Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Em junho completará 23 anos, e este convite é uma oportunidade para você participar ativamente desta ação, doando qualquer quantia. Assim, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção. Ajude-nos a continuar transformando vidas! Sua contribuição hoje é essencial para garantir os próximos 23 anos desse projeto! Muito obrigada!
     
Para a ganância, toda a natureza é insuficiente. Sêneca
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 91 · Junho-Agosto/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(2) Educação(2) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) A Natureza Inspira(1) Divulgação de Eventos(22) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(5) Ações e projetos inspiradores(19) Notícias(24) Dúvidas(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(4) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
03/06/2025 (Nº 91) DO LIXO AO LIVRO: PROJETO PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EMPREENDEDORISMO NO CEI TIA TRUDE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5265 
  

DO LIXO AO LIVRO: PROJETO PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EMPREENDEDORISMO NO CEI TIA TRUDE

Escola recolhe materiais recicláveis que são vendidos e o valor é revertido na aquisição de livros infantis

Fonte: Divulgação

Dar destino correto ao resíduo reciclável, ensinar educação ambiental e empreendedorismo aos pequenos e envolver a comunidade. É exatamente isso que está acontecendo no Centro de Educação Infantil Tia Trude, por meio do projeto “Do Lixo ao Livro”.

O projeto pedagógico envolve as 50 crianças do Pré 2, que aprendem, na prática sobre a reciclagem. Este ano o projeto ganhou ainda mais força e virou uma gincana entre toda a escola. Mais ainda, ele transcende os muros escolares e envolve a comunidade, com empresas que recebem as crianças para visitas de estudo ou ainda, sendo ponto de coleta ou mesmo separando o resíduo para levar até a instituição.

Nesta sexta-feira (14), as crianças foram até a empresa Plasmaegi para conhecer de perto como é realizada a reciclagem de plástico e também vender o material recolhido neste período. Os estudantes puderam ver todo o processo da transformação do resíduo em fitilhos. Com os olhares atentos, eles absorveram cada detalhe e ficaram muito felizes em mexer no plástico triturado.

A próxima visita será na cooperativa Sicredi, onde vão levar o dinheiro obtido com a venda dos materiais recicláveis. “Até o momento já arrecadamos 200 kg de plástico e 150kg de metal. É um volume bem considerável. Estimamos que neste ano poderemos fazer duas aquisições de livros, uma no meio do ano e outra no final”, explica a diretora Suzamara Mafra.

Além do plástico e do metal, que é vendido, a escola recolhe ainda, óleo de cozinha, lâmpadas, pilhas e baterias, para dar destino correto. “Desta forma, nós envolvemos toda a comunidade escolar através de uma gincana, onde os pais trazem para a nossa escola o lixo que seria jogado fora e aqui na escola é feito ao destino correto. Também envolvemos empresas aqui do bairro Dom Joaquim que trazem os resíduos, se disponibilizam a ser pontos de coleta”.

Ela explica que este projeto se liga a outro, que incentiva a leitura. “É o Literatura Vai Para Casa. Toda semana eles levam para casa um livro que eles escolheram para ler em família”.

Suzamara destaca que por meio do projeto, todos saem beneficiados: meio ambiente, escola e comunidade. “É de uma maneira lúdica, envolvendo as crianças, que ao mesmo tempo envolvem seus pais e envolve as empresas onde eles trabalham e, assim, fazem toda a diferença para a comunidade escolar”.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

Fonte: https://araguaiabrusque.com.br/do-lixo-ao-livro-projeto-promove-educacao-ambiental-e-empreendedorismo-no-cei-tia-trude/





Ilustrações: Silvana Santos