Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Em junho completará 23 anos, e este convite é uma oportunidade para você participar ativamente desta ação, doando qualquer quantia. Assim, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção. Ajude-nos a continuar transformando vidas! Sua contribuição hoje é essencial para garantir os próximos 23 anos desse projeto! Muito obrigada!
     
Para a ganância, toda a natureza é insuficiente. Sêneca
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 91 · Junho-Agosto/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(2) Educação(2) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) A Natureza Inspira(1) Divulgação de Eventos(22) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(5) Ações e projetos inspiradores(19) Notícias(24) Dúvidas(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(4) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7)   |  Números  
Reflexão
30/05/2024 (Nº 87) CONTINUAR EXISTINDO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4899 
  

CONTINUAR EXISTINDO
(Cláudio Loes)



Quando os céus derramam cântaros de água, a paisagem é inundada de caos. A casa é deslocada para o terreno do vizinho, a ponte desparece na correnteza, as pessoas se agarram a qualquer pedaço de salvação.

Longos rastros de destruição assombram, levando embora as esperanças de vidas inteiras. O dia quase vira noite e a noite é assustadora, porque falta tudo e só os fantasmas ficam perambulando na mente para assustar ainda mais.

O que fazer? Desistir não vale um centavo. Tomemos como exemplo aqueles que antes de nós não desistiram para podermos estar aqui hoje. Assim, como no passado, com tamanha tristeza, vamos chorar e chorar faz muito bem.
Depois de amanhã será outro dia para quem enxugou as lágrimas, ergueu a cabeça e se levantou.

Será preciso mais uma vez reconstruir, sem esquecer mais essa lição. Analisar o passado, levantar dados e informações ajuda no aprendizado para não repetirmos os erros. Não basta devolver tudo ao seu lugar, é preciso ver tudo o que pode ser mudado para diminuir os riscos de uma nova tragédia. De que adianta, por exemplo, reconstruir no mesmo lugar, se é sabido que a cada evento de chuvas intensas tudo fica inundado.

A natureza segue muito bem com ou sem a nossa presença. Por isso, nós é que devemos provar que aprendemos com ela a lição. Aulas e exemplos dos seus milhões de anos de existência não faltam. Nós é que devemos provar que somos ótimos estudantes que colocamos em prática o que aprendemos para continuar existindo.

Ilustrações: Silvana Santos