Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início
Cadastre-se!
Procurar
Área de autores
Contato
Apresentação(4)
Normas de Publicação(1)
Podcast(1)
Dicas e Curiosidades(5)
Reflexão(6)
Para Sensibilizar(1)
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11)
Dúvidas(1)
Entrevistas(2)
Divulgação de Eventos(1)
Sugestões bibliográficas(3)
Educação(1)
Você sabia que...(2)
Reportagem(2)
Soluções e Inovações(3)
Educação e temas emergentes(6)
Ações e projetos inspiradores(24)
Cidadania Ambiental(1)
O Eco das Vozes(1)
Do Linear ao Complexo(1)
Notícias(26)
| Números
|
Ações e projetos inspiradores
ESTUDANTES DE FERNANDO DE NORONHA PARTICIPAM DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PLANTIO DE MUDAS Ação faz parte do programa ‘Plantar Juntos’, que prevê o plantio de 4 milhões de mudas em Pernambuco. Um aplicativo de celular vai ajudar no monitoramento das árvores. Por Ana Clara Marinho, g1 PE 06/02/2024
Estudantes participaram do plantio — Foto: Edmilson Tanaka/Divulgação Os estudantes de Fernando de Noronha deram início ao ano letivo na segunda-feira (5) com a participação de uma ação de incentivo a preservação do meio ambiente. Os alunos da ilha realizaram plantio de mudas das espécies mulungu, João mole, Eugênia e Ipê branco. A atividade aconteceu no Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer e na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago Fernando de Noronha. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp As crianças tiveram a ajuda do gerente de Meio Ambiente do governo local, Ramon Abelenda; do superintendente de Educação do distrito, Amaro Miguel; e da administradora de Noronha, Thallyta Figuerôa. “A gente planta as mudas aqui, sempre pensando no futuro, na sustentabilidade. Daqui a pouco serão essas crianças que irão compartilhar e transformar esses espaços. Todos colaboram para uma Noronha sustentável", afirmou Thallyta Figuerôa. Foram plantadas 30 mudas, um ato simbólico faz parte do programa estadual "Plantar Juntos". A meta é plantar 4 milhões de árvores em todo o estado, em quatro anos.
Os alunos receberam orietações de cuidados com as árvores — Foto: Edmilson Tanaka/Divulgação O programa também prevê a realização de palestras, oficinas e atividades pedagógicas multidisciplinares. O objetivo é enfatizar a importância da preservação da biodiversidade e os elementos naturais. O tema deste ano é “Educação no Plantar Juntos: cultivando a identidade cultural e ambiental brasileira”. Aplicativo O gerente de Meio Ambiente de Noronha, Ramon Abelenda, afirmou que além o plantio, será feito o monitoramento, com demarcação. Um aplicativo de celular vai ajudar no acompanhamento. “Vamos registrar e demarcar essa muda, que será monitorada por um aplicativo. Esse aplicativo vai acompanhar a quantidade de árvores que foram plantadas, para que possamos alcançar essa meta, que é forte, arrojada, mas que é totalmente factível”, falou Ramon Abelenda.
As alunas receberam a ajuda do superintendente de Educação, Amaro Miguel — Foto: Edmilson Tanaka/Divulgação O aluno da Centro Bem-Me-Quer, Bernardo José Gaspalone, de 5 anos, contou o que aprendeu sobre o plantio. “A folha, que tem sementes dentro, abre e está cheia de sementinhas. As sementes vão se reproduzir”, disse o garoto. O estudante da Escola Arquipélago, Caíque França, com 8 anos, falou dos cuidados que são necessários a árvore. “É preciso molhar a planta; ela vai crescer e vamos ter ar, comida e frutas para a gente se alimentar”, explicou Caíque.
|