Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
12/03/2015 (Nº 51) DINÂMICA: DESAFIO A PLANTAR E MANDAR A FOTO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2022 
  

Dinâmica: Desafio a plantar e mandar a foto.

 

 

Olá, que bom estar com vocês novamente!

 

Início de 2015 e continuamos com problemas com a seca em vários estados do Brasil.

Acho até que me torno repetitiva ao dizer mais uma vez, que em curto e em longo prazo, só existe uma solução para este problema, o reflorestamento em GRANDE, ENORME escala.

E para corroborar com o meu ponto de vista o Jornal o Estado de São Paulo, na semana passada publicou um excelente artigo sobre uma das principais fontes de abastecimento da grande São Paulo e outros municípios, o Sistema Cantareira.

Nesta reportagem, aqui está o link:

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sob-ameaca-cantareira-precisa-de-30-milhoes-de-arvores-ao-custo-de-r-195-mi,1637582

 

O autor faz uma critica ao poder publico, aos condomínios, loteamentos e fazendas que ao longo dos anos dizimaram a mata ciliar no entorno de todos os 8171 km de rios e levaram o sistema ao colapso.

Como refazer este estrago é fácil, REFLORESTAMENTO. Mas os números deste plantio são astronômicos.

Serão necessários 30 milhões de árvores.

Ontem os telejornais da noite mostraram o desespero em Roraima, que sofre com a seca e os pastos em chamas.

Os estados de Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo, assim como outros pelo Brasil afora, cortaram matas desenfreadamente por diversos fatores, entre estes: cabeças de gados que pediam pastos melhores, ou a população que necessitava de condomínios maiores e mais belos, de preferencia a margem dos rios, ou parte da população menos favorecida que foi morar onde conseguiu, ou indústrias que necessitavam de grandes áreas, ou sei lá, pois são inúmeros os porquês!

O poder publico se fingiu de morto e nada fez para garantir a preservação das matas ciliares, florestas, cerrados, encostas...

Agora todos sofremos as consequências e esperamos tranquilamente a espera de uma milagre.

ESPERAMOS TRANQUILAMENTE A ESPERA DE UM MILAGRE?!

Ah, não!

Por isso faço um desafio, esta é a Dinâmica deste ano. Sim do ano inteiro!

 

Dinâmica: Desafio a plantar e mandar a foto.

 

Desafio:

- cada pessoa que ler este texto a plantar uma árvore;

- cada professor a plantar com sua turma 5 árvores;

- cada empresário ou qualquer pessoa que tenha uma área maior a plantar

10 árvores;

- e cada parte do poder público a garantir, incentivar e de preferencia destinar terreno e mudas para o plantio.

Assim este plantio melhorará em curto prazo e em longo prazo, significativamente o estado das matas ciliares, do cerrado, das áreas de risco. Sem contar a melhora na temperatura e humidade das cidades beneficiadas com esse ato.

A propósito uma dica:

Quando for escolher suas mudas saiba que as mudas menores são as mais baratas, no entanto, se a muda tiver menos 1,50m (um metro e meio), a chance desta conseguir se desenvolver ao ser plantada na rua é quase nula, pois a mudinha têm que sobreviver, a ventos, chuva, seca, xixi de cachorro, entre outras coisas mais. (Esta e outras dicas, você encontra em http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1790&class=06 )

 

Imaginem o que o plantio de tantas árvores traria de bom para a flora e fauna! Sensacional!

A melhoria ambiental será fantástica, melhoria do ar, da água, de tudo!

Estou torcendo para que este plantio aconteça já!

 

Um beijo, Marina

 

 

Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

marinastrachman@yahoo.com.br

 

Ilustrações: Silvana Santos