Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
11/09/2016 (Nº 57) EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSETOS AQUÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2448 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSETOS AQUÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

ENVIRONMENTAL EDUCATION: INSECTS AQUATIC AS A TOOL FOR PRESERVATION AND ENVIRONMENTAL CONSERVATION

 

Stênio Raniery de Sousa Nascimento, Especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente – IESF, Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura, Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, stenio04@hotmail.com

Carlos Augusto Silva de Azevêdo, Biólogo, Dr. Ciências Biológicas, Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, casazevedo@yahoo.com.br

Maria Aparecida de Gois Almeida, Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura, Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. Técnica em Controle Ambiental - UEMA/NET. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), cidagoesma@hotmail.com

Autor para correspondência

Stênio Raniery de Sousa Nascimento, stenio04@hotmail.com

Endereço: Rua 13, Qd 09, n° 10 – Cohab, Caxias-MA, CEP: 65604-400

 

RESUMO

A educação ambiental, bem trabalhada possibilita o processo de ensino-aprendizagem e ao exercício da cidadania dentro de espaços formais e não formais. O objetivo foi demonstrar a importância da conservação dos ambientes aquáticos para os seres vivos, utilizando os insetos aquáticos como ferramenta. Foram realizadas diversas atividades em escolas de ensino fundamental, dentre elas realização de palestras, exposição de vídeos, de material biológico com insetos aquáticos, oficinas e trabalhos manuais realizados pelos alunos. O projeto despertou nos alunos e comunidade em geral uma consciência ecológica e cientifica mais acurada destacando a importância da conservação da biodiversidade e a integridade dos ecossistemas aquáticos como rios e igarapés dos ambientes urbanos e peri-urbanos.

Palavra-chave: Extensão; Materiais lúdicos; Imaturos aquáticos.

ABSTRACT

The environmental education enables the teaching-learning process and the exercise of citizenship within formal and non-formal spaces. The objective was to demonstrate the importance of conservation of aquatic environments for living beings, using aquatic insects as a tool. Many activities were conducted in primary schools, some of them as: lectures, video screenings, biological material exposure to aquatic insects, workshops and handwork made by students. The project aroused in students and community a environmental awareness and scientific, highlighting the importance of biodiversity conservation and the integrity of aquatic ecosystems, such as rivers and streams in urban and peri-urban environments.

Keywords: Extended; Playful materials; Immature water.

 

INTRODUÇÃO

As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos em especial nos anos iniciais da escolarização. A educação ambiental é bastante discutida atualmente devido ao fato de se perceber a necessidade de uma melhoria do mundo em que se vive, pois é facilmente notado que estamos regredindo cada vez mais em nossa qualidade de vida de um modo geral (MEDEIROS et al., 2011; GUEDES, 2006).

Promover a melhoria do ensino das ciências em todos os níveis de ensino, com ações e atividades que valorizem e estimulem a criatividade, a experimentação e a interdisciplinaridade, são mecanismos que aumentam a autoestima e promovem ações que estimulem a participação de jovens de todos os segmentos. Nesse aspecto, a educação ambiental, quando bem trabalhada possibilita um processo de ensino-aprendizagem para o exercício da cidadania, pois, através dela se constrói novos valores e novas relações sociais entre os seres humanos e a natureza, tornando possível uma melhoria da qualidade de vida para todos os seres vivos (PHILIPPI; PELICIONI, 2002; MOREIRA, 2006).

Em tempos que a informação assume um papel cada vez mais relevante na sociedade, a educação ambiental representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida. Nesse sentido cabe destacar que a educação ambiental, assume cada vez mais uma função transformadora, necessária para modificar um quadro de crescente degradação socioambiental, mas ela ainda não é suficiente. O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza (JACOBI, 2003).

O enfoque da proposta apresentada baseia-se em estudos de insetos aquáticos devido à importância que os mesmo exercem na natureza, podendo apresenta desde espécies muito sensíveis até aquelas fortemente tolerantes à poluição. O conhecimento dos organismos aquáticos é essencial em trabalhos de biomonitoramento, pois a presença ou a ausência de determinadas espécies servem como indicador da qualidade de água em longo prazo (BISPO; OLIVEIRA, 2006).

Nos últimos anos vem se intensificando estudos com pesquisas relacionadas a insetos aquáticos e impactos ambientais. Entretanto se observa que a comunidade em geral e as escolas estão quase que totalmente alheias a sua existência indicando a falta de conhecimento sobre as ciências ambientais e a preservação do meio ambiente. Dessa forma, a extensão se torna uma ferramenta necessária entre a instituição universitária e a sociedade, estimulando a sua democratização (PRIMACK et al., 2001; IAMAMOTO, 2000).

 

MATERIAL E MÉTODOS

O projeto foi realizado no munícipio de Caxias que está situado na mesorregião do leste Maranhense (CONCEIÇÃO et al., 2010). O foco principal do trabalho é demonstra a importância da conservação dos ambientes aquáticos para os seres vivos, utilizando os insetos aquáticos. O município de Caxias possui um grande potencial hídrico por toda a sua extensão, mais vem sofrendo gradativamente com varias ações antrópicas como desmatamento da mata ciliar, despejo tanto de esgoto como resíduos sólidos, queimadas, além de outros problemas.

A utilização de insetos em pesquisas cientifica e a utilização em métodos didáticos se dá pelo fato de serem encontrados em grande quantidade na natureza. A coleta e sacrifício de insetos não causam problemas de extinção de espécies devido ao grande potencial biológico. Praticamente não há restrições contra o uso de insetos em pesquisas (MELGAÇO, et. al, 2011; LIMA, et.al, 2008).

Foram realizadas coletas de insetos em diferentes igarapés, lagos e poças temporárias em torno da cidade. As principais ordens de insetos aquáticos encontradas foram Trichoptera, Odonata, Coleoptera, Ephemeroptera, Diptera e Hemiptera (Figura 1). Vídeos realizados em coleta dos insetos aquáticos em seu habitat natural foram utilizados para demonstrar diferentes processos biológicos e ecológicos, as imagens foram utilizadas para elaboração dos painéis interativos.

Figura 1: Principais ordens de insetos aquáticos estudadas durante o desenvolvimento do projeto. A: Trichoptera. B: Odonata. C: Coleoptera. D: Ephemeroptera. E: Diptera. F: Hemiptera.

Para a realização das atividades propostas no projeto foram escolhidas quatro escolas de ensino fundamental: Unidade Integrada Municipal Luís Falcão localizada na zona rural, Fundação Educacional Coelho Neto – FECON, Unidade Escolar João Lisboa e Unidade Integrada Municipal Guiomar Cruz Assunção dentro do perímetro urbano do município de Caxias, MA.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Durante a execução do projeto varias atividades foram realizadas nas escolas, a principio eram feitas palestras para demonstra a importância dos ambientes aquáticos para os seres vivos. Nessas palestras eram utilizados os insetos aquáticos como foco principal de estudo devido a importância que os mesmo exerce nos ambientes aquáticos. Imagens da atual situação que se encontrava os corpos hídricos em torno da cidade foram repassadas para que alunos e professores pudessem despertar um senso critico, criando uma opinião sobre o assunto que estava sendo ministrado (Figura 2. A).

Após a realização das palestras, as exposições de materiais lúdicos eram apresentadas no sentido de repassar a proposta de uma forma mais simples e clara. Segundo Kishimoto (2002) vários são os benefícios e os estágios do lúdico no que se refere ao desenvolvimento de jovens possibilitando significativos benefícios do ponto de vista físico, intelectual e social. A introdução de atividades lúdicas na vida escolar é uma maneira eficaz para ensinar o conhecimento do universo adulto, além de ser uma alternativa viável para suprir as lacunas deixadas pela ausência de metodologias sintonizadas com realidades sociais.

Com o auxilio de uma lupa os estudantes e professores conseguiam visualizar com clareza a morfologia e o comportamento de cada indivíduo (Figura 2. B-C). Método este que apresentou um resultado bastante satisfatório, demonstrando um interesse de todos. Esse tipo de abordagem possibilita uma aproximação entre a ciência e a sociedade. Em estudos realizados por Santos et al., (2016) com insetos aquáticos dentro do âmbito escolar percebeu que esta temática desperta bastante interesse por parte de alunos e professores mais o desconhecimento acaba dificultando a importância dos insetos aquáticos para os ecossistemas.

A realização de oficinas foi outra abordagem repassada nas escolas, tinha o intuito de aproximar principalmente os alunos de séries iniciais, em que foi apresentando uma abordagem mais simples, consistindo em atividades como pintura e desenhos utilizando os insetos aquáticos (Figura 2. D). Os estandes montados nas escolas continham painéis explicativos e maquetes representado um ambiente aquático com varias ordens de insetos confeccionadas com espuma, além de vídeos explicativos sobre a vida dos insetos aquáticos (Figura 2. E-F).

Figura 2: A. Realização de palestras; B. Auxilio de lupa na visualização dos insetos aquáticos; C. Explicação das principais ordens de insetos aquáticos; D. Desenho e pintura sendo feita por alunos; E. Estande montado com igarapé artificial, vídeos; F. Exposição de painéis interativos.

A metodologia proposta apresentou um resultado bastante satisfatório quando se utilizou atividades de desenho e pintura, foi observado um interesse em saber a diferença entre uma ordem de inseto para outra, em que locais eram encontrados. Essas indagações envolviam ainda mais os alunos dentro do assunto que estava sendo retratado. Desenhar, além de ser algo prazeroso é extremamente importante no cotidiano escolar. A pintura quando trabalhada tem objetivos que vão além do simples prazer em manipular mãos e pincéis, através do contato com diversos materiais disponíveis pode-se expressar sentimentos diversos, além de desenvolver sua habilidade motora que será fundamental no seu desenvolvimento (SILVA et al., 2010).

As oficinas tinham intuito de despertar a curiosidade dos alunos, através da ludicidade. Para isso foram propostas várias atividades para se representa os insetos aquáticos. Com o uso de vários tipos de materiais foi possível se ter um resultado bastante significativo como se observa na figura 3. Larvas de insetos aquáticos foram representadas de varias formas o que demonstrou que os alunos absorveram todas as informações que foram repassadas durante as palestras, exposições de vídeos, explicação de painéis e exposição de material biológico.

Figura 3: Atividades desenvolvidas com os alunos. A: Insetos aquáticos feitos com massa de modelar. B: Quebra-cabeça utilizando inseto adulto. C: Imã de geladeira no formato de Lepdoptera. D: Insetos feitos com EVA e garrafa peti. E: Insetos imaturos feitos com tecidos. F: Pintura de insetos feita em papel e EVA.

O uso da ludicidade é importante para despertar o conhecimento, pois através do brincar pode-se aprender e conhecer os elementos que compõem o meio ambiente aquático e da responsabilidade de se preservar o meio ambiente. Para Cuba (2010), o crescimento e difusão da educação ambiental é extremamente importante para podermos dar condições melhores de vida às futuras gerações, assim, se daria uma importância maior ao tema e se teria mais tempo para trabalhar com a conscientização das pessoas desde a escola.

A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades e, principalmente, perceberem-se como integrantes do meio ambiente. A educação formal continua sendo um espaço importante para o desenvolvimento de valores e atitudes comprometidas com a sustentabilidade ecológica e social (LIMA, 2004).

 

CONCLUSÃO

A divulgação da educação ambiental nas escolas através da utilização dos insetos aquáticos é de fundamental importância para que se possa mostrar a importância da preservação dos ambientes aquáticos para o homem e ao meio ambiente, devido a perda da sua biodiversidade ocasionadas por ações humanas, como a possibilidade de desenvolver uma consciência ecológica e cientifica mais acurada por parte dos alunos e da comunidade em geral e que vise a conservação da biodiversidade e integridade dos ecossistemas.

 

AGRADECIMENTOS

A todos os alunos e pesquisadores do Laboratório de Entomologia Aquática, LEAq. Ao Centro de Estudos Superiores de Caxias, CESC/UEMA. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, FAPEMA pelo financiamento do projeto e a todas as escolas que permitiram a realização dessa atividade.

 

REFERÊNCIAS

BISPO, P. C.; OLIVEIRA, L. G. Diversity and structure of Ephemeroptera, Plecoptera and Trichoptera (Insecta) assemblages from riffles in mountain streams of Central Brazil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v.24, n. 2, 2006.

CONCEIÇÃO, G. M.; RUGGIERI, A. C.; GUMARÃES, E. R. Melastomataceae da Área de proteção Ambiental (APA) Municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão. Revista de Biologia e Farmácia, Paraíba, v. 4, n. 2, p. 83-84, 2010.

CUBA, M. A. Educação Ambiental nas Escolas. Revista de Educação, Cultura e Comunicação. ECCOM, v. 1, n. 2, p. 23-31, 2010.

GUEDES, J. C. S. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: estudo de caso. Garanhuns: Ed. do autor, 2006.

IAMAMOTO, M. V. Reforma do Ensino Superior e Serviço Social. In: Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Brasília: Valci, 2000.

JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.

KISHIMOTO, T. M. Bruner e a Brincadeira. In: O Brincar e suas Teorias, KISHIMOTO, T. M. (ORG.) São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002.

LIMA, W. Aprendizagem e classificação social: Um desafio aos conceitos. Fórum Crítico da Educação: Revista do ISEP/Programa de Mestrado em Ciências Pedagógicas. v. 3, n. 1, 2004.

LIMA, K. E. C.; MYER, M.; CARNEIRO-LEÃO, A. M.; VASCONCELOS, S. D. Conflito ou convergência? Percepções de professores e licenciados sobre ética no uso de animais no ensino de zoologia. Rev. Investigações em Ensino de Ciências. v.13, n.3, p. 353-369, 2008.

MEDEIROS, A. B.; MENDONÇA, M. J. S. L.; SOUSA, G. L.; OLIVEIRA, I. P. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011.

MELGAÇO, I. C. P. P. S.; MEIRELLES, R. M. S.; CASTRO, H. C. Implicações éticas e legais do uso de animais no ensino: as concepções de discentes dos cursos de graduação em ciências biológicas e biomedicina de uma instituição federal de ensino superior localizada no estado do Rio de Janeiro – Brasil. Rev. Investigações em Ensino de Ciências. v. 16, n. 2, p. 353-369, 2011.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB. 2006.

PHILIPPI, A. J.; PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. 2 ed. São Paulo - SP: Signus editora, 2002.

PRIMACK, R.; ROZZI, R.; FEINSEINGER, P.; MASSARDO, F. Conservación fuera de las áreas protegidas. 521-557p. In: Fundamentos de conservación biológica: perspectivas latino americanas. Fondo de Cultura Económica, México, D. F. p. 797, 2001.

SANTOS, C. A.; SOUZA, G. S.; FERREIRA, R. C. B.; LUCHINI, L. C.; HOJO, H.; VIEIRA, E. Divulgação da ciência e Educação Ambiental através da exposição de insetos aquáticos no Museu Do Instituto Biológico. Educação Ambiental em Ação, nº 56, 2016. Disponível em http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2371, Acesso em: 10 Julho. 2016.

SILVA, E. A.; OLIVEIRA, F. R.; SCARABELLI, L.; COSTA, M. L. O.; OLIVEIRA, S. B.; SANT’ANNA, V. L. L. Fazendo arte para aprender: A importância das artes visuais no ato educativo. Pedagogia em ação, v.2, n. 2, p. 1-117, 2010.

Ilustrações: Silvana Santos