A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
O Eco das Vozes
15/12/2023 (Nº 85) BRINCAR E NATUREZA - UM DIREITO DE TODAS AS PESSOAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4699 
  

BRINCAR E NATUREZA - UM DIREITO DE TODAS AS PESSOAS

Prof.ª Adriana Backes

adrianabackesmacedo@gmail.com

Prof.ª Ms.Rosane Romanini

romaninirosane@gmail.com

Assistente Social Taiane Rodrigues

estanciatai@yahoo.com.br

Desde o ano de 2016, Novo Hamburgo conquistou através de um coletivo de professores a lei 2.909/2016, que comemora a “Semana Municipal do Brincar”, com o objetivo de valorizar o brincar, a saúde, a transmissão de brincadeiras tradicionais e a convivência intergeracional, priorizando estar em espaços arborizados, como parques, praças e ruas de lazer.

A partir destas comemorações que acontecem todos os anos durante a última semana do mês de maio, o Parque Luis Henrique Roesler, se tornou um dos lugares preferidos para o convite ao brincar na natureza e com a natureza.

No ano de 2023, a OMEP (organização mundial para a educação pré-escolar de NH), realizou juntamente com a Secretaria de Educação, a abertura da 8 ª semana do brincar, com brincadeiras, trilha com a Fada Arco Íris e uma oficina de gravetos, que encantou as crianças.

Taiane Rodrigues, responsável técnica pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da ADEVIS (associação dos deficientes visuais de NH), acompanhando o movimento da cidade nas comemorações da semana do brincar, buscou saber se seria possível que o grupo de convivência da ADEVIS, pudesse integrar-se a esse movimento, buscando informações com a professora e psicomotricista Rosane Romanini, uma das idealizadoras deste movimento brincante na cidade desde 2016.

A partir dessa aproximação, o lugar sugerido foi o Parque Luis Henrique Roessler, mais conhecido como “Parcão”, para receber 35 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com deficiência total da visão, baixa visão e acompanhantes videntes, para uma tarde integrativa entre o brincar e a natureza.

Para a concretização deste momento entra em ação a professora Adriana Backes, (Fada Arco Íris), que recebe o grupo em sua “casa”, no próprio Parcão. Adriana é a responsável pelas trilhas pelo parque, levando as crianças das escolas da cidade a conhecer a riqueza da fauna, flora e os espaços de brincar oferecidos pela reserva ambiental, de maneira lúdica e vivencial.

A tarde brincante foi com chuva e as atividades precisaram ocorrer em espaço fechado, na casa da Fada. Mesmo assim, não impossibilitou termos um encontro cheio de experiências multissensoriais, ativando a audição, o tato, olfato e paladar, através da música, da argila, das flores, dos chás e dos temperos. O convite foi fazermos bolinhos de argila com direito a decoração com elementos da natureza.

O encontro iniciou com uma roda de apresentação onde cada participante falou seu nome e sua idade, a pedido da responsável pelo grupo, falaram também qual seu nível de deficiência visual. Seguimos com brincadeiras que envolviam gestos corporais, canto e ritmos, ora lento, ora rápido, o que levou a todos boas risadas.

Os bolinhos de argila contemplaram uma parte significativa da tarde, pois tínhamos como objetivo que o contato com a argila, chás, galhos secos, sementes e temperos, pudessem despertar boas lembranças, incluindo as da infância.