Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
15/03/2022 (Nº 78) GINCANA DA ÁGUA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4255 
  

GINCANA DA ÁGUA

Em Brasília haverá atividades com premiação de Notebook, Projetor Multimídia e lugar Caixa de Som

Da redação

 

O Dia Mundial da Água terá um evento especial em Brasília. A solenidade, celebrações e atividades vão ficar por conta da Adasa.  O objetivo é focar na gestão da água, harmonizando sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. As atividades visam sensibilizar a população para um uso cada vez mais racional/consciente deste recurso natural, para a corresponsabilidade nos esforços de preservação dos ecossistemas que a suportam e para a tarefa educativa de formar as novas gerações dentro de uma consciência ambiental que enxerga a água não como um bem econômico, mas um elemento vital de todos os organismos.

Nesse sentido, a Adasa promoverá a Gincana do Mês da Água, voltada para o público estudantil (das séries finais do nível Fundamental) das Redes pública e particular de Ensino, que ocupará as Escolas por um mês de preparação de tarefas – artísticas, comunitárias e pedagógicas – com foco na água.

A ação tem o objetivo de destacar a importância da água no cotidiano da população, reafirmar o papel da Adasa como incentivadora da sustentabilidade dos recursos naturais e de desenvolver atividades pedagógicas socioambientais, na qual, toda a escola esteja envolvida nas atividades da gincana, e assim, haja uma maior interação da comunidade escolar.

 CRONOGRAMA

De 16 de fevereiro até o preenchimento das 30 vagas – período de inscrições das escolas.

Dia 18 de março: prazo final para postagens das atividades propostas pela gincana.

De 21 e 26 de março: avaliação da banca examinadora (formada por integrantes da Adasa e Caesb).

Dia 28 de março: divulgação do resultado final, via site institucional e mídias sociais.

Dia 31 de março: cerimônia presencial para a entrega dos prêmios.

 

REGULAMENTO

TAREFA 1 – Elaboração de uma Atividade sensorial com água por professor(a) da Escola que explore a dinâmica da água na Natureza (precipitação, evaporação, infiltração, vazão…). A atividade deve privilegiar o emprego de materiais naturais, preparada para o ar livre (apresentar a tarefa em vídeo de até 8min). 
Critérios:
1 – Significância para o desenvolvimento da consciência ecológica;
2 - Estímulo à curiosidade;
3 – Contextualidade;
4 – Criatividade.

 

TAREFA 2 – Realizar uma fotografia em um corpo d’água* (solicitamos que a atividade seja realizada pelo(a) aluno(a)) que capture um instante de beleza cênica, da vida animal ou da conexão homem-natureza. 

*Lagoas, rios, ribeirões, riachos… 
Critérios:
1 – Criatividade;
2 – Singularidade da cena;
3 – Qualidade técnica (enquadramento, foco…).

 

TAREFA 3 – A equipe deverá produzir uma “reportagem” sobre o tema “o mal uso da água” (desperdício, contaminação da água entre outros) no ambiente escolar ou no entorno dela. A reportagem deve ter duração máxima de 5min, com tomada de cenas do cotidiano e/ou locais em que ocorra o problema, incluindo uma entrevista (moradores ou pesquisadores ou funcionários do serviço público relacionado à questão) e um conteúdo que apresente as consequências e o desrespeito à Legislação ambiental.

OBS: A filmagem deverá ser feita com o aparelho celular na posição horizontal. 

Critérios:

1 – Roteiro do vídeo (envolve a criatividade dos takes propostos);

2 – Conteúdo da matéria (envolve trazer informações alinhadas ao tema);

3 – Imagens (envolve a variedade de cenários).

 

TAREFA 4 – Produção de uma obra de arte (escultura, figura ou imagem) com o lixo recolhido nas imediações do Lago (se o deslocamento até lá for complicado, pode ser substituído pelo lixo recolhido nas imediações da escola, que pode comprometer o escoamento da água pelo sistema de drenagem urbana) que transmita um alerta sobre os danos ambientais. 

Critérios:
1 – Criatividade;
2 – Originalidade da ideia;
3 – Mensagem da obra.

 

TAREFA 5 – Produzir uma maquete que mostre uma ação humana que cause danos à qualidade e à quantidade da água no Lago Paranoá ou noutro reservatório de água do Distrito Federal (enfatizar a importância das águas subterrâneas no Ciclo Hidrológico). Enviar um vídeo (duração de até 5 min) do(a) aluno (a) explicando sobre o problema retratado na maquete. 

Critérios:
1- Criatividade;
2 – Beleza artística;
3 – Pertinência da problemática;
4 – Domínio na exposição.

 

A PREMIAÇÃO

1° lugar Notebook

2° lugar Projetor Multimídia

3° lugar Caixa de Som

 

 Fonte: http://folhadomeio.com.br/2022/03/gincana-da-agua/

Ilustrações: Silvana Santos