Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Em junho completará 23 anos, e este convite é uma oportunidade para você participar ativamente desta ação, doando qualquer quantia. Assim, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção. Ajude-nos a continuar transformando vidas! Sua contribuição hoje é essencial para garantir os próximos 23 anos desse projeto! Muito obrigada!
     
Para a ganância, toda a natureza é insuficiente. Sêneca
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 91 · Junho-Agosto/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(2) Educação(2) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Divulgação de Eventos(22) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(5) Ações e projetos inspiradores(19) Notícias(24) Dúvidas(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(4) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7)   |  Números  
Notícias
12/12/2024 (Nº 89) PROJETO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO PEDRO DA ALDEIA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5096 
  

PROJETO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO PEDRO DA ALDEIA

Objetivo é reforçar o pertencimento ao meio ambiente que os alunos aprendem a preservar

Aline Torres Guimarães

Iniciativa inclui todos os anos, desde a creche até os anos finais | Fotos: Divulgação

Resgatar a identidade aldeense e transformar hábitos, estes são alguns dos objetivos do projeto “EcoEscola: Educação Ambiental na Prática”, promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia. É com as atividades lúdicas que os alunos e professores das unidades escolares municipais estão se aproximando da terra e se conscientizando a respeito da preservação ambiental. 

Desenvolvido pela coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Educação em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, além da EMATER/Rio, a iniciativa leva até os alunos e professores atividades que promovem a reflexão sobre o espaço urbano e rural do município, com reconhecimento e pertencimento da sociedade aldeense. As atividades incluem oficinas e trilha educativa no Horto Escola, implementação de hortas e composteira e palestras nas escolas.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Thatiane Bittencourt, o intuito é alcançar ainda mais escolas. “Estaremos atendendo todas as unidades escolares do município. Desde a creche aos anos finais. Já fomos na E. M. Flonete Alexandrino da Silva, na E. M. Adalgiza da Silva Lobo, na E. M. Aurelino Martin dos Santos e na Creche M. Dona Chica, estivemos da E. M. Jardim Primavera nesta terça-feira (22/10), e vamos chegar em muitas outras. Falamos sobre alimentação saudável, consumo consciente, hábitos saudáveis, economia de água e luz, e sobre o desenvolvimento da identidade aldeense, sobre pertencimento à terra que estamos preservando”, destacou.

Sobre o projeto

O projeto EcoEscola: Educação Ambiental na Prática iniciou no mês agosto deste ano. As unidades escolares são agendadas e as atividades são realizadas de acordo com as temáticas ou projetos que os professores estão desenvolvendo. As ações ocorrem de maneira transdisciplinar.

O projeto EcoEscola permite alcançar e desenvolver políticas públicas que estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Esses objetivos abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, incluindo questões ambientais.

Fonte: https://pmspa.rj.gov.br/projeto-leva-educacao-ambiental-para-as-escolas-municipais-de-sao-pedro-da-aldeia/



Ilustrações: Silvana Santos