A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
15/12/2023 (Nº 85) CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É DESTAQUE NA CONSCIENTIZAÇÃO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4672 
  

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É DESTAQUE NA CONSCIENTIZAÇÃO

Espaço pedagógico recebe estudantes e promove campanhas ao longo do ano

Publicado em 29/11/2023

Centro de Educação Ambiental recebe estudantes para atividades de conscientização

Diante de tantos impactos causados pela força da natureza, como os casos de enchentes vivenciados no Estado nos últimos meses, os debates sobre as causas e ações que podem minimizar os efeitos destes eventos se tornam imprescindíveis. Neste sentido, a Educação Ambiental representa importante estratégia como forma de conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a responsabilidade de cada um diante da preservação do meio ambiente. Em Novo Hamburgo, além do trabalho cotidiano realizado nas escolas municipais, destaca-se o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES). Localizado na Estrada do Wallahay, 1400, Lomba Grande, o espaço pedagógico mantido pela Secretaria de Educação (SMED) busca fomentar essas discussões além de promover as vivências dos estudantes junto à natureza, buscando sensibilizá-los, cada vez mais, para a importância da vida social em equilíbrio com a natureza.

Logística reversa

Uma das ações permanentes do CEAES é a campanha para descarte correto de resíduos sólidos. Desde 2021, o Centro Ambiental é um ponto oficial de coleta de esponjas de limpeza de uso doméstico e materiais de escrita a partir de programas organizados pela TerraCycle, empresa internacional referência em reciclagem e reúso. O material coletado pelo CEAES é enviado à empresa que encaminha para as fabricantes, fazendo a logística reversa. Estes materiais, em vez de serem descartados como resíduos, demorando centenas de anos para se decompor, são utilizados como matéria prima para a fabricação de novos itens.

Participe

Na semana passada, o CEAES fez uma nova remessa de materiais. Ao todo, foram encaminhados 7kg de esponjas usadas e 20kg de materiais de escrita, que deixaram de ir para aterros sanitários e vão se transformar em novos produtos. O CEAES é, permanentemente, ponto de coleta dos materiais e também arrecada itens durante campanhas nas escolas. Podem ser encaminhados esponja de cozinha (limpas e secas); lápis de escrever, lapiseira, lápis de cor, caneta, borracha, apontador, canetinha, marca texto, etc. “Através destas ações, compreendemos a importância de cuidar e ter respeito consigo, com o próximo e com a vida em todas as suas variações pois, somos todos parte do todo que chamamos de Meio Ambiente”, explica a coordenadora do CEAES, Fabiane de Melo.

Fonte: Centro de Educação Ambiental é destaque na conscientização | Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

Ilustrações: Silvana Santos