Esta edição se apresenta quando completamos 18 anos de publicação, e quando passamos por um momento ímpar da história da humanidade, em que afloram inúmeros problemas junto com a pandemia do novo coronavírus que enfrentamos, revelando tratar-se de um período que, irremediavelmente, provocará inúmeras mudanças.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de aproximação, imersão, conhecimento, engajamento e comprometimento da comunidade escolar local com o Parque Municipal Henrique Luis Roessler, em Novo Hamburgo (RS), a partir do projeto Conexão Parcão: Amigos e Guardiões. O projeto teve início em 2018, sendo que desdobramentos da proposta continuam ocorrendo.
O desperdício alimentar gera consequências desastrosas para a sociedade; visto que, o cenário mundial é marcado pela fome e miséria abundante. Assim, o estudo, dividido em cinco seções, busca refletir e sinalizar possíveis alternativas voltadas para combater o desperdício de alimentos na Ceasa, em Belém,PA.
O crescimento das cidades em regiões costeiras reforçam problemas ambientais. Nesse contexto, este trabalho caracterizou os usos e as condições de manutenção das praias do Município de São Luís MA, de forma a aplicar a Educação Ambiental como uma ferramenta de resolução dos problemas diagnosticados.
Este estudo analisou o processo de criação do Parque Nacional Mapinguari e os impactos resultantes de sua implementação à Comunidade de Castanheiros do Rio Umari, no Município de Lábrea/AM, a partir de estudo da ocupação da região do rio Purus e seus afluentes com o rio Umari.
A área de estudo compreende a bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús. O estudo abordou a dinâmica climática, com ciclos de secas e cheias, a manutenção do abastecimento em anos de intensa estiagem, a importância e qualidade da água subterrânea e do uso de dessalinizadores.
A Ecopedagogia nos leva a pensarmos em uma mudança radical da mentalidade dos sujeitos no que se referem a alguns conceitos, como: qualidade de vida, diversidade, meio ambiente e outros, sendo que estes aspectos nos proporcionam uma visão de mundo com o próximo e com a natureza.
O artigo busca compreender o papel da Educação Ambiental na transformação do modo de ser, de perceber, de agir e de produzir conhecimentos acerca da sustentabilidade para compreender os problemas socioambientais que a sociedade enfrenta. Ao problematizar o papel da Educação Ambiental (EA)...
O presente trabalho apresenta práticas educacionais ativas em Ecologia para subsidiar o trabalho docente, contendo jogos didáticos, utilizando-se de recursos de baixo custo e muita criatividade para desenvolver e aprofundar os conteúdos da área.
O presente artigo buscou analisar a percepção de diferentes sujeitos em um processo de Ajustamento de Conduta (TAC) relacionado com infrações ambientais em áreas de preservação ambiental situadas no Arroio Macaco no município de Palmeira das Missões/RS. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas.
Utilizamos a Revista Educação Ambiental em Ação para verificarmos como foram trabalhadas as palavras-chave: “cinema”, “audiovisual”, “vídeos”, “filme”, “documentário” e “desenho animado” e, no contexto da revista.
O estudo apresenta uma análise dos caminhos de gestão possíveis quando se encontram em sobreposição os territórios de uso de famílias tradicionais com áreas protegidas. Trata-se da sobreposição da Floresta Nacional Balata-Tufari e do Parque Nacional Mapinguari.
É notório nos dias de hoje a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento de práticas sustentáveis nos mais diversos âmbitos.Pensando nesse cenário o objetivo deste trabalho foi desenvolver a prática da reciclagem do óleo de cozinha na produção de sabão visando a construção da percepção ambiental.
O lixo plástico é atualmente um dos maiores problemas ambientais, pois além de poluir os ecossistemas terrestres e o solo, ele se dispersa com facilidade atingindo também os ecossistemas aquáticos, prejudicando assim os fatores bióticos e abióticos.
A sociedade global está vivendo a pandemia da COVID19, e para que ela seja controlada é necessário que algumas medidas sejam tomadas, como a restrição das interações físicas em benefício da vida em comunidade, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e foi criado, em 1970, pelo então senador americano Gaylord Nelson. Naquela data, o senador convocou um grande protesto, nos Estados Unidos, que tinha como pauta a poluição. O evento foi um grande sucesso e contou com cerca de 20 milhões de pessoas preocupadas com os impactos negativos que o ser humano provoca no meio ambiente. Coincidência ou não, além de ser o ano em que aconteceu uma redução considerável nas taxas de poluição, 2020 também é o ano do 50º Dia da Terra.
Quanto mais eu vejo, leio, me informo, aprendo – o que acontece diariamente - me pergunto como eu produzia tanto lixo. Me lembro quando na adolescência minha mãe reclamava muito de tanta coisa jogada no quarto: “E esse papel? Tira a sacola da lixeira! Arrume o quarto que seus primos estão chegando”, dizia d. Ligia. Nossa, eu teria poupado para o planeta, para mim, e também a fala dela se pensasse em tudo isso antes. Mas agora vamos ao passado que me assombra, talvez seja apenas o seu presente e não mais o seu futuro.
O que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de um ser humano? O que e quem a define? Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com Mário Quintana: “Morrer, que me importa? (…) O diabo é deixar de viver”. A vida é tão boa! Não quero ir embora… Eram 6h. Minha filha me acordou. Ela tinha três anos. Fez-me então a pergunta que eu nunca imaginara: “Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?”. Emudeci. Não sabia o que dizer. Ela entendeu e veio em meu socorro: “Não chore, que eu vou te abraçar…” Ela, menina de três anos, sabia que a morte é onde mora a saudade [...]
"Nestes últimos anos a espécie humana tem andado muito empolgada com assim chamada 'conquista do espaço'. Muita gente chega a pensar inclusive, que o espaço vai resolver nossos problemas terrestres, o problema de explosão demográfica, por exemplo"[...] Este discurso de Lutzenberger também parece ter sido escrito nos dias de hoje, só que não!
“O homem moderno não tem mais tempo de meditar. Seu interesse máximo é enriquecer o mais rapidamente possível. Não tem mais tempo para procurar contato com a natureza que cura todos os males”. (Henrique Luiz Roessler, 13/10/61) Esta frase, que poderia ter sido escrita neste exato instante, é uma das muitas do pioneiro dos pioneiros da ecologia brasileira e patrono da Fepam.
No Brasil, todos os dias, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado. De acordo com o Atlas da Violência de 2019, ocorreram 65.602 homicídios em 2017 no país, sendo que 75,5% das vítimas eram negras. Para cada indivíduo não negro vítima de homicídio, houve 2,7 corpos negros mortos.
Um casal com problemas de espaço em sua residência foi pedir orientações para o rabino, o rabino perguntou se estes tinham uma vaca! Leiam, é um bom conto.
Apresentação – A entrevistada desta edição é Ana Carolina, formada em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education, Especialista em Direito Ambiental e Especialista em Educação Ambiental. Trabalhou com Regularização Fundiária, especialmente em área de mananciais na cidade de São Paulo, autora do programa Fio de Gaia.
O artigo tem por objetivo compartilhar com @s leitor@s indagações sobre o tempo e as questões ambientais, ancoradas em percepções advindas de uma realidade pandêmica.Trata-se de refletir, a partir de diferentes autores que discutem sobre o tempo, o pensamento do artista/ativista ambiental Hundertwasser, compartilhando impressões e registros acerca do afastamento social e possíveis reverberações sobre @s sujeitos contemporâneos.
No Dia Mundial do Meio Ambiente a REBEA convocou todas e todos comprometidos com o meio ambiente a se engajarem na resistência aos desmontes das políticas e procedimentos ambientais promovidos pelo governo federal e permanecerem firmes na tessitura de sociedades sustentáveis.
Neste mês em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, baixe gratuitamente livros de Educação Ambiental para crianças e para professores. Os livros ficarão disponíveis por tempo indeterminado.
O livro oferece um breve panorama de 22 grupos sociais em situação de vulnerabilidade, denunciando que há um falso discurso sobre a “democracia” do coronavírus, na afirmação de que é um vírus que atinge todos, sem distinção de classes.
O livro digital Vendo água privatizada foi lançado no último dia 22 de março para marcar o Dia Mundial da Água e alertar para a política de privatização da água no Brasil.
Dicen que cada crisis es una oportunidad; que toda experiencia que nos conmueve, nos transforma. Pero… Somos conscientes de esto? Nos plantamos con sabiduría frente a estas circunstancias?
Este ensaio reúne reflexões e motivações para se atenuar os impactos decorrentes da pandemia COVID-19, contribuindo para mobilização solidária em prol da sustentabilidade e saúde coletiva.
Quantas vezes jogamos lixo na rua, na calçada, pela janela do ônibus, do carro, no terreno baldio do bairro...? Que consequências geram este lixo no meio ambiente?
O consumo de materiais vai chegando numa escala progressiva e arrastando consigo um contingente de problemas. É incontestável a necessidade de revertermos este quadro, que em maior ou menor escala atinge todas as cidades do mundo, não existe mais a diferença entre as zonas urbanas, periféricas ou rurais, o descarte de material reciclável ou não é uma dura realidade.
Em tempos em que o isolamento social se faz necessário, nos deparamos com um número crescente de conexões virtuais, com os mais diversos fins. E neste contexto, nos maravilhamos com a surpreendente possibilidade de assistirmos ao vivo, uma rica conversa entre um físico e astrônomo e um líder indígena.
A América Latina é o novo epicentro da pandemia do coronavírus no mundo, contabilizando mais de 1 milhão de casos. As estimativas apontam que a região concentra, aproximadamente, 40% das mortes diárias pela Covid-19. Com a expansão do vírus nessa magnitude, os povos originários somam seus mortos às vítimas do novo coronavírus.
Neste trabalho – estudo de caso da ARSAE-MG – objetiva-se demonstrar a necessidade da aplicação da lei, ou seja, a regulação dos serviços públicos, com a qual possa assegurar, dentre as competências da Agência Reguladora, a manifestação e participação dos usuários quanto à prestação dos serviços públicos.
A experiência consiste em proposta pedagógica em Educação Ambiental por meio da utilização de recursos tecnológicos. Na atividade prática foram confeccionados personagens com material reciclado, e produzidos curtas-metragens com a técnica stop motion, a partir de roteiros elaborados pelos estudantes.
Este trabalho teve por objetivo descrever a experiência de um programa de educação ambiental na cidade de Telêmaco Borba-PR, sob a ótica do tema de gestão de resíduos sólidos e a poluição dos rios e mares.
O objetivo do presente estudo é reduzir possíveis riscos ambientais decorrentes da utilização do formaldeído nos banhos das peças anatômicas do Laboratório de Anatomia Humana da FURB (LAH), conforme protocolos formulados pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Universidade Regional de Blumenau – FURB.
Realizamos atividades pedagógicas sobre bullying para alunos de três instituições de ensino básico belenenses. Consideramos que essas atividades foram eficazes para ensino e aprendizagem em Educação Ambiental.
O presente trabalho foi realizado durante as aulas de Sala de Leitura com alunos da classe de alfabetização numa Escola Pública do Município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. A partir da história infantil “Rubens, o semeador”, os alunos produziram seus relatos utilizando desenhos.
“Projeto ABC Ambiental’’ buscou avaliar se os temas ambientais que hoje são trabalhados de forma transversal nas escolas, estão proporcionando que os alunos contextualizem o os recursos naturais e estejam inseridos e engajados com as temáticas mais comum a educação ambiental.
Este trabalho relata uma proposta de Educação Ambiental ao Ar Livre realizada na disciplina Esportes na Natureza do Curso de Educação Física - PUCRS. Os resultados apontaram para a ampliação da percepção de relevância de espaços naturais, o desenvolvimento de competências pró-ambientais, entre outros aspectos.
A proposta deste trabalho foi relatar a experiência da utilização da educação ambiental aplicada à saúde com o objetivo de implantar o horto medicinal da Clínica Escola de Odontologia da UFCG na cidade de Patos-PB.
No Ensino Técnico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na disciplina de Biologia, propôs-se uma atividade pedagógica, a “Rádio Ambiental”. Esta metodologia incrementou o interesse discente nos estudos socioambientais, em função da participação direta dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem
A vida corrida atual e a oferta de fast foods favorecem hábitos alimentares ruins em crianças e adolescentes. O cultivo hortas em escolas públicas ou em projetos sociais podem mudar esse quadro. Relatamos mudanças observadas em 03 locais de estudo do RJ, E M Emma D Ávila, Projeto Florescer e Morro da Formiga.
O artigo relata uma experiência de pós-doc feito na UNIOESTE e o objetivo pautou-se na capacitação de educadores do oeste paranaense, sobre educação ambiental (EA) nas escolas, com método as narrativas.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Relatos de Experiências; Escolas.
Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir da implementação do projeto de reciclagem do óleo residual no município de Piracanjuba-GO, pela atuação da SEMARH. Os resultados são: a confecção de sabão para a comunidade e o trabalho público de conscientização e educação ambiental coletiva.
Esse relato é sobre palestras realizadas para Educação Ambiental com diferentes grupos da sociedade conquistense a fim de sensibilizar sobre a importância dessa Unidade de Conservação e seus recursos ambientais e a partir das discussões durante as palestras propor um tipo ideal para o Poço Escuro.