Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
03/06/2016 (Nº 56) PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA DE CUIARANA, SALINÓPOLIS-PA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2335 
  

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA DE CUIARANA, SALINÓPOLIS-PA

 

Área temática: Sensibilização e Educação Ambiental

 

Gustavo Francesco de Morais Dias1,Giovani Resende Barbosa Ferreira2, TássiaToyoiGomes Takashima3,Rodrigo Oliveira do Nascimento4,Juliana Chagas Rodrigues5,Paula Fernanda Viegas Pinheiro6,Adriano Marlisom Leão de Sousa7

 

1Mestrando de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará. E-mail: gustavo_dias01@hotmail.com

2Mestrando de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará. E-mail: giovani.rezende@hotmail.com

3Mestranda de Ciências Ambientais da Universidade do Estadodo Pará. E-mail:tassiatk@hotmail.com

4Mestrando de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará. E-mail: rodrigo_dk5@hotmail.com

5Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal Rural da Amazônia. E-mail:juliana.rodrigues@ufra.edu.br.

6Professora Mestre da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém. E-mail: engpaulapinheiro@gmail.com

7Professor Doutor da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém. E-mail: adriano.souza@ufra.edu.br

Resumo

As catástrofes ambientais estão a cada dia mais evidentes para população mundial. Em virtude disso os pesquisadores perceberam o potencial das atividades educadoras na mitigação desses impactos, assim surgiu a Educação Ambiental(EA). A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento a respeito da educação ambiental em duas escolas de ensino fundamental, situadas na vila de Cuiarana, Salinópolis/PA. O estudo foi realizado por meio da verificação “in loco”, onde foram aplicados questionários. Assim, constatou-se que a temática é trabalhada de forma significativa pelos professores na escola E. M. E. F. Juliano Monteiro e divergindo na escola E. M. E. F. São Pedro.

Palavras-chave: Educação Ambiental;Escolas; Ensino.

Introdução

O discurso ambientalista tem recebido, nos últimos anos, novos elementos de discussão, reflexo do surgimento de novos problemas socioambientais e acirramento de antigos. A evolução desse discurso surge na esfera da educação ambiental, que tem um papel fundamental na busca por sustentabilidade, na medida em que antes de serem estabelecidos direitos e deveres do cidadão no seio da sociedade, é preciso que seus pressupostos estejam aceitos e incorporados nos seus discursos (TOZETTI, 2008).Entre as diversas ações promovidas para garantir a qualidade e a preservação do meio ambiente de forma sustentável, uma é de extrema importância, pois leva em seu bojo a tomada de consciência e a apreensão de algumas práticas necessárias ao desenvolvimento e consolidação de projetos que visem um ambiente sustentável: a educação ambiental – EA (ABRANTES, 2014).

A EA pode ser considerada como uma ação educativa promovedora de cidadãos conscientes com a preservação ambiental, sendo aptos a decidirem coletivamente questões ambientais necessárias e fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. É um instrumento eficaz para se alcançar formas sustentáveis de interação entre a sociedade e natureza (SÁ, 2015).

Nos últimos anos, a educação ambiental tem sido adotada como promotora de ações capazes de colaborar na transformação do padrão de degradação socioambiental. A escola foi um dos primeiros espaços a absorver e implantar esses processos de ambientalização da sociedade, responsabilizando-se para melhorar a qualidade de vida da população, por meio de informação e conscientização (SEGURA, 2001). Por isso, a escola desempenha um papel fundamentalna promoção da cidadania e na garantia de um futuro sustentável, ao propiciar aos sujeitos uma visão crítica e global sem deixar de evidenciar as peculiaridades regionais necessárias para a sua adaptação a cada ambiente.

A educação aparece em muitas ocasiões como potencialmente capaz no auxílio à resolução de diversos problemas sociais, e é na escola espaço formal de educação que há uma grande expectativa de formar uma nova geração capaz de respeitar e lutar pela qualidade ambiental e social (CRUZ, 2010).Projetos de EA devem envolver toda a população, disseminando a ideia de que a reciclagem e a reutilização por si só não podem ser consideradas a solução de todos os problemas gerados, porém essa mudança de hábitos e atitudes pode levar a sociedade a tomar medidas cada vez mais abrangentes, com ações que amenizem a quantidade de resíduos gerados, diminuindo o consumo e reutilizando embalagens descartáveis (GRIPPI, 2006).

Diante do futuro comum, a sociedade em geral e a escola em particular, terão de refletir sobre todos os problemas ambientais, dessa maneira deverá promover uma educação que responda a essa realidade global e complexa, e que dê uma resposta adequada a seus problemas, como a crise ambiental. Considerando que os alunos do ensino fundamental têm uma grande receptividade a discutir essas temáticas, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento a respeito da educação ambiental em duas escolas de ensino fundamental, situadas na vila de Cuiarana, Salinópolis/PA.

 

Materiais e métodos

A pesquisa foi realizada no município de Salinópolis (00°36’49” S; 47°21’22” W) mais precisamente em duas escolas da Vila de Cuiarana (Figura 1), Pará. Possui área de 217.856 km2, a população é de 38.819 habitantes e a economia baseada no turismo e na pesca (IBGE, 2014). O presente estudo ocorreu na Vila de Cuiarana, uma área de expansão urbana localizada a 15 km do centro de Salinópolis. Essa região apresenta características de vulnerabilidade social, o que faz com que a comunidade escolar enfrente sérios problemas referentes às precárias condições de serviço de saúde, saneamento básico, e segurança, além disso, as escolas da vila vivenciam a crescente evasão escolar dos educandos.

Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizado um estudo de caso em março de 2015 em duas unidades escolares (Tabela 1). Com o objetivo de viabilizar o trabalho de campo, a pesquisa iniciou-se pelo contato com a equipe pedagógica de cada escola, para apresentação formal do estudo a ser realizado. Após a autorização formal dos gestores das escolas deu-se início a pesquisa.

 

Figura 1 – Localização das escolas da Vila de Cuiarana.

Fonte: Os autores.

 

Tabela 1 – Descrição das escolas abrangidas pelo estudo

Escola

Rede

Áreas da educação

Dependências

Atendimento atual

Educação ambiental

São Pedro

Municipal

Infantil e fundamental

1 sala de aula, sala de diretoria, cozinha e banheiro dentro do prédio

20 alunosdo 4º e 5º ano do ensino fundamental

Não há projeto de EA

Juliano Monteiro de Souza

Estadual

Infantil e fundamental

5 salas de aula, sala da diretoria, laboratório de informática, cozinha, banheiro dentro do prédio, banheiro com chuveiro, pátio descoberto

92 alunosdo 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Projetos de EA implantados a mais de um ano pelo programa do Governo Federal Mais Educação

Fonte: Os autores.

 

Foram realizadas coletas de dados por meio de questionários estruturadosno mês de março de 2015 com professores (Anexo A)e alunos (Anexo B) do 4° e 5° ano de ambas as escolas e com idade entre nove e quatorze anos a fim de realizar o levantamento da percepção ambiental dos estudantes (Figuras2a e 2b). Na aplicação dos questionários foi realizada somente a leitura das perguntas e alternativas para que não houvesse nenhuma indução a marcação das respostas pelos alunos conforme metodologia descrita por Andrade (2006).

Figura 2 – Aplicação dos questionários nas escolas (a) São Pedro e (b) Juliano Monteiro.

(b)

 

(a)

 

Fonte: Os autores.

 

O questionário estruturado com perguntas claras e objetivas utilizado para a coleta de dados tem como objetivo garantir a uniformidade de entendimento dos entrevistados, por meio de questões fechadas, que tem como aspecto abordar o assunto de maneira a gerar dados quantitativos, pois eles são mais facilmente tabulados em planilhas eletrônicas para posterior análise descritiva do comportamento dos alunos.

Para a análise das respostas das questões fechadas, utilizou-se um padrão de contagem e aplicação de percentual, sendo os resultados apresentados em forma de gráficos. Para as questões fechadas com mais de uma resposta, foi utilizado o método de contagem/pontuação por incidência, sendo apresentado nos gráficos o número de vezes em que a mesma alternativa foi assinalada.

 

Resultados e discussões

Observou-se que nas escolas São Pedro e Juliano de Souza há espaço para a o desenvolvimento de projetos de educação ambiental (Figura 3a e 3b), porém somente na segunda há projetos em desenvolvimento devido a ajuda governamental do programa Mais Educação. Além disso, foi identificado forte interesse tanto por parte dos alunos como dos professores em ambas as escolas analisadas para projetos envolvendo a educação ambiental.

 

Figura 3 – Área livre para o ensino da educação ambiental nas escolas (a) São Pedro e (b) Juliano Monteiro

(b)

 

(a)

 

Fonte: Os autores.

 

Análise questionários professores

Foram distribuídos 12 questionários, para 10 professores da escola Juliano de Souza e 2 professores da escola São Pedro, todos os professores alvo da pesquisa lecionam nos anos iniciais em disciplinas diversas, porém são formados em sua maioria em Pedagogia e Educação Geral. Apenas dois professores têm curso de pós-graduação, o que demonstra a falta de motivação dos professores e incentivo do governo para o aperfeiçoamento desses profissionais.

A faixa etária dos professores é de 25 a 45 anos, entre eles notou-se por meio de conversas que a maioria leciona a mais de 10 anos, há, entretanto professores recém-formados trabalhando nessas escolas. A maior parte dos questionados morava na zona rural do município de Salinópolis, o que facilitou o conhecimento sobre os problemas ambientais da cidade e, principalmente, da zona rural onde estão inseridas as escolas.

Em ambas as escolas, todos os professores entrevistados afirmam que trabalham a EA em suas disciplinas. No entanto, ao analisar as respostas dos questionários dos alunos da escola São Pedro afirmaram que o ensino da EAera insuficiente ou inexistente, esses dados revelam que os professores da escola São Pedro pensavam que transmitiam a EA através de suas disciplinas e os alunos compreendiam o assunto, porém com a análise dos questionários chegou-se a uma conclusão contrária a esperada pelos professores. Enquanto que na escola Juliano de Souza,o ensino da EA é confirmado pelas respostas dos alunos.

Professores de ambas as escolas afirmaram que a inserção da disciplina EA no currículo escolar é importante, pois o este tema esta mais frequente no dia-a-dia dos alunos, e que por mais que o tema seja trabalhado em algumas áreas, seria importante também como disciplina. A totalidade dos professores concorda que a EA deve ser trabalhada de forma interdisciplinar, pois ao ser praticada conjuntamente em todas as áreas do ensino, a construção do saber torna-se mais dinâmico.

Esse resultado demonstra um conflito entre as respostas e o entendimento da maioria dos docentes sobre como trabalhar a EA. Perante estas respostas, evidenciou-se que a maioria dos professores que respondeu à pesquisa entende que a EA, deva perpassar transversalmente todas as disciplinas escolares, mas não invalidando a conotação de que a EA deva ser ministrada como disciplina independente, o que está frontalmente contra os princípios e recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN sobre o tema.

Os PCN’s incluem a educação ambiental como temática transversal, o que determina a abordagem da educação ambiental não exclusivamente por uma disciplina específica, mas de forma conjunta e integralizada, posto que a responsabilidade em educar para a preservação e correta utilização dos recursos naturais deve ser tarefa de todos os educadores e disciplinas: uma tarefa que atravessa todas as disciplinas e toda a vida (BAUM, 2012).Certamente a EA deve ser trabalhada interdisciplinarmente, pois os projetos desenvolvidos envolverão um maior número de professores, reunindo várias áreas do conhecimento, possibilitando um trabalho mais dinâmico e enriquecedor.

Em relação ao oferecimento de oportunidades para o aperfeiçoamento em EA (Figura 4), apenas 58,33% possuem oportunidades para o aperfeiçoamento nessa temática. Nessa pergunta notou-se uma divisão nas respostas dos professores, o restante dos docentes afirmou não ser informado dos cursos para o aperfeiçoamento no tema ou saber da sua existência somente após os cursos. Assim, notou-se uma falha de comunicação entre a Rede de Ensino e os professores, pois aquele promove cursos na região, porém não é informado de maneira eficiente a todos os professores que atuam no município.

O processo contínuo de capacitação de educadores pode ser uma das estratégias para a obtenção de resultados positivos com relação às mudanças de valores e atitudes que almejamos em nossa sociedade.Por esse motivo, é de grande importância o desenvolvimento de programas de formação continuada em EA, não só para os professores que atuam diretamente com os alunos, mas para toda a comunidade educativa, visto que uma prática ambiental que atenda os princípios e objetivos da EA necessita de uma fundamentação teórica e também prática que podem ser alcançados, por exemplo, a partir de trocas de experiências entre os próprios educadores vinculados a essa região de ensino.

 

Figura 4 – Relação dos professores quanto à oportunidade para aperfeiçoamento em relação à educação ambiental nas escolas municipais Juliano Monteiro de Souza e São Pedro em Cuiarana, Salinópolis-PA.

Fonte: Os autores.

 

Em relação ao ensino da coleta seletiva (Figura 5), houve grande disparidade entre as respostas dadas pelos professores nas duas escolas alvo da pesquisa, por isso foi interessante a divisão das respostas em gráficos diferentes, na E.E.E.F. Juliano Monteiro de Souza 90% dos professores afirmou ensinar sobre coleta seletiva, já na E.M.E.F. São Pedro todos os professores afirmaram que não ensinaram sobre coleta seletiva para os alunos. O posicionamento dos professores foi condizente as respostas dadas pelos alunos nas duas escolas.

 

Figura 5 – Pergunta sobre o ensino da coleta seletiva nas escolas municipais de ensino fundamental Juliano Monteiro de Souza e São Pedro em Cuiarana, Salinópolis-PA.

Fonte: Os autores.

A respeito do ensino da importância do consumo racional de água, ambas as escolas mostraram-setotalmente a favor do consumo racional de água e da passagem desse conhecimento para os alunos, todos os professores das duas escolas afirmaram ensinar sobre esse tema. Com a análise das repostas dos alunos conseguiu-se ratificar as respostas dadas pelos alunos. Com a análise de campo foi notado que as escolas tinham bastante preocupação na transmissão desse assunto aos alunos, pois nas duas escolas existiam muitos cartazes a respeito da diminuição e cuidado com consumo de água.

As pequenas iniciativas das escolas em passar esse conhecimento para os alunos foram suficientes para o enraizamento desse conhecimento na consciência dos alunos, mais iniciativas e atividades como essa devem ser implementadas nas escolas visando aumentar a preocupação dos estudantes com o meio ambiente.

Percebe-se que as escolas envolvidas acreditam que a EA deve estar presente em todo cotidiano escolar para que os alunos aprendam sobre a necessidade de atribuir e construir novos valores voltados ao meio ambiente, tornando assim, cidadãos socioambientais, na escola São Pedro a dirigente afirmou que o tema está em constante aperfeiçoamento para ser trabalhado diariamente junto à disciplina de cada professor.

A questão é que esses dados colhidos mostraram que há controvérsias entre os professores e alunos em algumas questões. Enquanto os professores dizem fazer certos trabalhos voltados a questão ambiental no dia a dia no ambiente escolar, parte dos alunos afirma não ocorrer estas atividades.

Os alunos apresentaram grande interesse sobre a EA e desenvolvimento sustentável, porém observa-se que a carência do tema é bastante, mesmo com a obrigatoriedade da Lei nº 9.795/99 que estabelece que a Educação Ambiental deva estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, ainda há uma grande precariedade, pois a Lei e realidade andam longe uma da outra. Assim, deve-se buscar mais a implementação da EA nas escolas para uma melhor conservação do meio ambiente.

 

Análise dos questionários dos alunos

Trabalhou-se com alunos das E.E.E.F. Juliano Monteiro de Souza e E.M.E.F. São Pedro, nas quais estes cursavam o 4º e 5º ano do ensino fundamental. A faixa etária dos alunos era de 9 a 14 anos de idade.

Foram aplicados 78 questionários, 60 questionários para os estudantes da escola Juliano Monteiro e 18 para a escola São Pedro. Na E.M.E.F. São Pedro os questionários foram aplicados antes e após o processo de implantação da EA e na escola Juliano Monteiro de Souza foi realizada a aplicação de apenas um questionário, visto que essa escola já tem um projeto de EA implantado. A amostragem quantitativa em relação aos alunos pesquisados foi de 65,21% na E.M.E.F. São Pedro e de 90% na E.E.E.F. Juliano Monteiro de Souza.Analisamos as duas escolas conjuntamente para termos uma visão mais clara da temática em questão e para obter uma melhor comparação dos dados. Os dados foram obtidos por meio de um questionário adaptado de (BAUM, 2012).

Pelas respostas obtidas entre os 78 estudantes das duas escolas, no questionário, observou-se que na E.M.E.F. São Pedro 61% dos entrevistados afirmaram que já ouviram falar em EA, mas na E.E.E.F. Juliano Monteiro 95% dos alunos afirmaram que já ouviram falar em EA (Figura 6).

 

Figura 6 – Respostas dos alunos sobre se eles ouviram falar em Educação Ambiental nas escolas municipais de ensino fundamental Juliano Monteiro de Souza e São Pedro em Cuiarana, Salinópolis-PA.

Fonte: Os autores.

Na pesquisa constatou-se que os alunos das duas escolas pesquisadas consideram importante que a EA seja introduzida como uma nova disciplina na escola (Figura 7), na E.M.E.F. São Pedro o anseio dos alunos para criação de uma disciplina para área ambiental foi de 94%, na E.E.E.F. Juliano Monteiro a totalidade dos alunos tem interesse pela criação dessa nova disciplina, visto os mesmos já terem um contato com a matéria e terem noção da importância desta para a escola.

 

Figura 7 –Respostas dos alunos sobre se consideram importante que a Educação Ambiental seja introduzida como uma nova disciplina nas escolas Juliano Monteiro de Souza e São Pedro em Cuiarana, Salinópolis-PA.

Fonte: Os autores.

 

Na sétima pergunta do questionário buscou o conhecimento do desenvolvimento por parte dos discentes de alguma atividade de EA em sua escola (Figura 8), nela constatou-se que na E.M.E.F. São Pedro 94% dos alunos não haviam desenvolvido atividades na área ambiental, em contra partida aos 98% da E.E.E.F. Juliano Monteiro de Souza que afirmaram já ter praticado atividades de EA.

 

Figura 8– Participação dos discentes em atividades promovidas em virtude da educação ambiental nas escolas municipais de ensino fundamental Juliano Monteiro e São Pedro em Cuiarana, Salinópolis-PA.

Fonte: Os autores.

 

Na oitava pergunta do questionário buscou-se saber se nas escolas há espaços como área arborizada e hortas para serem utilizados para trabalhos em EA (Figura 9), nessa pergunta na escola São Pedro antes da instalação do projeto para a totalidade dos alunos a escola não possuía esses espaços, na direção contrária na escola Juliano Monteiro de Souza 97% dos alunos afirmou que a escola possui áreas arborizadas, hortas ou outros espaços que poderão ser utilizados para trabalhar a EA.

 

Figura 9 –Respostas dos alunos sobre se há espaços para trabalhar a Educação Ambiental nas escolas Juliano Monteiro de Souza e São Pedro em Cuiarana, Salinópolis-PA.

Fonte: Os autores.

 

Na pergunta 16 do questionário dos alunos, a respeito do conhecimento da coleta seletiva (Figura 10) houve grande disparidade entre as respostas dadas pelos alunos nas duas escolas alvo da pesquisa, na E.E.E.F. Juliano Monteiro de Souza 77% dos estudantes afirmou conhecer o que é a coleta seletiva, já na E.M.E.F. São Pedro 94% dos estudantes afirmou não conhecer o que é a coleta seletiva.

Na pergunta 14 do questionário dos alunos, a respeito da passagem de conteúdo pelos professore sobre a importância de economia de água (Figura 11), nas duas escolas os alunos já tinham o conhecimento desta importância. Na visita in loco observou-se o cuidado que os alunos tinham em não desperdiçar água quando regavam a horta. Esse conteúdo foi enraizado no conhecimento das crianças o que fará com que o mesmo só aumente no decorrer do tempo e que essas crianças comessem a passar esse conhecimento para outras pessoas da sociedade fazendo com que o projeto ultrapasse as fronteiras da escola.

 

Figura 10 – Respostas dos alunos sobre o conhecimento da coleta seletiva nas escolas municipais Juliano Monteiro de Souza e São Pedro em Cuiarana, Salinópolis-PA.

Fonte: Os autores.

 

Figura 11 – Respostas dos alunos sobre se os professores mencionaram a importância da economia de água nas escolas municipais de ensino fundamental Juliano Monteiro de Souza e São Pedro em Cuiarana, Salinópolis-PA.

Fonte: Os autores.

 

Referindo-se aos discentes, foi possível observar alta disparidade com relação à consciência ambiental dos alunos das duas escolas.

 

Conclusão

As escolas possuem grande potencial para um melhor desenvolvimento da EA, e desta maneira assegurar a formação e desenvolvimento de cidadãos ativos para tomarem decisões conscientes individuais e coletivas em relação ao meio ambiente.

A percepção dos alunos nas duas escolas pesquisadas foi extremamente oposta, como a E.E.E.F.Juliano Monteiro de Souzadesenvolvia projetos de EA a mais de um ano em decorrência do programa Mais Educação do governo federal, os seus alunos apresentaram um conhecimento maior a cerca do tema Meio Ambiente e mais especificamente a educação ambiental, do que os alunos da escola São Pedro os quais até o momento não desenvolveram nenhuma atividade voltada para a EA, por esse fato o conhecimento dos alunos desta escola foi considerado inferior ao daquela em relação a muitos aspectos ambientais.

Com a pesquisa pudemos confirmar que os educandos realmente gostam das temáticas relacionadas à educação ambiental nas aulas, eles ressaltaram que a temática é muito importante e seu estudo é prazeroso.

Nessa perspectiva, afirmamos que é através da EA que os educadores podem fornecer à população instrumentos para a construção do conhecimento, que resultará na conscientização individual e coletiva, seguida da consequente transformação dos sujeitos em cidadãos conscientes, multiplicadores de conhecimentos, em prol da melhoria da qualidade de vida e dignidade humana.

 

Referências

ABRANTES, V. A. M. S.; MIRANDA, M. G.; VASCONCELLOS, C. A. B. Educação Embiental na escola: do papel à realidade - do discurso ao comprometimento. Revbea, São Paulo, V.9, Nº2: 424-435, 2014.

ANDRADE, M. M. Introdução a Metodologia de Trabalho Cientifico. 7º ed. São Paulo Atlas, 2006.

BAUM,M.; POVALUK, M. A educação ambiental nas escolas públicas municipais de rio negrinho, SC. Revista Saúde Meio e Ambiente. v. 1, n. 1, jun. 2012.

CRUZ, A. C. S.; ZANON, Â. M. Agenda 21 potencialidade para educação ambiental visando a sociedade sustentável.Revista eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. v. 25. 2010.

GRIPPI, S. Lixo:Reciclagem e sua história: guia para as prefeituras brasileiras. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.Município de Salinópolis. Disponível em: . Acesso em 30/09/2014.

SÁ, M. A.; OLIVEIRA, M. A.; NOVAES, A. S. R. Educação Ambiental nas escolas estaduais de floresta (PE).Revbea, São Paulo, V. 10, Nº1: 118-126, 2015.

SEGURA, D.S. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2001.

TOZETTI, M. J. Discurso Ambientalista na Educação Ambiental e a legislação ambiental brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

ANEXO A:Modelodequestionárioaplicadoaosalunos.

Sexo:()Masculino()FemininoIdade:____________.Série:____________.

1.Andandoemsuarua,identifiqueoselementosquefazempartedoseumeioambiente:

()Ar; ()Rios;()Plantas;()Animais.

 

2.Falarsobremeioambienteéimportanteparavocê?

()Sim()Não

 

3.Vocêéinformadosobremeioambientenaescola?

()Sim()Não

 

4.ComovocêficasabendodeinformaçõessobreoMeioAmbiente?

()Escola()Jornal()Comunidade()Televisão()Livros

 

5.Aescoladesenvolveprojetosnaáreaambiental?

()Sim()Não

 

6.VocêjáouviufalaremEducaçãoAmbiental?

()Sim()Não

 

7.VocêjádesenvolveualgumaatividadedeEducaçãoAmbientalemsuaescola?

()Sim()Não

 

8.Aescolapossuiáreaarborizada,horta,ououtrosespaçosquepoderãoserutilizadosparatrabalharaEducaçãoAmbiental?

()Sim()Não

 

9.Dequemaneiraprefereaprendersobreasquestõesambientais?

()Palestras;()Vídeos;()PesquisaviaInternet;()Trabalhosejogoseducacionais.

10.Vocêstêmalgumaatitudeparamelhorarascondiçõesdomeioambiente?

()Sim()NãoQual(is):_________________________________________________.

 

11.Quehábitosvocêmudariaemsuavidaparamelhoraroambiente?

()Diminuiriaoconsumodeágua;()Reciclariaolixo;()Nãomudariaosseushábitos.

 

12.Dositensabaixo,escolhaos5quevocêachaquetemmaisavercomEducaçãoAmbiental.

()coletaseletiva(separarplástico,papel,vidroeorgânico);()melhoraroshábitosalimentares;()plantarárvores;()consumismo;()reciclar;

()melhoraraqualidadedevida;()reduzirousodeautomóveis;

()encontrossobreoMeioAmbiente;  ()diminuirapoluição.

 

13.Quaisosproblemasambientaisvocêencontraemsuarua,escolaeemcasa?

()Desmatamento;()Queimadas;()Poluiçãoemgeral;()Lixo;

()Desperdíciodeágua/energia.

 

14.Osprofessoresjáfalaramsobreaimportânciadaeconomiadeágua?

()Sim()Não

 

15.Naescolaexisteoprocessodeseparaçãodolixoproduzidopelacomunidadeescolar?

()Sim()Não

 

16.Vocêsabeoqueéacoletaseletiva?

()Sim()Não

 

17.VocêconsideraimportantequeaEducaçãoAmbiental,sejaintroduzidacomoumanovadisciplinanocolégio?

()Sim()Não

ANEXO B: Modelodequestionárioaplicadoaosprofessores.

Sexo: ( ) Masculino ( )Feminino 

Idade: _______. Escolaridade: ____________________.

Disciplina: _________________________.

 

1. Você trabalha Educação Ambiental em sua disciplina?

( ) Sim ( ) Não

 

2. Você acha que na sua disciplina é fácil aplicar a questão ambiental?

( ) Sim ( ) Não

 

3. Como você desenvolve nas aulas o ensino da Educação Ambiental?

( ) Através de conteúdo;( ) Brincadeiras;( ) Não desenvolve.

 

4. Você considera importante que a Educação Ambiental, seja introduzida como uma nova disciplina curricular?

( ) Sim ( ) Não

 

5. Como deveria ser desenvolvida a Educação Ambiental nas escolas?

( )Interdisciplinaridade;( ) Em Ciências;( ) Ciências e Geografia.

 

6. Como você desenvolve na prática o ensino de Educação Ambiental?

( ) Passagem de conteúdo;( ) Visitas a zoológicos, parques ambientais, etc.;

( ) Projetos;( ) Textos de orientação;( ) Reciclagem.

 

7. Como você tem acompanhado a questão ambiental?

( ) Mídia;( ) Revistas;( ) Livros;( ) Cursos;( ) Vídeos.

 

8. São oferecidas oportunidades para aperfeiçoamento do professor em Educação Ambiental?

( ) Sim ( ) Não

 

9. O que você acha que falta para que a Educação Ambiental seja implementada em todas as escolas?

( ) Vontade política;( ) Vontade das escolas;( ) Participação da comunidade.

 

10. Você já ensinou sobre a coleta seletiva?

( ) Sim ( ) Não

 

11. Você já mencionou sobre a importância do consumo racional da água?

( ) Sim ( ) Não

 

Ilustrações: Silvana Santos