Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início
Cadastre-se!
Procurar
Área de autores
Contato
Apresentação(4)
Normas de Publicação(1)
Podcast(1)
Dicas e Curiosidades(5)
Reflexão(6)
Para Sensibilizar(1)
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11)
Dúvidas(1)
Entrevistas(2)
Divulgação de Eventos(1)
Sugestões bibliográficas(3)
Educação(1)
Você sabia que...(2)
Reportagem(2)
Soluções e Inovações(3)
Educação e temas emergentes(6)
Ações e projetos inspiradores(24)
Cidadania Ambiental(1)
O Eco das Vozes(1)
Do Linear ao Complexo(1)
A Natureza Inspira(1)
Relatos de Experiências(1)
Notícias(26)
| Números
|
Dicas e Curiosidades
CONHEÇA OS CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO SESC SÃO PAULO
Centros de Educação Ambiental do Sesc São Paulo aproximam público de reflexões sobre o território e as questões socioambientais Reconhecer o universo de fauna e flora, bem como a diversidade de indivíduos que fazem parte do lugar que habitamos, é o primeiro passo para nos sentirmos parte de uma comunidade. Ao compreendermos as características e as necessidades do território onde estamos inseridos, podemos, então, preservá-lo e pensar novas formas de convívio. Para isso, os Centros de Educação Ambiental (CEA) do Sesc São Paulo – localizados nas unidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes e Bertioga – realizam atividades que aproximam o público de reflexões sobre nosso papel neste cenário. “Os CEAs são espaços de referência para reflexões acerca das questões socioambientais que envolvem o território e a complexidade das inter-relações locais e globais”, explica Tânia Perfeito Jardim, técnica da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo. Nestes espaços permanentes, há “realização de encontros, cursos, rodas de conversa, oficinas, debates, vivências e exposições com estruturas educativas com temática socioambiental para visitação espontânea e mediada”, complementa Jardim. Conheça os Centros de Educação Ambiental do Sesc São Paulo: O tema “Entre a Serra e o Mar” é o ponto de partida para discutir as questões socioambientais da região de Bertioga, no litoral do estado. Ao visitar o CEA, é possível conhecer a geografia da região por meio de uma imagem de satélite panorâmica, observar os contornos da faixa de areia, os principais rios, as matas de restinga, a fauna e o acentuado relevo da Serra do Mar. Objetos e fotos também contam a história da cidade desde quando povoada pelos povos originários, passando pela chegada das embarcações europeias até os dias atuais.
Com o tema “Territórios em Transformação”, o objetivo do CEA desta unidade do Sesc é criar conexões entre as pessoas e o meio ambiente. Por meio de minidocumentários e de projeções mapeadas sobre uma maquete topográfica em telas de realidade aumentada, o espaço permite que o público saiba mais sobre hidrografia, relevo, fauna, flora, ocupação urbana e a presença de áreas florestais preservadas.
O enfoque do Centro de Educação Ambiental desta unidade do Sesc está na interação habitante e habitat, uma vez que o município se destaca enquanto polo produtor de alimentos, ao mesmo tempo em que é uma densa região urbanizada. Dessa forma, esses dois perfis de habitantes compartilham do mesmo território de modo a manter uma relação de trocas. Este espaço foi concebido a partir de técnicas de bioconstrução.
Agendamento de Grupos Para
agendar a visita de um grupo ao CEA, encaminhe um email para a
unidade escolhida com indicação de data, horário,
número de participantes, faixa etária e o nome de um
responsável. Depois disso, é só aguardar a
confirmação com as demais orientações. Sesc
Bertioga A visitação livre e participação nas atividades do Sesc Bertioga é reservada somente às pessoas hospedadas. Porém é possível solicitar o agendamento de grupos externos para visitarem o CEA, de maneira gratuita. Fonte: https://www.sescsp.org.br/editorial/conheca-os-centros-de-educacao-ambiental-do-sesc-sao-paulo/ |