A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Notícias
06/09/2023 (Nº 84) MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO CEARÁ/UECE COMPLETA QUATRO ANOS COM ATIVIDADES EM PACOTI
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4571 
  

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO CEARÁ/UECE COMPLETA QUATRO ANOS COM ATIVIDADES EM PACOTI

1 DE SETEMBRO DE 2023

O Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha (MHNCE), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece), comemorou, de 22 a 27 de agosto, seus quatro anos de existência, com exposição aberta ao público e atividades de educação ambiental para todas as idades. O evento aconteceu na sede do museu, que fica no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Uece, em Pacoti.

O acervo expositivo contou com dezenas de exemplares da fauna e flora, predominantemente do Ceará, além do acervo histórico de Dias da Rocha, fósseis e animais extintos ou em risco de extinção. As atividades educativas estavam distribuídas ao longo do campus e o público teve oportunidade de tocar e tirar fotos com exemplares na selfie animal, participar de jogos interativos tais como jogos da memória, jogos de tabuleiro, dominó histórico, adivinhação, pinturas, caça-palavras, entre outros. Todas essas atividades tiveram a intenção de conscientizar o público sobre a importância da preservação da fauna e flora da Serra de Baturité e do Ceará como um todo.

No dia 24, em cerimônia, o coordenador do projeto e professor da Uece, Daniel Cassiano, falou da importância do projeto do Museu. Os curadores Marco Crozariol, Rodrigo Gonzalez e Sheila Fernandes atualizaram os convidados das atividades do MHNCE durante esses quatro anos. O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, encerrou a cerimônia com uma fala sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição, ampliação dos campi da Uece no interior do Estado e a importância da continuidade do MHNCE. Estiveram também presentes na cerimônia, o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; o secretário executivo da SEMA, Fernando Bezerra; o prefeito de Pacoti, Marcos Norjosa; e a secretária de Educação de Pacoti, Maraline Rocha; além de representantes da Gestão da APA da Serra de Baturité, ONG Aquasis, BPMA, Secult, entre outros.

Durante os seis dias do evento, o número de visitantes à exposição do MHNCE ultrapassou 1.500 pessoas, de 23 cidades. Destes, 1.098 eram estudantes dos mais diversos níveis (Pré-escola, Ensinos Infantil, Fundamental I e II, Médio, EJA e Superior) das esferas estaduais, municipais, federais e privadas, além de outros grupos tais como: Agentes Jovens Ambientais (SEMA), Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Acarape (NUCA), crianças e adultos do Centro de Atenção Psicossocial de Pacoti (CAPS) e Pró-Jovem (Pacoti).