![]()
CAMPANHA EDUCATIVA CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE
Por Luciana Ribeiro
Reconhecer o problema é primeiro passo para combater o mosquito da dengue
De acordo com os dados divulgados pelo Portal do Ministério da Saúde no dia 25 de março de 2019 (cresceu em 264% o número de casos de dengue no país, os óbitos pela doença também aumentaram 67%, entre 30 de dezembro e 16 de março de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018, sendo a maior concentração no estado de São Paulo), fatos que evidenciam a gravidade do problema e a necessidade de reeducar as crianças, os jovens e os adultos através de campanhas educativas nos lares, nas empresas e nos espaços sociais em geral.
Combater o mosquito Aedes Aegypti no Brasil, faz parte das inúmeras ações alavancadas pelo governo federal,as quais, têm sido articuladas em conjunto com órgãos, como o Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente e outros, que mobilizam o enfrentamento do problema que tornou-se uma epidemia em muitas cidades brasileiras, como em São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais.
Neste sentido, a cidade de Brasília deveria ser um referencial de caráter irrefutável para as demais cidades brasileiras, pois o caso do carro “fumacê” demonstrou o contrário e totalmente distante dos parâmetros exigidos pela Constituição Federal e pela Legislação Ambiental.Além disso, comprovou-se uma série de irregularidades apontadas pelo Ministério Público (leia sobre o problema socioambiental e as providências tomadas pelo poder público:https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/05/30/apos-24-dias-suspenso-fumace-volta-a-funcionar-no-df.ghtml )
Diante da problemática e das dificuldades enfrentadas para combater o mosquito da dengue no Brasil, a parceria entre as instituições públicas e privadas é uma forma sustentável para implementarmos diversas soluções educativas nos lares, nas escolas, nas empresas e nos espaços sociais em geral, como, por exemplo,ensinar a todos a fazer a coleta seletiva dos resíduos sólidos de modo permanente nas cidades;ou seja, fazer o bom uso das ferramentas pedagógicas e tecnológica pode resolver o problema na sua raiz.
Seguem algumas recomendações do Ministério da Saúde para combater o mosquito da dengue: Causas, sintomas, tratamento e prevenção – Informações do Portal Ministério da Saúde
Créditos da imagem: Portal do Ministério da Saúde
Transmissão da dengue A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.
Os principais sintomas da dengue são: Febre alta > 38.5ºC. Dores musculares intensas. Dor ao movimentar os olhos. Mal estar. Falta de apetite. Dor de cabeça. Manchas vermelhas no corpo. Como é feito o tratamento da dengue? Não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico. A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento: Fazer repouso; Ingerir bastante líquido (água); Não tomar medicamentos por conta própria; A hidratação pode ser por via oral (ingestação de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo); O tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso.
Como prevenir a dengue?A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.Link para saber mais/ http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/dengue
Vacina contra a dengue
No momento, só existe uma vacina contra dengue registrada na Anvisa, que esta disponível na rede privada. Ela é usada em 3 doses no intervalo de 1 ano e só deve ser aplicada, segundo o fabricante, a OMS e a ANVISA, em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue.
Esta vacina não está disponível no SUS, mas o Ministério da Saúde acompanha os estudos de outras vacinas.
Link para saber mais/ http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/dengue
O Portal do Ministério da Saúde, organizou e disponibilizou uma série de informações objetivas que podem ser dialogadas com os especialistas,os educadores e os gestores públicos poderem tomar providências políticas e pedagógicas e o exercício da cidadania seja uma garantia para todos. Outras informações sobre a Vacina contra a dengue:Leia a reportagem que aborda a criação da vacina – sua evolução que envolve pesquisadores brasileiros, japoneses e americanos – Leia sobre o Instituto Butantan e a vacina contra a dengue
O Projeto Lobo Guará e a educação ambiental em Brasília - exemplo para ser dialogado com as famílias, os especialistas e os gestores públicos
Créditos da imagem: Blog Teatro “Lobo-Guará
Dialoguei com o tenente Batista que é líder e apoio do Teatro que faz parte do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Comando de Policiamento Ambiental da PMDF, o qual disse orgulhoso que “a tarefa de conscientizar as crianças, os jovens e os adultos com o apoio dos trabalhos lúdicos, têm ajudado bastante nas atividades que moralizam a preservação do meio ambiente no DF.” É de suma importância, executar trabalhos pedagógicos focados nas necessidades sociais e ambientais que permeiam as cidades brasileiras. Neste sentido, o poder público deve intensificar a divulgação dos trabalhos ambientais e ainda investir na educação ambiental que melhora a qualidade de vida dos cidadãos http://servicos.pm.df.gov.br/index.php/programas-sociais/79-programa-educacional-lobo-guara Carta da Terra A carta da Terra (link: carta da Terra para adultos: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/carta-da-terra.html) Destaco a esse documento que foi aprovado na Eco 92 (Reunião com vários países, como o Brasil – para discutirem a importância do cidadão e do planeta Terra) ajudando os educadores e os diversos profissionais a implementarem ações pedagógicas, como propiciarem o debate dos problemas socioambientais (o desmatamento de áreas verdes,a poluição dos recursos hídricos e a poluição dos resíduos sólidos nas cidades e dessa maneira,poder combater o mosquito da dengue nas cidades).
Carta da Terra para crianças - adaptada
http://www.agenda21local.com.br/download/carta_da_terra_para_criancas.pdf
O uso do selo nas atividades escolares é liberado pelo Ministério da Saúde (precisa citar os créditos), pode ajudar bastante na campanha de prevenção contra o mosquito da dengue, portanto, é interessante que as crianças e os adultos dialoguem sobre o assunto de modo prático e real, inclusive, inseri-lo nos folhetos, nas cartilhas educativas, nas redações, ou seja, utilizando dele como instrumento pedagógico para a realização de ações e de projetos educativos – inclusive, convidar a comunidade para participar das atividades em geral.
O Ministério da Saúde fornece os seguintes suportes para combater o mosquito: *Apoio técnico *Insumos, como larvicidas *Veículos para realizar fumacês *Testes diagnósticos *Recursos para campanhas educativas e publicitárias *Laboratórios abastecidos com o teste em Biologia Molecular
Considerações finais: Recomendo a visita nos lixões para os cidadãos conhecerem de perto a realidade social e ambiental de cada cidade local e solicitar aos alunos das escolas, das faculdades e das universidades, que façam estudos de casos para ajudar os gestores públicos a cumprirem seus compromissos políticos e pedagógicos, inclusive, mobilizarem debates nos Fóruns e nos espaços políticos em geral em parceria com os líderes comunitários. Sugiro para cidadãos, especialistas e os gestores públicos, que assistam o Programa Cidades e Soluções da Globo News (Pesquisadores desenvolvem armadilha contra o aedes aegiptyhttp://g1.globo.com/globo-news/videos/v/pesquisadores-desenvolvem-armadilha-contra-o-aedes-aegipty/7327873/), e conheçam investimentos governamentais e não governamentais, os quais priorizam uma gestão sustentável e a divulgação de soluções científicas e tecnológicas disponíveis para o mercado brasileiro e internacional. Vislumbro a Legislação Ambiental que recomenda o diálogo e a democratização das informações ambientais (comunicação ambiental) entre os cidadãos, os especialistas em geral e os gestores públicos, os quais podem trabalhar em parceria com a mídia (televisão/rádio etc) para divulgarem as ações e os projetos educativos baseados numa visão sustentável, a qual facilite o acesso através de folhetos, cartilhas, folders e outros relevantes para a prevenção e o combate do mosquito da dengue nas cidades brasileiras.
Sugestão de atividades pedagógicas, pesquisas acadêmicas e livros - para os cidadãos, os especialistas e osgestores públicos resolverem os problemas provocados pelo mosquito da dengue: Aedes Aegypti: aprenda a fazer uma armadilha para combater o mosquito CONFIRA UMA ATIVIDADE CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE QUE ENSINA CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO Cartilha sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos -PNRS voltada a crianças e professores http://abes-sp.org.br/arquivos/Cartilha_PNRS_para_Criancas_ABES_SP_SELUR.pdf Coleta seletiva municipal: como fazer? https://www.cnm.org.br/cms/biblioteca/Coleta%20seletiva%20munipal.%20Como%20Fazer%20(2016).pdf Cartilha:O barrigudinho na batalha contra a dengue/Embrapa https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/26436/1/BARRI0001.pdf Zika, Chikungunya e dengue: medidas preventivas naturais para você e seu lar – Lar Natural/Remédios naturais e outros Peixe é usado como alternativa no combate à dengue em Alfenas, MG Jovens criam armadilha para acabar com o mosquito da dengue Prefeitura dá selo de qualidade para lares sem o Aedes aegypti em Luziânia http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/mosquito/ Meio Ambiente por Inteiro - Gestão de resíduos sólidos (17/06/17) https://www.youtube.com/watch?v=hHB1NriD3YI São Sebastião enfrenta surto de dengue e se prepara para novo mutirão Contatos – Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/atendimento-ao-cidadao O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará – Agendamento Telefones: (61) 3190-5132 (61) 3190-5115 E-mail: loboguara.pmdf@gmail.com Blog: http://teatroloboguara.blogspot.com/ InformativosEpidemiológicos Dengue, Chikungunya, FebreAmarela e Zika http://www.saude.df.gov.br/informes-dengue/ Fonte das informações e leitura para saber sobre o assunto da reportagem: https://portal.fiocruz.br/dengue https://www.embrapa.br/dengue-zika-virus-e-chikungunha
|