O importante da educação é o conhecimento, não dos fatos, mas dos valores. Dean William R. Inge
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 83 · Junho-Agosto/2023
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Homenagem a Michèle Sato(1) Artigos(2) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(4) Para Sensibilizar(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Culinária(4) Divulgação de Eventos(13) Sugestões bibliográficas(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(1) Dicas e Curiosidades(3) Ações e projetos inspiradores(6) Notícias(13) Dúvidas(2) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Ações e projetos inspiradores
30/05/2023 (Nº 83) INEA LANÇA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOVA FRIBURGO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4533 
  

INEA LANÇA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOVA FRIBURGO

Iniciativa foi criada a partir do olhar infantil sobre a biodiversidade e tem como parceira uma escola que foi destaque na COP 26

O projeto de educação ambiental “Trovas, Desenhos e Conhecendo as Aves” produzido por crianças e voltado para crianças será lançado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta sexta-feira (26/5), em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Criada em parceria com a Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, unidade de ensino que foi destaque na Conferência das Partes da ONU (COP 26) por ações de cunho educativo ambiental, a iniciativa visa despertar na sociedade a importância da preservação das aves, por meio do olhar infantil.

Envolver crianças e jovens em ações de educação ambiental são iniciativas que certamente contribuirão para que as futuras gerações possam difundir em seus lares e em suas comunidades, a importância da adoção de boas práticas ambientais”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.

O projeto começou a ser construído durante a pandemia e logo ganhou contornos, formas e cores a partir da observação e pesquisas sobre as aves nativas da Mata Atlântica realizadas pelos alunos da escola parceira. Após a observação, os pequenos desenharam a ave e redigiram trovas sobre a temática diversidade biológica. Todo esse trabalho está reunido em um documentário que foi dirigido pelo coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schimidt, e cujas imagens foram gravadas pelo guarda-parque Rodrigo Azevedo. O curta-metragem será exibido durante o lançamento do projeto.

Todo o trabalho, que levou dois anos para ser concluído, está reunido nesse documentário, que narra como o projeto foi criado e traz depoimentos de alunos, professores e guarda-parques que ajudaram a construir essa iniciativa. O nosso objetivo é tentar desconstruir a cultura do aprisionamento das aves, e nada como começar a trabalhar isso com as futuras gerações. A sociedade valoriza a questão ambiental quando ela se sente presente e a educação ambiental é o caminho”, ressaltou Rominique Schimidt que é o idealizador do Projeto “Trovas, Desenhos e Conhecendo as Aves”.

O documentário, os desenhos e trovas dos alunos serão apresentados para estudantes de instituições de ensino da região, durante palestras sobre educação ambiental ministradas por guarda-parques do Inea.

Fonte: Instituto Estadual do Ambiente (inea.rj.gov.br)



Ilustrações: Silvana Santos