A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Notícias
15/12/2023 (Nº 85) IPAAM REALIZA ÚLTIMAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE 2023
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4664 
  

IPAAM REALIZA ÚLTIMAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE 2023

Ações educativas fazem parte da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas promovida pelo Governo do Estado

01/12/2023

Por: RedaçãoFonte: Agência Amazonas

Foto: Divulgação / Ipaam

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), está percorrendo escolas nos municípios de Careiro Castanho e Careiro da Várzea, realizando palestras para sensibilizar alunos do ensino básico ao médio sobre a importância da preservação do meio ambiente, que fazem parte da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, realizada pelo Governo do Estado. Na última semana, os assistentes técnicos ambientais Maria de Fátima e Arivelto Marical estiveram em Manaquiri, também realizando ações educativas.

Para Juliano Valente, diretor-presidente do Ipaam, a Educação Ambiental é tão importante quanto as medidas de repressão a crimes ambientais.

Continua após a publicidade

A Educação Ambiental tem papel fundamental na formação do pensamento da preservação do Meio Ambiente. O maior vilão das queimadas ainda é a ignorância humana, a falta de informação sobre novas técnicas de preparação do solo para a cultura sem o uso do fogo e de formas de queimada controlada”, ressaltou o diretor-presidente.

Os assistentes técnicos ambientais Vandete Rocha e Gilmar Costa estiveram no município Careiro Castanho levando informação e dicas de como prevenir queimadas, além de inserir em crianças e adolescentes o compromisso de cuidar do meio em que vivemos, protegendo a natureza das ações destrutivas do homem.

Vandete fala como é significativo que crianças e jovens sejam preparados e instruídos para serem multiplicadores das boas práticas que auxiliam na proteção à natureza.

Quando o assunto é meio ambiente, devemos sempre que possível chamar a atenção dos jovens e crianças, para exigir uma mudança de comportamento do adulto. Os jovens e as crianças, são os mais prejudicados com o que está acontecendo hoje. Eles precisam de um meio ambiente saudável, abrir a janela e respirar. Entender que o futuro da floresta depende deles”, afirmou a técnica ambiental.

Durante as palestras os “jovens fiscais” se comprometeram a defender o meio ambiente, denunciando aos órgãos responsáveis qualquer tipo de degradação à natureza local.

Fonte: Ipaam realiza últimas ações de Educação Ambiental de 2023 (portaltvcariri.com.br)

Ilustrações: Silvana Santos