Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
03/06/2016 (Nº 56) ENTREVISTA COM HOESLEN MAUZER PARA A 56ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2367 
  

ENTREVISTA COM HOESLEN MAUZER PARA A 56ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

Por Bere Adams

 

hoeslen2.jpg

 

Apresentação: O Entrevistado da 56ª edição é o querido Hoeslen Mauzer, que mora em São Leopoldo/RS e é Chefe do Departamento de Educação Ambiental de São Leopoldo. Indiferente da titulação, ele é um Educador Ambiental de coração, como ele mesmo diz. Cursa Turismo, 1º semestre (trancado), (Feevale), é Graduando de Biologia licenciatura e Bacharelado no 6º semestre (Unisinos), e ainda estuda para técnico em meio Ambiente. Atuou no Centro Permanente de Educação Ambiental - CEPEA Mini currículo e foi Educador Ambiental no Sitio São Luiz de 2000 até 2006. Foi Educador Ambiental no Instituto Martim Pescador de 2006 até 2012, e lá que tive a alegria de conhecê-lo. Além de tudo isto, foi Analista Ambiental na empresa de Consultoria Técnica Ambiental de 2012 até 2015, sendo que desde 2015 é Chefe do Departamento Ambiental de São Leopoldo. Com toda esta vasta experiência, temos muito a aprender com ele nessa entrevista, vamos lá?

Bere - Olá Hoeslen, é uma satisfação muito grande tê-lo como entrevistado desta edição da Educação Ambiental em Ação e agradecemos pela sua disponibilidade em compartilhar um pouco da sua trajetória. Tradicionalmente início as minhas entrevistas perguntando o seguinte: desde quando você se dedica ao meio ambiente e à Educação Ambiental?

Hoeslen – Então, a minha paixão pela educação ambiental surgiu em 1997, no Clube de Ciências Defensores do Verde na Escola Municipal de Ensino Fundamental Harry Roth – Novo Hamburgo/RS. Projeto Coordenado pela professora Isabel Cristina da Silva Bueno. Tínhamos como característica do projeto a formação de cidadãos participativos nas questões ambientais. Como? Explorando os ecossistemas. Expedições de estudos no Arroio Gauchinho; Expedições de estudos nas praias de Tramandaí (Curso da CECLIMAR); Expedições de estudos em Itapiruba – SC; expedição de estudos na Ilha do Mel – PR; expedição de estudo no em Angra dos Reis – RJ entre outras.

Bere – Houve algum acontecimento que foi determinante para você optar por este caminho?

Hoeslen – Sou apaixonado pelo meio ambiente, me proporcionaram conhecer suas belezas através das expedições de estudos do Clube de Ciências Defensores do Verde. Assim como minha vivência a bordo do Barco Martim Pescador. Tive dias de tragédias ambientais. Tive dias onde me encantava com o potencial da biodiversidade do Rio dos Sinos. Tive dias que me decepcionava com as atitudes do ser humano e dias em que me alegrava com atitude de outros. Quis fazer parte da minoria que faz a diferença!

Bere – E o apelido Graxaim, de onde veio?

Hoeslen – Faz parte da dinâmica para manter o grupo participativo. Adotei o “Graxaim” como animal bandeira por ser um animal da fauna silvestres, bastante injustiçado na cultura local.

Bere – Neste percurso, quais foram, para você, suas maiores dificuldades?

Hoeslen – Conciliar minha paixão pelo trabalho na área ambiental, com minha família. Como explicar... Educação ambiental, biologia não dá dinheiro.... Um amigo me disse uma vez: “ Ou você salva o mundo ou você ganha dinheiro. ” Tenho um irmão especial que exige cuidados especiais, venho de uma família carente e de uma comunidade de grande risco social. Estudar biologia foi e ainda é meu sonho. Equilibrar a manutenção da família que construí com os cuidados especiais do meu irmão ainda é meu maior conflito e dificuldade. Mas em cada trilha, prática ambiental, me sinto um agente de mudanças e sei que estou construindo um mundo melhor para meus filhos, minha família.

Bere – Sabemos que para os termos “Educação Ambiental” encontramos as mais variadas definições e te desafio a definir, em poucas palavras, o que é Educação Ambiental, segundo suas práticas e convicções:

Hoeslen – Educação Ambiental é uma atividade interdisciplinar de sensibilização que envolve a comunidade para os problemas ambientais. Apontando soluções e ações que envolvam a participação da comunidade no desenvolvimento sustentável e na formação ética de boas práticas de cada indivíduo.

Bere – Dentre as atividades de EA que você já desenvolveu, quais são as mais significativas ou as que demonstraram alcançar os objetivos de forma mais perceptível?

Hoeslen – Cada prática de educação ambiental é única e especial, talvez a falta de tempo para atender a demanda que grita por atividades de educação ambiental seja a resposta aos objetivos do meu trabalho. Minha luta para proteger e conservar o Rio dos Sinos e toda sua biodiversidade, junto ao Barco Martim Pescador, me deu muita satisfação pessoal. Fui gratificado com a missão de sensibilizar um número astronômico de crianças durante os 6 anos como Educador ambiental. Formar multiplicadores e facilitadores de boas práticas ambientais demonstra que os objetivos estão sendo alcançados.

hoeslen1.jpg

Bere – Em suas atividades você já trabalhou com diferentes públicos. Quais são as distinções que você faz ao trabalhar com um público infantil e com público adulto, qual é mais desafiador e por quê?

Hoeslen – Trabalhar com o público infantil é muito gratificante e satisfatório, pois quando bem conduzidos, atingem os objetivos esperados durante a proposta. No entanto, o público adulto é desafiador quando trabalhado EA. Educação Ambiental com adultos mexe na cultura, no hábito de não separar os resíduos, de não se responsabilizar pelos problemas ambientais, de pensar que a culpa é do outro, de não se identificar como um agente de mudanças. Mudar é mais difícil! Estamos acomodados, educação ambiental exige mudanças já!

 Bere – Quais são as suas principais referências para as atividades de EA?

Hoeslen – Meus Professores Isabel Cristina da Silva Bueno; Paulo Saul; Genebaldo Freire Dias entre outros. Estou constantemente aprendendo, aprendo em cada trilha, em cada palestra, em cada conversa. Mais tenho como meu mentor os ensinamentos deixados pelo professor Paulo Saul.

 

Bere – Você dá palestras, e quais os temas que você aborda? Aproveite e deixe dados para quem quiser contratar suas palestras.

Hoeslen – Os trabalhos como Educação Ambiental são interdisciplinares. Temas como: Desenvolvimento Sustentável, Estresse Hídrico; Biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos; Plano de Arborização Urbano (Plano A); Educação Ambiental; Astronomia antiga; Orientação Espacial; Meteorologia com sucatas; Trilhas Ecológicas; Dinâmicas Ambientais; Jogos Ambientais; Oficinas para construção de práticas ambientais para professores, entre outras atividades mais específicas. Atualmente estou trabalhando no Centro Permanente de Educação Ambiental – CEPEA/ SEMMAM Agendamento pelo e-mail eduambiental@saoleopoldo.rs.gov.br ou hoeslen@hotmail.com

Bere – E as atividades com trilhas, nos espaços naturais, como você as realiza?

Hoeslen – Todas as atividades são agendadas. Desenvolvo junto da equipe do CEPEA trilhas ecológicas no Jardim Botânico Parque Imperatriz (Unidade de Conservação). Assim como trilhas Urbanas, desenvolvo trilhas no Morro Sapucaia RPPN e trilhas no Sítio São Luiz, em Lomba Grande – NH.

 Bere – Fale um pouco sobre as trilhas urbanas:

Hoeslen – Trilhas Urbanas são instrumento de Educação Ambiental, pois podemos relacionar nossa história, reconhecer nossos erros e planejar nosso desenvolvimento de forma consciente e responsável. Além de descobrir quais relações fauna e flora melhor se adaptaram ao meio antrópico.

 

Bere – Ao longo da sua trajetória, quais são os avanços percebidos em relação a EA?

Hoeslen – Cada vez mais escolas, Ongs, empresas comunidades buscam práticas de educação ambiental como formadora de boas práticas. Educação Ambiental pode ser avaliada de forma quantitativa quanto mais movimento, quanto mais envolvidos resposta satisfatória aos trabalhos anteriores.

 Bere – E quais são, para você, as maiores dificuldades enfrentadas para implementar práticas de EA?

Hoeslen – Logística! Nem sempre temos como nos deslocar aos locais onde EA é solicitado ou de deslocar grupos até áreas naturais para trilhas ou práticas ambientais.

 Bere – Aconteceu alguma situação curiosa, engraçada ou inusitada quando realizavas atividades de EA?

Hoeslen – Um aluno de 8 anos chegou do recreio todo ofegante dizendo que ele estava salvando o planeta, pois tinha recolhido o lixo do Pátio da Escola. Logo após uma prática de educação ambiental.

 Bere – Deixa uma mensagem para os leitores da nossa revista, pode ser uma palavra, uma frase, ou uma dica:

Hoeslen – Fica uma dica

Curtir minha página e participar das atividades de Educação Ambiental

https://www.facebook.com/HoeslenMauzer/

 

Bere – Querido, somos muito gratos por dedicares um pouco do seu escasso tempo para compartilhar tão ricas experiências, e te agradeço, em nome de toda equipe da Educação Ambiental em Ação, muito obrigada e votos de cada vez mais sucesso!

 

Imagens do Face Book do Hoeslen

 

Ilustrações: Silvana Santos