Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
19/09/2003 (Nº 2) Dicas para melhor aproveitamento do vestuário
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=63 
  
Impedindo a transformação do vestuário em lixo


1. Sempre que possível, opte pelo tecido de fibra natural.

2. Compre apenas o necessário. Não fique prisioneiro de modismos e tampouco de etiquetas. A função da roupa é proteger seu corpo, confortá-lo e garantir uma boa apresentação para você. Satisfeitas essas pré-condições, o resto não tem importância.

3. Nunca deixe de aproveitar ofertas e liquidações. Ao mesmo tempo, esteja alerta com relação à qualidade do que é oferecido.

4. Tome cuidado com suas peças de roupa evitando expô-las à situações de risco.

5. Dê preferência às etiquetas de roupas que contenham especificações sobre a matéria-prima e explicações sobre os cuidados ao lavar e passar.

6. Transforme seus jeans velhos em bermudas. Reutilize a roupa do filho mais velho para o mais novo. Se a roupa desbotar procure a possibilidade de tingimento. Faça sempre que possível reparos em suas roupas.

7. Mantenha sempre disponível na sua caixa de costura, uma tesoura pequena, dedal, um bom jogo de agulhas, linhas de diversos tipos e cores e vidros cheios de botões variados.

8. Se o tecido rasgar e o conserto for caro, transforme-o em pano de limpeza.

9. Quando de qualquer renovação do seu guarda-roupa, doe as peças que você não quer mais para uma instituição ou pessoa necessitada.

Fonte: WALDMAN Maurício e SCHNEIDER, Dan Guia Ecológico Doméstico, São Paulo: Ed. Contexto, p.114-115 (199?)

Colaboração: Ana Cristina Villaça
Ilustrações: Silvana Santos