Nossa 43ª edição da revista Educação Ambiental em Ação começa com o essa frase inspiradora:"Todo o homem é culpado do bem que não fez" (Voltaire) e o tema que norteou este volume foi “Educação Ambiental: cada um fazendo a sua parte” (...)
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Diante das diversas consequências geradas pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, a contaminação ambiental é sem dúvida uma das mais criticadas por estudiosos ao longo das últimas décadas, isto porque uma vez exposto ao meio ambiente, pesticidas e seus subprodutos, além de sofrerem várias transformações físico-químicas que podem potencializar sua ação tóxica, tornam-se biodisponível e assim são capazes de atingirem regiões distantes do local onde realmente estes compostos são utilizados. [...]
Atualmente, os educadores ainda se deparam com dificuldades e desafios que a Ed. Ambiental tem que enfrentar no dia-a-dia escolar. Por isso, pergunta-se: de que maneira a temática ambiental tem sido trabalhada pelos professores que a desenvolvem nas escolas?
Este trabalho objetiva registrar as formas de disposição do destino sobre os resíduos sólidos domésticos produzidos pelas famílias rurais no interior do município de São João- PR. Visando verificar o destino dado, bem como, abordar os problemas causados pelo manejo inadequado do mesmo.
A Educação Ambiental é um mecanismo indispensável para pensar a superação da atual problemática socioambiental e a formação crítica de educadores ambientais é um dos instrumentos necessários para compor a intervenção pedagógica sobre tal realidade.
A ecopedagogia toma atualmente vertentes de movimentos pedagógico, social e político, parte de princípios norteadores do desenvolvimento econômico, do respeito ao meio ambiente e de um estado igualitário social.
O presente estudo resultou da necessidade de investigação da gestão e conscientização ambiental dentro de um meio de hospedagem (Hotel Muiraquitã) no município de Belém capital do Estado do Pará, já que as discussões a cerca de práticas sustentáveis dentro da atividade turística e principalmente dentro dos meios de hospedagem incorporam debates e preocupações no mundo inteiro
O presente trabalho busca avaliar as percepções individuais da população sobre as importantes relações entre o uso de energia fóssil e suas contribuições para acelerar processos de mudanças climáticas.
O trabalho em campo se constitui em estratégia importante quando articulada aos aspectos teóricos no ensino de Botânica, tornando possível a aprendizagem significativa em decorrência do maior conhecimento das espécies nativas locais e contribuindo para a Educação Ambiental.
O objetivo do presente trabalho é caracterizar o ambiente natural e a consciência ambiental dos freqüentadores do balneário conhecido popularmente de “regaço ecológico” localizado na comunidade do Macurany, Parintins, AM (...)
Esse artigo tem como objetivo analisar os limites e as possibilidades da atuação sociopolítica de projetos com cunho social em um contexto de pobreza e manifestação de diversas formas de exclusão social, a partir de um estudo de caso realizado em uma comunidade localizada no município de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul (RS).
Visão de como o assunto consumo responsável é tratado no âmbito da educação dos jovens do ensino médio em escolas públicas e o que pode ser aplicado na cadeia produtiva pela experiência.
O presente estudo analisa uma atividade de educação ambiental voltada para a estimulação da prática cidadã, como parte do projeto Observatório da Educação (Edital 2010 - tratando-se de uma parceria entre a CAPES, INEP e programas de pós-graduação).
Este artigo analisa a temática ambiental dentro da agenda política internacional. O meio ambiente com a biopirataria, e o desmatamento entre outras problemáticas ambientais e o comercio internacional como via de cambio mundial.
A Educação Ambiental (EA) no âmbito formal (escola) vem sendo desenvolvida sem que a mesma se torne uma disciplina curricular e ao mesmo tempo não desvirtue seu papel como geradora de consciência do futuro cidadão.
A Educação Ambiental, por ser um processo contínuo e permanente, proporciona melhorias na qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Esta análise torna-se importante pois a natureza tem sofrido uma agressão violenta e acelerada nas últimas décadas, sendo necessário todos se envolverem, se conscientizarem e se comprometerem com as questões do meio ambiente.
Este artigo demonstra a busca pela maturidade de uma empresa com relação às questões ambientais, frente a aplicação de práticas sustentáveis que vão além da preocupação somente com os requisitos das normas e com as renovações de licenças ambientais.
A indústria de petróleo vem gerando uma grande quantidade de resíduos, os quais são extremamente poluentes para o meio ambiente por serem tóxicos. Dentre esses resíduos se encontra a borra oleosa de petróleo que é constituída de uma mistura de óleos, areia, pedra e água.
Na década de 1960, a humanidade começou a se preocupar com a natureza e considerar questões sociais, políticas, ecológicas e econômicas com o uso racional dos recursos.
Em função do agravamento dos problemas relacionados ao meio ambiente, a educação ambiental pode ser considerada um instrumento essencial para a construção e consolidação de um paradigma sustentável.
Os zoológicos há séculos são alvo de curiosidade do público diverso no mundo inteiro, quais são portadores de grande potencial a ser explorado, principalmente na educação. Os zoológicos são espaços que possibilitam o contato próximo com animais silvestres o que desperta a curiosidade e induz o aprendizado não formal.
O Comitê de Bacia Hidrográfica, criado pela Política Estadual de Recursos Hídricos e pela Política Nacional, é o principal instrumento de gestão e gerenciamento dos recursos hídricos, onde os representantes dos segmentos da sociedade se encontram para discutir problemas decorrentes dos diversos usos dos recursos hídricos.
O acelerado ritmo da produção e o consumo humano exige cada vez mais a utilização dos recursos naturais, aumentando a geração e acúmulo de resíduos comprometendo a qualidade do meio ambiente, assim o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pela sociedade moderna é uma necessidade incontestável.
Embora o conhecimento sobre a biodiversidade do planeta ainda esteja muito fragmentado, estima-se que já tenham sido descritos aproximadamente 1,75 milhão de espécies diferentes de seres vivos – incluindo micro-organismos, plantas e animais. O número pode impressionar os mais desavisados, mas representa, nas hipóteses mais otimistas, apenas 30% das formas de vida existentes na Terra.
Carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais… O ser humano necessita de todos os nutrientes para o bom funcionamento das ações. Mas, nem sempre é possível consumi-los diariamente, sobretudo pela falta de tempo para uma alimentação saudável.
(...) muitos consumidores nos Estados Unidos, Europa e Brasil, regiões em que os organismos geneticamente modificados (OGMs) em questão de poucos anos avançaram em velocidade surpreendente dos laboratórios aos supermercados, passando por milhões de hectares de áreas cultiváveis, continuam desconfiados da ideia do homem cumprindo um papel supostamente reservado à natureza ou à evolução – e guardam na memória os efeitos nocivos, descobertos tarde demais, de “maravilhas” tecnológicas como o DDT e a talidomida.
Chegar bem cedo à praia, deitar na areia e tomar sol até a pele ficar bronzeada é costume de muitos brasileiros. Apesar dos alertas dos dermatologistas de que o excesso de exposição à radiação ultravioleta (UV) causa câncer de pele, o fato é que, para muitos pesquisadores, a sua quase ou total anulação também pode acarretar riscos (...)
Somos movidos por desejos, por sonhos, por ideais, e pela busca de realização plena, almejando uma felicidade permanente. Pelo menos é assim que fomos e somos educados: para sermos criativos, competitivos, e acima de tudo, produtivos, garantindo assim um espaço privilegiado neste sistema de classes sociais, e na carona alcançamos a felicidade em sua plenitude (...)
O consumismo é o nome de um comportamento totalmente incorporado e praticado em nossa sociedade contemporânea. Diz respeito ao consumo excessivo, ao comprar por comprar, como o exercido por pessoas que vão “fazer compras” como uma forma de prazer, relaxamento, escape. O contra-ponto a esta idéia seria o “consumo consciente” que prega que consumamos APENAS o que viermos a utilizar de fato e que prestemos atenção à procedência daquele produto, para que ao comprar, não estejamos financiando trabalho infantil, trabalho semi-escravo (ou escravo), prejuízos ao meio ambiente, etc (...)
A Terra, alguns a sentem como um imenso ser vivo que viaja pelo universo, e como ela comporta inúmeras espécies vivas, pode ser considerada como uma nau, ou uma nave, que oferece a mais maravilhosa de todas as viagens: a VIDA (...)
Sugestão de atividade para ser realizada com grupo de professores - podendo ser adaptada para alunos - que visa promover uma reflexão sobre interdisciplinaridade a partir dos elementos da natureza.
O entrevistado da 43ª Edição da nossa revista é Vitor Schmid. Ele é idealizador da instituição PetPista, que tem por objetivo auxiliar a encontrar animais de estimação perdidos, além de incentivar adoções. A ideia é no mínimo ousada e reflete uma grande preocupação com animais perdidos (...)
O artigo discute algumas questões envolvendo manifestações de fé, relacionadas ao caráter sagrado da água, e suas implicações, a partir do pensamento de Gaston Bachelard.
(...) Através do grupo você toma conhecimento, também, de importantes eventos da área de Educação Ambiental e relacionados com o meio ambiente, incentivando a participação efetiva na busca de todos por um mundo mais equilibrado (...)
Políticas públicas de fortalecimento aos povos e comunidades tradicionais foram discutidas na manhã de quarta-feira (06), na 21ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), em Brasília. Participaram da agenda o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (SEDR/MMA), Paulo Guilherme Cabral e o secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcelo Cardona.
Esta Agenda de Eventos Socioambientais, como utilidade pública, objetiva oferecer gratuitamente informações sobre os diversos eventos (seminários, congressos, encontros etc.) que ocorrem em Curitiba, no Paraná e no Brasil.
El Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente, de conjunto con instituciones sociales, académicas, gubernamentales y no gubernamentales de la República de Cuba, invita a los educadores y demás personas interesadas, a participar en el IX Congreso Internacional de Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible, del 8 al 12 de julio de 2013, en el Palacio de Convenciones de La Habana.
A proposta para esta sétima edição do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental é a de retomar e procurar aprofundar as nossas reflexões sobre os sentidos que temos construído sobre a temática ambiental e os significados que temos atribuído à problemática ambiental para a sociedade contemporânea (...)
Barragens são construídas no mundo todo para produção de energia elétrica, para abastecimento público, irrigação e outros usos, entretanto nem todos conhecem os danos ambientais (e também sociais) que este tipo de atividade causa em curto e longo prazo. Devido a essa ignorância, mais barragens são construídas e justificadas pela necessidade do consumo, que é cada vez maior e pouco racional. Neste texto do biólogo Leonardo F. Stahnke, você conhecerá um pouco do processo de licenciamento que envolve a construção de hidrelétricas no país.
Somos parte de una trama infinita en la que, hasta la más pequeña partícula, tiene su lugar y su rol. En ella la acción de cada una es importante para la totalidad y cuando una de esas partes deja de hacer lo que le corresponde, todo se ve alterado (...)
As UHE e as PCH trazem muitos impactos importantes. Descubra quais são eles no texto de Leonardo F. Stahnke, que também traz um mapa de conceitos das principais fontes de energia utilizadas no mundo.
As crianças, desde muito pequenas, já estabelecem relações e têm opinião. Assim, quando estimuladas pela prática, que permite e oportuniza a participação ativa no processo de construção do conhecimento, suas possibilidades são ainda maiores (...)
O lixo urbano nos últimos anos vem crescendo assustadoramente, tendo como um dos principais fatores o crescimento populacional. Neste sentido, o destino do lixo em todo e qualquer ambiente é uma das preocupações dos ambientalistas. Na escola, grande parte do lixo produzido é papel, que dependendo do manuseio, pode ser reciclado (...)
Este artigo trata da Gestão Ambiental na avaliação de desempenho de professores para elevação de nível em uma Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Objetivou-se avaliar se há custos desnecessários com a utilização de papel.
A mobilização de comunidades escolares pode levar a educação ambiental ser entendida por meio de práticas de sensibilização e conscientização com o objeto de cidadania.
O presente artigo trata de um estudo realizado por um grupo de professores da rede municipal, estadual e particular no município de Horizontina/RS para ampliar as práticas pedagógicas em Educação Ambiental que poderão ser aplicados a alunos de escolas do ensino fundamental
Os biocombustíveis são apontados como ação inovadora para a preservação do meio ambiente, todavia é preciso discutir as condições de produção da biomassa, o que inclui as relações dos produtores com os recursos naturais (...)
Determinados grupos animais são percebidos pela população em geral como desprezíveis, associados a forças malignas e sem importância positiva, mascarando a importância do grupo e dificultando as ações de conservação (...)
Considerando a educação ambiental um componente fundamental no processo de formação e educação permanente, essa tem o dever de contribuir para o envolvimento ativo do público, tornando o sistema educativo mais relevante mais realista, para que seja possível .estabelecer uma interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social, objetivando o bem estar da sociedade.
O Programa de Educação Ambiental (PEA) corresponde a uma medida compensatória referente aos impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Monjolinho e ocorreu de setembro de 2007 a julho de 2010 em Benjamin Constant do Sul, Faxinalzinho e Nonoai, no Rio Grande do Sul.
No contexto dos dados da matriz energética brasileira apontam para a necessidade de massificar o uso do fogão solar para o cozimento de alimentos, como forma de preservação da natureza, e contribuição para amenizar o desequilíbrio ecológico pelo uso indiscriminado da lenha, além do fato de minimizar a emissão de gases poluentes para a atmosfera.
O presente trabalho de pesquisa compõe-se do estudo sobre os agrotóxicos, mas especificamente, ação dos agrotóxicos no meio ambiente e seus prejuízos a saúde humana.
O lixo, nos dias atuais, vem sofrendo um aumento considerável. Tornou-se verdade, a maior preocupação de todos os governantes a nível mundial. Com o consumismo exagerado e desmedido das pessoas, os resíduos sólidos domésticos, vêm se tornando um problema sério, pois as pessoas estão comprando mais do que precisam e acabam jogando fora o que já tinham.
Este artigo se trata de pesquisa realizada em parques ecológicos para turismo e lazer, localizados na cidade de são Paulo, abordando a sua importância e benefícios dentro de uma metrópole desta magnitude, com a análise da sociedade mais arborizada, abordando também a possível possibilidade e a importância sobre o tema educação ambiental nas escolas e comunidades.
O presente trabalho procurou entender a percepção ambiental de alunos do nono ano de Ensino Fundamental de duas escolas da cidade de Formosa - GO. Este estudo é caracterizado como pesquisa de campo, através do levantamento de informações com base em um questionário aplicado aos alunos de uma turma de cada escola.
A intensificação das discussões ambientais ocorreu na década de 80, com o reconhecimento da necessidade de compatibilização entre conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico, porém somente após conferências como a ECO-92 e a Rio+10, é que os termos desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ganharam visibilidade mundial.
Em busca de uma solução para a questão relacionada ao descarte inadequado de resíduos sólidos recicláveis, no caso, papel e papelão, provenientes da Secretaria de Estado de Educação-SEDUC, o Projeto Coleta Seletiva Solidária, possibilitou a minimização do impacto socioambiental negativo dos mesmos, promovendo a prática da educação ambiental, para a melhoria da qualidade de vida e proteção do meio ambiente.
Realizou-se uma Oficina intitulada Meio Ambiente: trabalhando a educação ambiental através da confecção de origamis, para crianças de 6 e 7 anos de idade, em comemoração ao Dia Nacional do Voluntário, em Santa Cruz do Sul – RS.
Este artigo sintetiza o trabalho desenvolvido pelo grupo de alunos do curso de formação em Educação Ambiental realizado na Universidade Federal do Pampa campus Jaguarão em dezembro de 2011.
A temática deste estudo visa abordar a importância da Educação Ambiental nas práticas pedagógicas no âmbito escolar. Todavia, a educação ambiental surge como uma reflexão critica da realidade do sistema educacional.
Uma reflexão interessante sobre consumo é pensar qual é a quantidade de recursos naturais e energia gasta para produzir os produtos que consumimos. A pegada ecológica é uma forma de se fazer isto, mas existem outras que também são muito interessantes, que são as pegadas hídrica e de carbono (...)