Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início
Cadastre-se!
Procurar
Área de autores
Contato
Apresentação(4)
Normas de Publicação(1)
Podcast(1)
Dicas e Curiosidades(5)
Reflexão(6)
Para Sensibilizar(1)
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11)
Dúvidas(1)
Entrevistas(2)
Divulgação de Eventos(1)
Sugestões bibliográficas(3)
Educação(1)
Você sabia que...(2)
Reportagem(2)
Soluções e Inovações(3)
Educação e temas emergentes(6)
Ações e projetos inspiradores(24)
Cidadania Ambiental(1)
O Eco das Vozes(1)
Do Linear ao Complexo(1)
Notícias(26)
| Números
|
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
IMPORTANTES PORTAIS VIRTUAIS COM INFORMAÇÕES AMBIENTAIS (Notícias e Educação Ambiental) A informação séria e confiável é fundamental como recurso pedagógico para a implantação da Educação Ambiental, e por esta razão republicamos uma listagem de link para o acesso a informações em sites seguros, agilizando a busca por informações que fundamentam ações de Educação Ambiental. Este pequeno banco de links também facilita muito a vida de pessoas que gostam de se manterem atualizadas, ou que pesquisam com muita frequência sobre questões ambientais. Com isto ganhamos tempo e podemos alcançar com mais facilidade as informações que desejamos. Reapresentamos, então, uma série de links (alguns desabilitados mas que deixamos pois podem apenas ter mudado de endereço) que nos facilitam a vida na busca de informações sobre meio ambiente e Educação Ambiental. São sites, revistas, e jornais, todos com confiabilidade. REBIA
A REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental é uma Associação sem fins lucrativos, independente, sem vínculos partidários ou religiosos, que visa contribuir para a formação e fortalecimento da cidadania socioambiental planetária através da democratização da informação ambiental e da educação ambiental, com uma visão plural e democrática da questão socioambiental e da sustentabilidade, e que se rege por seus Estatutos e pela legislação específica, notadamente na forma prevista nos artigos 53 a 61 nos termos da Lei nº 10.406/2002, do Novo Código Civil Brasileiro, em vigor a partir de 11 de janeiro de 2003, com sede na Travessa Gonçalo Ferreira, 777 (atual 467), bairro Jurujuba, Niterói, RJ CEP 24.370-290, podendo manter escritórios em qualquer ponto do País ou do Exterior, inscrita no CNPJ 05.291.019/0001-58.
REVISTA DO MEIO AMBIENTE Desativado
ENVOLVERDE A Envolverde se dedica há 20 anos em fazer conteúdo jornalístico para mídias, empresas e para nosso próprio site.
ECODEBATE
A revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394, é um projeto sem fins lucrativos, desenvolvido para a socialização da informação socioambiental. O conteúdo é selecionado e publicado com o foco dos movimentos sociais e foi conceituado para ser uma ferramenta de incentivo ao conhecimento e à reflexão, através de notícias, informações, artigos de opinião e artigos técnicos, sempre discutindo cidadania e meio ambiente, de forma transversal e analítica. Em razão disto, nossos leitores são essencialmente militantes dos movimentos sociais (CPT, MST, MPA, MAB, Comitês de Bacias, ONGs, etc), ativistas ambientais e professores da rede pública de ensino. Procuramos manter nosso conteúdo centrado em temas ligados às questões socioambientais, dosando cidadania e meio ambiente como questões centrais dos grandes debates. É por isto que mantemos debate permanente sobre o modelo de desenvolvimento. Neste sentido, destacamos nosso conceito base: “Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente. [Henrique Cortez, 2005]” Acreditamos firmemente na socialização da informação socioambiental, razão pela qual o acesso ao conteúdo diário e ao banco de dados de matérias e artigos é gratuito, de forma a contribuir para que nossos leitores possam construir seus próprios conhecimentos e consciência crítica da realidade. Uma alternativa de acesso ao nosso conteúdo é assinatura de nosso boletim diário. A assinatura por ser realizada através do envio de um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com O conteúdo da EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br editor da revista eletrônica EcoDebate
ECOAGÊNCIA Desativado Agência de notícias ambientais reconhecida nacionalmente A EcoAgência é uma agência de notícias ambientais criada por voluntários do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJ/RS, em 2003, no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, quando os ecojornalistas perceberam que as pautas de meio ambiente recebiam pouca atenção da imprensa. Desde 2004 ela funciona com um site na internet, procurando contribuir para a democratização da informação ambiental e a conscientização ecológica da sociedade com notícias, artigos e reportagens ambientais, publicadas no site e distribuídas por newsletter para todo o Brasil.
A
Ecoagência trabalha exclusivamente com meio ambiente, porém,
considerando a transversalidade do tema e suas interfaces com outras
áreas, tendo como principais objetivos denunciar os crimes
contra o meio ambiente, alertar para os problemas ambientais e
acompanhar as políticas públicas do setor. Neste sentido, a Ecoagência vem obtendo o reconhecimento por sua atuação de ambientalistas, instituições públicas e privadas, autoridades, profissionais, estudantes das mais diversas áreas e da comunidade em geral, o que é uma motivação e a garantia da continuidade desse trabalho.
AMBIENTEBRASIL http://www.ambientebrasil.com.br/
SOS MATA ATLÂNTICA
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental que atua na conservação da floresta mais ameaçada do país e dos ambientes costeiros e marinhos associados, buscando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida humana. Nossa causa é proteger e recuperar a Mata Atlântica – porque restam apenas 8,5% dessa importante floresta que já cobriu grande parte do Brasil; e proteger o Mar e a Costa do litoral brasileiro – até o momento menos de 1% da costa brasileira encontra-se sobre algum regime de proteção. Saiba mais nos links ao lado. Para alcançar essa missão, a SOS Mata Atlântica desenvolve inúmeros projetos em temas como monitoramento da Mata Atlântica, divulgação de informações sobre desmatamento, restauração da floresta com produção e plantio de mudas, educação ambiental, acompanhamento e cobrança das políticas ambientais do governo, campanhas, etc.
ECODEBATE
A revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394, é um projeto sem fins lucrativos, desenvolvido para a socialização da informação socioambiental. O conteúdo é selecionado e publicado com o foco dos movimentos sociais e foi conceituado para ser uma ferramenta de incentivo ao conhecimento e à reflexão, através de notícias, informações, artigos de opinião e artigos técnicos, sempre discutindo cidadania e meio ambiente, de forma transversal e analítica. Em razão disto, nossos leitores são essencialmente militantes dos movimentos sociais (CPT, MST, MPA, MAB, Comitês de Bacias, ONGs, etc), ativistas ambientais e professores da rede pública de ensino. Procuramos manter nosso conteúdo centrado em temas ligados às questões socioambientais, dosando cidadania e meio ambiente como questões centrais dos grandes debates. É por isto que mantemos debate permanente sobre o modelo de desenvolvimento. Neste sentido, destacamos nosso conceito base: “Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente. [Henrique Cortez, 2005]” Acreditamos firmemente na socialização da informação socioambiental, razão pela qual o acesso ao conteúdo diário e ao banco de dados de matérias e artigos é gratuito, de forma a contribuir para que nossos leitores possam construir seus próprios conhecimentos e consciência crítica da realidade. Uma alternativa de acesso ao nosso conteúdo é assinatura de nosso boletim diário. A assinatura por ser realizada através do envio de um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com O conteúdo da EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br editor da revista eletrônica EcoDebate AMBIENTE DO MEIO Criado em 2007 por uma necessidade de cooperar com os jornalistas e educadores bem como pessoas leigas em sua necessidade de encontrar informações sobre questões socioambientais.
O ECO
((o))eco é feito pela Associação O Eco, uma ONG brasileira que se preza por não ter fins lucrativos nem vinculação com partidos políticos, empresas ou qualquer tipo de grupo de interesse. O conteúdo do site é fruto do trabalho de uma rede de jornalistas e especialistas, muitos voluntários e outros que trabalham em tempo parcial. A graça de participar de ((o))eco não é financeira, mas acreditar e se beneficiar da sua missão de: Dedicar-se a cobertura de pautas sobre o meio ambiente. Nossa razão de ser é a conservação da natureza Treinar e propiciar experiência a jovens (ou nem tanto) escritores, fotógrafos e cinegrafistas vocacionados à cobertura ambiental, sejam eles jornalistas por formação ou não. ((o))eco é uma escola que espera impulsionar a carreira de profissionais brilhantes, motivados e espalhados por todos os cantos do Brasil
AGÊNCIA AMBIENTAL PICK-UPAU
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais.
REVISTA MEIO AMBIENTE http://www.revistameioambiente.com.br/ Desativado A revista de ecologia e consumo MEIO AMBIENTE está agora com uma nova orientação editorial, voltada para a educação ambiental e responsabilidade social, cujos valores comunicados tratam das questões mais importantes em relação ao meio ambiente nos tempos atuais.
JORNAL DE BOAS NOTÍCIAS – Categoria Meio Ambiente http://jornaldeboasnoticias.com.br/category/meio-ambiente/
O Jornal de Boas Notícias traz um apanhado das notícias do Brasil e do mundo, fazendo um filtro nas notícias desagradáveis, tristes e ruins. O que não quer dizer em absoluto que estamos fechando os olhos para os problemas do mundo, mas temos em mente que muitos meios de mídia e veículos de comunicação já fazem este papel de forma contundente. O que queremos aqui é proporcionar uma leitura sem impactos, leve e que mostre que existem muitas boas notícias acontecendo por aí.
JORNALISMO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO https://jornalismoa.wordpress.com/ Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo.
FOLHA DO MEIO AMBIENTE Desativado Há 26 anos, um grupo de jornalistas brasileiros, liderados por Silvestre Gorgulho, firmou um compromisso solene de fazer um jornal que discutisse os temas ambientais e pudesse ajudar na luta por um futuro comum mais sadio. Um jornal que lutasse pelo resgate da cidadania, pelo uso racional dos recursos naturais, pela educação e conscientização dos habitantes desse planeta. E assim, em junho de 1989, nascia a Folha do Meio Ambiente, dois anos antes da Conferência da ONU, no Rio de Janeiro, a ECO-92. Vale lembrar o artigo escrito por Adriano Lopes e publicado na revista “Comunicação Social” : “A Folha do Meio Ambiente talvez seja, na história da imprensa brasileira, das raras publicações que não nasceram da teimosia de algum sonhador, como nos tempos heróicos da linotipo. Também não veio ao mundo para servir a projetos políticos pessoais. Nem mesmo é resultado de algum planejamento estratégico que tenha detectado um nicho de mercado promissor. Nasceu, na verdade para durar muito pouco, e sobreviveu por imposição de seus leitores. Mais, precisamente, de 321 leitores que cismaram de tornar-se assinantes de um jornal planejado para não passar da primeira edição”.
REVISTA ATITUDE SUSTENTAVEL http://atitudesustentavel.com.br/ Em manutenção O Atitude Sustentável é um portal de notícias, dicas e informações tendo como foco central duas temáticas que fazem parte da vida de todo ser humano: os espaços construídos para morar e trabalhar. O portal apresenta caminhos para que os leitores partam para a ação através de pequenas e significativas atitudes sustentáveis. Os assuntos abordados passam por temas como Arquitetura, uso racional da água, energia, construção, paisagismo, design e decoração. Usando uma linguagem simples e direta, ele é direcionado para todos aqueles que tenham o interesse de projetar lugares que possam ser norteados por escolhas de produtos e serviços que reduzam o uso de recursos não-renováveis e minimizem o impacto ambiental. O portal Atitude Sustentável é uma iniciativa da MundoGEO, empresa de comunicação fundada em 1998 e líder na América Latina no setor de Geomática e Soluções Geoespaciais utilizando os canais de revista, internet, cursos e eventos.
SUSTENTÁCULOS Desativado Até 2030, todos os alunos deverão ter os conhecimentos e habilidades imprescindíveis à promoção do desenvolvimento sustentável. Este é um dos principais compromissos assumidos em setembro de 2015 por todas as nações na histórica agenda “Transformando Nosso Mundo”. Mas, como cumprir tão nobre compromisso se hoje é muito raro o professor à vontade para explicar o desenvolvimento, e raríssimo o que consegue esclarecer por que tal noção passou a ser adjetivada de sustentável? Na verdade, o lema do desenvolvimento sustentável tem sido vítima de tantas distorções que seu âmago acabou obscurecido: a grande novidade ética de que as futuras gerações merecem tanta atenção quanto as atuais. Se não há respostas prontas para enfrentar essa complexa temática, é necessário e possível apontar caminhos para a busca. É o que esta plataforma pretende: oferecer um manancial de conteúdos para que as equipes pedagógicas possam se preparar para abordar este que é um dos mais generosos ideais da humanidade. O site está organizado em dois conjuntos. Um, mais conceitual, destrincha a questão em oito temas, cada qual apresentado por um vídeo aula acompanhado de documentos complementares. Outro é consagrado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que catalisarão as práticas nos próximos quinze anos.
REVISTA ECOLÓGICO http://www.revistaecologico.com.br/
O Grupo Ecológico é uma empresa que tem como missão formar opinião de qualidade sobre sustentabilidade, para ampliação da consciência e mudança de comportamento das pessoas e organizações. A empresa é integrada pela Revista Ecológico, a mais respeitada publicação sobre sustentabilidade na grande mídia impressa brasileira, pelo "Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza", pela "Hiram Firmino Consultoria em Comunicação Ambiental" e pelo Movimento Sou Ecológico dirigido às redes sociais. Todas essas marcas têm como objetivo divulgar, informar e conscientizar sobre práticas sustentáveis que contribuem para um planeta mais verde e justo!
REVISTA HORIZONTE GEOGRÁFICO http://www.edhorizonte.com.br/revistas/ Desativado Publicada desde 1987, é uma revista de circulação nacional que apresenta uma visão de mundo sob a ótica da sustentabilidade. Com reportagens que integram perspectivas ambientais, sociais e culturais, a revista apresenta imagens e textos inovadores sobre o mundo que nos cerca, com foco principal no desenvolvimento sustentável do Brasil.
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (REVBEA) http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea Endereço atualizado: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea
A Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) é fruto da organização e da capacidade de mobilização da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA). Ela tem um formato eclético (acadêmico e não acadêmico), em função do vasto e heterogêneo perfil dos protagonistas em Educação Ambiental (EA) do Brasil. Sua intenção não é disputar espaços contra as demais revistas acadêmicas, ao contrário, alia-se às inúmeras publicações internacionais e nacionais, oferecendo um outro espaço que possa revelar vivências, experiências, ensaios ou reflexões teóricas sobre a EA.
AMBIENTE & EDUCAÇÃO - Revista de Educação Ambiental https://www.seer.furg.br/ambeduc Desativado A Revista Ambiente & Educação foi criada, em 1996, como espaço de discussão no Programa de Educação Ambiental da FURG. Trata-se de uma revista semestral que pretende agregar, articular, aprofundar e divulgar concepções e práticas na construção dos saberes sobre o meio ambiente, especialmente visando construir uma perspectiva educativa que sustente a diversidade e a complexidade da problemática contemporânea.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL http://www.revistas.usp.br/pea/issue/view/9681
O corpo editorial da Revista Pesquisa em Educação Ambiental é formado por pesquisadoras(es) da área nos âmbitos nacional e internacional. A revista publica artigos originais resultantes de pesquisas empíricas ou estudos teóricos no campo da Educação Ambiental. A submissão de artigos é analisada inicialmente pelos editores coordenadores do número que verificam a sua pertinência ao escopo da revista, caso positivo o artigo é encaminhado a dois pareceristas externos, que o avaliam de acordo com os critérios definidos pelo Conselho Editorial Científico.
ANDA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DE DIREITOS ANIMAIS
A imprensa não apenas informa. Ela forma conceitos. Modifica ideias. Influencia decisões. Define valores. Participa das grandes mudanças sociais e políticas trazendo o mundo para o indivíduo pensar, agir e ser. É justamente este o objetivo da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais: informar para transformar. A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, mais ética, mais justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais. É o primeiro portal jornalístico do mundo voltado exclusivamente a fatos e informações do universo animal. Com profissionalismo, seriedade e coragem, a ANDA abre um importante canal com jornalistas de todas as mídias e coloca em pauta assuntos que até hoje não tiveram o merecido espaço ou foram mal debatidos na imprensa. A proposta da ANDA é servir também de referência a toda sociedade, respondendo aos questionamentos e incentivando novas atitudes, sempre sob o foco dos direitos animais. A ANDA foi criada pela jornalista, vegana e ativista em defesa dos direitos animais Silvana Andrade, com 29 anos de experiência na imprensa brasileira.
PROGRAMA AMBIENTAL A ÚLTIMA ARCA DE NOÉ http://www.aultimaarcadenoe.com.br/
Os
objetivos:
REVISTA ECO21
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE http://www.mma.gov.br/comunicacao/agencia-informma
INTERNACIONAIS
E - THE ENVIRONMENTAL MAGAZINE
E - The Environmental Magazine estreou em impressão em janeiro de 1990 na véspera do 20º aniversário do primeiro Dia da Terra e na sequência do infame derrame de petróleo da Exxon Valdez. Na época, o público americano também estava enrolado por relatos de lixo médico lavando nas costas de Nova Jersey, incêndios que ardiam no Parque de Yellowstone e tempo inusitadamente quente que ganharam o verão de 1988 o apelido de "The Greenhouse Summer". Desde a sua criação, a missão da revista permaneceu a mesma coisa: fornecer informações sobre questões ambientais e compartilhar idéias e recursos para que os leitores possam viver vidas mais sustentáveis e se conectar com os esforços em andamento para a mudança. E permaneceu independente de qualquer organização de membros e não tem nenhuma agenda a promover, exceto a de nosso movimento ambientalista muito diversificado e dinâmico como um todo. Como tal, E lançou uma ampla rede editorial, abrangendo tudo o que é ambiental - desde grandes questões como mudanças climáticas, energias renováveis e toxinas e saúde, aos tópicos que afetam diretamente a vida diária dos nossos leitores: como comer direito e ficar saudável, Onde investir de forma responsável e como economizar energia em casa. Em 2013, E fez a transição para uma publicação somente on-line. Hoje em dia, o arquivo completo de artigos dos 23 anos da E Print é disponibilizado gratuitamente através deste site, com novos conteúdos fornecidos pelos produtores em nosso site da irmã EarthTalk.org , o lar online da coluna de perguntas e respostas EarthTalk internacionalmente distribuída.
ENN – ENVIRONMENTAL NEWS NETWORK
Nossa missão é simples: fornecer uma perspectiva global sobre questões ambientais e promover o pensamento, a discussão e a conscientização entre nossos leitores, nossos membros da imprensa, nossos afiliados editoriais e os outros clientes atendidos. A equipe editorial da ENN publica o conteúdo original, as notícias de afiliados originais de nossos 44 afiliados editoriais e reúne e filtra artigos de uma variedade de outros fluxos de notícias. Nossas principais fontes incluem grandes serviços eletrônicos, além de histórias de vários parceiros, contribuidores, jornalistas freelance e cidadãos e pesquisadores de todo o mundo. Para mais informações sobre ENN, ou nossos programas e serviços, entre em contato conosco.
Somos una marca LifeStyle que publica Revistas Digitales en español. Nuestros contenidos son leídos por más de 9 millones de usuarios cada mes, provenientes de todo el mundo.
C/Arrieta
7, 6ª planta, Madrid 28013
BLOG MEDIO AMBIENTE
Nuestro equipo está formado por profesionales de amplia experiencia que desarrollamos la carrera profesional dentro del ámbito de la consultoría ambiental y de la ingeniería medioambiental. El núcleo de ALLPE está formado por licenciados en medio ambiente, ingenieros agrónomos, ingenieros de montes, ingenieros de telecomunicaciones, ingenieros de caminos, arqueólogos, topógrafos, economistas y licenciados en derecho. Nuestros asociados, colaboradores habituales en nuestros proyectos dadas las necesidades multidisciplinares de los mismos, abarcan campos tan variados y diversos como la biología, la geología, la arquitectura y la ingeniería en sus diferentes ramas. ALLPE nace como consultora ambiental en el año 2.001 creando dos áreas de trabajo diferenciadas con objetivos ambientales complementários (...) Allpe Ingenieria y Medio Ambiente. Isabel Colbrand 10, 28050 Madrid (España). Puede copiar, transmitir o modificar los contenidos de este blog siempre que nos atribuya la autoría original incluyendo un enlace a www.medioambiente.org REVISTA ECOSISTEMA http://www.revistaecosistema.com/
Nuestra especialidad es la elaboración de contenido de alta calidad en relación a temas de sustentabilidad. Ecosistema Comunicación es una plataforma de contenido que produce información sobre temas relacionados con el desarrollo sustentable, la RSE y las nuevas economías.
Uma seleção elaborada por Bere Adams em JUNHO/2017 Para Apoema.com.br e Revista Educação Ambiental em Ação Editora responsável pela REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Arquivo revisado e atualizado em DEZEMBRO de 2023
Periodicamente pretendemos atualizar esta listagem. Sugestões de links são muito bem-vindas, enviar para bereadams@gmail.com e no assunto escrever SUGESTÃO DE LINK PARA A REVISTA. |