O conhecimento liberta, a ciência ilumina, informação salva vidas! – André Trigueiro
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 87 · Junho-Agosto/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(4) Dicas e Curiosidades(5) Reflexão(13) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Dúvidas(2) Entrevistas(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(7) O que fazer para melhorar o meio ambiente(4) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(1) Educação e temas emergentes(7) Ações e projetos inspiradores(27) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Relatos de Experiências(5) Notícias(24)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
15/12/2023 (Nº 85) UEMS/MARACAJU: ALUNOS DA REDE PÚBLICA CONCLUEM A DISCIPLINA ‘PROJETO MINHOCÁRIOS’
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4654 
  

UEMS/MARACAJU: ALUNOS DA REDE PÚBLICA CONCLUEM A DISCIPLINA ‘PROJETO MINHOCÁRIOS’

UEMS/Maracaju: Alunos da rede pública concluem a disciplina ‘Projeto Minhocários’

A disciplina ensinou aos estudantes sobre o processo de construção de vermicomposteiras caseiras

MARACAJU

Por:Wender Carbonari 06/12/2023 12:00

Na terça-feira, 5 de dezembro, data em que é celebrado o Dia Mundial do Solo foi apresentada atividade de encerramento da disciplina eletiva ‘Projeto Minhocários’, desenvolvida por e colocada em prática por professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

A apresentação final da disciplina eletiva ‘Projeto Minhocários’ para estudantes de ensino fundamental em escola pública com parceria do curso de Agronomia no ano de 2023 contou com a participação de 25 estudantes do 6° e 7° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre Constantino de Monte em Maracaju.

O objetivo foi desenvolver um projeto de sustentabilidade ambiental denominado de ‘Projeto Minhocários’, para fomentar discussões do processo de reciclagem de resíduos orgânicos em adubo.

A apresentação esteve aberta ao público externo e foram distribuídos aos visitantes adubos orgânicos obtidos pelos minhocários ao longo da disciplina eletiva, além promover a participação em jogos interativos e a apresentação do mascote do projeto.

Durante o ano e em cada aula de forma sequencial, etapas para a construção de vermicomposteiras, além dos processos para a produção dos vermicompostos (adubos sólido – humus, e adubo líquido – biofertilizante) foram realizados na forma de um ‘passo a passo’ ao longo da disciplina.

Na disciplina ‘Projeto minhocários’ foi difundido a prática da vermicompostagem envolvendo a educação ambiental no cenário escolar, abordando consigo o valor e importância da reciclagem.

Aulas práticas aliadas à teoria abordaram diversos temas como o reaproveitamento de resíduos orgânicos de origem doméstica e escolar, a eficiência das minhocas no solo, a construção de vermicomposteiras caseiras, as fases da vermicompostagem, reconhecimento dos organismos vivos do solo como a macro, meso e microfauna, além dos benefícios e aplicação dos subprodutos adquiridos durante o processo.

O Professor Me. Jorge Willian Francisco de Souza, professor de Geografia da rede básica de ensino, atua na Escola Estadual Padre Constantino de Monte em Maracaju, MS. Foi o professor que ofertou a disciplina eletiva aos estudantes e é membro do projeto de pesquisa: ‘Trilhas interpretativas e oficinas ecopedagógicas: caminhos para o desenvolvimento da educação ambiental e práticas sustentáveis’ com auxílio financeiro do FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) por meio do Edital Chamada Fundect/UEMS Nº 09/2022 - ACELERA UEMS - Apoio à Ciência e Ideias Inovadoras.

O Professor Dr. Thiago Woiciechowski (que atua no curso de Agronomia – UEMS Maracaju), atualmente é o coordenador da projeto de pesquisa: ‘Trilhas interpretativas e oficinas ecopedagógicas: caminhos para o desenvolvimento da educação ambiental e práticas sustentáveis’ com auxílio financeiro do FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). por meio do Edital Chamada Fundect/UEMS Nº 09/2022 - ACELERA UEMS - Apoio à Ciência e Ideias Inovadoras.

A disciplina favoreceu a autonomia dos estudantes na construção de vermicomposteiras caseiras e no entendimento geral do processo. A prática de vermicompostagem ocasiona bons resultados para a sustentabilidade ambiental, garantindo o uso racional dos recursos naturais e o melhor aproveitamento de resíduos orgânicos produzidos cotidianamente tanto nas casas quanto na escola.

Fonte: UEMS: Noticias

Ilustrações: Silvana Santos