![]()
CONTANDO HISTÓRIAS... SOBRE ERVAS MEDICINAISEscola Municipal Imigra
TEMA: Recontando histórias de familiares sobre Ervas Medicinais OBJETIVOS · Pesquisar histórias, um momento, fatos tristes ou engraçados de doença, ou de festa ou de encontro com amigos e visitas que tenha acontecido com o pai, ou com a mãe, ou com o vovô e a vovó, ou o aluno (criança) ou com seus irmãos envolvendo algum tipo de erva medicinal. · Reencontar para o grupo a história ouvida pelos familiares (em sala de aula). · Coletivamente, criar um título para a história que cada criança contou. · Classificar cada história como sendo: uma informação, engraçada, triste, · Ilustrar a história em tecido utilizando tinta de tecido e caneta para roupas para posteriormente confeccionarmos uma colcha do chá. METODOLOGIA 13h e 20min-Reunir todos os alunos Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental RODA DE CONVERSA: Recontando histórias contadas pelos meus familiares sobre ervas medicinais... - Quem você entrevistou? - A história aconteceu com quem você entrevistou ou o personagem é outra pessoa? - Conte-nos como foi a sua história? - Em um palanque solene cada criança irá contar a história que ouviu de seus familiares envolvendo algum tipo de ervas medicinais. Para os alunos de educação Infantil professora pergunta se sabem dizer qual foi a história que a família escreveu e depois profe lê oque esta escrito. OUVIMOS CADA HISTÓRIA.. GABRIEL ISABELLE Antigamente eram poucos remédios que existiam para animais, quando o boi tinha diarréia eles davam chá de confrei. ANDRESSA O pai conta que uma vez ele ficou com febre e ele quis fazer um chá com folhas de uma arvore que a gente chama de novalgina, mas como ele não conhecia a arvore pegou as folhas de catinga-de-mulata que não baixou a febre em nada e ele teve que ir para o médico do mesmo jeito. FELIPE A nona ferve chá de camomila e depois colocava na água da banheirinha para dar banho pois tirava a canseira e eu dormia. Isso a nona fazia quando eu era bebê. ELLEN: A cidreira é um chá que serve para vários sintomas, dor de barriga, congestão é um chá muito bom de tomar assim, a cidreira serve para pressão alta. ÉRIC: Quando a dentista arrancou meu primeiro dente ficou inchado minha mãe fez chá de malva para mim. FERNANDO JORGE TAINÁ A nossa família a gente faz chás diariamente para saborear, mas um fato ficou marcado. Um dia a mãe me mandoueu ir buscar na horta um chá, mas adivinha com o que voltei?Na horta tinha um canteiro de cenoura e em vez de eu pegar funcho peguei cenoura, quando a mãe foi fazer o chá ela percebeu. Que confusão. CASSIO Um dia, antes de uma festa junina em 2010 eu me furei o pé e coloquei babosa. No outro dia eu consegui dançar, graças a babosa. ALENCAR A
mãe faz, para nós , chá de alho e sabia, leite e depois a adoça com mel de
abelhinha. É bom para a gripe. Outro dia a mãe deu chá parao mano e a mano
fazia ahahahahah e fez uma cara de ruim. BRUNO FABRÍCIO PROFESSORA LEILA: Antigamente quando as pessoas iam nas festas não tinha chicletes para mascarem então elas mascavam cravo e canela para ficarem com hálito bom. ELISANDRA: Minha avó tomou chá de aipo e ficou ruim, logo foi para o médico ele disse que ela morreu pois ela tinha tomado aquele chá edepois tinha saido em baixo de chuva e tinha tido um choque térmico.
JULIANA: Trouxe para a escola o macela, pediu para as crianças adovinharem o cheiro do que era, depois explicou que quando ficava ruim tomava chá para ficar boa.
PROFESSORA DAUANA: Essa história é deliciosa ela nos contou que sua mãe faz bolacha de mentinha, sua mãe ferve a mentinha com água e coloca no lugar do leite e acreditem fica delicioso, ela trouxe para nós comermos.
Após cada criança contar a história, iremos criar um titulo para cada uma. Escrevemos o titulo em tarjetas. Questionamentos: · Tem histórias parecidas? · Tem histórias tristes? · Tem histórias que nos informam algo novo? · Tem histórias que nos fizeram rir? · Qual a história que vocês mais gostaram? · Alguma destas histórias já aconteceu com vocês? Classificando as histórias em... ENGRAÇADA
INFORMATIVA
TRISTE FOLCLÓRICA
Desenhando as histórias ... Turmas separam-se para esta atividade, cada um desenvolve em sua sala: Em retalhos de tecido que as crianças trouxeram de casa irão desenhar a história utilizando tintas de tecido e canetas para tecido. O desenho pode conter aspectos pictográficos e gráficos também para expressar o fato que a história envolveu. Confeccionando “A colcha do Chá” Contando com a disponibilidade da Dona Idalina Albara, que prestará um serviço voluntário para agrupar cada pedaço de tecido para confeccionar A Colcha do Chá. Cada erva que estudaremos iremos utilizar a colcha para nos reunirmos, para aprendermos, para experimentar o chá.
Fonte: http://emimigra.blogspot.com.br/2011/09/contando-historias-sobre-ervas.html
|