A natureza universal sustenta a vida de todos os seres. (Dalai Lama)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 76 · Setembro-Novembro/2021
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(8) Notícias(7) Reflexão(4) Para sensibilizar(1) Arte e ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Ações e projetos inspiradores(2) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) Relatos de Experiências(9)   |  Números  
Apresentação
01/01/1970 EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3633 
  

EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO – e breve histórico da revista (2002/2021)

Colaboradores atuais

ADRIANA BACKES

E-mail: adrianabackesmacedo@gmail.com

Responsável pela seção: O eco das Vozes

Colaborador da revista desde: JUN/2020

Formação: Pedagogia e Pós em Educação Ambiental

Pequeno resumo do currículo: Professora do município de Novo Hamburgo desde 2003. Há 4 anos trabalho no Parcão como educadora ambiental e participo do coletivo educador de Novo Hamburgo há 10 anos. Autora do blog "Amo o Parcão de Novo Hamburgo" e responsável pela página no Facebook Ecoletivo Ambiental.

CLÁUDIA MARIZA MATTOS BRANDÃO

E-mail: attos@vetorial.net

Responsável pela seção: Arte & Ambiente

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Graduada em Artes Visuais e Engenharia Civil, Mestre em Educação Ambiental e Doutora em Educação

Professora do curso Artes Visuais - Licenciatura e do Pós-Graduação

Mestrado em Artes Visuais, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

ESTHER MÓNICA SHOCRON BENMUYAL

Local: Rosário, Argentina

E-mails: alaluzdelavida@gmail.com, semillasluzparalavida@gmail.com

Websites: http://semillasluzparalavida.blogspot.com , http://alaluzdelavida.blogspot.com

Responsável pela seção: Educação 

Colaborador da revista desde: 2002 

Formação: Maestra Normal Nacional; Relacões Públicas; Licenciada em Ciencia Política; Licenciada Relaciones Internacionales; Medicina Tradicional Chinesa

Egresada del Magisterio Nacional-  Licenciada en C. Política y RR. Internacionales; especializada en Relaciones Públicas, Dinámica Grupal y Comunicación. Master en Programación Neurolingüística. Formada en Medicina Tradicional China, Rebertihing y Terapias Corporales. Directora de “Semillas para la Vida”.  Miembro co-fundador del “Consejo de Paz de la Rep. Arg.”, Miembro de la Red de Educadores para la Paz, Embajadora de Paz (Distinción otorgada por Fundación PEA y Mil Milenios). Coordinadora de actividades vinculadas a Educación, Cultura de Paz, Ecología, Salud, Comunicación, Técnicas Corporales, Danzas Sagradas Circulares; Arte, Música y Espiritualidad. Participa en revistas de educación, ecología y salud.

JACQUELINE GUERREIRO AGUIAR 

Professora, Educadora Ambiental, Coordenadora Técnica do NEAD - Núcleo de Educação Ambiental Continuada e à Distância. Integrante do GEEMA - Grupo de Estudos em Educação e Meio Ambiente. Rio de Janeiro -RJ 

Colaboradora da revista desde: 2002

JOSÉ ANDRÉ VERNECK MONTEIRO

E-mail: educativo@live.com

Responsável pela seção: Sementes

Colaborador da revista desde: 2014

Guia de turismo especializado em atrativos naturais (2002); Aquaviário habilitado pela Capitania dos Portos (2005); Licenciado em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins (2011); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes (2015); Mestre em Práticas para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro & Global MDP (2015); Cursou Fruticultura no Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Goiás (2017); Aluno da Turma IX do Mestrado em Agricultura Orgânica PPGAO UFRRJ/EMBRAPA/PESAGRO (2019/2021).

Tem experiência em agroecologia e manejo de coleções botânicas, elaboração e gestão de programas educacionais, desenvolvimento de sistemas de atendimento ao público em atrativos turísticos. Desde 1996 presta serviços em áreas verdes residenciais, empresariais e educacionais. Residiu e trabalhou nos Estados do Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Goiás. De 2006 a 2011 foi assistente de curadoria no Jardim Botânico Inhotim (Brumadinho/MG. Entre 2011 e 2013 exerceu a coordenação do Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa/SP). Atuou no Monitoramento Socioambiental do Programa Bolsa Verde entre 2014 e 2015 (Ministério do Meio Ambiente, Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnológica da UFRRJ e Conservação Internacional). Publica seus trabalhos em @jardim_vital

LUCIANA FOFONKA

E-mail: lufofonka_uab@yahoo.com.br, lufofonka@yahoo.com.br

Responsável pela seção: Educação e Temas Emergentes

Colaborador da revista desde: 2008

Formação: Biologia e Pedagogia

Possui graduação em Pedagogia pela UNINTER (2017); Graduação em Ciências Biológicas pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Especialização em Educação Ambiental pelo UNILASALLE - Centro Universitário La Salle (2001); Especialização em Supervisão Educacional pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014); Mestrado em Análise Ambiental - Geografia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Doutorado também em Análise Ambiental - Geografia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora Tutora dos Cursos de Biologia, Gestão Ambiental e Pedagogia no polo IERGS da UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci, bem como no curso de Pós-graduação dessa instituição. Na rede estadual de ensino (RS) é Supervisora Educacional na E.E.E.M. Morada do Vale I.

LUCIANA ALVES RIBEIRO

E-mail: jornalanafolha@gmail.com

Responsável pela seção: Cidadania ambiental

Colaborador da revista desde: 2017

Formação: Pedagoga e educadora ambiental/Cursando Jornalismo (7º SEM)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera/Instituto Superior de Educação

Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional - Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin/Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional

Pós-Graduada em Educação Ambiental - SENAC/Curso de Especialização e Educação Ambiental/EAD/PA

Coordenadora do Jornal Ana Folha: https://anafolha1.wixsite.com/ecopedagogia (espaço dedicado para abordar assuntos voltados para a sustentabilidade no Brasil) -- desenvolve trabalhos voluntários e publica reportagens em geral

Colaboradora da Revista Educação Ambiental em Ação - Rio Grande do Sul

Microempreendora Individual

Escritora - autora do Livro Ana Folha e a Turma do Lixão - "Vamos preservar nossas florestas"

Site: https://jornalanafolha.wixsite.com/jornal

MARINA PATRÍCIO DE ARRUDA

E-mail: profmarininh@gmail.com

Responsável pela seção: Do Linear ao Complexo

Colaborador da revista desde: Setembro/2021

Formação: Graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Serviço Social (PUCRS).

É Graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Serviço Social (PUCRS). Professora e Pesquisadora com Estágio Pós-Doutoral (Pesquisa Pós-doutoral no Exterior) em Educação junto ao LEduC (Laboratório Aberto de Educação em Ciências) da Universidade de Aveiro Portugal 2019-2020.  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA- UCS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UCS). https://orcid.org0000-0001-.

MARINA STRACHMANN

E-mail: marina.strachman@gmail.com

Responsável pela seção: Para Sensibilizar

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

Coach de Felicidade e Bem Estar, também Arquiteta e Urbanista, Especialista em Educação Ambiental, Mestre em desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Está sempre estudando e procurando fazer deste mundo um mundo melhor, a começar por ela.

Editores responsáveis

BERENICE GEHLEN ADAMS

E-mail: bereadams@gmail.com

Responsável por: Coordenação das edições, Seção Entrevistas e Seção Dinâmicas e Recursos Pedagógicos

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Graduada em Pedagogia (Universidade Feevale) e Pós graduada em Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria)

Diretora - Apoema Produções Paradidáticas Ltda., atua na produção de conteúdo e de materiais didático-pedagógicos de EA em diversas plataformas. Escritora. Editora responsável pela revista eletrônica Educação Ambiental em Ação desde 2002.

JÚLIO TREVISAN

E-mail: juliotrevisan@gmail.com

Responsável: pela página da Web e pelo sistema editorial

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Engenheiro Eletricista (UFSC), PhD. Communication Systems (Lancaster University, UK)

SANDRA BARBOSA

E-mail: smmbarbosa@gmail.com

Responsável pela seção: Gestão Ambiental

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Bacharel em Ecologia, Especialização em Ed. Ambiental, Especialização em Gestão Ambiental, Especialização em Gestão de Recursos Hídricos. Editora da revista Educação Ambiental em Ação, Professora de Gestão Ambiental e Gestão de Resíduos, Trabalha com Educação Ambiental desde 1999 em projetos empresariais e em educação formal.

Quem já fez parte da revista

Colaboradores, alguns desde o lançamento (2002), praticamente “padrinhos e madrinhas” do projeto da revista, outros que adentraram convidados, ao longo da caminhada e seguiram outros rumos.

Valdir Lamim-Guedes - Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação à Distância e Educação Ambiental.

Solange T. de Lima Guimarães - Docente do Depto. de Geografia - IGCE/UNESP - Rio Claro/SP, Web Site: http://www.rc.unesp.br; editora da revista até 2008. OLAM: www.olam.com.br (Colaboradora das seções: Artigos/Eventos/Receitas/Bibliografia)

David de Sousa Machado - Ambientalista, Coordenador do portal Árvore e Facilitador da RMEA (Rede Mineira de Educação Ambiental) - Belo Horizonte/MG, Web site: http://www.arvore.com.br (Colaborador do Portal Árvore que hospedou gratuitamente a revista até 2008)

Alessandra Fiorentino - Diretora de Arte, São Paulo / SP, Web Site: http://www.libreria.com.br Fábrica Globos Terrestres - site e-commerce (Criadora do Selo da revista)

Anamaria Stranz - Pesquisa na Área de Ecologia da Paisagem e Educação Ambiental em Trilhas Ecológicas, São Leopoldo/RS, Web Site: http://www.unisinos.com.br (Colaboradora Geral)

Daniel José Pegorer de Bem - Estudante, Santa Cruz do Rio Pardo - SP , Web Site: http://www.amigosdanatureza.net (Colaborador Geral)

Guilherme dos Reis Pereira – Arte-Educador Ambiental e Produtor de conteúdo para internet- Bauru/SP, Web Site: http://www.tiogui.com.br (Colaborador da seção: Receitas)

Iahel Manon - Acadêmica do Curso de Farmácia Industrial da Fundação Ermínio Ometto, Araras/SP; Co-Editora da Revista OLAM – Ciência & Tecnologia: www.olam.com.br (Colaboradora da Seção Plantas Medicinais)

Ines Palomeque - Educadora / Creadora de proyectos alternativos para mejorar la calidad de educacion; Directora Mil Milenios www.milmilenios.org.ar  ; Miembro del Comite Editor del Observatorio Internacional de Mal Trato Infantil: www.malostratos.com , Buenos Aires / Argentina(Colaboradora Geral)

Liliana Hilda Amorin de Halbritter - Arquiteta, Ambientalista e Educadora Ambiental não-formal, Santa Tereza / RJ, Web Site: www.arqverde.com.br  (Colaboradora)

Rosana Rezende - (Colaboradora da seção: Textos de sensibilização)

Breve Histórico da Revista

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

A revista nasceu em 2002, a partir do GEAI (Grupo de Educação Ambiental - criado em 2000 pelo Projeto Apoema - Educação Ambiental / www.apoema.com.br). Com o intuito de, mesmo a distância, efetivarmos algo para disseminar e difundir práticas de Educação Ambiental no País, surge a ideia da revista. Organizamos um grupo paralelo, no qual entraram todos os que demonstraram interesse na sua construção (em torno de 20 pessoas, todas atuando de forma voluntária). Mãos à obra, desde então. Começaram as tratativas para nome, logomarca, seções, layout, periodicidade, divisão de responsabilidades, etc. Nove meses depois, tal e qual uma gestação, a revista nasce no dia 5 de junho de 2002. Desde lá, trimestralmente (com raras exceções), a publicação foi para a rede, com o esforço dos editores e da equipe de apoio que intercala colaborações. No ano passado (2019) a publicação foi interrompida por diversas razões e as atividades quase foram encerradas. Após muitas tratativas entre ao editores responsáveis, foi decidido dar prosseguimento a revista buscando superar os obstáculos que se apresentaram. Retomamos o nosso objetivo primordial que é o de dar visibilidade as práticas de Educação Ambiental. Em 2020 alcançamos mais de 16.000.000 acessos, isto sem contar com propagandas ou publicidade. Assim, com o ânimo renovado, embora ainda obstáculos se imponham, prosseguimos com este trabalho que sempre foi realizado sem qualquer apoio institucional ou financeiro. A revista apresenta um ambiente limpo - sem propagandas saltando após cada parágrafo lido - e acreditamos que a nossa maior contribuição com este trabalho é a de apresentar a comunidade em geral, experiências e ferramentas, a todos os que buscam uma transformação do nosso modo de ser e agir no mundo, com mais sinergia e com novos significados.

Aproveitamos para agradecer aos demais editores, a toda equipe da revista e também aos colaboradores que “desembarcaram” durante este percurso, mas que deixaram a sua valiosa contribuição.

Mais informações sobre a publicação podem ser acessadas pelo site da revista, bem como fazer contato.

www.revistaea.org

Editores da revista Educação Ambiental em Ação

Atualizada em Agosto/2021



Ilustrações: Silvana Santos