"Penso que nós, seres humanos, precisamos reaprender a nossa existência na Terra" (Ellen Regina Mayhé Nunes).
ISSN 1678-0701 · Volume XIII, Número 51 · Março/2015
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(50) Entrevistas(1) Educação(1) Saber do Fazer(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(2) Culinária(1) Divulgação de Eventos(2) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(1) Você sabia que...(1) Plantas medicinais(2) Folclore(2) Práticas de Educação Ambiental(1) Dicas e Curiosidades(3) Sementes(1) Relatos de Experiências(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(1) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Para Sensibilizar
12/03/2015 (Nº 51) O AGRICULTOR QUE VIROU PLANTADOR DE ÁRVORES
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2029 
  

O AGRICULTOR QUE VIROU PLANTADOR DE ÁRVORES

Autor: Lino Inácio. Colaboração: Edegold Schäffer. Publicado em 09/02/2015.

Uma sequência de tragédias acabou transformando a história do atalantanse Osni Barbosa de 63 anos. Ele passou grande parte de sua vida no trabalho da fumicultura e nesta atividade dedicou-se até cerca de dez anos atrás; quando uma série de tragédias na família acabou mudando o rumo de seu trabalho e de sua vida. 

Em 2004, Osni sofreu uma intoxicação devido ao uso de um agrotóxico. Por conta disso, o agricultor teve que encerrar o trabalho com o fumo. Em 2008, o filho Jaime Barbosa sofreu um acidente de moto e teve uma das pernas amputadas. 

Apenas alguns meses depois, uma outra tragédia abalou a família. O outro filho de Osni, Jânio Barbosa e a esposa Edinéia, se envolveram em um grave acidente, também com moto e ambos vieram a falecer. 

Após esta difícil fase, Osni e a esposa Maria de Lurdes começaram uma nova vida. Com a morte do filho e da nora, o casal assumiu os papeis de pais e avós, cuidando do pequeno Patrick, que hoje está com 9 anos de idade. 

Com a saúde abalada por conta da intoxicação e com as tragédias que atingiram a família, Osni passou a dedicar-se ao plantio de árvores nativas e a preservação do meio ambiente. 
Em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o agricultor da localidade de Chapada do Ribeirão, em Atalanta, já plantou mais de 2000 mudas de árvores nativas em diferentes sistemas, consorciando árvores com outras culturas agrícolas e até mesmo com espécies frutíferas como a banana. 

Osni Barbosa tornou-se um verdadeiro exemplo de respeito e dedicação à natureza. O agricultor envolve a família na missão de cuidar e preservar o meio ambiente. Com a ajuda dos netos Patrick, de 9, e Maria Eduarda, de 13 anos, o agricultor dedica-se à manutenção dos bosques que se orgulha em mostrar para quem o visita. Na propriedade, já é possível aproveitar os frutos que as primeiras árvores plantadas dão para a fauna e também para o consumo humano. 

Recentemente, Osni passou a criar galinhas caipiras dentro do bosque. Os animais auxiliam na limpeza do local e garantem a toda família ovos e carne de maior qualidade. 

Ao contar sua história, Osni Barbosa se orgulha pela transformação. Não só pelo aspecto paisagístico da propriedade, mas também pela mudança que as árvores causaram em sua vida. 

Um exemplo que a Apremavi se orgulha em fazer parte!

http://www.apremavi.org.br/noticias/apremavi/935/o-agricultor-que-virou-plantador-de-arvores

Ilustrações: Silvana Santos