A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
15/12/2023 (Nº 85) PROJETO AMBIENTAL DESENVOLVIDO EM CRECHE DE MACEIÓ É UM DOS SEMIFINALISTAS DO PRÊMIO LED 2024
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4669 
  

PROJETO AMBIENTAL DESENVOLVIDO EM CRECHE DE MACEIÓ É UM DOS SEMIFINALISTAS DO PRÊMIO LED 2024

Iniciativa da Globo e Fundação Roberto Marinho pretende destacar e reconhecer práticas inovadoras que estimulem um futuro melhor em prol da educação no Brasil

Jamerson Soares/Ascom Semed28/11/2023

   

Iniciativa estimula consciência sobre preservação ambiental. Foto: Cortesia

O projeto de educação ambiental "Cultivar, cuidar, cuidar-se - um modelo inspirador para o futuro", desenvolvido pela creche Mestra Virgínia Moraes da Silva, localizado no bairro Rio Novo, em Maceió, é um dos 60 semifinalistas do Prêmio LED 2024.

A premiação é uma iniciativa da TV Globo e da Fundação Roberto Marinho que tem o objetivo de destacar e reconhecer seis importantes práticas inovadoras em prol da educação no Brasil. Entre as mais de duas mil inscrições no prêmio em nível nacional, a creche foi uma dos grandes destaques na categoria Estudante de Pós-Graduação.

O projeto é realizado há mais de dois anos com recursos próprios na unidade escolar, em parceria com Jhulyanne Christiny Marcelino dos Santos, engenheira agrônoma, e Cristian Bernardo, que é estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia - produção vegetal CECA-UFAL, que submeteu a iniciativa ao prêmio, além de toda a comunidade escolar da creche.

A iniciativa ensina as crianças a plantar, a fazer compostagem, regar, cuidar dos produtos, colher, entre outras ações, como uma forma de estimular o plantio e o consumo de alimentos sem agrotóxicos.

"Espero que seja um projeto que possa se espalhar por todo o Brasil e no mundo. Que essa iniciativa não fique só em nossa creche, que ele se expanda. Acho que esse resultado é um avanço, tendo em vista que é algo nacional", destacou a vice-diretora da creche, Marcela Penedo.

O próximo passo será a entrevista que será realizada por membros da premiação com três integrantes do projeto. Após a entrevista, serão selecionadas 15 práticas inovadoras para a fase final. Destas, apenas seis projetos serão contemplados com um valor de R$ 200 mil, para a continuação e a replicação da iniciativa no Município. Além disso, as histórias das ações premiadas serão contadas em um programa especial da TV Globo.

"O objetivo é que a creche se torne referência para outras instituições e que essa iniciativa ultrapasse os muros da escola. Acredito que isso esteja acontecendo. A gente ficou muito feliz e com um sentimento de dever cumprido. Estamos representando a creche, todos os voluntários, incluindo também os pais das crianças. Esse resultado é um sinal de que os nossos esforços estão sendo validados, de que o nosso sonho começou a se tornar realidade", disse Jhulyanne.

Prêmio LED 2024

O Prêmio do Movimento LED é uma chamada aberta para educadores, estudantes, organizações, empreendedores e criadores que atuam na temática de educação e desenvolvem iniciativas inovadoras.

Divididos em três categorias, os participantes têm em comum a inovação na área da educação, seja como educadores, estudantes ou empreendedores/organizações.

Espalhados pelo Brasil, atuam para mudar a realidade com soluções de qualidade, seja na educação básica, educação profissional ou técnica, educação não-formal ou Ensino Superior, os quatro eixos contemplados na chamada. A festa de premiação dos vencedores será realizada em abril de 2024.

Atividades de educação ambiental com crianças de creche municipal. Fotos: Cortesia

Fonte: Prefeitura de Maceió | Projeto ambiental desenvolvido em creche de… (maceio.al.gov.br)

Ilustrações: Silvana Santos