Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(5) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11) Dúvidas(1) Entrevistas(2) Divulgação de Eventos(1) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Soluções e Inovações(3) Educação e temas emergentes(6) Ações e projetos inspiradores(24) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Relatos de Experiências(1) Notícias(26)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
13/09/2024 (Nº 88) NOSSO ANIVERSÁRIO SOB FUMAÇA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4921 
  

NOSSO ANIVERSÁRIO SOB FUMAÇA

Olá, pessoal!

Este mês a Fubá Educação Ambiental completa 9 anos de existência. Estamos muito felizes e orgulhosas dessa jornada e também muito gratas por todas as pessoas que estão seguindo este caminho conosco. Mas o fato é que foi difícil comemorar esta data sob a fumaça que invadiu a nossa cidade nos últimos dias. E não poderíamos deixar de comentar sobre isso. 

É muito triste pensar no impacto que os incêndios em todo o Brasil estão causando. Quantas vidas perdidas, quantos animais sofrendo, quantas comunidades afetadas… Os efeitos das mudanças climáticas estão ficando cada vez mais evidentes e cada vez mais próximos de nós. Essa situação exige medidas urgentes e mudanças reais na forma com que nós nos relacionamos com o ambiente. 

Pesquisas, planos de mitigação e de prevenção, revisões dos nossos padrões de produção e consumo, transformação da matriz energética para alternativas mais sustentáveis, fiscalização e propostas de novas leis adequadas à situação atual e tantas outras ações são fundamentais e urgentes. Mas nós sabemos que todas essas ações dependem de pessoas para que sejam colocadas em prática. 

É por isso que nós defendemos que a educação ambiental deve ser prioritária neste momento. Sem educação ambiental não engajamos pessoas, não construímos novos valores pautados na ética ambiental, não colaboramos, não dialogamos, não votamos em pessoas políticas comprometidas com a sustentabilidade e não mudamos. A educação ambiental vai muito além das oficinas sobre resíduos com crianças na escola, embora elas também sejam importantes. Mas precisamos encará-la de forma mais estratégica para envolver todos os públicos, nos mais diversos contextos na mitigação da crise climática, na conservação da biodiversidade e na promoção da justiça socioambiental. 

Empresas, partidos políticos, governos, organizações não governamentais, movimentos sociais e outros grupos e instituições precisam encarar a educação ambiental como prioridade para que cada vez mais pessoas se envolvam em ações práticas que possibilitarão a manutenção da vida humana e de outros seres com qualidade. 

É essa campanha que marca o nosso aniversário de 9 anos. Vamos continuar atuando para formar cada vez mais educadoras e educadores ambientais, para promover a justiça socioambiental, a geração de renda de forma sustentável e o diálogo com comunidades, escolas e instituições. E queremos você conosco nessa jornada. Lembre-se de que as pessoas são fundamentais para alcançarmos a sustentabilidade. E que a educação transforma pessoas.

Muito obrigada por estar aqui conosco ao longo desses 9 anos. Que nosso trabalho em conjunto possa garantir a nossa qualidade de vida hoje e o futuro das novas gerações. 

Até a próxima!

Equipe Fubá Educação Ambiental

Enviado por Fubá Educação Ambiental

São Carlos, São Paulo, Brasil

Fonte - Conteúdo recebido por e-mail.

Ilustrações: Silvana Santos