ISSN 1678-0701
[Exibindo artigos de todos os números]
Números anteriores 
Início   |   Cadastre-se!   |   Procurar   |  Apresentação   |  Artigos   |  Dicas e Curiosidades   |  Reflexão   |  Textos de sensibilização   |  Dinâmicas   |  Dúvidas   |  Entrevistas   |  Saber do Fazer   |  Culinária   |  Arte e ambiente   |  Divulgação de Eventos   |  O que fazer para melhorar o meio ambiente   |  Sugestões bibliográficas   |  Educação   |  Você sabia que...   |  Plantas medicinais   |  Contribuições de Convidados/as   |  Trabalhos Enviados   |  Folclore   |  Breves Comunicações   |  Meio Ambiente e Experiência da Diferença   |  Educação Ambiental e Comunicação   |  Reportagem   |  Normas de Publicação   |  Práticas de Educação Ambiental   |  Colaboradores antigos   |  Soluções e Inovações   |  Sementes
Trabalhos Enviados
 

No. 7 - 16/12/2003DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE CATENDE E PALMARES PARA ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No. 7 - 10/12/2003PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DE CATENDE E PALMARES
O presente trabalho procurou avaliar a percepção ambiental de estudantes dos dois municípios...

No. 7 - 10/12/2003PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES  DE CATENDE E PALMARES
O presente trabalho procurou avaliar a percepção ambiental de professores dos dois municípios...

No. 49 - 04/09/2014CULTIVO AGRÍCOLA COM O USO DE SÓLIDO ORGÂNICO
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de doses crescentes de lodo de esgoto, sobre o crescimento e desenvolvimento de plantas de soja.

No. 49 - 04/09/2014SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM: MÉTODOS E PROCESSOS: ESTUDO DE CASO DOS CORREIOS
As organizações têm como objetivo principal de fortalecer a sua imagem ou sua marca, ser sustentável é preservar e criar novos mecanismos de sustentabilidade, a importância da sociedade nessa missão.

No. 49 - 04/09/2014RECINTOS E ANIMAIS EM VIDA LIVRE NOS ZOOLÓGICOS COMO ELEMENTOS EDUCADORES PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
O objetivo desse trabalho foi analisar a área expositiva do Parque Ecológico Municipal de São Carlos, buscando compreender de que maneira recintos e animais em vida livre podem contribuir para o discurso expositivo sobre a conservação da biodiversidade nos zoológicos.

No. 49 - 04/09/2014PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE/UAG) SOBRE A SAÚDE PÚBLICA
Este trabalho teve como intenção avaliar o entendimento sobre Saúde Pública, por meio de percepções de estudantes do Curso de Medicina Veterinária da UFRPE/UAG.

No. 49 - 04/09/2014OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA
Este trabalho objetivou sensibilizar as crianças dos assentamentos Oito de Março, Padre Josimo Tavares e Dorcelina Folador, situados no município de Itaporanga D’Ajuda e incluí-las socialmente nas discussões da relação homem- sociedade-natureza.

No. 49 - 04/09/2014O CASO DE UM GRUPO DE EMPREENDEDORAS SOCIAIS NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SANTA MARIA/RS
O fenômeno do empreendedorismo social é definido como uma área de negócios, que busca compreender de que maneira surgem as oportunidades para criar novos produtos, serviços, mercados, processos de produção.

No. 49 - 04/09/2014INTERAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE EM AXIXÁ DO TOCANTINS – TO: UMA PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA COMO PASSO INICIAL PARA ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS
Contextualiza e descreve o trabalho desenvolvido pela equipe da UNESP de Araraquara no município de Axixá do Tocantins durante o Projeto Rondon.

No. 49 - 04/09/2014INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS
Este estudo objetivou identificar e analisar as práticas adotadas em relação à inovação e sustentabilidade em uma empresa que atua no transporte rodoviário de passageiros, na região central do Rio Grande do Sul.

No. 49 - 04/09/2014GERAÇÃO E DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BONAL: POR UM MANEJO COMUNITÁRIO E SUSTENTÁVEL
Com a ascensão do sistema de produção capitalista a relação homem e natureza sofre uma grande transformação. A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza produzindo o lixo.

No. 49 - 04/09/2014DINÂMICAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A escola é um lugar adequado para inserção de práticas envolvendo educação ambiental porque possui espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem reflexão.

No. 49 - 04/09/2014DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIBEIRÃO QUILOMBO, AMERICANA, ESTADO DE SÃO PAULO
O estudo foi realizado na bacia hidrográfica do Ribeirão Quilombo, que abrange os municípios de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Sumaré e parte das cidades de Campinas e Paulínia, situa-se Centro-Oeste do Estado de São Paulo.

No. 49 - 04/09/2014DEPÓSITO DE RESÍDUOS SÓLIDOS IRREGULARES NO BAIRRO INDEPENDÊNCIA NA CIDADE DE ITUIUTABA - MG
Esta pesquisa aponta a ocorrência de um depósito de resíduos sólidos irregular no entroncamento da Rua Paula Freire com as Ruas Líbano e Azarias no Bairro Independência em Ituiutaba – MG.

No. 49 - 04/09/2014CONTRIBUIÇÕES DO DIREITO SANITÁRIO PARA SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Os resultados demonstram que a efetiva proteção da saúde em toda amplitude conceitual é imperiosa ao estado, mas também compromete e responsabiliza a toda a sociedade.

No. 49 - 04/09/2014CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO INDENTITÁRIA DE ALUNOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Meio Ambiente e o Espaço que vivemos e Meio Ambiente e Tecnologia e Preservação Ambiental. Participaram desta pesquisa alunos do 9º ano do ensino fundamental II de escolas da rede de ensino da Cidade de São Raimundo Nonato (PI).

No. 49 - 04/09/2014CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HÁBITOS DE RECICLAGEM DO ÓLEO COMESTÍVEL USADO EM ALFENAS-MG E OFICINA DE CONFECÇÃO DE SABÃO
Tendo em vista os prejuízos ambientais do descarte inapropriado do óleo residual de fritura, o objetivo do presente trabalho foi investigar o hábito de reciclar o óleo de cozinha usado, os conhecimentos sobre a reciclagem.

No. 49 - 04/09/2014AVALIAÇÃO DE VISITAÇÃO À TRILHA DOS JEQUITIBÁS, DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (ARARAS, SP)
A intensa atividade agrícola na região provoca diferentes tipos de impactos ambientais, entre eles a fragmentação da vegetação natural. Nesse cenário, o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental.

No. 49 - 04/09/2014ABORDAGEM AMBIENTAL DA BACTERIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
A Educação Ambiental consiste em um componente indispensável no ensino escolar, devendo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de sua influência no ambiente.

No. 49 - 04/09/2014A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA APLICADA AO ENSINO MÉDIO: A UTILIZAÇÃO DOS MICROFÓSSEIS PARA O ENSINO DO SISTEMA LAGUNA-BARREIRA
Estudiosos da área de Educação, têm enfatizado em seus trabalhos a utilização da pesquisa em todos os níveis educacionais, considerando-a como uma importante estratégia pedagógica, para estimular o espírito investigador do aluno.

No. 49 - 04/09/2014A COLUNA DE WINOGRADSKY NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DE COMUNIDADES MICROBIANAS
O processo de ensino-aprendizagem se mostra complexo e abstruso no que diz respeito ao ensino em microbiologia, justamente por ser uma ciência onde é de difícil visualização desses seres vivos, e muitas vezes as aulas se tornam monótonas.

No. 48 - 05/06/2014UTILIZANDO A DINÂMICA DA PIRÂMIDE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Dinâmica da Pirâmide facilita a reflexão de grupos que abordem o tema da relação entre a crise ambiental e o sistema capitalista.

No. 48 - 05/06/2014PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MARIA MENINA EM ALAGOA GRANDE – PB
A escola é um dos locais onde deve ocorrer a disseminação de atitudes e saberes com relação às questões relacionadas ao meio ambiente.

No. 48 - 05/06/2014PRÁTICAS DE INCENTIVO À SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA EDUCACÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL MERCEDES NERY MACHADO EM JUIZ DE FORA – MG
A escola é um dos locais onde deve ocorrer a disseminação de atitudes e saberes com relação às questões relacionadas ao meio ambiente, contribuindo para desenvolver uma mudança de comportamento na sociedade. O envolvimento dos diversos setores da sociedade e, em especial, o escolar, através de projetos de educação ambiental, constitui uma ferramenta na busca de soluções para conscientização e a minimização dos problemas ambientais para a manutenção da boa qualidade de vida para a população e garantia de continuidade para a natureza (...)

No. 48 - 05/06/2014PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PROFESSORES, ALUNOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ÁLVARO VALLE - BAIRRO JORGE TEIXEIRA III ETAPA - ZONA LESTE, MANAUS-AM”
O Projeto foi realizado com alunos da Esc. Mun. Prof. Álvaro Valle/2011, para promover conhecimentos sobre Educação Ambiental.

No. 48 - 05/06/2014LIXO E SUSTENTABILIDADE: A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA OS OPERADORES DO DISTRITO DE JERICÓ, TRIUNFO - PE
O lixo pode ser compreendido como todo e qualquer resíduo sólido resultante da atividade humana que é considerado como algo inútil e desprezível.

No. 48 - 05/06/2014ESTUDO DA ESPÉCIE AZADIRACHTA INDICA A. JUSS (NIM) COMO POSSÍVEL INSETO-LARVICIDA BIOLÓGICO EM RELAÇÃO AO AEDES AEGYPTI
A dengue,transmitida pelo Aedes aegypti representa um problema de saúde pública, acometendo a população, especialmente pertencente aos países tropicais como o Brasil.

No. 48 - 05/06/2014EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: LEVANDO INFORMAÇÃO SOBRE O DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS A JOVENS DE ENSINO MÉDIO
O presente trabalho foi elaborado como um instrumento de Educação Ambiental e desenvolvido em escola de Ensino Médio na cidade de Ubá, MG.

No. 48 - 05/06/2014DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO SÃO MANOEL, AMERICANA ESTADO DE SÃO PAULO
O estudo foi realizado no Córrego São Manoel, que abrange o município de Americana.

No. 48 - 05/06/2014CENTRAL DE TRIAGEM DE LIXO DE TAMANDARÉ: UMA ALTERNATIVA AO PLANEJAMENTO DO TURISMO RESPONSÁVEL
Uma das faces do plano para desenvolvimento sócio-econômico, da região pernambucana, município de Tamandaré, é a criação de uma central de triagem e reciclagem de resíduos sólidos.

No. 48 - 04/06/2014CAMPO-MINADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
No momento atual vivemos uma educação que visa reinventar o processo ensino-aprendizagem.

No. 48 - 04/06/2014ADESÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO OPÇÃO SOCIOECONÔMICA E AMBIENTAL EM PEQUENAS PROPRIEDADES DO MUNICÍPIO DE BREJÃO - AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO
Os Sistemas Agroflorestais (SAF’s) apresentam inúmeras vantagens do ponto de vista produtivo, quando comparados aos monocultivos

No. 47 - 10/03/2014EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TURISMO E SUSTENTABILIDADE EM EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS
O presente estudo resultou da necessidade de investigação no que tange a gestão e conscientização ambiental dentro de um meio de hospedagem no município de Belém.

No. 47 - 10/03/2014UTILIZAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO-DIGITAL RELACIONADO AO ENSINO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Este trabalho apresenta um material didático-digital que facilita o contato inicial de estudantes de cursos de graduação.

No. 47 - 10/03/2014TURISMO, DIREITO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A relativa dificuldade presente na aplicação dos pressupostos do desenvolvimento sustentável no delineamento de projetos turísticos.

No. 47 - 10/03/2014O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES?
Este trabalho objetiva analisar o que as crianças de uma escola brasileira pensam sobre o comércio ilegal de animais silvestres, depois de terem participado de uma atividade de educação ambiental.

No. 47 - 10/03/2014LICENCIAMENTO AMBIENTAL: NOVAS PERSPECTIVAS NO CONTEXTO
Nos últimos anos, ocorreram mudanças em relação ao âmbito público responsável pelo licenciamento ambiental.

No. 47 - 10/03/2014ATIVIDADE INSETICIDA DE PRODUTOS VEGETAIS NO CONTROLE NATURAL DE Sitophilus zeamais
O Sitophilus zeamais Mots. é a principal praga interna, de potencial destrutivo.

No. 47 - 10/03/2014AS CONTRIBUIÇÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA AS EMPRESAS DO SETOR DE TRÂNSITO BRASILEIRO
A responsabilidade social é um tema novo que esta crescente na economia, tornando-se um dos caminhos primordiais para as empresas que visam buscar a excelência.

No. 47 - 10/03/2014APRENDIZAGEM TRANSFORMATIVA PARA A SUSTENTABILIDADE
Este modelo foi aplicado em curso de Administração de Ensino Superior do estado do MGrosso com resultados animadores.

No. 46 - 18/02/2014OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA
Este trabalho objetivou sensibilizar as crianças dos assentamentos Oito de Março, Padre Josimo Tavares e Dorcelina Folador, situados no município de Itaporanga.

No. 46 - 17/02/2014PROJETO RECICLA RURAL: INICIATIVAS E LIMITES NA BUSCA POR UMA UNIVERSIDADE SOCIOAMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL
O projeto nasceu com o objetivo de unificar os esforços de separação e destinação adequados dos resíduos sólidos produzidos no Campus da UFRPE, de acordo com o decreto nº 5.940/2006 - Coleta Seletiva Solidária.

No. 46 - 17/02/2014PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE DOCENTES EM ESCOLA RURAL NO ESTADO DE SERGIPE
Dessa maneira, torna-se necessário o estudo da percepção ambiental, como ferramenta de educação ambiental, favorecendo uma discussão sobre a temática ambiental de forma interdisciplinar.

No. 46 - 16/02/2014SENSO PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM GRUPOS DE YOGA
Senso percepção tem sido considerado uma atividade complementar em educação ambiental, conjuga movimentos físicos e atividades que buscam resgatar a percepção do corpo e do meio ambiente, através dos sentidos...

No. 46 - 16/02/2014PARQUE DO INGÁ (MARINGÁ – PARANÁ): UMA ANÁLISE SOBRE SEUS ASPECTOS ESTRUTURAIS
O presente trabalho buscou fazer uma análise sobre as adequações da estrutura do Parque no que diz respeito ao seu potencial.

No. 46 - 16/02/2014OS SABERES DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE VITÓRIA (ESPÍRITO SANTO) SOBRE O MANGUEZAL – UMA INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
O ecossistema manguezal, apesar de sua grande importância ecológica e econômica, ainda vem sendo alvo de destruição, sofrendo o impacto de aterros e do lixo e esgotos lançados sem tratamento.

No. 46 - 16/02/2014O SANEAMENTO NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE BELÉM/PA.
As atividades estão concentradas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marta da Conceição, situada na ilha de Cotijuba, em Belém, capital do estado do Pará.

No. 46 - 16/02/2014LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO, RIO DE JANEIRO, RJ
O trabalho leva a reflexão da importância do uso de plantas medicinais com fim terapêutico, assim como a importância econômica e a necessidade de pesquisas científicas multidisciplinares.

No. 46 - 16/02/2014INTERCÂMBIO DE INICIATIVAS DE MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS – UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Em sete anos o Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea realizou o evento Intercâmbio das Iniciativas Promissoras, onde lideranças comunitárias e coordenadores de projetos apoiados, conjuntamente com representantes de órgãos governamentais.

No. 46 - 16/02/2014GESTÃO E USO PÚBLICO DOS PARQUES NACIONAIS DA REGIÃO NORDESTE, BRASIL
As Unidades de Conservação – termo para ‘áreas protegidas’, são áreas destinadas à proteção ambiental direcionadas a uso público de importância para a manutenção do equilíbrio ambiental.

No. 46 - 16/02/2014ESTUDO DOS ECOSSISTEMAS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BACIA POTIGUAR E ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DAS ATIVIDADES PETROLÍFERAS NA REGIÃO COSTEIRA DO RIO GRANDE DO NORTE
A atividade petrolífera, na bacia potiguar terrestre é composta por campos petrolíferos com número de poços variável, situada no RN e do CE, abrangendo aproximadamente 4.000 poços com produção em torno de 10% da produção nacional.

No. 46 - 16/02/2014EDUCAÇÃO AMBIENTAL TÉCNICA: CONFECÇÃO DE PORTA LÁPIS A PARTIR DA RECICLAGEM DE GARRAFAS “PET”
A reciclagem das garrafas PET tem vantagens a redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos.

No. 46 - 16/02/2014EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: SUSTENTABILIDADE NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE SOURE, ILHA DO MARAJÓ, PARÁ, BRASIL
O objetivo deste trabalho foi identificar as evidências do impacto das ações de educação ambiental junto às comunidades da Reserva Extrativista Marinha de Soure.

No. 46 - 16/02/2014EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO EIXO INTEGRADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ECOLÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EJA
Este trabalho teve como objetivo provocar a sensibilização e uma mudança comportamental dos alunos frente ao paradigma seguido de desrespeito ao meio ambiente.

No. 46 - 16/02/2014BIODIVERSIDADE E ECOLOGIA DE LAGARTOS DE RESTINGA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O presente trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento sobre a biodiversidade e ecologia dos lagartos encontrados em restingas do Rio de Janeiro.

No. 46 - 16/02/2014ANALISANDO E AVALIANDO OS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS DA ÁGUA DO RIO CARIMÃ UTILIZADA PELA POPULAÇÃO DE BARREIROS – PE
Conhecer a qualidade da água disponível é fundamental para a gestão dos recursos hídricos.

No. 46 - 15/12/2013PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE DOCENTES EM ESCOLA RURAL NO ESTADO DE SERGIPE
A questão ambiental torna-se ainda mais presente a cada dia, diante da pressão humana sobre os recursos ambientais.

No. 46 - 15/12/2013O ENSINO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: DISCUSSÕES DA ÚLTIMA DÉCADA
A Educação Ambiental é um instrumento imprescindível para a consolidação de novos modelos de desenvolvimento sustentável, através da qual o indivíduo e a comunidade constroem valores sociais e éticos.

No. 46 - 15/12/2013JORNAL ESCOLAR: UMA PRÁTICA AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR
Como parte do processo, trabalhamos temas como: profissão dos pais, fontes de renda, sistema monetário, artesanato e agricultura familiar, através destas, procuramos desenvolver atividades práticas envolvendo a comunidade, coisas cotidianas.

No. 46 - 15/12/2013AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO REFEITÓRIO DE UMA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS EM RECIFE-PE
Percebe-se que hoje em dia existe grande quantidade de alimentos e um grande descarte, percebemos desperdício no local. Concluímos que é necessário realizar atividades de conscientização dos funcionários para a geração de menos resíduos.

No. 46 - 15/12/2013O SER HUMANO COMO SUJEITO ECOLÓGICO NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFTM
Este trabalho teve o objetivo de conhecer a percepção dos estudantes sobre o processo de geração e coleta dos resíduos. Será que nossos estudantes percebem a intrincada relação entre consumismo e geração de resíduos?

No. 46 - 15/12/2013RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: ESTUDO DE CASO SOBRE A IMETAME METALMECÂNICA LTDA
O artigo apresenta a importância que a responsabilidade social corporativa possui, assumindo o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável.

No. 46 - 15/12/2013CÁLCULO DO INDICADOR DE SALUBRIDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
No município de São Miguel do Iguaçu abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário, coleta e tratamento de resíduos sólidos, dados sobre vetores e transmissores de doenças são informados a aos moradores para melhorar as condições de vida.

No. 46 - 15/12/2013A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO – CÂMPUS URUTAÍ: UM ESTUDO DE CASO
Observou-se a existência de uma concepção pouco abrangente sobre a Educação Ambiental e dificuldades na implementação da Educação Ambiental na instituição e pouco preparo dos docentes para o seu desenvolvimento.

No. 46 - 15/12/2013A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DA 1ª CIPOMA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORA DO CONTEXTO ESCOLAR TRADICIONAL
Os crescentes problemas ambientais causados pela falta de respeito e cuidado com o Meio ambiente contribuem para que a Educação Ambiental venha ganhando visibilidade (...)

No. 45 - 07/09/2013A FORMAÇÃO DO SUJEITO AMBIENTALMENTE EDUCADO ATRAVÉS DE AÇÕES PROMOVIDAS PELA REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO – REDENÇÃO DO PARDO: A VIAGEM DE ESTUDOS AO PANTANAL (MS)
No período de 8 a 15 de janeiro de 2013, a rede de educação ambiental Redenção do Pardo, pertencente ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo e responsável por ações formais e não-formais de educação ambiental no âmbito da Bacia Hidrográfica.

No. 45 - 07/09/2013SOLO NA ESCOLA: UMA METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
O solo tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Vários estudos mostram que há uma grande lacuna no ensino de solos nos níveis fundamental e médio.

No. 45 - 07/09/2013SISTEMA SÓCIO-ECOLÓGICO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Diante da questão ambiental atual, é necessário que a sociedade incorpore raciocínios de sustentabilidade ambiental e pratique ações conservacionistas.

No. 45 - 07/09/2013PROTOZOÁRIOS, QUALIDADE DE ÁGUA DOS AÇUDES E DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO BÁSICO.
O presente estudo foi realizado com professores e alunos da educação básica em escolas públicas de dois municípios situados no semiárido brasileiro para analisar as suas concepções com relação à água.

No. 45 - 07/09/2013PROJETO RECICLANDO: UMA NOVA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PAUTADA NO CONTEXTO CTS
O Projeto Reciclando objetiva informar e sensibilizar, a comunidade, alunos e professores das escolas municipais, sobre a questão do lixo urbano.

No. 45 - 07/09/2013PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ‘TARTARUGAS MARINHAS VIVENDO LIVRE NO MAR’
O Programa de Educação Ambiental ‘Tartarugas Vivendo Livres no Mar’ foi criado pelo Projeto Tamar/ICMBio – Regional São Paulo.

No. 45 - 07/09/2013PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS FELINOS DO PANTANAL PELOS ALUNOS DO MOINHO CULTURAL SUL-AMERICANO, CORUMBÁ-MS
Atualmente oito espécies de felinos ocorrem no Brasil e seis delas estão no Pantanal: a onça-pintada, a onça-parda, a jaguatirica, o gato-do-mato-pequeno, o gato-palheiro e o gato mourisco.

No. 45 - 07/09/2013PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DA PARAÍBA SOBRE A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
A sociedade contemporânea traz um consumismo desenfreado, definindo o “ter” e não o “ser” e consequentemente, a perda da essência do ser humano, a fim de encobrir uma falsa sensação de segurança.

No. 45 - 07/09/2013PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA) EM RELAÇÃO AO CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)
A água é um recurso natural utilizado em todas as atividades humanas. Atualmente,sofre com escassez e degradação, gerados principalmente pelo padrão de consumo humano, aumento da população e poluição ambiental.

No. 45 - 07/09/2013PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE O CONHECIMENTO POPULAR DE MORADORES RURAIS RELATIVO AS SERPENTES E ACIDENTES OFÍDICOS
Para obter informações relativas ao conhecimento popular sobre as serpentes, incluindo as práticas adotadas em casos de acidentes ofídicos foi desenvolvido o presente estudo no povoado de Itatiaia na Serra do Ouro Branco, Minas Gerais.

No. 45 - 07/09/2013PANORAMA DA COLETA SELETIVA EM JI-PARANÁ: PERSPECTIVAS SOBRE A IMPORTÂNCIA NAS ESCOLAS
O artigo revela o panorama sobre a coleta seletiva nas escolas da cidade de Ji-Paraná.

No. 45 - 07/09/2013PERCEPÇÃO AMBIENTAL E ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL
Diante da degradação dos recursos naturais, os corpos d’água se tornam tema fundamental para as atividades de educação ambiental.

No. 45 - 07/09/2013O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA CACHAÇA, O TURISMO RURAL E UMA AULA DE CAMPO NO ENGENHO TRIUNFO (PARAÍBA, NORDESTE DO BRASIL)
A referente pesquisa faz um estado sobre a produção da cachaça e descreve algumas experiências vivenciadas em uma aula de campo no engenho Triunfo na zona rural do município de Areia, Paraíba, nordeste do Brasil.

No. 45 - 07/09/2013JOGOS LÚDICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Os jogos didáticos e pedagógicos são subsídios durante o processo de ensino-aprendizagem e por terem caráter lúdico, proporcionam atividades educacionais mais criativas e motivadoras.

No. 45 - 07/09/2013INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS NA REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM PLANTIOS DE EUCALIPTO DA REGIÃO TOCANTINA, NO ESTADO DO MARANHÃO ESTUDO DE CASO
O aumento da utilização de agrotóxicos nas áreas de silvicultura, notadamente plantios de eucalipto, associado a uma infestação agressiva por plantas daninhas, tem exigido a busca por técnicas de controle mais eficazes.

No. 45 - 07/09/2013IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE DEGRADAÇÃO NA TRAJETÓRIA DO RIACHO BACURI NA CIDADE DE IMPERATRIZ – MARANHÃO
O crescimento e/ou desenvolvimento desordenado da cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão, geram consequências drásticas para o meio ambiente.

No. 45 - 07/09/2013EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
A Educação Ambiental é uma proposta de filosofia de vida que resgata valores éticos, estéticos, democráticos e humanistas.

No. 45 - 07/09/2013EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE AGROTÓXICOS: UMA ANÁLISE NA COMUNIDADE DO INDUAZINHO EM CAPITÃO POÇO – PA
O uso de agrotóxicos na citricultura visa o controle de pragas, doenças e plantas invasoras, proporcionando o aumento da produtividade da cultura.

No. 45 - 07/09/2013DIFUSÃO CIENTÍFICA EM CONTEXTOS NÃO-FORMAIS: O PROJETO JOVEM PESQUISADOR
O Projeto Jovem Pesquisador, desenvolvido em dez anos pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, constou de um encontro semanal durante três meses.

No. 45 - 07/09/2013CONSUMO (IN) SUSTENTÁVEL X IDH SEM CONSUMO: MARANHÃO NA (RETA) GUARDA DO DESENVOLVIMENTO.
O aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vêm causando sérios problemas ambientais (...)

No. 45 - 07/09/2013A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL PARA A DEFESA DO MEIO AMBIENTE
A intenção deste artigo é explicitar de forma clara e sucinta a utilização do sistema tributário nacional para a defesa do meio ambiente.

No. 45 - 07/09/2013A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO/RS: AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Durante a semana do meio ambiente/2013, o Comitê Pardo desenvolveu diversas atividades para públicos diferenciados com o objetivo de atingir o maior número de indivíduos.

No. 44 - 17/06/2013A IMPORTÂNCIA DA COLETA DO ÓLEO USADO PARA O MEIO AMBIENTE
O consumismo exagerado despertou a sociedade levando-a a perceber que a natureza possui recursos limitados e que é necessária uma medida sustentável para mediar a situação atual e melhorar as condições de vida dos seres vivos (...)

No. 44 - 02/06/2013BLOG NA PRODUÇÃO COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Essa pesquisa traz elementos de discussão sobre o pouco emprego das mídias nas práticas pedagógicas e um relato de uma experiência que proporciona aos estudantes e professores outro olhar à produção do conhecimento.

No. 44 - 02/06/2013ATIVIDADES LUDICAS COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE ANFÍBIOS E RÉPTEIS EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO
A construção e/ou produção de ferramentas são elementos instigadores, para promover e estimular a aprendizagem, bem como auxiliar em atividades que promovam a valorização dos recursos naturais e mudança de atitude.

No. 44 - 02/06/2013ANÁLISE DO CONSUMO E REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA EM RESIDÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO PÚBLICO DE NOVA XAVANTINA – MT
A reciclagem de água, dentro de poucos anos será uma prática que vai ganhar muitos adeptos. A importância de instigar o educando a desenvolver uma consciência crítica e a sensibilizar-se com o futuro deste recurso hídrico.

No. 44 - 02/06/2013AGROTÓXICOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A educação ambiental vem ganhando importância nas últimas décadas como uma temática transversal fundamental a ser trabalhada nas escolas, objetivando um maior entendimento dos jovens e demais cidadãos quanto aos problemas socioambientais.

No. 44 - 02/06/2013AGRICULTURA LIMPA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR NA ESCOLA MUNICIPAL COMENDADOR CORTEZ, MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI
A Agricultura Limpa na escola é uma prática que busca a integração do manejo orgânico e a saúde coletiva junto ao contato com a natureza. Sendo a agroecologia o pilar para a prática.

No. 44 - 02/06/2013AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: OS HÁBITOS ACERCA DA RECICLAGEM DA POPULAÇÃO DE ARARAS – SÃO PAULO
Tendo em vista a importância cada vez mais crescente que a Educação Ambiental tem adquirido nos dias atuais, e a sua importante preconização como tema transversal ao currículo, este trabalho utilizou-se da metodologia baseada em entrevistas.

No. 44 - 02/06/2013A TRILHA INTERPRETATIVA COMO PRÁTICA INOVADORA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM POÇOS DE CALDAS-MG
A Educação Ambiental (EA), nos últimos anos, tem se potencializado como elemento ensejador de discussão e intervenção do homem na natureza. Dela partem novas formas de concepção e atuação do ser humano em seu ambiente

No. 44 - 02/06/2013TEATRO DE FANTOCHES: UMA FERRAMENTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Diante da necessidade de incorporar o saber ambiental em nossos hábitos e atitudes, alunos e professores da UFRPE implantaram, em 2008, o projeto Recicla Rural para atuar na coleta e destinação de papel reciclável gerado na Instituição. Para divulgação do projeto e de temas relacionados optou-se pela apresentação de um teatro de Mamulengos

No. 44 - 02/06/2013PROJETO COZINHA ECOLÓGICA
Projetos dedicados à sustentabilidade ambiental são essenciais no ambiente das instituições e constituem um meio de configurar as atividades humanas de forma que a sociedade e suas economias possam satisfazer suas necessidades e expressar todo o seu potencial.

No. 44 - 02/06/2013RECICLAGEM DO LIXO ELETRONICO: ANALISE COM VISTAS AO CONSUMISMO DESENFREADO DE CELULARES E COMPUTADORES
A reciclagem de lixo eletrônico é um fator de grande relevância a sociedade, uma vez que este é produzido cada vez mais de forma desordenada, devido às mudanças tecnológicas e a busca excessiva por parte de consumidores a produtos mais sofisticados.

No. 44 - 02/06/2013UMA PRÁTICA DE SUCESSO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA PELA POLÍCIA MILITAR EM LAVRAS, MG
Ações de educação ambiental vêm sendo desenvolvidas por empresas privadas e órgãos públicos, tendo a sensibilização da coletividade como meta norteadora.

No. 44 - 02/06/2013RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL PARA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS
O presente artigo visa expor os problemas que o lixo marinho pode trazer tanto para a população das tartarugas marinhas quanto para os humanos. Esses animais percorrem centenas ou até milhares de quilômetros entre a área de reprodução e a área de alimentação.

No. 44 - 02/06/2013PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA COMUNIDADE PESQUEIRA DO MUNICÍPIO DE RAPOSA – MARANHÃO
A comunidade pesqueira do “Porto do 400” está inserida em uma área frágil e importante como a zona costeira.

No. 44 - 02/06/2013EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “VIVÊNCIAS ORNITOLÓGICAS”, UM RECURSO EM PROL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A formulação de práticas em educação ambiental é uma ferramenta importante para desenvolver na comunidade como um todo, a idéia de cuidado com a natureza e implementar uma relação de respeito com o meio ambiente onde as pessoas se inserem.

No. 44 - 02/06/2013A ETNOZOOLOGIA COMO FERRAMENTA AUXILIADORA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO
O presente estudo pioneiro no Brasil busca mostrar ações que podem auxiliar na prática da educação ambiental no ensino básico brasileiro.

No. 43 - 27/03/2013SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A COLETA SELETIVA ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PRIVADA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BELÉM (PA)
O lixo urbano nos últimos anos vem crescendo assustadoramente, tendo como um dos principais fatores o crescimento populacional. Neste sentido, o destino do lixo em todo e qualquer ambiente é uma das preocupações dos ambientalistas. Na escola, grande parte do lixo produzido é papel, que dependendo do manuseio, pode ser reciclado (...)

No. 43 - 13/03/2013EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL NA UTILIZAÇÃO DE PAPEL EM UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ
Este artigo trata da Gestão Ambiental na avaliação de desempenho de professores para elevação de nível em uma Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Objetivou-se avaliar se há custos desnecessários com a utilização de papel.

No. 43 - 13/03/2013MONITORAMENTO ECOLÓGICO NA ECORREGIÃO DO RIBEIRÃO DO CARMO (MG/BRASIL) EM ÉPOCA DE SECA: UMA INSTRUMENTALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
A mobilização de comunidades escolares pode levar a educação ambiental ser entendida por meio de práticas de sensibilização e conscientização com o objeto de cidadania.

No. 43 - 13/03/2013ESTUDOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O presente artigo trata de um estudo realizado por um grupo de professores da rede municipal, estadual e particular no município de Horizontina/RS para ampliar as práticas pedagógicas em Educação Ambiental que poderão ser aplicados a alunos de escolas do ensino fundamental

No. 43 - 13/03/2013A PRODUÇÃO DE MAMONA NO SEMIÁRIDO CEARENSE: ENTRE OS SABERES TÉCNICOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.
Os biocombustíveis são apontados como ação inovadora para a preservação do meio ambiente, todavia é preciso discutir as condições de produção da biomassa, o que inclui as relações dos produtores com os recursos naturais (...)

No. 43 - 13/03/2013MORCEGOS AMIGOS OU VILÕES? - A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE MORCEGOS
Determinados grupos animais são percebidos pela população em geral como desprezíveis, associados a forças malignas e sem importância positiva, mascarando a importância do grupo e dificultando as ações de conservação (...)

No. 43 - 13/03/2013DIAGNÓSTICO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DE TIC’S EM ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO SUL-RS
Considerando a educação ambiental um componente fundamental no processo de formação e educação permanente, essa tem o dever de contribuir para o envolvimento ativo do público, tornando o sistema educativo mais relevante mais realista, para que seja possível .estabelecer uma interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social, objetivando o bem estar da sociedade.

No. 43 - 13/03/2013CURSO DE MEDIADORES AMBIENTAIS PARA EDUCADORES DA ÁREA ATINGIDA POR UMA USINA HIDRELÉTRICA (UHE) NO RIO GRANDE DO SUL.
O Programa de Educação Ambiental (PEA) corresponde a uma medida compensatória referente aos impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Monjolinho e ocorreu de setembro de 2007 a julho de 2010 em Benjamin Constant do Sul, Faxinalzinho e Nonoai, no Rio Grande do Sul.

No. 43 - 13/03/2013CONSTRUÇÃO E TESTES DE FOGÕES SOLARES PARA AS COMUNIDADES CARENTES DO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO
No contexto dos dados da matriz energética brasileira apontam para a necessidade de massificar o uso do fogão solar para o cozimento de alimentos, como forma de preservação da natureza, e contribuição para amenizar o desequilíbrio ecológico pelo uso indiscriminado da lenha, além do fato de minimizar a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

No. 43 - 13/03/2013UM OLHAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE USO DE AGROTÓXICOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA SAÚDE
O presente trabalho de pesquisa compõe-se do estudo sobre os agrotóxicos, mas especificamente, ação dos agrotóxicos no meio ambiente e seus prejuízos a saúde humana.

No. 43 - 13/03/2013PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO DONA ALICE CARNEIRO
O lixo, nos dias atuais, vem sofrendo um aumento considerável. Tornou-se verdade, a maior preocupação de todos os governantes a nível mundial. Com o consumismo exagerado e desmedido das pessoas, os resíduos sólidos domésticos, vêm se tornando um problema sério, pois as pessoas estão comprando mais do que precisam e acabam jogando fora o que já tinham.

No. 43 - 13/03/2013ÁREA VERDE BENEFÍCIOS PARA A HUMANIDADE, SAÚDE PÚBLICA E QUALIDADE DE VIDA.
Este artigo se trata de pesquisa realizada em parques ecológicos para turismo e lazer, localizados na cidade de são Paulo, abordando a sua importância e benefícios dentro de uma metrópole desta magnitude, com a análise da sociedade mais arborizada, abordando também a possível possibilidade e a importância sobre o tema educação ambiental nas escolas e comunidades.

No. 43 - 13/03/2013A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE FORMOSA-GO
O presente trabalho procurou entender a percepção ambiental de alunos do nono ano de Ensino Fundamental de duas escolas da cidade de Formosa - GO. Este estudo é caracterizado como pesquisa de campo, através do levantamento de informações com base em um questionário aplicado aos alunos de uma turma de cada escola.

No. 43 - 13/03/2013A SUSTENTABILIDADE NO COTIDIANO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
A intensificação das discussões ambientais ocorreu na década de 80, com o reconhecimento da necessidade de compatibilização entre conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico, porém somente após conferências como a ECO-92 e a Rio+10, é que os termos desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ganharam visibilidade mundial.

No. 42 - 29/01/2013TRANSPORTE DE RESÍDUOS NO BRASIL
O transporte de resíduos no Brasil é um campo relativamente novo. A utilização de rodovias para esse tipo de transporte é a mais utilizada devido a tradição do país no modal rodoviário. A área de gerenciamento e transporte de resíduos só tende a crescer devido a implantação da politica nacional de resíduos sólidos e a necessidade dos setores industrial e comercial de se adequar a ela.

No. 42 - 29/01/2013CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – CONSTRUÇÃO CONSTANTE
A proposta deste texto é narrar o crescimento da minha consciência ambiental, retomando momentos importantes que vivi, para uma reflexão sobre como o meio ambiente foi tratado em minha vida e como o meu olhar a respeito desse assunto foi-se modificando com o passar do tempo.

No. 42 - 29/01/2013INVENTÁRIO FOTOGRÁFICO DO PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO.
O objetivo geral do trabalho foi retratar a diversidade existente no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito (PEQRB), através da realização de um Inventário Fotográfico. Especificamente buscou-se: estabelecer os cenários a serem enfocados no estudo, dividindo-os por temas e avaliar seu potencial cênico.

No. 42 - 19/12/2012TEATRO COMO FORMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM SAÚDE
O destino incorreto do lixo causa sérios danos ao homem e ao meio, sendo a poluição da água o problema mais comum devido à decomposição dos detritos. Também ocorre a poluição do solo, acarretando a desertificação pelo uso de tecnologias inadequadas, queimadas e a destruição de mata/vegetação.

No. 42 - 18/12/2012SOCIEDADE, NATUREZA E AS ALTERNATIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nos últimos anos as discussões sobre o meio ambiente tem sido tema de grande interesse científico, inclusive no campo da educação ambiental, abordando a interdependência entre os componentes ambientais e sociais.

No. 42 - 18/12/2012ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS: UMA ABORGADEM INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O estudo buscou a utilização da reciclagem de óleo residual de frituras como estratégia para aprendizagem de assuntos nas disciplinas de Ciências Naturais (Ensino Fundamental) e Química (Ensino Médio), com a contribuição da educação ambiental como eixo transversal, na perspectiva da interdisciplinaridade e do desenvolvimento de indivíduos críticos e reflexivos na atualidade.

No. 42 - 18/12/2012O USO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DIFERENCIADAS SOBRE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA
O assunto abordado foi educação ambiental numa perspectiva formativa. O interesse pelo assunto se deu em virtude da necessidade cada vez mais urgente de formar cidadãos conscientes frente às questões ambientais que assolam o planeta.

No. 42 - 18/12/2012DIAGNÓSTICO DAS ÁREAS VERDES DE ALGUMAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PATOS: UMA EXPERIÊNCIA SÓCIO- EDUCATIVA
As áreas verdes são espaços que possuem vegetação e que proporcionam lazer e bem-estar ao público destinado. Nas escolas ainda podem atuar como base para aulas ao ar livre. O trabalho foi realizado em 50% das escolas municipais de Patos.

No. 42 - 18/12/2012DIAGNÓSTICO DA DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, CAMPINA GRANDE – PB
A unidade de ensino foi selecionada em decorrência de sua localização e pelo fato de já dispor dos coletores para coleta seletiva nas cores: amarelo, verde, vermelho e azul, porém estes se encontravam ociosos no pátio da escola não estava ocorrendo a coleta de forma satisfatória, o que remete ao entendimento de que os estudantes, educadores e funcionários da unidade escolar não conheciam e/ou não estavam sensíveis da importância da coleta seletiva.

No. 42 - 18/12/2012CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES DE FARINHA DE MANDIOCA NO ESTADO DA PARAÍBA.
No município de Puxinanã, Estado da Paraíba encontra-se instaladas vinte e nove casas de farinha lançando seus efluentes de forma errônea no meio ambiente, causando alterações adversas no mesmo.

No. 42 - 18/12/2012EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA DO SERTÃO SERGIPANO
Este trabalho propôs a implementação da educação ambiental nos projetos de reforma agrária do Sertão Sergipano visando melhorar a qualidade de vida das famílias assentadas e subsidiar o licenciamento ambiental.

No. 42 - 18/12/2012DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EXISTENTES EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE DE AGRICULTURA FAMILIAR, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITUMBIARA-GO
O presente trabalho objetivou identificar possíveis impactos ambientais existentes em uma pequena propriedade rural de agricultura familiar, localizada no município de Itumbiara- GO e propor ações que possam garantir a melhoria da qualidade ambiental da área em estudo.

No. 42 - 18/12/2012PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA INTEGRAR O PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO À COMUNIDADE DE LAVRAS E REGIÃO.
O objetivo geral do presente trabalho foi propor um programa de educação ambiental via televisão denominado Minuto Ecológico de forma a integrar o PEQRB com a comunidade Lavrense e toda a região

No. 42 - 18/12/2012ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DA ELETROSUL CENTRAIS ELÉTRICAS S.A
Durante décadas a degradação do meio ambiente e o uso dos recursos naturais passaram despercebidos aos olhos de uma sociedade que pouco se importava a fatores voltados para a responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

No. 42 - 18/12/2012A HORTA ORGÂNICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUESTÃO AMBIENTAL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Educação especial é oferecida para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – NEE. , cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias, e que os sistemas de educação devem ser planejados e os programas educativos implementados, tendo em vista a vasta diversidade destas características e necessidades.

No. 42 - 18/12/2012A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E SEU PAPEL TRANSFORMADOR PARA OS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA
Este trabalho provém de uma iniciativa do SESI/RS, de desenvolver, no âmbito do seu Programa de Ed Continuada, um curso de sustentabilidade ambiental capaz de sensibilizar e capacitar os trabalhadores da indústria, a evoluírem diante de suas práticas cotidianas.

No. 42 - 18/12/2012A CONCEPÇÃO SOBRE O LIXO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE BELÉM (PA)
Trabalho foi desenvolvido durante a disciplina educação e meio ambiente do Curso de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA)., onde foi possível analisar a concepção, a cerca do lixo, de alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da Cidade de Belém (PA).

No. 41 - 03/09/2012PERCEPÇÕES, USOS E OCUPAÇÕES DELINEANDO OS PERFIS URBANOS DAS PRAIAS DE BAIRRO NOVO E DE BOA VIAGEM SITUADAS NO NÚCLEO METROPOLITANO DE PERNAMBUCO, BRASIL
O objetivo da pesquisa foi analisar os usos e ocupações das Praias de Bairro Novo – Olinda e Boa Viagem – Recife, pertencentes ao Estado de Pernambuco, por moradores e comerciantes populares, considerando comportamento, criticidade, meios de influência e perspectivas. (...)

No. 41 - 03/09/2012Visão de estudantes do ensino superior sobre gestão de resíduos e educação ambiental (Ilha Solteira – SP)
O objetivo deste artigo foi verificar a visão dos alunos do ensino superior frente à gestão de resíduos sólidos, bem como, a importância da implementação de programas de Educação Ambiental dentro da universidade (...)

No. 41 - 03/09/2012VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE MÚSICA NO RECIFE – PE SOBRE OS PROBLEMAS QUE A MÚSICA CAUSA A SUA SAÚDE
A música esteve sempre presente na vida humana desde seu início, assim trazendo oportunidades de discutir a música e sua relação com o Meio Ambiente. Conservatórios de música são locais procurados por músicos e pessoas para um aprendizado na área, mais adequado pra seu desenvolvimento na carreira artística (...)

No. 41 - 03/09/2012RESPOSABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS NAS INDÚSTRIAS DE PAPEL E CELULOSE
A responsabilidade ambiental nas indústrias tornou-se uma exigência da atual sociedade. O meio ambiente passou a figurar junto aos pilares econômico e social. Este artigo busca fazer um estudo descritivo das ações no setor de celulose e papel que favorecem o meio ambiente (...)

No. 41 - 03/09/2012PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ESTUDO DE PORÍFEROS NO ENSINO BÁSICO: RELATO DE ATIVIDADES
Este artigo se propõe ao relato de uma atividade realizada com alunos do ensino básico, objetivando a participação ativa dos estudantes na elaboração de modelos referentes ao estudo dos poríferos (...)

No. 41 - 03/09/2012O PROCESSO DE DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS PELAS FARMÁCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES
Os medicamentos são um tipo de resíduo que apresentam um risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente, já que seus resíduos possuem alguns componentes químicos resistentes, que podem contaminar o solo e a água (...)

No. 41 - 03/09/2012PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DO LAGO DO CURVÃO DE UMA ESCOLA DE BELÉM DO PARÁ
A preocupação com o problema de poluição do Lago do Curvão, que se situa no interior da Escola Estadual Palmira Gabriel localizada em Icoaraci um bairro de (Belém-PA) levou a realização deste trabalho, que visou desenvolver atividades de Educação Ambiental (EA) com os discentes e com as pessoas que moram ao entorno da escola no sentido de preservar o Lago (...)

No. 41 - 03/09/2012PLANTAS MEDICINAIS MAIS UTILIZADAS NO BAIRRO DAS MALVINAS, CAMPINA GRANDE – PB
Desde muito antes, o homem aprendeu a conhecer as plantas medicinais e retirar proveito de suas propriedades, sendo esta uma prática amplamente adotada em diferentes populações ao redor do globo; destacando-se, inclusive, no domínio do semi-árido brasileiro sobremaneira na região Nordeste do Brasil (...)

No. 41 - 03/09/2012PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL - RECIFE – PE.
Os manguezais fazem parte direta das relações exercidas pelos moradores da cidade de Recife, já que estamos rodeados pelos manguezais em nossa cidade, mas também o ecossistema esta extremamente degradado pela falta de consciência dos moradores da cidade (...)

No. 41 - 03/09/2012IMPACTOS DA INTERVENÇÃO DO PROJETO “DOCES MATAS” EM COMUNIDADES DE MATA ATLÂNTICA: PERSPECTIVA DE UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL
A Mata Atlântica possui um dos maiores índices de diversidade biológica do planeta, entretanto, toda a área sofreu uma degradação antrópica significativa, e a floresta agora está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original.

No. 41 - 03/09/2012ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA A DISCIPLINA DE PRINCÍPIOS DE ETNOBIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A disciplina de Princípios de Etnobiologia e Educação Ambiental ministrada na Universidade Estadual do Ceará, é uma via para que os alunos desenvolvam consciência ambiental e assumam posições responsáveis para solucionar problemas ambientais (...)

No. 41 - 03/09/2012EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NOSSOS SOLOS, NOSSA VIDA
O objetivo deste trabalho é apresentar as principais ações desenvolvidas pelo Centro de Educação Ambiental: Nossos Solos, Nossas Vida, responsável por difundir conhecimento do solo, tendo em vista sua importância para a manutenção do ecossistema terrestre e sobrevivência dos organismos que dele dependem (...)

No. 41 - 03/09/2012Educação ambiental no controle de aedes aegypti, uma estratégia de combate e prevenção
O presente trabalho propõe a avaliação de ações educativas realizadas no bairro Antonio Zanaga, situado no município de Americana, local favorável à proliferação do vetor, pois a área estudada fica próximo a represa Salto Grande, que em sua margem tem muito aguapé.

No. 41 - 03/09/2012EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA PELA SALA VERDE FREI PAULINO EM DIVINÓPOLIS - MG: PROJETO RECICLANDO.
A sala verde é um espaço que proporciona, à população em geral, o acesso a informações e materiais de educação ambiental através de cursos, palestras, oficinas, vivências, e outros. Em Divinópolis – MG, a sala verde Frei Paulino desenvolve um trabalho de educação ambiental que objetiva informar e sensibilizar, a comunidade, alunos e professores do ensino fundamental das escolas municipais, sobre a questão do lixo urbano.

No. 40 - 12/06/2012PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS MORADORES E PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE PILAR EM RELAÇÃO AO RIO PARAÍBA DO NORTE, PARAÍBA, BRASIL
Este trabalho consistiu em um estudo de percepção socioambiental dos professores e dos moradores do município de Pilar, Paraíba, Brasil, em relação ao rio Paraíba do Norte, um dos principais rios do estado da Paraíba. Foram aplicados questionários semi-estruturados contendo questões abertas e fechadas aos professores da escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Virgínio Veloso Borges” e aos moradores das margens do rio Paraíba do Norte. [...]

No. 40 - 06/06/2012RESTINGA: um fértil recurso didático
O presente trabalho relata uma aula in situ com duas turmas de quinta série do ensino fundamental da Escola Estadual Silva Gama, no município de Rio Grande - RS. Esta atividade ocorreu no ano de 2007, e objetivou elucidar o conteúdo abordado em sala de aula numa saída de campo [...]

No. 40 - 06/06/2012Projeto Sábado Esperto: Educação Ambiental no Bosque Rodrigues Alves – Jardim Botânico da Amazônia, Belém - PA
Com o objetivo de ampliar ações de Educação Ambiental (EA) no Bosque Rodrigues Alves – Jardim Botânico da Amazônia (BRAJBA), através do Projeto Sábado Esperto (PSE), realizamos quatro encontros para alunos de uma escola pública de ensino fundamental de Belém.[...]

No. 40 - 06/06/2012OS JOGOS VIRTUAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Os jogos virtuais podem associar a função lúdica à pedagógica no ensino de geografia, especialmente na educação ambiental, para assim constituir-se em um recurso motivador da aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve por objetivo a utilização de um jogo virtual sobre a reciclagem do lixo doméstico para alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental [...]

No. 40 - 06/06/2012ESTUDO DE CASO BASEADO NO DIAGNÓSTICO SÓCIO-AMBIENTAL DE COMUNIDADportuario40ES PRÓXIMAS AO COMPLEXO PORTUÁRIO DO AÇÚ NO NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Os estudos de percepção ambiental permitem investigar as relações que determinada comunidade estabelece com o ambiente em que vive. Estudos de como age e pensa uma comunidade pode colaborar com a aferição de melhorias ambientais e integração das pessoas com o meio [...]

No. 40 - 04/06/2012A Percepção Ambiental do Usuário do Terminal de Integração do bairro Varadouro, João Pessoa – PB
O presente trabalho aborda o modo como os usuários do Terminal de Integração do bairro Varadouro, João Pessoa-PB, vêem o ambiente que utilizam. As percepções ambientais foram obtidas através de questionário, o qual possuía questões que variavam desde a renda familiar mensal, a cidade residente, higienização do local, educação ambiental até a sua satisfação ou não com o sistema de transporte de João Pessoa.

No. 40 - 04/06/2012ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA UTILIZAÇÃO DAS DIVERSAS MODALIDADES DE ENERGIA NA SOCIEDADE MODERNA
Na função da sociedade atual, a energia é uma variável de total importância, não há muito que pensar em crescimento e desenvolvimento, sem que esta matriz esteja inserida, só que os rumos tomados precisam ser revisto e certos conceitos já incorporado ao sistema vigente, e, que até então vistos como intocáveis, necessitam urgentemente de uma reformulação quanto a sua ação sustentável.

No. 39 - 14/03/2012OS JOGOS VIRTUAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Os jogos virtuais podem associar a função lúdica à pedagógica no ensino de geografia, especialmente na educação ambiental, para assim constituir-se em um recurso motivador da aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve por objetivo a utilização de um jogo virtual sobre a reciclagem do lixo doméstico para alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental. [...]

No. 39 - 14/03/2012ESTUDO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS COM A UTILIZAÇÃO DO PROCESSO DE COGERAÇÃO PARA AS CULTURAS DE MANDIOCA, MILHO E CANA-DE-AÇÚCAR
No Brasil, tem-se cada vez mais a busca de soluções alternativas para a obtenção de biocombustível com a biomassa. Sendo este país o maior produtor de cana-de-açúcar mundial, tem-se esta biomassa como primeira escolha para uma usina de pequeno porte [...]

No. 39 - 11/03/2012MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS QUE VISAM AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A preservação do meio ambiente parece inconcebível frente ao crescimento populacional e suas necessidades, porém são primordiais ações individuais e/ou coletivas que visem à sustentabilidade. Mas como iniciar essas ações além do “senso comum”, realmente internalizar que devemos preservar o Meio Ambiente e expandir esse conhecimento sem se passar por um “eco-chato”? (...)

No. 39 - 11/03/2012Impactos Econômicos e Socioambientais Da Produção Silvicultural no Cerrado Norte Mineiro
Silvicultura: É a arte ou a ciência de manipular um sistema dominado por árvores e seus produtos, com base no conhecimento das características ecológicas do sítio, com vista a alcançar o estado desejado, e de forma economicamente rentável (Louman et al., 2001) (...)

No. 38 - 14/12/2011IMPLICAÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE NA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS DEFINIÇÕES DE ALUNOS MORADORES DA ZONA RURAL DO PARANÁ
O estudo das representações sociais de meio ambiente tem sido apontado como uma importante ferramenta para o diagnóstico da percepção ambiental de determinado grupo, servindo como base para o planejamento de programas de Educação Ambiental. Esta pesquisa analisou, por meio de questionários, as representações de meio ambiente dos alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental

No. 38 - 14/12/2011Incentivo à Educação Ambiental em unidades de conservação
A Educação Ambiental em Unidades de Conservação permite uma maior aproximação com os elementos da natureza e a realização de atividades de educação ambiental dinâmica. Através dela, indivíduos, grupos escolares ou outros grupos de afinidade podem desvendar o ambiente, conhecê-lo melhor e atuar com maior consistência na sua preservação. [...]

No. 38 - 14/12/2011EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARATICANDO A PEDAGOGIA DOS 3 R’s
Estamos enfrentando graves problemas ambientais, em resposta às atividades humanas ao longo dos anos, decorrentes “de uma ordem econômica mundial, caracterizada pela produção e consumo sempre crescentes, o que esgota e contamina nossos recursos naturais, além de criar e perpetuar desigualdades gritantes”. Com o objetivo de [...]

No. 38 - 14/12/2011Educação Ambiental como ferramenta para o manejo de lixo: uma experiência na escola municipal Recanto Feliz
No ano de 1999, foi sancionada a lei n.º 9.795, a qual estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil, permitindo dessa forma a prática da Educação Ambiental nas escolas nacionais. O presente trabalho, vinculado ao Projeto Utilixo: Uma Experiência de Educação Ambiental em Escolas Públicas Municipais de Cruz das Almas – BA, apoiado pela Fundação [...]

No. 38 - 13/12/2011VERGONHA DE SER LIXEIRO OU ORGULHO DE SER AGENTE AMBIENTAL: PERCEPÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA RECICLANDO PARA A VIDA
Os membros da Associação Comunitária Reciclando para a Vida - ACREVI de Mossoró (RN) são exemplos de cidadão que buscam um mecanismo de inclusão social com a atividade de reciclagem de resíduos sólidos. Esta associação foi marcada por momentos de grandes incertezas, angústias e, principalmente, receio dos associados de estarem se inserindo na atividade [...]

No. 38 - 13/12/2011QUESTÕES AMBIENTAIS: A VISÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
Este trabalho teve como objetivo traçar o perfil e verificar a visão sob as questões ambientais dos catadores de material reciclável, na cidade de Apucarana-Paraná. É uma pesquisa quantitativa, que utiliza de um questionário composto de 12 questões objetivas aplicadas a vinte e oito (28) catadores de material reciclável [...]

No. 38 - 05/12/2011SERPENTES EM ÁREA LIMITROFE A UMA RESERVA BIOLÓGICA, JUNDIAÍ, SP: RIQUEZA DE ESPÉCIES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Mata Atlântica vêm sofrendo um intenso processo de desmatamento e fragmentação. A falta do planejamento urbano e a derrubada das florestas de forma descontrolada e as alterações de utilização do solo com construções e vias e edificações resultam na degradação do habitat natural e aproximação do homem com os remanescentes florestais, aumentando as chances do encontro com animais silvestres [...]

No. 37 - 09/09/2011DENGUE - DOENÇA PROVENIENTE DE PROBLEMAS AMBIENTAIS: O CASO DO JARDIM DOS PIONEIROS, NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS – MT
Os problemas ambientais vêm desencadeando uma série de doenças, dentre as quais está a dengue. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo identificar os problemas ambientais que provocam o aparecimento desse tipo de doença, verificando a [...]

No. 37 - 09/09/2011MONTAGEM DA COLEÇÃO BIOLÓGICA DIDÁTICA DE TUBARÕES E RAIAS COM OCORRÊNCIA NO LITORAL SERGIPANO PARA UTILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE VISITAÇÃO E EXPOSIÇÃO
Esse trabalho teve como objetivo a montagem de uma coleção biológica didática de elasmobrânquios, com ocorrência no litoral sergipano, para utilização em visitação e educação ambiental. Para tanto, foram realizadas coletas de animais capturados, [...]

No. 37 - 09/09/2011ESTUDO DE COLETOR CONCENTRADOR SOLAR PARABÓLICO UTILIZANDO TUBOS DE CALOR COMO ABSORVEDORES PARA APLICAÇÃO EM RESIDÊNCIAS DO MEIO RURAL
O trabalho apresenta uma análise térmica de coletores solares concentradores cilíndricos parabólicos – CPC(s), utilizando tubos de calor como absorvedores da energia coletada. Dados experimentais foram colhidos em bancada de ensaios de campo. [...]

No. 37 - 07/09/2011A concepção de um grupo de professores sobre a temática ambiental antes e após a conclusão de um curso de capacitação em Educação Ambiental
O presente trabalho, realizado numa escola pública no município de Betim-MG, tem como objetivo analisar a concepção de um grupo de professores (de diferentes áreas) sobre a temática ambiental, antes e após a conclusão de um curso de capacitação em Educação Ambiental (...)

No. 37 - 07/09/2011Adequação Ambiental: Uma Proposta Participativa em Instituição de Ensino Superior
A Adequação ambiental através da implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental permite que a organização atinja o nível de desempenho ambiental por ela determinado e promova sua melhoria contínua ao longo do tempo (...)

No. 37 - 30/08/2011Percepção Ambiental de estudantes DO ENSINO FUNDAMENTAL do município de Conceição das Alagoas/MG, utilizada como instrumento para Educação Ambiental
Este trabalho é fruto de pesquisa de campo, na qual investigou-se a percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental, através de questionários (...)

No. 37 - 30/08/2011O Ensino da Agroecologia e Educação Ambiental Como Mediação Pedagógica Para Alunos da Escola Municipal Maria de Jesus Torres - São João do Pacuí, Minas Gerais
A implantação de atividades extraclasse, em escolas apresenta-se como um novo método de inserir diversos alunos no processo de ensino aprendizagem, mais flexível e dinâmico, onde o aluno aprende utilizando a prática e a vivência do dia-a-dia (...)

No. 37 - 30/08/2011Estudo de caso: Educação Ambiental voltada a Resíduos Sólidos Urbanos nas escolas municipais Felipe Zeni e Aroldo de Freitas no município de Pinhais – PR
O aumento crescente da população e, consequentemente, da produção, do consumo e a falta de sistemas adequados para o gerenciamento dos resíduos sólidos acarretam a poluição de rios como o Atuba e o Palmital, situados na Região Metropolitana de Curitiba, no município de Pinhais (...)

No. 37 - 30/08/2011 “ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO AMBIENTAL MOSTRANDO OS PROVÁVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO ON SHORE PARA O POÇO MOÇA BONITA 4(MB4)”
As atividades de exploração, perfuração e produção são inerentemente invasivas ao meio ambiente, podendo afetar negativamente os ecossistemas, a cultura local e a saúde humana, e as alterações físicas do meio ambiente podem, muitas vezes, ser maiores do que aquelas decorrentes de um grande derramamento de óleo (...)

No. 37 - 30/08/2011Atividades lúdicas em projeto de educação ambiental- experiência na Escola Nova
A educação ambiental é um vocábulo que cada uma das palavras possui sua representatividade, sendo uma de suas finalidades desenvolver uma sociedade em progresso constante (...)

No. 36 - 09/06/2011SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTAS PARA UM ADEQUADO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ÁRVORES URBANAS
Foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de estudo de campo, observando e documentando os principais problemas enfrentados pelas árvores urbanas no município de Medianeira - PR. A apresentação e discussão dos resultados contribuem para que, por meio da educação ambiental, […]

No. 36 - 09/06/2011PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO EM CURSOS DA UFRRJ NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
O objetivo geral neste estudo é avaliar o nível de preocupação ambiental de estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Economia Doméstica e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foram articuladas as modalidades de pesquisa: Descritiva, Exploratória e de Campo. […]

No. 36 - 09/06/2011PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE MINI REATOR DE BAIXO CUSTO PARA PROCESSO DE COMPOSTAGEM EM PEQUENA ESCALA
A educação ambiental, para ser efetiva, deve promover o desenvolvimento e a difusão de conhecimentos, visando facilitar a escolha por atitudes ambientalmente corretas necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. O presente trabalho teve como objetivo divulgar uma proposta de mini reator de baixo custo […]

No. 36 - 09/06/2011Os novos espaços de educação ambiental: um estudo de caso do projeto Barco-escola Chama-maré. Natal/RN
A educação ambiental se caracteriza como relevante ferramenta pedagógica não apenas para o ensino das ciências, mas principalmente para despertar em crianças, jovens e adultos a sensibilização ambiental. Este trabalho tem como objetivo a realização de uma avaliação do Projeto Barco-escola Chama-maré, […]

No. 36 - 09/06/2011A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: TRABALHANDO O “MILHO” COMO TEMA GERADOR
Este trabalho tem como perspectiva apresentar o projeto educacional “Milho nosso de cada dia” realizado no Colégio Motiva Campina Grande, PB, com os professores do 6º Ano do ensino fundamental. Neste projeto, o milho foi identificado como contexto de ensino para a prática interdisciplinar, utilizando a educação ambiental como tema transversal. Com o objetivo de […]

No. 36 - 09/06/2011COLETA E RECICLAGEM DE ÓLEO USADO PROVENIENTE DE FRITURAS COMO FONTE ALTERNATIVA NA REDUÇÃO DE RESÍDUOS
O presente trabalho busca realizar um diagnóstico da forma como é feito o descarte de óleo usado proveniente de frituras em Cosmópolis interior de São Paulo. Assim compreender como ocorre o rejeite e o grau de conscientização de comerciantes quanto às possibilidades de reciclagem […]

No. 36 - 07/06/2011Educação ambiental: instrumento para sensibilização na vida escolar
(...) Esse trabalho trata de sensibilizar jovens e crianças em relação a problemas ambientais, mais especificamente em relação ao desmatamento (...)

No. 36 - 04/06/2011Educação ambiental: instrumento para sensibilização na vida escolar
(...) Esse trabalho trata de sensibilizar jovens e crianças em relação a problemas ambientais, mais especificamente em relação ao desmatamento(...)

No. 36 - 04/06/2011Conhecimento de alunos de escolas públicas de Juazeiro/BA sobre plantas da Caatinga
A Caatinga, bioma dominante no Nordeste brasileiro, é rica em biodiversidade e endemismos é bastante heterogênea, com várias utilidades e importância cultural (...)

No. 35 - 10/03/2011Percepção Ambiental no Sertão do Estado do Rio Grande do Norte: Um estudo de caso
Diante da realidade encontrada no sertão nordestino, onde a quantidade de chuvas durante o ano é geralmente insuficiente, a população convive em um meio ambiente singular. Visto que o ambiente é fundamental para a formação da cultura e do tipo de vida [...]

No. 35 - 10/03/2011EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E REALIDADE SÓCIO-AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO ENVOLVENDO O EIXO TEMÁTICO GRANDEZAS E MEDIDAS
Nos últimos anos o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) tem ganhado expressão na educação escolar, por meio da compreensão de modelos científicos e tecnológicos dentro de seu contexto histórico e social, em uma perspectiva curricular multi/interdisciplinar.

No. 35 - 10/03/2011SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE: uso de campanha educativa
Inseridas em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, as empresas buscam estratégias para diferenciarem-se da concorrência, seja através da diminuição de custos de produção ou melhoria de qualidade do produto. Para as empresas que valorizam a [...]

No. 35 - 08/03/2011AGENDA 21 LOCAL EM UNIVERSIDADES: uma proposta para a Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Este artigo tem o intuito de elaborar uma proposta de implantação da Agenda 21 Local na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, com vistas à seu desenvolvimento sustentável [...]

No. 35 - 08/03/2011Horta em materiais recicláveis: conscientização ecológica de comunidades carentes e segurança alimentar no Norte de Minas Gerais
As hortaliças são plantas que apresentam crescimento rápido e geralmente são cultivadas em pequenas áreas. Algumas famílias, cujas residências não disponibilizam de espaço suficiente para a construção de canteiros, podem utilizar recipientes como latas, bacias, vasos, entre outros, para o seu cultivo [...]

No. 34 - 10/12/2010O USO DE TRILHAS ECOLÓGICAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM CRUZ ALTA-RS COMO INSTRUMENTO DE APOIO A PRÁTICA TEÓRICA
O trabalho em questão teve como objetivo realizar trilhas ecológicas interpretativas em diferentes paisagens ecológicas com alunos do Ensino Médio de Cruz Alta-RS, através de conteúdo prático e atividades lúdicas. As trilhas foram realizadas entre novembro de 2007 e abril de 2009. [...]

No. 34 - 10/12/2010LIXO: OS ATORES ESCOLARES SE PREOCUPAM COM ESSE TEMA? UM ESTUDO DE CASO
Nas últimas décadas o mundo tem refletido mais frequentemente sobre o tema Meio Ambiente. Nota-se a todo tempo na mídia a preocupação de pessoas dos mais diversos setores da sociedade e das mais diversas profissões como professores, industriais, executivos, políticos, entre tantos outros, com relação às questões ambientais. [...]

No. 34 - 10/12/2010O ENSINO DA DIVERSIDADE ANIMAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
O mundo animal é hoje descrito em mais de um milhão de espécies, porém estimativas apontam para um montante três, ou até, cinco vezes maior que o número descrito. Adaptados a uma diversificada gama de estilos de vida e habitats - além de apresentarem uma variedade muito grande de modificações estruturais e funcionais - estão presentes por toda superfície terrestre [...]

No. 34 - 10/12/2010PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE OFICINA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA SE TRABALHAR A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA EM SALA DE AULA
Dentre os temas estudados em Geografia, desatacam-se as transformações no ambiente, fruto das relações do homem com natureza. Formar uma consciência dessa interação é um desafio constante para esta e outras disciplinas. [...]

No. 34 - 10/12/2010Estudo de caso: Educação Ambiental voltada a Resíduos Sólidos Urbanos nas escolas municipais Felipe Zeni e Aroldo de Freitas no município de Pinhais – PR
O aumento crescente da população e, consequentemente, da produção, do consumo e a falta de sistemas adequados para o gerenciamento dos resíduos sólidos acarretam a poluição de rios como o Atuba e o Palmital, situados na Região Metropolitana de Curitiba, no município de Pinhais. [...]

No. 34 - 10/12/2010PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS METAS DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUDADA COLETIVO EDUCADOR SAMAÚMA - BAIXO ACRE E PURUS
Este artigo apresenta a experiência da Prefeitura de Rio Branco na implantação do Programa de Formação Continuada de Educadores Ambientais - Coletivo Educador Samaúma. O Coletivo Educador consiste em conjuntos de instituições que atuam em processos formadores permanentes, participativos, continuados e voltados à formação de educadores ambientais populares. [...]

No. 34 - 10/12/2010AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO CANHOTO DA CIDADE DE CAETÉS - PE
A bacia hidrográfica da cidade de Caetés é composta pelo rio Canhoto e o riacho Mulubu. Neste trabalho avaliou-se a qualidade da água do rio Canhoto situado em Caetés - PE em diferentes trechos. A metodologia de trabalho envolveu a coleta de amostras de água em 09 pontos diferentes do rio Canhoto, [...]

No. 34 - 10/12/2010AMBIENTES COSTEIROS: SUGESTÕES DE DINÂMICAS ESCOLARES PARA ESTIMULAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL

No. 34 - 10/12/2010Ações em Educação Ambiental para crianças e adolescentes da Vila da Barca em Belém/PA: Uma proposta de conscientização.
Este artigo tem como objetivo relatar ações já realizadas e reavaliar o percurso em desenvolvimento do projeto de extensão universitária “Educação Ambiental em Ação: práticas pedagógicas, cidadania e lazer para crianças e adolescentes da Comunidade da Vila da Barca”. As ações foram elaboradas a fim de sensibilizar o público alvo para a mudança de postura diante do meio ambiente em que vivem. Para atender a este objetivo, [...]

No. 34 - 08/12/2010A abordagem do tema ambiental água no Ensino Médio: visão de especialistas e de professores de Química
O tema “água” tem sido considerado importante no ensino da química, pois permite ao professor problematizar situações para que os alunos as interpretem, de maneira que os conceitos químicos possam auxiliar no entendimento de problemas, propiciando assim, [...]

No. 34 - 05/12/2010TRABALHANDO A TRILHA ECOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
A discussão sobre o processo de aprendizagem nas escolas e nas comunidades têm-se estendido a diferentes temas, associados à estratégia pedagógica (...)

No. 34 - 05/12/2010DA COMUNIDADE À PRAIA: A AÇÃO DO SER HUMANO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A educação por si só não consegue abranger toda uma série de problemas inerentes ao modo de vida do ser humano em sociedade (...)

No. 33 - 03/09/2010ABORDAGEM DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE, EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS
A Educação Ambiental (EA) atua na mudança de comportamentos e atitudes em relação à problemática ambiental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) incluem a EA como tema a ser inserido transversalmente nas [...]

No. 33 - 03/09/2010Educação ambiental e uma abordagem sobre o todo
Este artigo tem como premissas o entendimento do universo como um sistema resultante de uma interação de entidades [...]

No. 33 - 03/09/2010A complexidade das questões ambientais sob o paradigma da Educação Brasileira Uma retrospectiva
Deste o descobrimento do Brasil em 1500, sofremos a degradação do meio ambiente. Sabemos; que não existe uma política educacional efetiva, uma vez que o sistema educacional não prioriza a educação ambiental [...]

No. 32 - 01/06/2010Educação ambiental no espaço de João Pessoa
Esse trabalho apresenta um estudo de caso em que são identificados alguns conflitos existentes no processo da coleta seletiva do projeto Acordo Verde implantada no bairro da Cidade Universitária relativo à Educação Ambiental. [...]

No. 31 - 09/03/2010Processos erosivos e seu impacto socioeconômico: um estudo no contexto ambiental no bairro Jacu, município de Açailândia-MA.
O presente estudo relata através de pesquisa os processos erosivos e os impactos sócio-econômicos gerados no bairro Jacu, no município de Açailândia-MA, Brasil. O município de Açailândia está entre as cidades do país que mais [...]

No. 31 - 07/03/2010Lixo: os atores escolares se preocupam com esse tema? Um estudo de caso
Nas últimas décadas o mundo tem refletido mais frequentemente sobre o tema Meio Ambiente. Nota-se a todo tempo na mídia a preocupação de pessoas dos mais diversos setores da sociedade e das mais diversas profissões como [...]

No. 31 - 03/03/2010ANÁLISE DE CRIMES AMBIENTAIS PROVENIENTES DE DERRAMAMENTOS POR CORROSÃO EM DUTOS E SUA RELAÇÃO COM O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NAS ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO ON SHORE
O respeito e a preservação ao meio ambiente devem ser elementos decisivos no desenvolvimento das atividades econômicas. Mesmo assim, o impasse reside ainda nos interesses econômicos de alguns em detrimento à preservação do meio ambiente, apesar da mudança de cenário em função da crescente pressão mundial em direção a adoção de medidas e de empresas “verdes” ou sustentáveis [...]

No. 31 - 03/03/2010ANÁLISE DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COM A TEMÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ANPEDSUL NOS PERÍODOS DE 2002, 2004 e 2006.
O artigo analisa o suporte bibliográfico dos trabalhos apresentados no eixo temático da educação ambiental da ANPEDSUL nas edições de 2002, 2004 e 2006 [...]

No. 31 - 03/03/2010AVALIAÇÃO DE UMA TRILHA INTERPRETATIVA MONITORADA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O Projeto Sala Verde da PUC/PR realizou um trabalho de educação ambiental em uma trilha interpretativa monitorada no Vivat Floresta Sistemas Ecológicos, no Município de Tijucas do Sul - Paraná, com alunos da Rede Pública de Ensino desta Região [...]

No. 31 - 03/03/2010AÇÕES AMBIENTAIS COM PESSOAS QUE CONVIVEM COM O HIV DO GRUPO DE APOIO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA (HUSM)
Projeto de Educação Ambiental, de caráter não-formal, desenvolvido junto ao Grupo de Apoio a portadores de HIV do Hospital Universitário de Santa Maria, objetivando buscar através de debates e oficinas temáticas uma motivação para eleição de valores acerca do meio ambiente e uma conscientização da realidade do nosso planeta [...]

No. 31 - 03/03/2010CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE LIDERANÇAS DO POVO XUCURU DO ORORUBÁ E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA
As concepções de meio ambiente interferem nas atitudes das pessoas e, conseqüentemente, na práxis pedagógica realizada na cidade, no campo ou em uma aldeia indígena [...]

No. 30 - 11/12/2009Energia Hoje e Amanhã
[...] Com enfoque na importância dos recursos tecnológicos e na educação ambiental, este projeto trabalhou a utilização das mídias (computador, TV, vídeo) e a utilização de panfletos informativos como forma de divulgar aspectos sobre os temas abordados [...]

No. 30 - 05/12/2009Narrativas sobre um bosque e um rio: multiplicidades culturais em práticas educativas
O presente artigo articula duas pesquisas acadêmicas desenvolvidas no âmbito do “Grupo Tecendo – Educação Ambiental e Estudos Culturais”. Através dessas duas investigações pretendemos provocar indagações sobre os modos com os quais os sujeitos humanos tecem relações com os diferentes lugares, [...]

No. 30 - 05/12/2009O zoneamento ecológico-econômico como referencial metodológico de um programa de Educação Ambiental aplicado em áreas rurais
A atuação dentro de uma comunidade ribeirinha através de projetos ligados ao conceito de desenvolvimento sustentável gera uma necessidade de se trabalhar tanto a conscientização quanto a informação. Neste trabalho, realizaram-se atividades de capacitação [...]

No. 28 - 05/06/2009Mesofauna Edáfica como Indicadora de Áreas Degradadas
No Brasil principalmente no semi-árido são limitadas as pesquisas voltadas para a fauna do solo. Essa pesquisa objetiva mostrar através da literatura a importância da mesofauna do solo como indicadora de áreas degradadas para maior conscientização ambiental.

No. 28 - 05/06/2009Sensibilização ambiental através da arte
A percepção humana em relação à natureza pode ser representada através da degradação atual dos ecossistemas e pelo excessivo consumo dos recursos naturais. Esse panorama desafia à cultura e a educação contemporânea em encontrar e oferecer propostas na formação humana.

No. 28 - 31/05/2009A Formação do Ambientalismo no Brasil: um recorte histórico de 1968 a 1988
Este ensaio tem como objetivo descrever e refletir sobre as transformações que motivaram a evolução do movimento ambientalista no Brasil. O período a ser trabalhado inicia-se no conturbado ano de 1968 finalizando com a promulgação da Constituição e o assassinato de Chico Mendes em 1988 (...)

No. 28 - 31/05/2009Uma Vivência em Informação Ambiental: Projeto Amigos das Baleias
O Projeto Amigos das Baleias teve como principal objetivo levar o conhecimento sobre a distribuição, bioecologia, comportamento e ameaças as quais as baleias estão sujeitas para as crianças das escolas públicas e particulares do município de Araruama, estado do Rio de Janeiro.

No. 28 - 29/05/2009Estudo qualitativo sobre resíduos sólidos e perfuro-cortantes no município de Itaguatins, TO
Os resíduos de serviços de saúde vêm se apresentando como importante fator de risco à saúde e ao meio ambiente, tendo-se ainda os riscos ocupacionais, por refugos perigosos, como o material perfurocortante.

No. 28 - 29/05/2009Determinação do índice de balneabilidade do açude de Bodocongó em Campina Grande, PB, Brasil, a partir de indicadores biológicos
Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água do açude de Bodocongó, em Campina Grande, no estado da Paraíba para o fim de balneabilidade.

No. 28 - 29/05/2009O cartão-postal como instrumento didático na Educação Geoambiental
O presente estudo se desenvolve a partir do trabalho monográfico intitulado “O cartão-postal: uma teoria de interpretação do espaço”, que teve o objetivo de analisar as potencialidades do cartão-postal como forma de representação do espaço e sua possível utilização como recurso didático no processo ensino/aprendizagem da Geografia.

No. 28 - 29/05/2009A canoagem como estratégia educativa face aos desafios da Educação Ambiental
Este trabalho visa tecer considerações sobre as possibilidades de utilização da prática esportiva da canoagem como estratégia educativa, em especial para o campo da Educação Ambiental.

No. 27 - 03/03/2009PROJETOS ESCOLARES: SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ao participarem de um projeto envolvendo a temática ambiental, alunos de 7º anos de uma escola particular de Campo Grande-MS, tiveram a oportunidade de observar, comparar dados, investigar, analisar, conhecer e reconhecer o seu papel diante das questões discutidas, tendo assim, a possibilidade de compreender que o homem busca o progresso, porém, deve ter consciência de sua responsabilidade e respeito à vida no planeta, atuando com ética e justiça social, tendo em vista a sustentabilidade e consideração à diversidade.

No. 27 - 03/03/2009FOGÃO SOLAR: UMA FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O fogão solar do tipo caixa é uma tecnologia de fácil manufatura, possível de ser construído com caixas de papelão [...]

No. 26 - 17/12/2008LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Essa pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento do estado da arte da produção acadêmica em Educação Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia [...]

No. 26 - 17/12/2008Energia no Brasil - Energia Eólica
No Brasil, embora os aproveitamentos dos recursos eólicos tenham sido feito tradicionalmente com a utilização de cata-ventos multipás para bombeamento d'água, algumas medidas precisas de vento, realizadas recentemente em diversos pontos do território nacional, indicam a existência de um imenso potencial eólico ainda não explorado [...]

No. 26 - 13/12/2008Percepção dos alunos do 9º período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universiade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE sobre o biodiesel
A percepção ambiental se faz de suma importância para o conhecimento sobre as questões ambientais, os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco tem uma disciplina especifica que visa o conhecimento sobre a utilização dos vegetais para fins econômicos. Hoje a busca por fontes alternativas de geração de energia está eminente nas pesquisas e na vida acadêmica. Por esse motivo objetivou-se conhecer a percepção desses alunos sobre um tema tão importante e atual.

No. 26 - 13/12/2008Qualidade de água como tema para a socialização do conhecimento científico em região semi-árida brasileira
Pessoas que vivem na região semi-árida do Brasil periodicamente sofrem com a seca em função da má distribuição anual das chuvas nessa área. Este fenômeno contribui para piorar a qualidade da água dos reservatórios que já é afetada por efluentes de atividades agrárias, industriais e domésticas cada vez mais comuns devido à demanda gerada pelo crescimento da população. Com o objetivo de sensibilizar as populações ribeirinhas para evitar a proliferação dos problemas ambientais e manter a qualidade da água em trechos da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, foram realizadas atividades de educação ambiental [...]

No. 26 - 10/12/2008A avaliação do impacto do uso de agrotóxico no meio ambiente e na saúde humana: o que pensa o estudante do Ensino Fundamental do Município de Bonito – PE?
[...] A metodologia utilizada consistiu em aplicação de questionário e em seguida trabalhar a temática em sala de aula. Ao final, os alunos produziram cartilhas, gibis e codéis, os quais foram usados para sensibilizar a população quanto ao uso adequado dos agrotóxicos [...]

No. 26 - 05/12/2008ASPECTOS DA DESERTIFICAÇÃO NA PARAÍBA
A Paraíba é o Estado brasileiro que possui maior percentual de áreas com nível de degradação das terras muito grave, afetando o dia-a-dia de uma grande parte da população, onde residem 1,66 milhão de pessoas, correspondendo a 52 % do total da população, comprometendo a produtividade biológica e econômica das terras agrícolas, das pastagens e das áreas de plantas nativas [...]

No. 26 - 05/12/2008PERFIL DA JUVENTUDE AMBIENTALISTA DA ZONA DA MATA ALAGOANA
Este trabalho representa a nossa intenção de contribuir com o início das atividades dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente na Zona da Mata de Alagoas [...]

No. 26 - 05/12/2008Conhecimento da flora paraibana: um olhar dos estudantes de ciências biológicas
Avaliou-se a percepção dos estudantes do curso de graduação em ciências biológicas da Universidade Federal da Paraíba, futuros professores e multiplicadores do conhecimento junto à formação do ensino fundamental e médio, quanto ao conhecimento da flora do estado da Paraíba [...]

No. 26 - 05/12/2008O DISCURSO “SUSTENTÁVEL” NA EDUCAÇÃO: UM RETORNO A CRÍTICA EM BUSCA DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E DE UMA VIA ALTERNATIVA
Atualmente é verificado como parte integrante dos discursos de certas parcelas sociais o avanço da incorporação de algumas das dimensões da sustentabilidade, mais precisamente no discurso do “Desenvolvimento Sustentável” [...]

No. 26 - 05/12/2008EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA CAPOEIRA: UMA AÇÃO COM JOVENS DA VILA DA BARCA BELÉM/PA
Este estudo é resultante de uma ação educativa realizada em 2007, pelo Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps), com vinte jovens, na faixa etária de 12 a 18 anos de idade, moradores da Comunidade da Vila da Barca Belém/PA [...]

No. 25 - 05/09/2008O Planejamento e a Gestão dos Recursos Hídricos e sua Relação com o Padrão de Saúde e o Serviço Social: O Caso de Itaquarai, no Município de Brumado - BA.

No. 25 - 05/09/2008PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE MORCEGOS COM FREQÜENTADORES DO PARQUE DA PRAINHA, RIO DE JANEIRO
A fim de saber o grau de conhecimento de freqüentadores do Parque da Prainha, foi realizada uma pesquisa investigativa com oito perguntas de múltipla-escolha. Ao serem feitas análises das questões, verificamos que, das oito perguntas, apenas duas foram respondidas com maior índice de acerto.

No. 25 - 05/09/2008O ESPAÇO DA PARTICIPAÇÃO COLETIVA NA GESTÃO DOS RESÍDUOS NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Como buscar a transformação dos sujeitos para uma intervenção comprometida e responsável, sem considerar sua participação, suas vozes, seus desejos, suas vivências, seus conhecimentos, suas percepções e seus valores, na construção de políticas para a gestão dos resíduos na instituição de ensino superior?

No. 24 - 01/06/2008EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS EMPRESAS: UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE
A evolução da humanidade e o processo de “desenvolvimento” culminaram problemas de cunho socioambiental provocando impactos negativos que incidiram diretamente sobre os recursos naturais [...]

No. 24 - 01/06/2008Aquecimento global, compreendendo as causas para evitar as conseqüências: debatendo com alunos do Ensino de Ciências
A Educação Ambiental não deve ser vista apenas em disciplinas como Ciências e Biologia, e sim como uma junção nas demais disciplinas escolares, ela deve envolver todas as partes do programa escolar e extra-escolar, possibilitando a construção de um processo contínuo, único e idêntico [...]

No. 24 - 01/06/2008RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DA EMPRESA
Os principais agentes do desenvolvimento econômico de um país são as empresas, onde seus avanços tecnológicos e a grande capacidade de geração de recursos fazem com que cada vez mais precisem de ações cooperativas e integradas onde possam desenvolver processos que tem por objetivo a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social.

No. 24 - 01/06/2008POLUIÇÃO MARÍTIMA DA COSTA BRASILEIRA
O tema é de extrema importância visto que além de ser patrimônio nacional, a costa brasileira tem um importante papel no equilíbrio ecológico.

No. 23 - 13/03/2008EXPLORAÇÃO DE BASALTO NA REGIÃO DAS MISSÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Neste trabalho, foram descritos os critérios preconizados nas fases de solicitação/liberação das áreas de extração, bem como o cronograma evolutivo do surgimento dos órgãos responsáveis pela legislação ambiental das áreas das pedreiras de basalto no Brasil.

No. 23 - 13/03/2008GESTÃO DO LIXO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GARANHUNS - PERNAMBUCO
Este trabalho foi conduzido com os objetivos de colaborar para a melhoria da qualidade de vida do povo de Garanhuns.

No. 23 - 13/03/2008SITUAÇÃO DE ESTUDO: O RIO CARIMÃ DA CIDADE DOS BARREIROS NO CONTEXTO SOCIO-AMBIENTAL
Este trabalho descreve uma experiência desenvolvida e vivenciada por professores e alunos do Ensino Médio sob a ótica de uma situação de estudo. A situação de estudo apresentada pelos professores foi "O rio Carimã".

No. 23 - 29/02/2008Créditos de Carbono: Como Gestão Ambiental e Alternativa Empresarial
Aborda sobre temas atuais que envolvem os créditos de carbono como uma alternativa de favorecimento das questões econômicas e ambientais. Dessa forma, o artigo aborda vários pontos, dando oportunidade de se traçar uma opinião livre sobre o assunto.

No. 23 - 26/02/2008EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁXIS EDUCATIVA TRANSFORMADORA
O posicionamento crítico se faz necessário ao pensar em uma reestruturação social. As premissas que sugerem mudanças podem ser forjadas em um processo educativo transformador. Partindo-se desta evidência, torna-se visível a importância da Educação Ambiental na busca de um planeta ecologicamente equilibrado e com equidade social. Com base nesses fundamentos, este trabalho foi construído com o intuito de promover uma discussão equilibrada das possibilidades de um novo paradigma de sociedade forjado em uma Educação que se intitule “Ambiental”.

No. 22 - 04/12/2007Projeto ECO-RESERVATÓRIO – espaço para a construção da cidadania
Atualmente as cidades possuem um perfil industrial, que impulsionou o processo de urbanização, em geral, ocorrido de forma desordenado. Isso vem contribuindo com a degradação do meio ambiente, gerando reflexos de ordem sócio-ambiental, com destaque à problemática da água, pautada na escassez, potabilidade e no uso racional [...]

No. 22 - 22/11/2007A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA AGRICULTURA
O meio ambiente é sensível e atualmente estamos vivendo as conseqüências de nossa irresponsabilidade. Muito se tem discutido a respeito do biocombustível e bioenergia. Os benefícios, prejuízos, conseqüências e outras mais [...]

No. 22 - 22/11/2007Espaço de Leitura Profa. Ana Lucia Santos de Jesus e a formação de grandes leitores em Belém- PA
O presente trabalho teve como objetivo narrar ações realizadas no Espaço de Leitura Profa. Ana Lucia Santos de Jesus, o qual funciona na Paróquia Santo Antonio de Lisboa, em Belém-PA, atendendo pessoas de todas as faixas etárias.

No. 21 - 02/09/2007Medindo uma Nova Percepção do Meio Ambiente: A Escala do “Novo Paradigma Ecológico”
O objetivo desse artigo é apresentar, uma escala que mede a imersão da sociedade (e/ou de grupos de indivíduos) em um novo paradigma em relação ao meio ambiente, propondo uma agenda de pesquisa para a escala com adaptações a realidade brasileira [...] José Carlos Lázaro da Silva Filho

No. 15 - 12/12/2005A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUESTÃO CONCEITUAL
Neste trabalho apresentamos uma sistematização a respeito da trajetória conceitual da Educação Ambiental procurando demonstrar os vários sentidos atribuídos no decorrer do debate, explicitando suas relações com as mentalidades e o pensamento numa perspectiva histórica.

No. 13 - 26/05/2005Artigo - Educação Pré-Escolar e Ambiente: Uma discussão propositiva
A Educação Ambiental faz-se cada vez mais necessária em nossa sociedade e para sua significação, é preciso considerar o meio próximo e circundante do indivíduo. Pequenas ações domésticas e escolares constituem-se pontos de reflexão sobre a relação homem-meio. Neste ato reflexivo, encontra-se a base de um trabalho que busca integrar de forma criativa o estudo do meio à classe Pré-Escolar, com crianças de 4 a 6 anos.

No. 12 - 01/03/2005Relato de experiência: Um projeto em torno do filme "A corrente do bem"
Por Ricardo Pires Armada: Professor Titular de Inglês no Ensino Fundamental e Médio em duas escolas da Rede Pública de São Paulo (estadual e municipal) na periferia da cidade, região de Sapopemba. 

No. 10 - 22/09/2004Gratuidade das Aves e dos Lírios
Um poema que nos sensibiliza por seu encanto e leveza.

No. 8 - 24/03/2004Serra das Andorinhas – Relatos de uma excursão
Este trabalho é o relato de uma excursão realizada com o alunos do curso de pedagogia 98 para o Parque da Serra dos Martírios/andorinhas, localizado no sudeste do estado do Pará, município de São João do Araguaia

No. 7 - 16/12/2003PAPEL: IMPACTOS E ALTERNATIVAS
Este documento é dividido em três partes. Na primeira descrevo sucintamente o que é o papel; na segunda, como se produz o papel branco convencional, apontando algumas das conseqüências sociais e ambientais do processo; por fim, compartilho a experiência pessoal de visitar uma fábrica de papel 100% reciclado 100% pós-consumo e não alvejado.

No. 7 - 10/12/2003PROPOSTA METODOLÓGICA PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS
Proposta metodológica de sensibilização ambiental a qual teve como público-alvo produtores rurais.

No. 6 - 17/09/2003ESTADO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: VETORES DE REFLEXÃO EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE NA [NOVA] ORDEM.
O artigo discute as mudanças propostas pelo Estado brasileiro no que se refere às suas novas formas de concepção e gestão, ocorridas, principalmente, nas últimas décadas do século XX, voltadas, neste particular, a problemática ambiental(...)

No. 6 - 16/09/2003ANÁLISE CRÍTICA DAS POLÍTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
Este artigo tem por objetivo fazer uma análise crítica sobre a educação ambiental no Brasil. Para isso, abordaremos as deficiências em relação a essa temática e sugerimos práticas educativas como resoluções (...)

No. 6 - 16/09/2003EDUCACIÓN AMBIENTAL Y DESARROLLO SUSTENTABLE DEL TURISMO.
Artigo de Aldo Ramos e Guillermina Fernández - em espanhol.

No. 5 - 28/05/2003RECURSOS COMPUTACIONAIS E DE MÍDIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ADULTOS (...)
A Educação Ambiental (EA) como poderosa ferramenta organizacional de estímulo.

No. 5 - 28/05/2003Introdução a um projeto de Educação Sócio-ambiental
Educação sócio-ambiental num contexto regional de entorno, influência e adução do Lago da Serra da Mesa (Uruaçu, norte de Goiás).

No. 4 - 21/03/2003Desenvolvimento sustentável em ecossistemas de manguezais
Um caso de educação.

No. 4 - 20/03/2003 A FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Uma visão abrangente da importância da participação dos pais no processo educativo.

No. 4 - 19/03/2003Transporte de cargas perigosas
A Educação ambiental tem sido uma ferramenta de extrema importância para a implantação desta nova visão de preservação e conservação, o pensamento direcionado no amanhã, nas futuras gerações cumpre o desígnio da legislação, mas também da ética e do pensamento conservacionista.

No. 4 - 19/03/2003Ecologia e desenvolvimento humano, uma compreensão segundo a interpretação de U. Bronfenbrenner
A problemática ambiental é atualmente, um dos temas mais discutidos em eventos que vão desde a instância regional até internacional, cientistas e pesquisadores do mundo inteiro buscam soluções e posicionamento políticos na tentativa de deter o avanço da degradação ambiental-social ocorrente nas ultimas décadas na grande maioria dos países.

No. 4 - 19/03/2003A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA
Saiba quase tudo sobre este precioso líquido: ÁGUA.

No. 3 - 27/12/2002CEMITÉRIO E MEIO AMBIENTE
Monografia

No. 3 - 20/12/2002EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO REAL AO IDEAL
Assim como o homem não é o centro do Universo, a Educação por si só não deve ser a única responsável pela salvação do Planeta.

No. 1 - 12/12/2002DO REAL AO IDEAL
Assim como o homem não é o centro do Universo, a Educação por si só não deve ser a única responsável pela salvação do Planeta.

 
Início   |   Cadastre-se!   |   Procurar   |  Apresentação   |  Artigos   |  Dicas e Curiosidades   |  Reflexão   |  Textos de sensibilização   |  Dinâmicas   |  Dúvidas   |  Entrevistas   |  Saber do Fazer   |  Culinária   |  Arte e ambiente   |  Divulgação de Eventos   |  O que fazer para melhorar o meio ambiente   |  Sugestões bibliográficas   |  Educação   |  Você sabia que...   |  Plantas medicinais   |  Contribuições de Convidados/as   |  Trabalhos Enviados   |  Folclore   |  Breves Comunicações   |  Meio Ambiente e Experiência da Diferença   |  Educação Ambiental e Comunicação   |  Reportagem   |  Normas de Publicação   |  Práticas de Educação Ambiental   |  Colaboradores antigos   |  Soluções e Inovações   |  Sementes