Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
03/06/2016 (Nº 56) DINÂMICA "SOMOS TODOS TERRA!"
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2369 
  

Dinâmica de sensibilização

Somos todos Terra

Berenice Gehlen Adams

 

 Apresentação

Esta dinâmica é focada para o redespertar dos sentidos e quando aplicada, os resultados confirmaram que foram alcançados os objetivos propostos, indicando ser esta dinâmica uma boa ferramenta para trabalhar o saber sensível, o redespertar dos sentidos, além de promover a sensibilização e, consequentemente, a conscientização ambiental.

 

Objetivos

Trabalhar os sentidos, integrar o grupo, refletir sobre a terra, despertar emoções de amor pela terra, despertar o sentimento de pertencimento à Terra, o sentido do cuidado, de coletividade, como também de individualidade.

 

Materiais necessários

 Cada participante deverá levar pelo menos três porções pequenas de terra, em um pote ou outra embalagem. Esta terra deve ter um valor sentimental quanto ao espaço de onde ela for tirada; o ministrante deverá levar um vaso médio/grande e uma muda de planta nativa da região onde for trabalhar a dinâmica, como sugestão, ou outra planta acessível.

 

Dinâmica

- Grupo disposto em um grande círculo, sentados no chão - ou em cadeiras

- Ministrante faz algumas solicitações:

* Olhem bem detalhadamente a terra que trouxeram.

* Cheirem profundamente essa terra.

* (Opcional) Manipulem  e sintam a textura, temperatura, umidade, dessa terra... (isto se houver possibilidade no espaço onde está sendo desenvolvida a dinâmica, uma vez que a terra poderá ser espalhada sem querer, ou porque as mãos ficarão “sujas” de terra).

- Em seguida, dizer:  “Isto que nós estamos vendo, somos nós! Nós somos Terra, um dia seremos desta forma, como o que estamos vendo e sentindo!”.

- Dividir a turma em pequenos grupos ou duplas.

-  Conversar uns com os outros e contar de onde aquela terra vem, e por que ela é importante, qual o valor sentimental dela.

- Após a conversação, apresentar o vaso.

- O monitor, que também deverá levar sua terra, coloca as suas porções no vaso e este vai passando de mão em mão para receber a terra dos demais participantes.

- E, finalmente, plantar a muda.

 

Fechamento: 

Conversar sobre as sensações da atividade e destacar que todos deverão cuidar da muda, que simboliza um momento de redespertar os sentidos através da Terra.

Apoema Cultura Ambiental

 

Imagens da aplicação da dinâmica durante palestra:


Palestra Saber Sensível – Centro de Educação Ambiental - CB/RS -  06/06 

 

 

 

            

 

               

 

               

 

                

 

Palestra Saber Sensível

Um pezinho de mirra


Para a palestra, pedi antecipadamente que as professoras e os professores (educadores ambientais da rede de CB) levassem alguns materiais para as atividades de sensibilização. Para a dinâmica “Somos todos Terra”, levaram alguns punhados de terra, de algum local significativo. No andamento da palestra, quando chegamos no ponto da reflexão sobre as nossas origens, tanto as educacionais quanto pessoais, solicitei que pegassem as suas porções de terra. Pedi que olhassem, cheirassem profundamente, então disse: “Isto que nós estamos vendo, somos nós! Nós somos Terra, um dia seremos o que estamos vendo e sentindo!”. Então, ficaram por um tempo explorando as sensações que a sua terra despertava, e por fim, pedi que, em grupos pequenos, conversassem uns com os outros e contassem de onde era aquela terra, e por que ela era importante. A que levei, por exemplo, era da hortinha que está nascendo lá em casa, e sua importância é que a horta é um lugar especial, de conexão com a terra, convívio, amparo, alimento. Depois que exploramos bem a nossa terra, mostrei um vaso. Coloquei a minha porção de terra primeiro e o vaso foi passando de mão em mão. E o vaso ficou cheio da "nossa Terra" (sobrou terra para outro vaso), onde foi plantada uma muda de mirra, que ganhei de uma amiga muito querida, a Adriana Backes. E assim, um pezinho de mirra foi morar lá no Centro de Educação Ambiental de Campo Bom! Será o símbolo deste encontro tão agradável e tão sensível. E prosseguimos com a palestra e outras atividades... Sensibilização, é um pouco isso e muito mais! 

Bere Adams

Palestra Saber Sensível – Centro de Educação Ambiental - CB/RS -  06/06 

 

Ilustrações: Silvana Santos