Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Relatos de Experiências
05/03/2018 (Nº 63) OCORRÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3103 
  

Ocorrências contemporâneas e Educação Ambiental lúdica no Ensino Fundamental I


Renata Ballego Barreiros é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestranda do curso de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Contato: re_ballego@hotmail.com

Carlos Eduardo Fortes Gonzalez é Doutor em Educação e professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Curitiba)

Contato: cefortes@yahoo.com

Leticia Knechtel Procopiak é Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento e professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Curitiba).

Contato: leprocopiak@gmail.com



Resumo

O presente trabalho dispõe a respeito de uma prática realizada com uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental de escola pública municipal de Curitiba, na qual os estudantes trouxeram notícias atuais sobre uma temática de seu interesse para discussão em sala de aula, com a obrigatoriedade de relacioná-la aos seus conhecimentos a respeito da Educação Ambiental. Demonstra os temas de maior interesse dos estudantes envolvidos e aponta quais mediações foram necessárias para aprimorar os conhecimentos.

Palavras – chave: Temas contemporâneos; Educação Ambiental; Ensino Fundamental.



Abstract

The present work is about a practice carried out with a 4th grade class of Elementary School in a municipal public school of Curitiba, in which the students brought current news about a theme of their interest for discussion in the classroom to relate it to their knowledge about Environmental Education. It shows the topics of great interest to the students involved and points out what mediations were needed to improve their knowledge.

Key - words: Contemporary themes; Environmental education; Elementary School.







Introdução



Essa proposta foi realizada considerando o protagonismo dos educandos quanto à sua educação, uma vez que partir de um interesse, de uma curiosidade para a pesquisa e a ampliação de conhecimentos advindos dela, é uma proposição recorrente em instituições escolares.

Ainda assim, o papel do professor é imprescindível para a mediação dessa apresentação para colegas, por parte das crianças (que nesse ano escolar tem, em geral, 9 anos de idade), para que questionamentos e direcionamentos sejam realizados afim da compreensão adequada do que se estiver tratando.

Este foi o trabalho realizado, antecipadamente indicando a busca por notícias em fontes confiáveis e posteriormente, mediar e orientar as explicações dos alunos a respeito de suas notícias, bem como corrigir as associações com a Educação Ambiental, quando necessário, e aperfeiçoar as visões trazidas por eles.



  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS



Semanalmente dois ou três estudantes apresentavam a notícia escolhida perante os colegas da turma e indicavam, também oralmente, a que associavam sua escolha e a Educação Ambiental.

Nem todos os alunos cumpriram a tarefa, que exigia pesquisa prévia fora do período escolar. Portanto, dos 31 alunos envolvidos, 13 realizaram a atividade satisfatoriamente. Foram feitas anotações dos temas que trouxeram para debate e foram organizados na tabela a seguir, na qual cada estudante foi identificado com uma letra.



Estudante

Tema da notícia

A

Iceberg gigante se desprende da Antártida

B

Energia solar tem poeira no caminho

C

Espécies que deixaram de existir nos últimos dois anos

D

Quanto plástico o mundo já produziu

E

Filhotes de pinguim morrem de fome na Antártida

F

Mineração gera desmatamento na Amazônia

G

Poluição mata mais de 9 milhões de pessoas por ano

H

Incêndio na Chapada dos Veadeiros

I

Paleontólogos descobriram pegada de dinossauro carnívoro gigante que viveu na África

J

Dejetos humanos como combustíveis

K

Jacaré capturado num quintal de casa no interior de são Paulo

L

Lebres comeram plantações no sul e sudeste do Brasil

M

Peixe vivendo em garrafa no fundo do mar



Em geral, as crianças se interessaram por temas que envolvem animais, sendo seis notícias com essa temática.

As outras sete notícias apresentadas abordaram temas variados, como aquecimento, poluição, fontes de energia e desmatamento.

Durante a apresentação o estudante realizava a explanação da notícia. Alguns precisavam ler perante os colegas, no entanto, eram incentivados a explicá-la conforme haviam lido. Em seguida, deviam esclarecer em que aquele assunto se relacionava com a Educação Ambiental.

As explicações, apesar de simplistas, possuíam coerência; especialmente direcionadas à preservação e conservação da natureza, estando resumidamente indicadas abaixo com as palavras dos próprios alunos.



Estudante A – O planeta está mais quente, fez o gelo derreter e soltar um grande bloco de gelo.

Estudante B – As placas que captam a luz do sol não podem ficar cobertas de poeira, senão, não funcionam.

Estudante C – A extinção ainda acontece, tem animais e plantas que deixaram de existir na natureza há pouco tempo.

Estudante D – As pessoas já produziram uma quantidade gigantesca de plástico que não se decompõe fácil e fica poluindo o planeta.

Estudante E – Pinguins estão com dificuldade de encontrar alimento para dar para os filhotes.

Estudante F – Para procurar minérios, é preciso cortar árvores na Amazônia.

Estudante G – A poluição causa problemas de saúde que podem matar.

Estudante H – Algo iniciou um incêndio na Chapada e está muito difícil de controlar.

Estudante I – Descobriram uma pegada gigante de um dinossauro carnívoro que ainda não se conhecia.

Estudante J – No futuro, os dejetos humanos poderão ser utilizados como combustível.

Estudante K – Um jacaré estava muito fora do seu habitat.

Estudante L – Lebres que estão sem o que comer na natureza acabaram comendo plantações.

Estudante M – Um mergulhador filmou um peixinho vivendo preso dentro de uma garrafa de vidro no fundo do mar, ele deve ter entrado lá pequeno e agora não conseguia sair.

Realizaram-se as mediações sobre o que leva o ser humano a produzir tanto lixo e poluição e sobre a forma como os recursos naturais são explorados, bem como a importância de pesquisas sobre o passado e a atualidade que nos ajudam a entender a realidade, a maneira como ocupamos o espaço e por fim, como todos estes elementos estão encadeados.



  1. CONCLUSÕES



Esta prática relatada como experiência, proporcionou aprendizados interessantes. Os estudantes precisaram apurar suas práticas de pesquisa e de estudo, bem como de reflexão para que pudessem atender à solicitação de relacionar a notícia à Educação Ambiental. Este movimento mostrou-se bastante efetivo, pois no decorrer do semestre de trabalho, foi possível constatar alunos indicando relações aprendidas em apresentações anteriores, sem intervenção da professora.

Esta experiência pedagógica favoreceu também o aprendizado docente, através de reflexões e uso dos conhecimentos em prol do esclarecimento e ampliação das questões trazidas por eles; mais do que isso, pondera-se a respeito do exercício da docência, associando a teoria e a prática, reavaliando a atividade, observando suas qualidades, potencialidades e déficits, o que confere à proposta um caráter de aprendizado sobre a própria docência.



Referências

FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Ed. Contexto, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

REIGOTA, M. O que é educação Ambiental. São Paulo, Brasiliense, 2009. 

Ilustrações: Silvana Santos