Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
03/06/2016 (Nº 56) VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM MOTOR DE BUSCA ECOLÓGICO?
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2312 
  

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM

MOTOR DE BUSCA ECOLÓGICO?

Ecosia já plantou mais de três milhões de árvores por todo o mundo

O Ecosia (www.ecosia.org) é um motor de busca ecológico que planta árvores com as suas buscas. Trata-se de uma empresa, praticamente sem fins lucrativos, que oferece ao usuário um search "mais amigo do ambiente". O projeto é resultado de uma parceria entre a Yahoo!, o Bing e a WWF (World Wide Fund).


Lançada em 2009, a ideia já plantou mais de três milhões de árvores por todo o mundo. O número equivale a mais ou menos uma árvore por cada 12 segundos. Na prática, a empresa alemã por trás do motor de busca doa a sua receita extra para a plantação de árvores, Fique sabendo, no entanto, que o valor doado ronda os 80% do lucro total da empresa, entre 50 mil a 80 mil dólares por mês.


A ideia partiu de Christian Kroll, agora CEO da empresa, depois de uma viagem à Ásia e à América do Sul. Inicialmente o Ecosia funcionava com ONGs do Nepal, onde era a sede, enquanto Kroll esteve no país. A falta de eletricidade e falhas constantes nas ligações à internet fizeram Kroll mudar-se para a América do Sul, onde o site ganhou os contornos que hoje lhe conhecemos e onde o seu criador aprendeu mais sobre as causas do desmatamento e o impacto que o fenômeno tem nas alterações climáticas.



Os resultados das pesquisas são alimentados pelo Bing e o site dispõe também de um botão de pesquisa Google se o usuário quiser comparar resultados. Para Kroll, o futuro passa por serviços deste gênero.


"A tendência é permitir que os usuários consigam satisfazer as suas necessidades e simultaneamente fazer o bem sem quaisquer custos ou esforços adicionais", diz.


Um dos pontos forte do Ecosia é a privacidade. Contrariamente a outros motores de busca, não há análise do perfil do usuário e os dados são apenas guardados durante 48 horas, para determinar se houve pesquisas fraudulentas. Pode ainda instalar um add-on no seu browser para visualizar quantas árvores foram plantadas e quantas florestas foram beneficiadas.

 

Fonte: http://www.revistawide.com.br/tecnologia/motor-de-busca-ecologico

 

Ilustrações: Silvana Santos