Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
É com muito orgulho e satisfação que concluímos mais um ano de publicações da revista Educação Ambiental em Ação, com a esperança renovada para o próximo ciclo. Que possamos nos conectar mais conosco, com os outros, com o meio, com o todo.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
O trabalho propõe formas de atuação com os conteúdos de química no ensino, principalmente na engenharia, bem como conceitos de mecânica dos fluidos e ecossistemas industriais. A abordagem é útil no ensino no início do curso de engenharia química, permitindo o desenvolvimento da aprendizagem baseada em projetos.
O estudo realizado visa conhecer as percepções dos universitários concluintes do Curso de Ciências Biológicas relacionadas com os processos envolvidos no gerenciamento de resíduos sólidos e os possíveis impactos ambientais decorrentes.
O objetivo deste estudo é verificar as possibilidades de articulação entre educação ambiental crítica, pedagogia de projetos, interdisciplinaridade e educação em espaços não formais. Diante disso, efetuamos um levantamento das visitas à base do Projeto Tamar, no distrito de Regência.
Bioensaios de germinação de sementes podem ser utilizados para simular os efeitos do descarte inadequado de pilhas e baterias, podendo contribuir para a conscientização ambiental. Durante atividades com estudantes observamos várias evidências de aprendizagens e que o processo cognitivo mais complexo é avaliar.
O presente artigo busca analisar como a educação em Direitos Humanos é estruturada no Estado de Espírito Santo através de um estudo sobre a legislação vigente presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE) e na Resolução CEE nº 3.777/2014.
O número de adeptos ao vegetarianismo e veganismo vem crescendo e o ambiente escolar não está imune. Realizou-se um levantamento midiáticas sobre vegetarianismo ou veganismo em escolas e sistemas educacionais. A busca em redes sociais e páginas eletrônicas identificou políticas públicas e experiências escolares
O Lago das Araucárias, em Fraiburgo/SC, é um local turístico localizado no centro do município. Neste trabalho, mostramos dois importantes instrumentos didáticos de educação ambiental desenvolvidos no Lago das Araucárias: chaves dicotômicas botânica e de invertebrados e cartilha infantil de educação ambiental.
A formação inicial dos professores de Química retrata os tipos de concepções dos professores da disciplina, com relação a possibilidade da Educação Ambiental aliada aos recursos amazônicos, despertar nos alunos, o desejo e a vontade de melhorar seus conhecimentos científicos químicos.
O trabalho teve como objetivo testar diferentes tratamentos no processo de compostagem, e foi realizado em parceria com o Grupo Escoteiro Santa Cruz, UDAM e Banco de Alimentos de Rio Claro/SP. O trabalho possibilitou a sensibilização de jovens sobre reaproveitamento de resíduos domiciliares na compostagem.
A reutilização de garrafas PET para a confecção de brinquedos minimiza a circulação deste contaminante no meio ambiente, além de promover a conscientização e sensibilização de alunos do ensino público de Macapá-Amapá.
Neste texto eu desenvolvo uma reflexão acerca da experiência da leitura como leitura de mundo, abordando questões pertinentes ao pensamento complexo, como propõe Edgar Morin. Parto da observação de postagens nas redes sociais para refletir sobre prováveis repercussões das novas tecnologias no ato de ler, e possíveis consequências sobre as relações das pessoas entre si e com a natureza.
A entrevistada desta edição é a Professora e Doutora Maria Ludetana Araújo. Trata-se de uma pessoa inspiradora e que tem uma intensa participação no cenário da Educação Ambiental do País, principalmente na região Amazônica. A sua trajetória é um exemplo de vida e uma motivação para todos nós.
En estos tiempos de gran intensidad planetaria y alta sensibilidad para los seres humanos, podemos percibir las vibraciones de grandes cambios inminentes, necesarios y urgentes.
Vamos ter uma conversa sobre a prática milenar chinesa que alia exercícios físicos lentos, respiração controlada e atenção, possibilitando conexão com a nossa natureza interior e a natureza ao nosso redor, resultando em possibilidades e benefícios à saúde e que podem ser acessíveis e inclusivas. E que desejamos ver, sendo popularizado, beneficiando o maior número de pessoas possível. Fica o convite para conversar conosco.
Com as possibilidades de comunicação instantânea qualquer manifestação é passível de organização rápida. Chovem abaixo-assinados na caixa postal, as postagens em redes sociais com essas e aquelas imagens chocantes, além daquelas horrendas que começam com “sei que ninguém vai curtir, mas respeite”. Essa última é uma das mais perigosas que encontrei.
A conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas -Cop 26, ocorrida em 2021, com a participação de quase 200 países, mostrou que foi uma ocasião política e pedagógica para gestores assumirem desafios verdes no Brasil e no mundo, como articular o acordo climático através de uma gestão pública conectada com as necessidades sociais e ambientais dos cidadãos.
A Teoria da Complexidade, segundo Morin, como um novo paradigma do pensar e agir humano, apresenta-se como eixo articulador que busca superar o pensamento simplificador, que levou à supremacia do pensamento linear. O objetivo desse artigo é a partir do conceito de ecologia da ação proporcionar uma reflexão sobre as ações do ser humano sobre o meio ambiente.
Há muito tempo nossa sociedade discute amplamente sobre o cuidado, ou melhor, a falta de cuidado com o meio ambiente realizado por todos os seres humanos. Sabe-se que desde o início da humanidade o homem sempre explorou de forma abusiva o ambiente em que vive.
O estudo proposto teve como objetivo sensibilizar as famílias de catadores de resíduos sólidos informais à realização de boas práticas socioambientais. O Estudo se desenvolveu por meio do método qualitativo tendo alvo cinco famílias de catadores de resíduos sólidos residentes na área de abrangência de um bairro de periferia de uma cidade de médio porte de Santa Catarina [...]
As Tecnologias Sociais (TS) são técnicas metodológicas aplicadas para a transformação e melhoria da qualidade de vida de uma comunidade, seja no aspecto social, educacional ou econômico. Esse artigo tem por objetivo situar a experiência de um projeto educativo em saúde, desenvolvido num bairro de periferia de uma cidade de Santa Catarina, como uma tecnologia social.
Esta nova seção chega para trazer a arte que aflora do talento da ilustradora Silvana Santos (Novo Hamburgo/RS), inspirada, principalmente, na natureza. No início do ano ela tornou-se parceira da revista quando produziu o novo layout do site. Deste trabalho surgiu o convite para que ela tivesse uma seção própria para, a cada trimestre, compartilhar seus trabalhos artísticos e algumas experiências inspiradoras.
Auroville é um “experimento coletivo de unidade humana” baseado na visão de mundo do iogue indiano Sri Aurobindo . A idéia é que pessoas de todas as culturas e castas possam aprender a se amar em Auroville, talvez o resto do mundo possa seguir o exemplo.
“São 71 empresas que passaram a medir, divulgar e reduzir a emissão de carbono para combater as mudanças climáticas. São merecedoras desse prêmio porque têm compromisso com um mundo melhor, com a sustentabilidade e a qualidade de vida”, disse Romanelli.
A entidade Formigas-de-embaúba realiza o plantio participativo de Mata Atlântica com estudantes, além de oferecer formação on-line a professores para projetos de educação ambiental.
O quadro de alta prevalência de consumo de ultraprocessados é agravado pela baixa ingestão de frutas e hortaliças, que deveriam compor a base da alimentação infantil.
Um programa de combate à desertificação, na Região do Sahel, na África, está mostrando resultados contra a mudança climática e a favor de investidores. A afirmação é do estudo liderado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) sobre o impacto do projeto Grande Muralha Verde (GGW, na sigla em inglês).
Apresentamos uma proposta de atividade experimental que envolve a produção e avaliação da biodegradação de plásticos à base de amido. A atividade experimental permitiu explorar elementos da experimentação didática e outras dimensões do conhecimento no qual o tema plástico se faz presente.
O objetivo do trabalho é relatar experiências e resultados de atividades de extensão universitária da UFSM, em parceria com a AFUBRA, visando a valorização das espécies arbóreas nativas do Sul do Brasil.
A Gestão Ambiental iniciou na Universidade Regional de Blumenau em 2000 e é tema integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional. Neste contexto, foi criado o Projeto de Extensão Construção do Plano de Logística Sustentável da FURB: diagnóstico e proposta de modelo de gestão dos Resíduos Sólidos Perigos
Este trabalho trata do tema de virose em comunidades e as formas de prevenção e o uso da educação ambiental como ferramenta para disseminar conhecimentos de forma atrativa entre alunos de ensino fundamental e médio.