A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
15/12/2023 (Nº 85) PROGRAMA UEPA AMBIENTAL REALIZA PRIMEIRA SEMANA DE SUSTENTABILIDADE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4625 
  

PROGRAMA UEPA AMBIENTAL REALIZA PRIMEIRA SEMANA DE SUSTENTABILIDADE

Enviado por Monique Hadad 

Servidores e alunos da Uepa podem descartar resíduos eletrônicos ao longo desta semana, em pontos de coleta (Foto: Marcelo Rodrigues / Ascom Uepa).

Câmeras fotográficas e celulares estão entre os equipamentos que podem ser descartados (Foto: Marcelo Rodriges / Ascom Uepa).

Transformar o lixo eletrônico em benefícios econômicos e socioambientais. Com esse objetivo, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Instituto Descarte Correto, realiza, de hoje, 11, até o dia 15 de dezembro, a I Semana Uepa Ambiental de Sustentabilidade, em campi da instituição da capital paraense e, no dia 13, no campus XII da Uepa, em Santarém. Serão recebidos os seguintes itens: computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, micro-ondas, rádios, telefones, celulares e carregadores.

Nesta segunda-feira, os resíduos eletrônicos estão sendo recebidos em um ponto de coleta localizado no estacionamento da reitoria da Uepa; já amanhã, 12, o recebimento ocorrerá no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Centro Saúde Escola e na Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto). Na quarta-feira, 13, será a vez do campus IV, de Enfermagem, receber o projeto, que estará na quinta-feira, 14, no campus III, de Educação Física, e na sexta-feira no campus V, o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uepa.

A ação faz parte do Programa de Gestão Uepa Ambiental, institucionalizado em 2018, com base nas diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Entre os eixos norteadores do programa, destaca-se a gestão adequada de resíduos sólidos, que incluem os equipamentos eletroeletrônicos, considerados como a categoria de resíduos sólidos que mais cresce no mundo, com uma taxa de 3 a 5% ao ano. Também conhecidos por resíduos eletrônicos, lixo eletrônico ou lixo tecnológico, eles correspondem a equipamentos elétricos e eletrônicos que, após o fim da vida útil para o consumidor, tornam-se inservíveis.

Parceria 

Essa foi a primeira iniciativa realizada pela Uepa Ambiental em parceria com o Instituto Descarte Correto, que atua há 10 anos em comunidades na Amazônia e, há quase dois anos, especificamente em Belém. São coletados e recebidos descartes de pessoas físicas e empresas, diretamente ou através dos pontos de coleta de equipamentos em bom estado, obsoletos ou danificados. A iniciativa também trabalha na recuperação de computadores, que são direcionados a projetos de inclusão digital e cursos profissionalizantes, mantidos em parceria com entidades sociais e comunidades.

Os resíduos eletrônicos são muito tóxicos para ficar no meio ambiente e a educação ambiental é importante, pois muitas pessoas não têm o costume de recolher esse lixo. Nesses quase dois anos, já conseguimos retirar mais de trinta toneladas desses resíduos do meio ambiente”, detalha Leonardo Botelho, coordenador do Instituto Descarte Correto em Belém.

Segundo ele, de cada dez computadores recebidos, é possível reutilizar três unidades. “Os que não servem mais são separados, triturados e voltam para a indústria como matéria-prima. Já os computadores reciclados, em parceria com o Ministério das Comunicações, são distribuídos na Região Norte, abrindo salas de inclusão digital. Assim, a pessoa que descarta ainda pode beneficiar quem mais precisa”.

Uepa Ambiental 

As servidoras Carla Linhares e Débora Sandim compõem a equipe do Programa Uepa Ambiental. Ambas são formadas no curso de Engenharia Ambiental e destacam a relevância da I Semana de Sustentabilidade promovida pelo projeto. “Essa semana é uma metodologia para difundir a educação ambiental, pois não adianta trabalhar no gerenciamento de resíduos sólidos e não educar as pessoas numa visão ambientalmente correta. Queremos sensibilizar as pessoas, conscientizando-as de que não se deve descartar computador, por exemplo, junto com a coleta regular”, afirma Débora Sandim.

Por meio da I Semana de Sustentabilidade, segundo Débora, também é ressaltada a importância do Programa Uepa Ambiental, que atua com ações de educação ambiental direcionadas à comunidade acadêmica da instituição. “Queremos mostrar que nós estamos aqui para atender os servidores e alunos. O objetivo é que façamos essa programação semestralmente, com foco em diversos resíduos ou assuntos relacionados à sustentabilidade dentro das organizações”, destaca

Conforme Carla Linhares, o Uepa Ambiental tem ampliado suas atividades, para conscientizar servidores e alunos a fazerem o descarte de resíduos da maneira correta: “Infelizmente, sabemos que quando os resíduos eletrônicos vão para a coleta regular, eles acabam contaminando corpos hídricos, o solo, e são materiais perigosos. Então, além do resíduo que pode ser reciclado, tem muitos metais e várias classificações de resíduos. Dessa forma, dar a destinação ambientalmente correta é muito importante. Estaremos aguardando que todos tragam seus resíduos”.

Aqueles que não conseguirem levar os resíduos eletrônicos para descarte ao longo desta semana, poderão deixar os objetos na segunda-feira, 18, na sala da Uepa Ambiental, localizada na reitoria da Uepa, na rampa de acesso que fica ao lado da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA).


Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)
Foto: Marcelo Rodrigues (Ascom Uepa)

Tags: 

RESÍDUOS ELETRÔNICOS

Fonte e para saber mais: Programa Uepa Ambiental realiza Primeira Semana de Sustentabilidade | Universidade do Estado do Pará

Ilustrações: Silvana Santos