Nesses tempos de céus de cinzas e chumbos, nós precisamos de árvores desesperadamente verdes. Mario Quintana
ISSN 1678-0701 · Volume XXIV, Número 95 · Junho-Agosto/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(8) Culinária(1) Divulgação de Eventos(22) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(2) Soluções e Inovações(4) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(18) Notícias(22) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
Divulgação de Eventos
27/05/2026 (Nº 95) UEPB LEVA CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A ESCOLAS E COMUNIDADES DO ENTORNO DO AÇUDE DE BOQUEIRÃO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5775 
  

UEPB LEVA CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A ESCOLAS E COMUNIDADES DO ENTORNO DO AÇUDE DE BOQUEIRÃO

30 de março de 2026

Com foco em soluções sobre educação ambiental e preservação dos recursos hídricos no Semiárido paraibano, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem desenvolvendo ações de extensão que integram o projeto “Recuperação de reservatório de abastecimento eutrofizado do Semiárido: produção e aplicação de coagulantes orgânicos derivados de plantas do bioma Caatinga”.

A iniciativa resulta de um convênio da UEPB com o Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (FUNDECI/2022.0007), realizado em parceria com o Banco do Nordeste, e tem como eixo o reservatório Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão (PB). Durante os estudos, os(as) participantes buscam não apenas soluções tecnológicas para a recuperação da qualidade da água, mas também o engajamento das comunidades do entorno por meio da sensibilização ambiental.

Como parte dessas ações, equipes da UEPB têm promovido palestras educativas em escolas da zona rural e nas proximidades do reservatório, contemplando instituições como a EMEF Euflaudizia Rodrigues, a EMEF Francisco Ozias de Normandia, situada na comunidade do Moita, e a EMEF João Ernesto do Rego, localizada na comunidade do Mirador. Ao todo, participaram quatro estudantes de graduação, três do mestrado e um pós-doutorando. As palestras ocorreram no final do projeto, com os resultados obtidos para apresentar como deve ser o manejo na irrigação com águas eutrofizadas.

A ciência no cotidiano
Durante os encontros, foram abordados temas relacionados ao processo de eutrofização — fenômeno que compromete a qualidade da água devido ao excesso de nutrientes —, seus impactos ambientais e as alternativas para recuperação dos mananciais. Entre as soluções apresentadas, destacam-se o uso de coagulantes orgânicos e de argilas modificadas, tecnologias desenvolvidas no âmbito do projeto.

Os(As) participantes também tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, a eficácia dos produtos desenvolvidos pelo Laboratório de Referência em Tecnologias de Águas (LARTECA/UEPB). Entre eles, estão coagulantes produzidos a partir de taninos extraídos de espécies típicas da Caatinga, como angico, cajueiro e jurema, além de uma argila modificada utilizada na remoção de fósforo da coluna d’água — elemento diretamente associado à eutrofização.




De acordo com a professora Weruska Brasileiro, pró-reitora de Infraestrutura, o projeto representa um importante investimento em inovação e sustentabilidade. Além do convênio com o Banco do Nordeste, no valor de R$ 500 mil para recuperação de mananciais e desenvolvimento de produtos, ela destacou os resultados alcançados ao longo da execução. “A partir desse projeto, alcançamos duas patentes. Também teve artigo, formação de mestres, de um pós-doutorando e de estudantes de iniciação científica, também”, completou.

Além dos avanços científicos e tecnológicos, a iniciativa vem cumprindo um papel fundamental na popularização da ciência, ao aproximar o conhecimento acadêmico das comunidades locais. Ao promover o diálogo e a conscientização, o projeto contribui para o fortalecimento do cuidado coletivo com os recursos hídricos, essenciais para a vida no Semiárido.

Texto: Giuliana Rodrigues
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Fonte: UEPB leva conhecimento sobre educação ambiental a escolas e comunidades do entorno do Açude de Boqueirão



Ilustrações: Silvana Santos