Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início
Cadastre-se!
Procurar
Área de autores
Contato
Apresentação(4)
Normas de Publicação(1)
Podcast(1)
Dicas e Curiosidades(5)
Reflexão(6)
Para Sensibilizar(1)
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11)
Dúvidas(1)
Entrevistas(2)
Divulgação de Eventos(1)
Sugestões bibliográficas(3)
Educação(1)
Você sabia que...(2)
Reportagem(2)
Soluções e Inovações(3)
Educação e temas emergentes(6)
Ações e projetos inspiradores(24)
Cidadania Ambiental(1)
O Eco das Vozes(1)
Do Linear ao Complexo(1)
Notícias(26)
| Números
|
Para Sensibilizar
AUTOCONHECIMENTO É VIDA! RESUMO: Autoconhecimento, autodescobrimento, um caminho sem volta. Olá! É uma honra estar aqui com vocês nesta edição comemorativa dos 22 anos da Revista Educação Ambiental em Ação. E pasmem, sou escritora e parceira da revista desde a primeira edição! (https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=22) Sempre temos uma frase de inspiração, nem sempre eu as utilizo, mas a frase do André Trigueiro “O conhecimento liberta, a ciência ilumina, informação salva vidas!” é minha verdade, meu guia. Conhecimento liberta, autoconhecimento é vida! Eu estou na jornada de me conhecer melhor desde que pulei de cabeça em um curso de Reiki em 1994! Sim, fiz Reiki I em 1994 e o II em 1996 e dessa estrada do autoconhecimento eu não saí mais, às vezes até tentei dar uma desviada, mas o universo sempre me colocava no trilho novamente! Esse caminhar é sensacional e desafiador ao mesmo tempo.
Essa foto foi recentemente na Maratona do Rio, veja a publicação no Instagram https://www.instagram.com/p/C7wycg0xrDA/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== Olhar para dentro é uma coisa que desaprendemos, a maioria de nós não tem essa facilidade, eu não tinha a mínima. E houveram momentos tipo montanha russa mas, uma vez que você faz essa escolha, difícil ficar sem a “adrenalina” que é o autoconhecimento. Não dá pra fingir que não quer se conhecer melhor. E fui aprender sobre coaching, sobre programação neurolinguística (PNL), inteligência emocional, meditação, constelação, tenho alguns diplomas e muitas horas de leitura e trabalhos entregues. E posso afirmar que esse trabalho interno não acaba e é espetacular. Mas por onde começar? Tem que ser do início.... tirar esse traseiro do sofá e a cara do smartphone! Parar de julgar os outros por seus erros e problemas. Não há o que julgar, algum dia você vai entender isso. As coisas dão errado às vezes, nossas escolhas podem ser divergentes das escolhas dos outros, mas aprender que não dá para refazer ou voltar no tempo é um passo a ser dado e faz muito bem, é libertador! Cuidar da sua criança interior, cuidar de ter tempo para trabalhar, descansar, tirar férias, rir, passear... descobrir-se. Existe uma gama enorme de especialistas ou terapeutas para te ajudar nessa jornada. O seu caminho será certamente diferente do meu, diferente do seu primo ou da sua melhor amiga, mas você vai ter que descobrir isso caminhando o seu caminho. Mas acredite em mim... vale a pena. Marína Strachman – Consteladora Familiar e Empresarial, Terapeuta Multidisciplinar, Coach em Bem Estar e Felicidade, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Especialista em Educação Ambiental.
|