A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
15/12/2023 (Nº 85) PARCERIA ENTRE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE, PROJETO VIRA ADUBO CONCLUI SEGUNDA ETAPA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4666 
  

PARCERIA ENTRE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE, PROJETO VIRA ADUBO CONCLUI SEGUNDA ETAPA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

01/12/2023

Investir na educação ambiental desde a infância é semear as raízes de um futuro sustentável. Ao incorporar princípios de preservação, respeito à biodiversidade e consciência ecológica nos mais jovens, criamos pessoas capazes de cultivar um futuro com harmonia entre seres humanos e natureza.

Por esse motivo, em 2023, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, em parceria com a Secretaria de Educação, executou o projeto de educação socioambiental “Vira Adubo”. A iniciativa conscientizou alunos da Rede Municipal de Ensino a respeito da relação entre o gerenciamento de resíduos sólidos domésticos e as principais questões sociais, ambientais e econômicas enfrentadas por uma comunidade.

Na primeira etapa, iniciada em maio, os alunos conheceram o ciclo infinito da matéria orgânica, observando seu processo de transformação até o resultado: adubo orgânico. Em quatro meses, o projeto esteve em 118 turmas das 19 escolas de ensino infantil e fundamental da Rede Municipal, conscientizando mais de 2,3 mil alunos.

Em setembro, foi iniciada a segunda fase do “Vira Adubo”, na qual turmas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental visitaram o Complexo Ambiental. Mais de 1,5 mil alunos de 76 turmas conheceram o centro de compostagem e os pontos de entrega voluntária de móveis, madeira, restos de poda, materiais recicláveis, retalhos pós-confecção, pneus e lâmpadas.

O projeto de compostagem urbana “Vira Adubo”, realizado no Complexo Ambiental, transformou mais de 350 toneladas de restos de alimentos de escolas, empresas e moradores em adubo, preservando a natureza e deixando de ser destinados ao Aterro, estendendo sua vida útil e gerando economia aos cofres públicos.

Agricultores interessados em retirar cavaco (restos de poda triturados) e adubo, podem ir ao Complexo Ambiental de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h, na Estrada Farmacêutico Oswaldo Paiva. Mais informações pelo telefone (19) 99735- 3394.

Fonte: Parceria entre Educação e Meio Ambiente, projeto Vira Adubo conclui segunda etapa de educação ambiental nas escolas municipais – Prefeitura Municipal da Estância de Socorro

Ilustrações: Silvana Santos