Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início
Cadastre-se!
Procurar
Área de autores
Contato
Apresentação(4)
Normas de Publicação(1)
Dicas e Curiosidades(7)
Reflexão(3)
Para Sensibilizar(1)
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6)
Dúvidas(4)
Entrevistas(4)
Saber do Fazer(1)
Culinária(1)
Arte e Ambiente(1)
Divulgação de Eventos(4)
O que fazer para melhorar o meio ambiente(3)
Sugestões bibliográficas(1)
Educação(1)
Você sabia que...(2)
Reportagem(3)
Educação e temas emergentes(1)
Ações e projetos inspiradores(25)
O Eco das Vozes(1)
Do Linear ao Complexo(1)
A Natureza Inspira(1)
Notícias(21)
| Números
|
Ações e projetos inspiradores
MENINO DE 10 ANOS CRIA GAME PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE Inspirado pelas ideias da ativista Greta Thunberg, Theo Correia desenvolveu o jogo 'Ciclovias Verdes' a partir da cidade de Niterói Alex Gonçalves, do R7*
Theo Correia, 10 anos, quer inspirar crianças do mundo inteiro sobre preservação do meio ambiente DIVULGAÇÃO/ARQUIVO PESSOAL O carioca Theo Correia tem apenas 10 anos de idade e já desenvolveu um game para conscientização e preservação do meio ambiente. Grande fã da ativista ambiental Greta Thunberg, o menino criou o Ciclovias Verdes, inspirado na cidade de Niterói (RJ). "O meu sonho está sendo realizado e eu sinto que o meu jogo pode mudar o mundo", diz. "Tudo o que eu mais quero é inspirar minha geração futura para que eles tenham o interesse em áreas verdes e possam ajudar os animais e as plantas." Com a pandemia da Covid-19, restrições e o isolamento social, o menino sentiu que precisava fazer mais. Aluno da escola de tecnologia para crianças e adolescentes, o jovem aprendeu sobre programação e decidiu criar o jogo Ciclovias Verdes para o trabalho de conclusão de uma das etapas do curso de programação. O jogo foi desenvolvido através do Kodu, plataforma de games 3D. O objetivo do jogador é retirar o lixo das ruas e das águas, acabar com as fumaças de automóveis, eliminar robôs que desmatam e criam queimadas, e transformar indústrias poluentes em indústrias de energia limpa.
Theo desenvolvendo o seu jogo ARQUIVO PESSOAL Priscila Correia é mãe do pequeno Theo. Ela conta que desde cedo estimulou o filho em casa a cuidar da natureza, sobretudo com os cuidados das plantas e dos animais. "Quando ele tinha quatro anos, conhecemos o Projeto Tamar e a experiência causou um forte impacto no Theo", conta. Para a mãe, a experiência foi decisiva na vida do filho. "Ele percebeu que era o momento de expor o assunto para as outras pessoas e falar a elas sobre o comportamento do ser humano em relação aos descartes de lixo no mar e no meio ambiente." "Inicialmente começamos a gravar vídeos como forma de conscientização e educação ambiental. Em seguida tivemos a ideia de realizar piqueniques ecológicos, onde reunimos cerca de 100 crianças nesses encontros para mostrar a importância da sustentabilidade e meio ambiente", explica. Para Guilherme Gani, coordenador de conteúdo da escola codeBuddy, "mais do que consumir, o uso responsável e seguro da tecnologia é ajudar essa nova geração a usá-la como ferramenta de criação", esclarece. "Dessa forma, eles são estimulados a refletir sobre os problemas cotidianos e a desenvolver diversas habilidades, como a criatividade e a organização", afirma Gani. *Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder Fonte: https://bityli.com/NSTZH |