(1) Dicas e Curiosidades(4) Dúvidas(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(1) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Dicas e Curiosidades
22/11/2007 (Nº 21) Educação Alimentar
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=502 
  
EA em Ação 21

Educação Alimentar

Saber balancear a alimentação que ingerimos no dia-a-dia é fundamental para preservar a saúde e prevenir doenças. No entanto, a falta de tempo , o  baixo poder aquisitivo, a falta de conhecimento e na maioria das vezes a falta de uma orientação educacional correta faz com que muitas pessoas adquiram hábitos alimentares prejudiciais à saúde.

No Brasil, as escolas públicas e particulares deveriam implementar programas de educação alimentar. Ensinar as crianças se alimentarem corretamente significa reduzir custos com o sistema de saúde pública .

Todos os alimentos que a  natureza nos dispõe possuem substâncias importantes para o nosso corpo e cada uma delas têm uma função específica. Observe:


Alimentos Reguladores - compõem essa categoria os legumes, as frutas e as verduras, cuja missão é destinar os sais minerais, as fibras e as vitaminas . São reguladores do nosso organismo.

Alimentos Construtores - apresentam uma substância chamada protéina, muito importante para a formação de nossas células ,músculos ,ossos e tecidos do nosso corpo.É encontrada nas carnes, leite,ovo, soja,leguminosas, etc.

Alimentos Energéticos - nessa categoria estão as gorduras, massas e os acúcares.Fornecem a energia necessária para o nosso corpo se movimentar e trabalhar.
 
Alimentos Funcionais - A ciência médica também pesquisa os chamados alimentos funcionais, que são aqueles compostos por substâncias que agem de forma preventiva ou mesmo combatendo certas doenças.Como exemplo podemos citar a soja ( ajuda a diminuir o LDL-colesterol  ruim,etc); chá vede( ajuda a prevenir alguns tipos de câncer);suco de uva tinto( protege o coração);tomate( previne o câncer de próstata).

Todos os alimentos formam uma cadeia nutritiva que atendem as necessidades de nosso corpo, mas é preciso saber balancear a quantidade desses alimentos para que tenhamos uma dieta de qualidade.

Fonte:
http://www.brasilor ganico.com/ educacaoalimenta r.html

 

Ilustrações: Silvana Santos