Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
03/06/2016 (Nº 56) XV SIMPÓSIO PPG-SEA X SIMPÓSIO DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL:DIÁLOGO DE SABERES PARA CIDADANIA SÓCIO-AMBIENTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2382 
  


XV Simpósio PPG-SEA
X Simpósio da Especialização em Educação Ambiental:
Diálogo de Saberes para cidadania
Sócio-Ambiental


SÃO CARLOS, SP
De 4 a 7 de outubro 2016

Local do Evento:
Universidade de São Paulo
Avenida Trabalhador são-carlense, 400, Pq Arnold Schimidt.
CEP 13566-590 - São Carlos - SP.
E-mail: simposio.ppgsea@eesc.usp.br


http://www.ppgsea.com/

Apresentação

A realização do XV Simpósio do curso de pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental e X Simpósio da Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos: “Diálogo de saberes para a cidadania socioambiental”, possibilitará a aproximação da sociedade e da academia, promovendo trocas de experiências e conhecimentos, objetivando a construção de uma sociedade ecológica, econômica e socialmente justa e equilibrada.

Além disso, será incentivada a participação discente tanto dos membros do PPG-SEA, quanto de outras instituições universitárias, a partir de Sessões de Comunicações de estudos e pesquisas científicas que tratem sobre as atuais demandas das Ciências da Engenharia Ambiental e as dificuldades para a Gestão de Crises Ambientais.

Para tal, o cronograma do Simpósio será organizado através de cinco eixos temáticos, a saber:

Avaliações limnológicas e ecotoxicológicas como subsídio para estudos ambientais;

Fenômenos climáticos, desastres, e sua repercussão sócio-espacial;

 Aplicação de métodos e ferramentas da hidrometria, da ecologia industrial e da química ambiental na resolução de problemas relacionados a degradação ambiental;

Planejamento integrado e gerenciamento de recursos hídricos, sustentabilidade e gestão ambiental;

Aplicação dos conhecimentos das ciências ambientais como subsídios para estudos dos instrumentos de política ambiental.

Histórico do Evento

O primeiro Simpósio de Ciências da Engenharia Ambiental foi realizado em 1995, e teve como finalidades a promoção de debates sobre temas relacionados às ciências ambientais e a troca de informações entre as diferentes áreas do conhecimento, com o intuito de promover pesquisas integradas que aprofundassem e construíssem novos conhecimentos científicos em manejo, gerenciamento e recuperação de ecossistemas.

Nos anos seguintes, foram realizados outros simpósios, prezando o reconhecimento da vinculação das problemáticas ambientais com o contexto político, como pressuposto essencial para a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável efetivo.

Tendo em vista a consolidação de uma tradição de 20 anos, e a avaliação sobre as aplicações dos conhecimentos produzidos pelo campo das Ciências das Engenharias Ambientais, apresentamos neste ano de 2016, o XV Simpósio do PPGSEA e X Simpósio da Especialização em Educação Ambiental e Recursos hídricos, tendo como tema norteador os “Diálogo de saberes para a cidadania socioambiental”.

 


Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental

Criado em 1989, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental – PPGSEA – procura identificar, analisar, discutir e propor planos e ações que tratam a problemática resultante da interação entre o ser-humano e seu meio, bem como analisar ecossistemas, a fim de caracterizá-los e descrevê-los, criando uma fonte de informações sobre os vários aspectos bióticos, abióticos e antrópicos. Diante destas características, os tópicos abordados no PPGSEA, através das várias disciplinas ministradas e dos trabalhos experimentais realizados, proporcionam uma visão integrada entre as diversas áreas do conhecimento.

As atividades são desenvolvidas no Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais - CRHEA, um Centro de Pesquisa vinculado a Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – USP.

 

Mais informações:

http://www.ppgsea.com/

Ilustrações: Silvana Santos