Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(5) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11) Dúvidas(1) Entrevistas(2) Divulgação de Eventos(1) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Soluções e Inovações(3) Educação e temas emergentes(6) Ações e projetos inspiradores(24) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) Notícias(26)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
14/03/2024 (Nº 86) GREENFLUENCERS: 6 MULHERES QUE FALAM SOBRE SUSTENTABILIDADE PARA SEGUIR E SE INSPIRAR EM 2024
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4726 
  

GREENFLUENCERS: 6 MULHERES QUE FALAM SOBRE SUSTENTABILIDADE PARA SEGUIR E SE INSPIRAR EM 2024

Nas redes sociais, influenciadoras digitais usam o espaço para dar ainda mais voz ao meio ambientes e ajudam as pessoas a se informarem e seguirem um caminho mais ecológico

Por redação Marie Claire — São Paulo

01/01/2024

Amanda Costa, Úrsula e Nataly Neri são algumas influencers que falam sobre meio ambiente nas redes — Foto: Reprodução / Instagram

Nunca se falou tanto sobre meio ambiente e sustentabilidade como em 2023. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ipec entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, mais da metade dos brasileiros - 52% - estão muito preocupados com o planeta.

Não à toa, o termo ‘ecoansiedade’ passou a ser ainda mais comentado nas redes sociais, em especial entre os jovens. Essa preocupação tem gerado grandes mobilizações e o tema passou a ser mais discutido através dos “greenfluencers”, influenciadores digitais que focam em falar sobre sustentabilidade.

Seja no Instagram, Twitter, TikTok ou Youtube, esses influenciadores mostram que é possível seguir um caminho mais ecológico no nosso dia a dia. Abaixo, relembre mulheres que fazem a diferença para seguir em 2024 e começar o ano mais consciente!

Karin Rodrigues (Por Favor, Menos Lixo)

Karin Rodrigues é a mulher por trás do instagram ‘Por favor, Menos Lixo’, uma plataforma de sensibilização sobre consumo e descarte consciente. A influenciadora dá dicas de marcas sustentáveis, promove limpezas nas praias e fala sobre educação ambiental.

Amanda Costa

Amanda é ativista climática, conselheira do Pacto Global da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundadora do Instituto Perifa Sustentável. Formada em Relações Internacionais, ela usa o Instagram para mostrar o dia a dia de uma ativista, gerar debates necessários e informar. Entre as suas pautas mais debatidas, estão justiça climática e racismo ambiental.

Pedagogia Sustentável

Educadora ambiental, Úrsula é pedagoga e dialoga com outras jovens sobre sustentabilidade, reforçando que podemos fazer a diferença no mundo. No perfil, que tem o nome de Pedagogia Sustentável, os assuntos são variados, desde dicas de beleza com produtos que não agridem o meio ambiente até como ser uma turista consciente. Ela também explica termos e reflete sobre notícias recentes, como a COP28.

Nataly Neri

O que não falta no perfil de Nataly são dicas de brechó e moda sustentável. A influenciadora, que é cientista social, tem mais de 600 mil seguidores, segue o estilo de vida vegano, faz tutoriais de beleza e fala bastante sobre reciclagem e consumo consciente.

Marina Godward

Marina é atriz, pesquisadora e mestranda em sustentabilidade. Há 10 anos na busca por uma vida mais leve, saudável e ecológica, um dos focos do seu conteúdo são receitas, dicas de como manter uma horta na cidade grande, além de reciclagem.

Verdes Marias

As Verdes Marias - Carol, Clara e Mariana - são três irmãs que, juntas, falam sobre sustentabilidade. No Instagram, elas ajudam o pública que as acompanha a ter uma vida mais sustentável. Recentemente, foram as vencedoras do Prêmio Lixo Zero 22.



Fonte: Greenfluencers: 6 mulheres que falam sobre sustentabilidade para seguir e se inspirar em 2024 (globo.com)

Ilustrações: Silvana Santos