Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
14/03/2024 (Nº 86) ESTUDANTES DE FERNANDO DE NORONHA PARTICIPAM DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PLANTIO DE MUDAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4774 
  

ESTUDANTES DE FERNANDO DE NORONHA PARTICIPAM DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PLANTIO DE MUDAS

Ação faz parte do programa ‘Plantar Juntos’, que prevê o plantio de 4 milhões de mudas em Pernambuco. Um aplicativo de celular vai ajudar no monitoramento das árvores.

Por Ana Clara Marinho, g1 PE

06/02/2024

Estudantes participaram do plantio — Foto: Edmilson Tanaka/Divulgação

Os estudantes de Fernando de Noronha deram início ao ano letivo na segunda-feira (5) com a participação de uma ação de incentivo a preservação do meio ambiente. Os alunos da ilha realizaram plantio de mudas das espécies mulungu, João mole, Eugênia e Ipê branco.

A atividade aconteceu no Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer e na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago Fernando de Noronha.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp

As crianças tiveram a ajuda do gerente de Meio Ambiente do governo local, Ramon Abelenda; do superintendente de Educação do distrito, Amaro Miguel; e da administradora de Noronha, Thallyta Figuerôa.

A gente planta as mudas aqui, sempre pensando no futuro, na sustentabilidade. Daqui a pouco serão essas crianças que irão compartilhar e transformar esses espaços. Todos colaboram para uma Noronha sustentável", afirmou Thallyta Figuerôa.

Foram plantadas 30 mudas, um ato simbólico faz parte do programa estadual "Plantar Juntos". A meta é plantar 4 milhões de árvores em todo o estado, em quatro anos.

Os alunos receberam orietações de cuidados com as árvores — Foto: Edmilson Tanaka/Divulgação

O programa também prevê a realização de palestras, oficinas e atividades pedagógicas multidisciplinares.

O objetivo é enfatizar a importância da preservação da biodiversidade e os elementos naturais. O tema deste ano é “Educação no Plantar Juntos: cultivando a identidade cultural e ambiental brasileira”.

Aplicativo

O gerente de Meio Ambiente de Noronha, Ramon Abelenda, afirmou que além o plantio, será feito o monitoramento, com demarcação. Um aplicativo de celular vai ajudar no acompanhamento.

Vamos registrar e demarcar essa muda, que será monitorada por um aplicativo. Esse aplicativo vai acompanhar a quantidade de árvores que foram plantadas, para que possamos alcançar essa meta, que é forte, arrojada, mas que é totalmente factível”, falou Ramon Abelenda.

As alunas receberam a ajuda do superintendente de Educação, Amaro Miguel — Foto: Edmilson Tanaka/Divulgação

O aluno da Centro Bem-Me-Quer, Bernardo José Gaspalone, de 5 anos, contou o que aprendeu sobre o plantio. “A folha, que tem sementes dentro, abre e está cheia de sementinhas. As sementes vão se reproduzir”, disse o garoto.

O estudante da Escola Arquipélago, Caíque França, com 8 anos, falou dos cuidados que são necessários a árvore. “É preciso molhar a planta; ela vai crescer e vamos ter ar, comida e frutas para a gente se alimentar”, explicou Caíque.



Fonte: Estudantes de Fernando de Noronha participam de ação de educação ambiental com plantio de mudas | Viver Noronha | G1 (globo.com)

Ilustrações: Silvana Santos