Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Relatos de Experiências
11/09/2016 (Nº 57) DESENVOLVIMENTO DO COMERCIO LOCAL NO CONTEXTO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO MUNICÍPIO DE BERNARDINO BATISTA – PB
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2432 
  

DESENVOLVIMENTO DO COMERCIO LOCAL NO CONTEXTO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO MUNICÍPIO DE BERNARDINO BATISTA – PB

 

 

Jamilton Costa Pereira

Pós-graduado em Gestão Ambiental (UFCG). Pós-Graduando em Gestão da Educação Municipal (UFPB). Graduando em Letras com habilitação em Língua Portuguesa (IFPB). Graduado em Ciências Contábeis(FAFIC).

E-mail: jcp_jamiltoncosta@hotmail.com

 

Maria Nilza Pereira

Mestranda em Ciências da Educação (UTIC). Especialista em Metodologia do Ensino (FASP). Graduada em História (UFCG).Professora rede municipal.

 E-mail: presta_nilza@hotmail.com.

 

Verônica Andrade dos Santos

Especialista em Metodologia do Ensino (FASP). Graduada em Ciências Biológicas (UnG). ) Professora rede municipal.

 

 

 

Resumo:

 

O presente projeto integrador teve como objetivo geral diagnosticar o desenvolvimento do comercio local no contexto da vigilância sanitária no município de Bernardino Batista – PB.Este foi um trabalho rico em vários fatores. Trabalhou-se o enfoque do desenvolvimento do comercio local no contexto da vigilância sanitária no município de Bernardino Batista-PB com a finalidade de conseguir maior participação e aproveitamento na aprendizagem e rendimento dos alunos. Como também sensibilizar os comerciantes, agricultores e a comunidade geral, sobre a importância do gerenciamento dos alimentos para consumo.

 

Palavras-chaves: Desenvolvimento local. Vigilância sanitária. Meio ambiente

 

 

 

 

 

 



1 APRESENTAÇÃO

 

O presente projeto integrador dedica-se a evidenciar a importância e tem o intuído de diagnosticar o desenvolvimento do comércio local no contexto da vigilância sanitária no município de Bernardino Batista – PB, que interfere na área da saúde, no domínio econômico e consumerista.Nesse contexto, a epidemiologia é apresentada como ferramenta científica de apoio aos trabalhos de investigação de surtos e doenças provocados pelos alimentos que são comercializados pelos comerciantes pelos agricultores, integrando e que deve ser monitorado pela vigilância sanitária.

É indiscutível o papel que os alimentos tiveram e têm no processo de desenvolvimento da espécie humana e na organização das sociedades. As facilidades ou as dificuldades no acesso aos alimentos ao longo do processo evolutivo da nossa espécie foram essenciais para o surgimento e o desaparecimento de diversas formas de vida e para as mudanças nas organizações políticas, antigas e atuais.

A higiene da alimentação é preceito normativo que fundamenta o cancelamento, temporário ou definitivo, do registro de um dado alimento e a interdição ou apreensão de alimentos e bebidas (COSTA, 2000). A higiene ou as condições higiênicas fundamentam também a permissão de funcionamento dos locais de preparo, consumo ou comércio dos alimentos, uma vez que a não obediência a esse preceito, quando citada nos autos de infração,pode acarretar legalmente a interdição parcial ou total, em caráter temporário, até que sejam cumpridas as exigências sanitárias deforma definitiva (TANCREDI, 2004).

A higiene e a fiscalização dos alimentos constituem um setor fundamental da saúde pública complementar da nutrição, que estuda os processos de conservação dos produtos alimentícios e as alterações, adulterações e falsificações que eles podem sofrer, tanto in natura quanto depois de preparados, e estabelece normas práticas de apreciação e vigilância.

Assim, a higiene alimentar corresponde ao conjunto de medidas adequadas para assegurar as características dos alimentos, desde a sua segurança no aspecto do acesso e da inocuidade, salubridade e conservação, no plantio, produção ou fabrico, até o consumo (Ferreira, 1982).

A vigilância dos alimentos de qualquer natureza está contida nas inspeções sanitárias a que cada município venha adotar como um procedimento técnico realizado pela autoridade sanitária. Sendo assim, no decorrer do curso, procurar-se-á respostas para o seguinte questionamento, como se dá o desenvolvimento do comercio local no contexto da vigilância sanitária no município de Bernardino Batista – PB?

2 OBJETIVOS

 

2.1 Geral

 

§  Diagnosticar o desenvolvimento do comercio local no contexto da vigilância sanitária no município de Bernardino Batista – PB;

 

2.2 Específicos

 

§  Promover o envolvimento e o comprometimento de todos com o órgão responsável pela vigilância sanitária para o desenvolvimento do comercio local no município;

§  Informar a população local sobre os problemas ambientais e de saúde pública que podem ser ocasionados pelo mau gerenciamento dos produtos alimentícios no comercio local do município;

§  Avaliar o nível de informação e entendimento da comunidade local a respeito gerenciamento dos produtos alimentícios no comercio local do município;

§  Sensibilizar os comerciantes juntamente com comunidade local sobre a responsabilidade socioeconômica e ambiental no gerenciamento dos produtos alimentícios no comercio local do município;

 

3 JUSTIFICATIVA

 

A Vigilância Sanitária possui um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir e/ou prevenir riscos à saúde, além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:1 - O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionam com a saúde, compreendidas todas as etapas de processo, da produção ao consumo;2 - O controle da prestação de serviços que se relacionam, direta ou indiretamente, com a saúde.

Sendo assim justifica-se esse estudo por remarcar a crescente importância da atuação da vigilância sanitária principalmente no comercio de produtos alimentícios. Dessa forma as suas ações constituem atividades múltiplas na área da saúde e também são um instrumento da organização econômica da sociedade, inclusive no aspecto socioambiental e com responsabilidades mais agravadas, pois vivemos num sociedade de risco.

4 PLANEJAMENTO DA AÇÃO DO PROJETO INTEGRADOR

 

O presente trabalho ancora-se na metodologia cooperativa e participante da pesquisa-ação (THIOLLENT 1988; GIL, 2007), por meio da execução de um projeto integrador tendo como locus os alunos do curso de Operador de Caixa oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) no município de Bernardino Batista – PB, que ocorreu no período de 13 de abril a 05 de junho de 2016. Dessa forma o cronograma de execução foi organizado em quatro etapas distintas conforme o Quadro 1.

 

Quadro 1: Plano de ação do Projeto Integrado


ETAPA

PARTICIPANTES

PERÍODO

PROCESSOS

RESULTADOS

1.

Planejamento Integrado do Curso com o projeto Integrador

Alunos;

Professor Orientador;

 

13 a 15 de abril de 2016

Escolha do tema gerador do Projeto Integrador e seus desdobramentos em desafios;

Preparação do plano de ação;

Identificação e contribuições das Unidades Curriculares para o Projeto Integrador;

 

Definição do tema do Projeto Integrador;

Proposta do plano de ação;

2.

Problematização e relevância da pesquisa;

Justificativa para escolha do tema;

Objetivos: Geral e específicos;

Alunos;

Professor Orientador

18 a 22 de abril de 2016.

Validação do tema gerador do Projeto Integrador e seus desdobramentos em desafios;

Validação da justificativa;

Validação dos objetivos geral e específicos;

 

Validação da primeira parte do projeto integrador

3.

Investigação da pesquisa;

Desenvolvimento do projeto integrador;

 

Alunos;

Professor Orientador

25 a 29 de abril de 2016.

Executar, monitorar e avaliação do projeto integrador;

Respostas à problematização.

4.

Síntese

Alunos;

Professor Orientador;

Equipe Pedagógica;

Participantes da gestão pública municipal;

Participantes da comunidade local;

05 de maio a 03 de junho de 2016

Consolidação dos resultados;

Resultados;

 

5.

Apresentação do Projeto Integrador;

Alunos;

 

06 a 09 de junho de 2016

Consolidação do Projeto Integrador;

Aprovação do Projeto Integrador;

Fonte: Adaptado pelos autores, 2016.

5 ASPECTOS DO MUNICÍPIO DE BERNARDINO BATISTA/PB

 

5.1 Localização geográfica

 

O Município está localizado na microrregião de Cajazeiras que compõe a mesorregião do Sertão paraibano, ocupa o extremo sudoeste do semiárido paraibano. Possui uma extensão de aproximadamente 50,628 km² e densidade demográfica de 60, 74 hab./Km². (IBGE, 2010). Faz fronteira com os municípios: Uiraúna (22 km); Triunfo (20 km); Poço Dantas (8 km); Poço José de Moura (18 km); Joca Claudino (10 km); Icó/CE (68 km). O ocupa uma área total de 50,628 Km², fica cerca de 553 km da Capital Paraibana João Pessoa – PB, via BR 230.

desenvol1.jpg

 

5.2 Aspectos socioeconômicos

 

A população total do município é de 3.356 hab, com um IDH de 0,558 (IBGE, 2015). Foi elevado à categoria de município com a denominação de Bernardino Batista, pela lei estadual nº 5.929, de 29 de abril de 1994, desmembrado do município de Triunfo – PB, que antes se chamava distrito de Serra do Padre, sendo sida instalada em 01/01/1997.

A principal renda das famílias rurais do município de Bernardino Batista-PB, se dá pela venda da produção agropecuária, através das atividades agrícolas, prestação de serviço como diarista, venda de artesanatos, doces, bolos, entre outros produtos que representam atividades não agrícolas, que podem gerador de renda para a comunidade local. Tendo maior destaque na prestação de serviço público através da Prefeitura Municipal ou através de algum tipo de benefício de programas sociais.

6 AGENTES ENVOLVIDOS NO PROJETO INTEGRADOR

 

Na tentativa de trabalhar coletivamente a UC3: projeto integrador do operador de caixa relacionando com aUC1: Organizar e realizar a abertura e fechamento do caixa e UC2: Organizar e realizar os processos de registro da venda de produtos/serviços, no atendimento ao cliente, pode-se destacar a importância da execução do projeto "Desenvolvimento do comercio local no contexto da vigilância sanitária no município de Bernardino Batista – PB”no decorrer das demais UCs.

Aturma do curso de Operador de Caixa que desenvolveu o Projeto integrador é composta por 19 (dezenove) alunos, sendo 03 (três) homens e 16 (dezesseis) mulheres. Sendo que 09 (nove) deles residem na zona Urbana e 10 (dez)  nas diferentes localidades da zona rural.

 

Quadro 2: Perfil dos alunos participantes.

 

 

Alunos Participantes

Sexo

Local de residência

 

M

 

F

 

Zona urbana

 

Zona rural

01

Camila Batista Alves de Morais

 

X

X

 

02

Cleonice Maria Lira

 

X

X

 

03

Diana Cândida Dias

 

X

X

 

04

Fernanda Bispo Bonfiro Alexandre

 

X

 

X

06

Francisco Raimundo Filho

X

 

 

X

06

Gilvaneide Barbosa de Lima

 

X

X

 

07

Gilvaneide Santana Pereira

 

X

 

X

08

Janaine Maria da Silva Oliveira

 

X

 

X

09

Joice Otaviano Alexandre

 

X

 

X

10

Marcia Raquel da Silva

 

X

 

X

11

Marcos Iury Viana de Araújo

X

 

 

X

12

Maria do Socorro de Moura

 

X

 

X

13

Maria Iara Batista dos Santos

 

X

X

 

14

Maria Veroína Pereira

 

X

X

 

15

Maylla Silvana Correia

 

X

X

 

16

Nataly Maria Viana

 

X

 

X

17

Rafaela Rodrigues da Silva

 

X

X

 

18

René Francisco Filho

X

 

 

X

19

Taisa Pereira da Silva

 

X

X

 

Fonte: Adaptado pelos autores, 2016.

 

7 procedimentos E ETAPAS

 

Para uma melhor visão acerca do trabalho desenvolvido na execução do projeto integrador desenvolvimento do comércio local no contexto da vigilância sanitária no município de Bernardino Batista – PB”optou-se por fazer o relato dividindo em momentos específicos de nossas ações sendo apresentados em momentos distintos:

 

1º Momento

 

Para esclarecer os alunos quanto às etapas do projeto integrador, apresentou-se o cronograma previamente feito e solicitando, como tarefa extraclasse, uma pesquisa sobre a composição, produção, consumo de alimentos desenvolvidos e vendidos pelos comerciantes no município de Bernardino Batista - PB.

 

 2° Momento

 

Nesse momento apresentou aos alunos o questionário que foi aplicado (disponível no anexo A). Os alunos receberam o questionário impresso e puderam sugerir novas modificações, logo após, recolheu-se as melhores questões dando início à discussão dos aspectos abordados e a proposta de trabalho com o tema por meio do projeto integrador.

 

3° Momento

 

Juntamente com professor orientador os alunos visitaram o comercio local de venda de produtos alimentícios (feira livre, supermercados e demais estabelecimentos) do município de Bernardino Batista-PB, a fim de obter informações no contexto da atuação e inspeção da vigilância sanitária.

 

4° Momento

 

Sob a orientação do professor orientador, nessa etapa foram discutidos os resultados da pesquisa, onde puderam trocar informações e fazer anotaçõesfeitas na etapa anterior, para posteriormente pudessem discutir a melhor formada construção da elaboração e divulgação do projeto integrador.

8 RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

8.1 Visita Técnica em alguns comércios do município de Bernardino Batista-PB

 

Foram realizadas visitas técnicas em alguns comércios do município de Bernardino Batista-PB, sob a orientação o e acompanhamento do Professor/Orientador, com a finalidade de colher algumas informações quanto à forma de estocagem, prazo de validade, preços, de produtos expostos a vendas nos estabelecimentos.

Na oportunidade foi feita uma entrevista com os Operadores de Caixa, através de um questionário semiestrutura, a fim de obter informações relevantes quanto à faixa etária, escolaridade como também se eles apresentavam algum desconforto durante o trabalho bem como ainda se o checkoot do estabelecimento encontrava-se de forma regular.

Todos os alunos cursistas do curso de Operador de Caixa tiverem a chance de ser “Operadores de Caixa por um dia”. Sob os cuidados do Operador de Caixa dos estabelecimentos eles assumiram o checkoot, obtendo com êxito e satisfação seu momento de aprendiz.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


8.4 Visita Técnica à Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do município

 

Para finalizar, foi feita uma visita à Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do município, com a finalidade de colher algumas informações, a respeito da atuação dos profissionais da vigilância sanitária.

 

1 IDENTIFICAÇÃO

Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente

Endereço: Rua Nossa Senhora dos Milagres, Centro, Bernardino Batista-PB.

Telefone: (83) 99889-4446

 

2 PERFIL DO RESPONSÁVEL (coordenador)

Nome do responsável pelo setor de Vigilância Sanitária:Jefferson Pires Nogueira

Curso Superior: Enfermeiro

Pós-graduação em: Saúde Pública

Tempo de atuação na vigilância sanitária no Município:

(   )  Menos de 1 ano

( x)  de 1 a 3 anos

(   )  de 3 a 10 anos  (   )  mais de 10 anos    

Carga horária de trabalho:

( x )  até 20h/sem

(  )  de 21 a 30 h/sem

(   )  de 31 a 40 h/sem serviço?          

Vínculo:(   ) Contratado         ( x) Efetivo ()  outros

 

 

2 PERFIL DO RESPONSÁVEL (Técnico)

Nome do responsável pelo setor de Vigilância Sanitária:Angellywoodiany Guispe Pinheiro de Almeida

Curso Técnico: Enfermagem

Tempo de atuação na vigilância sanitária no Município:

( x)  Menos de 1 ano

( )  de 1 a 3 anos

(   )  de 3 a 10 anos  (   )  mais de 10 anos    

Carga horária de trabalho:

( x )  até 20h/sem

(  )  de 21 a 30 h/sem

(   )  de 31 a 40 h/sem serviço?          

Vínculo: (   ) Contratado        ( x ) Efetivo ()  outros           

 

 

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Quando da aplicação do questionário:análise do operador de caixa atuante no comercio do município de Bernardino Batista-PB e o questionário: levantamento da situação do órgão de vigilância sanitária do município de Bernardino Batista-PB, obteve participação total e proveitosa por parte da turma no envolvimento do projeto integrador “Desenvolvimento do comércio local no contexto da vigilância sanitária no município de Bernardino Batista – PB”.

A proposta de trabalho foi bem aceita pelos alunos e o fato de o cronograma ser conhecido deixou-os com uma visão geral do trabalho que teríamos pela frente.Percebeu-se um bom engajamento dos alunos nas atividades de pesquisa, confecção de materiais, apresentação, coleta propriamente dita e apresentação final do referido projeto integrador.

O projeto integrador contribuiu para uma maior participação nas aulas, tanto no que diz respeito à frequência, quanto às avaliações seguidas das menções desenvolvidas (D) ou não desenvolvidas (ND), como também nas discussões em sala. Além disso, contribuiu para compreensão de conteúdos das outras UCs, haja vista que o tema é interdisciplinar e deveria ser integrado às demais UCs.

Este foi um trabalho rico em vários fatores. Trabalhou-se o enfoque do desenvolvimento do comercio local no contexto da vigilância sanitária no município de Bernardino Batista-PB com a finalidade de conseguir maior participação e aproveitamento na aprendizagem e rendimento dos alunos. Como também sensibilizar os comerciantes, agricultores e a comunidade geral, sobre a importância do gerenciamento dos alimentos para consumo.

 

 

REFERÊNCIAS

 

COSTA, Ediná Alves. Conceitos e área de abrangência. In: ROZENFELD,Suely (org.). Fundamentos de vigilância sanitária. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000. p. 41-48.

 

TANCREDI, Rinaldini C. P.; MORAES, Orlando Marino Gadas; MARINS,Victor Augustus. Vigilância sanitária municipal do Rio de Janeiro:considerações sobre a aplicabilidade normativa no controle de alimentos.Revista de Direito Sanitário, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 85-98, nov. 2004.

Ilustrações: Silvana Santos