Tudo o que temos a fazer [...] é colocar nosso jeito de viver dentro dos meios ecológicos conhecidos. (Marcus Eduardo de Oliveira)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 78 · Março-Maio/2022
Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato   |  Números  
Índice    Volume XX, Número 78
Apresentação
15/03/2022 EDITORIAL
Adentramos para o ano de 2022 com grandes desafios e obstáculos para serem enfrentados (pandemia, guerra, injustiça social e ambiental...) e, a cada edição, nos sentimos mais responsáveis pela manutenção da qualidade de vida do mundo em que vivemos.
10/06/2019 EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA
Relação de todos os colaboradores atuais e anteriores e breve histórico da revista.
02/06/2003 Ficha Catalográfica
30/11/2020 Perguntas frequentes ("FAQ")
Normas de Publicação
06/06/2010 Como colaborar - Normas de publicação na Educação Ambiental em Ação
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Artigos
15/03/2022 CARACTERIZAÇÃO DE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA
O artigo objetivou mapear a existência de ações sobre o meio ambiente, para alunos surdos em escolas municipais de Imperatriz-MA. A análise dos dados coletados através de questionários com professores e gestores, revelou que há ações sobre a temática ambiental, tais como, a preservação da água, entre outros.
15/03/2022 O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Este estudo propôs como objetivo principal descrever o desenvolvimento de um jogo digital para a efetivação da Educação Ambiental na Educação Básica. Para isso, as etapas e ferramentas tecnológicas utilizadas para desenvolver o jogo em questão, caracterizado como um quiz, foram descritas.
15/03/2022 MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CONTEXTO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DAS LACUNAS EXISTENTES ENTRE A CIÊNCIA E A SOCIEDADE
Problemas ambientais requerem ações de mitigação não somente de órgãos governamentais, mas também de toda a sociedade. Esse artigo propõe investigar a percepção de moradores da cidade de Maringá (PR) sobre mudanças climáticas, além de analisar quais são as ações pró ambientais mais frequentes na sociedade.
15/03/2022 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DAS ESFERAS CTSA - LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DOS ANOS INICIAIS
Nesta pesquisa, mostramos como livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD do triênio 2016-2018 apresentam limites, podendo proporcionar visões deformadas da ciência. Porém, também apresentam propostas de encaminhamento de alfabetização científica a partir das esferas CTSA.
15/03/2022 CHARGES COM TEMÁTICA AMBIENTAL: UM RECURSO DIDÁTICO PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS CRÍTICO
Neste artigo chamamos a atenção para as potencialidades que o gênero textual charge possui como recurso didático, e sua utilização com temas voltados a Educação Ambiental, para promover um ensino de Ciências crítico.
15/03/2022 ESPÉCIES DE ARISTOLOCHIA (ARISTOLOCHIACEAE) USADAS NA MEDICINA POPULAR BRASILEIRA, MAS PROIBIDAS NA COMPOSIÇÃO DE PRODUTOS TRADICIONAIS FITOTERÁPICOS
As espécies de Aristolochia (Aristolochiaceae) são tradicionalmente utilizadas na medicina popular brasileira, no entanto, possuem ácidos aristolóquicos, relatados como cancerígenos, mutagênicos e nefrotóxicos. A pesquisa apresenta 15 espécies usadas como medicinais no país, todas nativas.
15/03/2022 O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE TERRA SANTA – PARÁ
Trabalho desenvolvido na cidade de Terra Santa, Pará, realizou uma análise da atuação dos professores no Ensino Fundamental II, sobre o uso de metodologias ativas na Educação Ambiental – EA e participação e receptividade dos educandos. Palavras-chave: Educação Ambiental. Metodologia ativa. Professores.
Notícias
15/03/2022 “ISOPOR” COMPOSTÁVEL É DESENVOLVIDO POR DUAS MULHERES
Uma versão bioplástica do poliestireno expandido (EPS) foi criada pela dupla de designers Charlotte Böhning e Mary Lempres nos Estados Unidos. A solução é feita a partir do exoesqueleto da larva do Tenebrio molitor, mais conhecida como larva-da-farinha.
15/03/2022 EM BUSCA DE CONTATO COM A NATUREZA E VIDA MAIS SAUDÁVEL, BRASILEIROS PLANEJAM INTENSIFICAR VISITAS A PARQUES NO PÓS-PANDEMIA
Um aspecto positivo dentro de toda a tragédia trazida pela pandemia de Covid-19 foi fazer as pessoas refletirem sobre o próprio estilo de vida e as formas de melhorá-lo. Após o isolamento imposto pela crise sanitária, grande parte da população manifesta a intenção de fortalecer hábitos ligados à saúde e qualidade de vida, o que deve impactar de forma positiva na visitação de parques, tanto naturais como urbanos.
15/03/2022 19 MIL MUDAS SERÃO PLANTADAS NO ÚLTIMO MAIOR REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA DO BRASIL
Ação é resultado de uma parceria inédita entre a marca de roupas FARM, a empresa reNature e a ONG SPVS. Iniciativa visa implementar um modelo de produção agroflorestal que privilegie patrimônios naturais e culturais da Grande Reserva Mata Atlântica.
15/03/2022 77% DOS BRASILEIROS PRIORIZAM PROTEÇÃO AMBIENTAL EM RELAÇÃO A AVANÇO ECONÔMICO
Pesquisa do Ipec também aponta que 96% têm convicção de que o aquecimento global está acontecendo
15/03/2022 ONU CONCORDA EM CRIAR PLANO GLOBAL PARA CONTER POLUIÇÃO PLÁSTICA
Acordo histórico foi chamado de pacto ambiental ‘mais significativo desde o Acordo de Paris’. Tratado deve ser finalizado até 2024.
Dicas e Curiosidades
15/03/2022 PARASITOS, EPIDEMIAS E SUA RELAÇÃO COM A DESTRUIÇÃO E RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS
Evidência é o que não falta relacionando fragmentação de habitats, extinções locais e abundância de espécies oportunistas com o aumento da transmissão de algumas doenças.
Reflexão
15/03/2022 PONTE
Estamos passando por um período com menos chuvas e tudo vai minguando, colheitas se perdem, áreas extensas são reduzidas a cinzas, os animais procuram fugir, e aparecem em locais que não são seu habitat. Perguntar de quem é a culpa ou saber em detalhes tudo o que provoca essa situação penso não vá servir muito no momento.
Para sensibilizar
15/03/2022 AULA PRÁTICA PARA ALCANÇAR SUAS METAS
Dicas práticas para delinear seus objetivos, qualquer objetivo que seja!
Dinâmicas e recursos pedagógicos
15/03/2022 GINCANA DA ÁGUA
A divulgação desta atividade objetiva o incentivo de sua replicação em atividades de EA.
Arte e ambiente
15/03/2022 O QUE NOS INDICA A ARTE SOBRE QUEM SOMOS?
A partir de duas efemérides celebradas em 2022, proponho neste texto uma reflexão sobre o que obras de arte podem nos dizer sobre a estrutura histórica de uma propalada identidade nacional. Abordo tal questão focada em produções de Tarsila do Amaral, refletindo sobre reverberações históricas que nos atravessam e influenciam comportamentos.
Divulgação de Eventos
15/03/2022 FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA 2022
É o primeiro Fórum a ocorrer na África subsaariana. O 9º Fórum Mundial da Água – o principal evento sobre recursos hídricos no mundo – que seria realizado em março de 2021, foi adiado para este ano. O Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês) ao lado do Comitê Organizador local do 9º Fórum Mundial da Água – Dakar, Senegal, anunciou em novembro de 2021 o adiamento para os dias 21 e 26 de março de 2022.
Sugestões bibliográficas
15/03/2022 SUGESTÕES DE LIVROS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Sugestões de excelentes livros, alguns com download gratuitos, confira!
Educação
15/03/2022 “AL ENCUENTRO DE BALANCE EN NUESTRO MODO DE VIVIR”
Muchas son las formas posibles para movilizar nuestra transformación con el anhelo de hacer nuestra mejor ofrenda a la vida planetaria y a la humanidad. Cada uno de nosotros –seguramente- encontrará aquélla con la que se sienta en sintonía para poder avanzar. Cada uno de nosotros puede transformarse en un faro de luz, en una luz inspiradora y ponerla al servicio personal, al servicio de los demás y al servicio de la vida para encontrar el balance en nuestro modo de vivir.
Ações e projetos inspiradores
15/03/2022 PROJETO DA UFRJ AJUDA PEQUENOS AGRICULTORES A VENDEREM PELA INTERNET
Segundo o IBGE, a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. No entanto, o escoamento da produção ainda é um desafio para a maioria dos pequenos agricultores. Uma das razões é a falta de acesso dos produtores à tecnologia e a falta de acesso do consumidor aos produtos.
15/03/2022 MENINO DE 10 ANOS CRIA GAME PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Inspirado pelas ideias da ativista Greta Thunberg, Theo Correia desenvolveu o jogo 'Ciclovias Verdes' a partir da cidade de Niterói.
Do Linear ao Complexo
25/03/2022 REMEMORANDO: QUE “SABER AMBIENTAL” TEMOS NÓS?
De fato, a realidade atual nos remete à necessidade de se trabalhar o “saber ambiental” como alternativa viável para evitar impactos socioambientais. O aumento desenfreado das atividades humanas ameaça o ambiente e a própria sociedade como um todo tendo em vista o nível de compreensão que possuímos da problemática ambiental.
15/03/2022 O TRABALHO DAS JOANINHAS NA HORTA: SOB O OLHAR OBSERVADOR DA TURMA DE MATERNAL
O presente artigo trata de um relato de experiência realizado com alunos da turma do maternal do Colégio Maria Imaculada. Os benefícios da implantação de uma horta no contexto escolar, não só traz inúmeras possibilidades de reflexões sobre a alimentação saudável, mas também podemos, através dos relatos das crianças, priorizar a escuta sensível nos momentos de observação.
15/03/2022 O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS: POR UMA ESCUTA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este artigo tem por objeto a relação pedagógica entre professor e crianças na Educação Infantil. Nessa relação, o professor atua como observador, que acompanha as descobertas das crianças, com a intencionalidade de sustentar suas aprendizagens, oferecendo contextos significativos e desafiadores, utilizando múltiplas linguagens expressivas, escuta sensível, afetuosa e solidária, e atenção à cultura da infância.
A Natureza Inspira
15/03/2022 "BICHARADA EM CANELA"
Apresentação de uma tela que retrata a natureza dos arredores de uma cabana, localizada em Canela, no Rio Grande do Sul.
Relatos de Experiências
15/03/2022 USO DE PLANTAS MEDICINAIS ENTRE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL
O presente trabalho tem por finalidade contribuir para a reflexão sobre a inserção do idoso na construção de sociedades sustentáveis a partir do relato de experiência do projeto Jequitibá, desenvolvido pelo Instituto Floravida no município de Botucatu (SP).
15/03/2022 A REALIDADE NA INSERÇÃO DOS SURDOS NO MERCADO DE TRABALHO EM TERESINA/PIAUÍ: CONQUISTAS E DESAFIOS
Este trabalho objetiva abordar a inclusão dos surdos no mercado de trabalho de Teresina-Piauí, observando não apenas as conquistas, mas também os desafios enfrentados por tal classe e avaliar a aplicação e fiscalização da legislação vigente referente à empregabilidade dos surdos.
15/03/2022 FONTES ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS DE ENERGIA NO BRASIL: MÉTODOS E BENEFÍCIOS AMBIENTAIS
Este relato tem como seu objetivo geral a explicação de condições sobre energias renováveis e seus proventos estratégicos, assim como regular dados bibliográficos condizente com a sucessão e contextualização desta a partir de seus benefícios.
15/03/2022 APLICAÇÕES DO SENSORIAMENTO REMOTO EM ESTUDOS AMBIENTAIS
O presente estudo é classificado como uma metanálise qualitativa, e trata do uso do sensoriamento remoto no ensino de ciências. Visa a explorar, por meio de revisão bibliográfica de artigos científicos, como são utilizados tais recursos no contexto educacional.
15/03/2022 QUANTIFICAÇÃO DA ÁGUA INFILTRADA NO SOLO APLICADA AO PLANEJAMENTO DA REDE DE DRENAGEM, ESTUDO DO LOTEAMENTO PARQUE DO LAGO, CAMPO MOURÃO, PARANÁ.
a presente pesquisa tem por objetivo mensurar a quantidade de água infiltrada no Loteamento residencial Parque do Lago, visando quantificar a capacidade de infiltração da água no solo da área de estudo.
15/03/2022 A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL E ECONÔMICA DA COLETA SELETIVA NA CIDADE DE GUARULHOS
Sabe-se que o sistema de gestão pública ambiental da cidade de Guarulhos tem por objetivo principal garantir que os processos de realização do produto atendam aos requisitos de operação para as indústrias e população local, com máxima eficácia e eficiência.
15/03/2022 EXPERIÊNCIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVA CRÍTICA COM OLHAR CONSERVADOR
Divulgar ações de EA exitosas,nos fez escrever este relato de experiências.Diversas abordagens são realizadas no espaço escolar,baseadas através das teorias EA-Crítica e Conservadora.O projeto teve como objetivo,fazer uma reflexão com os estudantes em relação a reciclagem e a importância para um mundo melhor.
15/03/2022 PROCESSO DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR A PRÁXIS EM SALA DE AULA
Este estudo traz a utilização da prática em sala de aula como método pedagógico, a partir de uma pesquisa de campo. É a partir, dela que iremos demonstrar que usando a práxis, o conteúdo torna-se mais claro, representativo, significativo e a aprendizagem ganha sentido.
15/03/2022 MEIO AMBIENTE E PERTENCIMENTO: COMPREENSÃO E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este artigo consiste em uma explanação de um projeto de pesquisa aplicado em uma turma de educação infantil. Na escola, localizada no município de Alvorada, se trabalha com as crianças o sentido e pertencimento ao meio ambiente e cuidados com nosso corpo.
15/03/2022 ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este artigo tem como finalidade apresentar o estudo realizado com um grupo de crianças da educação infantil, através do Programa Criança Ambientalista-PCA, do município de Parauapebas, PA, no ano de 2019. O objetivo foi incentivar a alfabetização ecológica, através do ciclo ecológico da Castanha-do-Pará.
15/03/2022 A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPONENTE DE GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL
Após a elaboração da BNCC, iniciou-se a sua implementação o que demandou um regime de colaboração entre estados e municípios para elaboração dos currículos estaduais. Assim, este texto relata e discute como se deu a inserção da EA na Geografia no Currículo de Mato Grosso do Sul, referente ao Ensino Fundamental.
Números anteriores:   
 
Ilustrações: Silvana Santos