Renunciar ao supérfluo coloca ainda mais em evidência o necessário e o indispensável. - Pierre Rabhi
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 81 · Dezembro-Fevereiro 2022/2023
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(4) Dicas e Curiosidades(3) Reflexão(6) Para sensibilizar(2) Dinâmicas e recursos pedagógicos(2) Dúvidas(1) Entrevistas(1) Saber do Fazer(1) Arte e ambiente(1) Divulgação de Eventos(9) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Você sabia que...(1) Plantas medicinais(3) Folclore(1) Ações e projetos inspiradores(3) Gestão Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(16)   |  Números  
Artigos
14/12/2022 (Nº 81) EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: VERSÃO HÍBRIDA DO PROJETO CONHECENDO O AMBIENTE, EM PORTO FERREIRA – SP.
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4432 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: VERSÃO HÍBRIDA DO PROJETO CONHECENDO O AMBIENTE, EM PORTO FERREIRA – SP



Sônia Aparecida de Souza Evangelista1, Ana Elisa Teixeira da Silva², Giovana Cristiane Prevato3, Marilda Elisa Vergs4

1Pesquisador Científico - Instituto de Pesquisas Ambientais/Parque Estadual de Porto Ferreira

2Bióloga, Mestra e Doutoranda em Ciências Ambientais – PPGCAm, UFSCar

3Professora de Ciências – EMEF Professor José Gonso

4Professora de Educação Física - EMEF Professor José Gonso



Resumo: O Parque Estadual de Porto Ferreira (PEPF) em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Gonso, do mesmo município, desenvolveram em tempos de pandemia da COVID-19, no ano de 2021, ações de educação ambiental continuada de forma híbrida para alunos do 6º ao 9º ano. Um desafio que contribuiu para a práxis de educação ambiental com ênfase nos aspectos socioambientais locais, a formação da consciência crítica dos estudantes, bem como atendeu aos objetivos do Programa de Uso Público do PEPF, às políticas públicas de educação ambiental e ao currículo escolar.

Palavras-chave: PEPF, Práticas Pedagógicas, Biodiversidade, Currículo escolar.



Abstract: The Porto Ferreira State Park (PFSP) in partnership with the Municipal School Professor José Gonso, from the same municipality, developed in pandemic times of the COVID-19, in 2021, hybrid learning approach in continuing environmental education actions for students from 6th to 9th grade. A challenge that contributed for the praxis of environmental education with an emphasis on local social and environmental aspects, the formation of critical awareness of students, as well as fulfilled to the aims of the PFSP Public Use Program, environmental education public policies, and the national curriculum.

Keywords: PFSP, Pedagogical Practices, Biodiversity, National Curriculum.





1. INTRODUÇÃO

A educação ambiental (EA) é um processo formativo que deve estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos formais e não-formais e nos processos de gestão ambiental (SÃO PAULO, 2007).

De acordo com o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (BRASIL, 1992), a EA deve se embasar no pensamento crítico e inovador, a qualquer hora ou lugar, de modo formal e não formal, objetivando a construção, promoção e transformação da sociedade.

A Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental recomenda o alinhamento de ações de EA entre as unidades de conservação (UCs) e as secretarias municipais e estaduais de educação e de meio ambiente, assim como a inserção das UCs como temática do ensino formal (BRASIL, 2009).

O Parque Estadual de Porto Ferreira (PEPF) é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral criada em 1962, com o intuito de preservar amostras representativas de Floresta Estacional Semidecidual, Cerrado e vegetação ciliar do Rio Mogi Guaçu, no interior do estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2003), que desenvolve atividades de EA para a comunidade escolar desde 1992, em atendimento às demandas locais, aos objetivos específicos do Plano de Manejo da UC e às políticas públicas de meio ambiente e de EA.

Desta forma, desde 2011, atividades de formação continuada para alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental I e II são desenvolvidas entre o PEPF e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Ferreira, conforme previsto no Programa de Uso Público dessa unidade de conservação. Tais atividades resultaram na divulgação dos aspectos ambientais locais, em vivências e práticas na natureza, na integração entre o currículo escolar e os conceitos socioambientais locais e regionais, tal como na socialização de conhecimentos específicos, em contribuições cognitivas e afetivas, visando favorecer a compreensão integrada e a ideia de interdependência dos diferentes ambientes do município (urbano, rural e natural), no desenvolvimento de ações de EA que favoreçam o pensamento crítico e a atuação dos alunos como agentes ativos e multiplicadores de educação ambiental (SOUZA et al., 2012; SOUZA et al., 2014; SOUZA-EVANGELISTA et al.,2018 e SILVA et al., 2021).

A partir de 20 de março de 2020 em atendimento aos decretos estaduais e municipais de restrição de atividades não essenciais e visando a contenção da disseminação da COVID-19, as atividades de educação ambiental foram suspensas em diversos momentos, principalmente as de formação continuada tanto no PEPF quanto nas escolas.

Na tentativa de superar o desafio das restrições estabelecidas pela pandemia, foi idealizada pela equipe do PEPF, no início do ano de 2021, a versão remota do Projeto Conhecendo o Ambiente, que mais tarde naquele ano devido à flexibilização das recomendações para contingenciamento da COVID-19 tornou-se híbrida e de acordo com Moreira e Monteiro (2018) a educação híbrida deve envolver a interação entre as modalidades presencial e à distância.

Nesse contexto, este projeto objetivou desenvolver em tempos de pandemia da COVID-19, atividades continuadas de EA para alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Ferreira – São Paulo, em formato híbrido e por meio de diferentes práticas pedagógicas, com o intuito de verificar o conceito de meio ambiente, socializar temas socioambientais gerais, regionais e locais, tal como contribuir com o currículo escolar.



2. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

A proposta de execução do projeto Conhecendo o Ambiente III, de 2021, foi muito bem recebida pela Profa. de Ciências e coautora deste trabalho, Giovana Cristiane Prevato da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. José Gonso (EMEF Prof. José Gonso), que prontamente sugeriu a participação dos alunos do 6º ao 9º ano e junto à coordenação pedagógica da escola, indicaram as plataformas e ferramentas a serem utilizadas no desenvolvimento deste projeto.

Desta forma, faz-se necessário mencionar que através de reuniões presenciais e online, a equipe do PEPF e da escola (os professores/as de Ciências, Geografia e Coordenação Pedagógica), organizaram e definiram de forma participativa, as datas das atividades a serem desenvolvidas ao longo do projeto.



2.1. Abordagem virtual como ferramenta para o desenvolvimento da EA em tempos de Pandemia

Devido ao cumprimento de medidas para contingenciamento da COVID-19 no Estado de São Paulo, alguns encontros desenvolveram-se de modo remoto e a apresentação de conteúdos aos estudantes ocorreu por meio da plataforma GOOGLE MEET, ferramenta que possibilita a realização de chamadas por meio do uso de um computador ou smartphone (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, 2021) e que neste trabalho, permitiu a construção de diálogos entre os estudantes, professores e equipe do PEPF.

2.2. O desenvolvimento de atividades online: estratégias e conteúdos utilizados

A criação do vídeo “Conhecendo o Ambiente” (SILVA & VICTORINO, 2021), apresentado por meio do GOOGLE MEET aos alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos da EMEF Prof. José Gonso durante a Semana de Meio Ambiente de 2021, deu-se através da elaboração do roteiro e gravação de áudios por Ana Elisa Teixeira da Silva. Os conteúdos abordados foram os ambientes urbano, rural e natural do município de Porto Ferreira, com enfoque no PEPF, que tiveram como referências o Plano de Manejo do Parque Estadual de Porto Ferreira (SÃO PAULO, 2003) e o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA, 2008).

Os vetores utilizados no processo de criação da arte gráfica foram extraídos do site FREEPIK, as imagens extraídas do acervo do PEPF, tal como do acervo pessoal da roteirista. A animação do vídeo, realizada através do programa AFTER EFFECTS, pelo editor de arte Bruno Victorino, durou aproximadamente doze horas e sua renderização cerca de uma hora. Resultando em um vídeo de três minutos e cinquenta e um segundos.

É necessário ressaltar que para a organização dos conteúdos a serem trabalhados com os estudantes, além das informações referentes ao PEPF, aos ambientes urbano, rural e natural do município de Porto Ferreira e região, foram consultados os currículos das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas da Base Comum Nacional Curricular (BRASIL, 2016) do Ensino Fundamental II.

Deste modo, foram construídos os Quadros 1 e 2, sob a perspectiva de facilitar o entendimento das estratégias e conteúdos utilizados ao longo do curso. Ao passo que algumas das atividades desenvolvidas, encontram-se representadas nas Figuras 1 e 2.

Quadro 1. Estratégias e conteúdos utilizados durante o curso Conhecendo o Ambiente III – Semana do Meio Ambiente, realizado junto aos estudantes do 6º ao 9º ano, da EMEF Prof. José Gonso.



Data

Estratégias

Conteúdos

Mediadores



02.06.2021

- Interação virtual (via GOOGLE MEET);

- Aplicação de pré-questionário via plataforma PADLET;

- Diálogo com os estudantes.



- Conceito de meio ambiente.








Escola/Parque




- Proposta de trabalhos – (individual ou em dupla).


- Conceito de meio ambiente e preservação ambiental.



Escola




- Vídeo de curta duração - Consciente Coletivo (INSTITUTO AKATU, 2014).

- Origem do que consumimos.




Escola




- Jogo EFuturo (s.d.) – Criação de um caça palavras pela profa. de Ciências.

- Atitudes relacionadas ao meio ambiente.



Escola

07.06.2021

- Interação virtual (apresentação de slides + diálogos);

- 2021-2030: Década da Restauração de Ecossistemas definido pela Organização das Nações Unidas (NAÇÕES UNIDAS BRASIL, 2021);

- Alterações ambientais ao longo da história.









Parque


- Interação virtual;

- Exibição do vídeo de curta duração, Conhecendo o Ambiente III, elaborado exclusivamente para o curso (SILVA & VICTORINO, 2021).

- Diálogo com os estudantes.

- Ambientes urbano, rural e natural de Porto Ferreira;

- Parque Estadual de Porto Ferreira.









Parque

09.06.2021

- Interação virtual;

- Diálogo com os estudantes;

- Aplicação de pós-questionário via plataforma PADLET.

- Conceito de Meio Ambiente – após apresentações e diálogos.







Escola










- Interação virtual;

- Exibição de vídeos de curta duração.

- Serviços Ambientais, o Ambiente a nosso serviço;

- Vídeo Evidências Científicas da dupla Chitãozinho e Xororó – Impactos referentes ao desmatamento na Amazônia – como isso afeta nossa região.











Parque




- Diálogo com os estudantes e aprendizagem coletiva.

- Análise de imagens.

- Assuntos diversos sobre questões ambientais de Porto Ferreira e região.



Escola/Parque








- Jogos interativos, disponíveis nas seguintes plataformas: Escola Games (s.d.), Ludo Educativo (s.d.) e Wordwall (s.d.).



- Coleta seletiva;

- Sustentabilidade;

- Como cuidar do meio ambiente.







Escola



14.06.2021

- Interação virtual;

- Aprendizagem coletiva.

- Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.



Escola/Parque










- Interação virtual;

- PET Ecológico/ Germinação e acompanhamento das de sementes e mudas





Escola



Quadro 2. Estratégias e conteúdos utilizados durante o curso Conhecendo o Ambiente III – Semana da Árvore e Visita ao PEPF com estudantes do 6º ao 9º ano, da EMEF Prof. José Gonso.

Data

Estratégias

Conteúdos

Mediadores











20.09.2021

- Estudo do meio no Arboreto da EMEF Prof. José Gonso – 6º ano;

- Interação presencial e exposição com banners, sementes e frutos de espécies nativas (6º ao 9º ano).

- Características bióticas e abióticas do ambiente escolar;

- Histórico do Dia da Árvore;

- Árvores símbolo do Estado de São Paulo e do Brasil;

- Características do Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e vegetação ciliar.













Escola/Parque











22.09.2021

- Plantio de sementes de ipês-rosa e amarelo com alunos do 6º ano;

- Interação em campo para identificação das espécies do arboreto da EMEF Prof. José Gonso – alunos do 7º ano.

- Famílias Bignoniaceae, dos ipês, e Lecythidaceae, dos jequitibás. Famílias das árvores símbolo do Brasil e do Estado de São Paulo, respectivamente;

- Espécies vegetais nativas de Porto Ferreira – Cerrado, Floresta e vegetação ciliar.













Escola/Parque

24.09.2021

- Roda de Conversa com os 7º e 8º anos.

- Impactos ambientais: Incêndios em áreas naturais – cerrado.



Escola



07.12.2021

- Interpretação da Natureza (Visita ao PEPF - alunos do 9º ano).

- Ambientes urbano, rural e natural;

- Conservação da natureza, biodiversidade do Cerrado, Floresta e vegetação ciliar; recursos hídricos/microbacia do Ribeirão dos Patos.





Escola/Parque









14.12.2021







- Visita ao jardim da escola.

- Germinação das sementes de ipês (plantadas em setembro de 2021) e diálogo sobre a importância e os benefícios da presença de árvores no ambiente urbano.









Escola



Figura 1 A, reunião remota entre as equipes do PEPF e Escola. B, atividade remota entre as equipes do PEFP, professora e alunos da EMEF Prof. José Gonso. C, resposta dos estudantes na plataforma PADLET sobre o conceito de meio ambiente. D, E, F, G, H e I, trabalhos apresentados pelos estudantes durante a Semana do Meio Ambiente de 2021.