Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
11/06/2019 (Nº 68) PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO ENSINO SUPERIOR
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3727 
  



PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO ENSINO SUPERIOR



Lílian de Paula Souza1*; Maria Dolores Alves

Cocco2; Marcelo dos Santos Targa2



Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil

1 Centro Universitário de Salesiano de São Paulo (UNISAL), Lorena, SP, Brasil

2 Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

E-mail: liliandepaulasantos@gmail.com; maria.cocco@unitau.com.br;

targa.marcelo@gmail.com

*Autor correspondente

Resumo: As universidades têm como desafio trabalhar políticas institucionais na busca por soluções para os problemas ambientais. Este estudo visa subsidiar as ações necessárias para a elaboração de um plano de gestão institucional ambiental, a partir das respostas para a questão problema que é analisar a percepção socioambiental dos 154 funcionários do setor técnico-administrativo de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e com estes parâmetros propor ações de promoção da educação ambiental para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). Realizou-se a coleta de dados por meio de questionário, que objetivou identificar o perfil socioambiental, a percepção sobre o tema sustentabilidade e a identificação de ações participativas nas questões ambientais em âmbitos profissional e pessoal. Os dados coletados foram analisados qualiquantitativamente e interpretados com o uso de análise estatística: descritiva e inferencial. Dos ouvidos na pesquisa, 51% correspondem ao público masculino, 34% têm entre 31 e 40 anos e 63% têm ensino superior. Para aprofundamento do estudo e valorização dos atores sociais, duas variáveis foram consideradas. Conclui-se que a “idade” e o “gênero” não influenciam na percepção ambiental dos participantes. Percebe-se a adesão à prática de ações ambientais diárias e a necessidade da implantação de projetos do tipo dentro da instituição.

Palavras-chave: gestão institucional, educação ambiental; ensino superior; ciências ambientais.

Abstract: The universities have challenges environmental problems aligned with institutional policies are challenges to be faced by universities. The present study aims to subsidize actions that are necessary for the organization and elaboration of an institutional management plan on environmental issues, from the perception of the 154 employees of the technical-administrative department of the University in the Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). Data were collected through a questionnaire with closed questions, in order to identify the socio-environmental profile, the perception about sustainability and the adhesion to actions on environmental matters. Data were analyzed qualitatively and quantitatively and interpreted using statistic analysis: descriptive and inferential. Of the collection of data, approximately 51% correspond to the male audience, 34% were between 31 and 40 years old, and 63% has a university degree. For better analysis of the study and to valuation of social actors, two variables were considered. That is "age" and "gender" do not influence the respondents environmental perception. They expressed their support for the practice of daily environmental actions and the need to implement projects about subject within the institution.

Key-word: environmental administration, environmental education, university, environmental sciences.

1. Introdução

Formar profissionais com habilidades técnicas para atuar no mercado de trabalho é apenas um dos objetivos sociais de uma Instituição de Ensino Superior (IES), além de contribuir para o conhecimento de cidadãos que sejam capazes de discernir sobre os impactos positivos e negativos causados ao meio ambiente em que estão inseridos.

Neste contexto, Tauchen et al., (2006) estabelecem que a ciência e a prática devem trabalhar em conjunto e estarem inseridas no planejamento das instituições, seguindo as diretrizes de educação (BRASIL, 1981) que determinam a fomentação das ações sustentáveis em todas as operações nas IES.

O ato de não incorporar a sustentabilidade socioambiental na universidade é sinônimo de riscos que, por sua vez, podem comprometer a efetivação do desenvolvimento sustentável em suas organizações (MARINHO, 2014). Entretanto, admite-se como sendo um desafio a inclusão do tema nas grades curriculares e nas atividades físicas e operacionais da instituição em que estão inseridos funcionários e professores (OTERO, 2010; BIZERRIL et al., 2018).

Em se considerando os casos de gestão ambiental em âmbito universitário realizados no mundo e no Brasil, na maioria das vezes, são práticas isoladas em contextos em que a IES já está organizada e em funcionamento. Desse modo, são raros os registros em que a instituição planeja desde o início e aplica o desenvolvimento sustentável no aspecto do ensino e nas práticas de funcionamento, que sejam ambientalmente corretas (TAUCHEN et al., 2006).

Portanto a incorporação de práticas sustentáveis passa pela compreensão dos princípios da sustentabilidade pela gestão institucional e as ações concretas realizadas pela IES (BIZERRIL et al., 2018). Todavia, para a implantação de qualquer ação modificadora nos espaços sociais deve-se levar em consideração a história e a identidade dos que ocupam a área e que irão contribuir para o processo sustentável no âmbito social (SANTOS, 2010).

Com a análise de dados perceptivos, tais como, expectativas, satisfações, insatisfações, julgamentos e condutas, compreende-se de forma mais efetiva os diferentes valores atribuídos ao ambiente por indivíduos, que por sua vez, pertencem ou são de origens culturais e econômicas variadas (BUENO, 2016).

A questão ambiental, sob a perspectiva de gênero, é fundamental para entender o processo de transformação ambiental no contexto do desenvolvimento sustentável (HERNANDEZ, 2010). Ao observar a sociedade de forma generalizada, sem levar em conta os gêneros masculino e feminino, desconsideram-se, na visão de Scott (2010) os diferentes comportamentos dos indivíduos de determinadas classes e a forma como essas ações interferem no desenvolvimento de determinado grupo. Neste sentido, avalia-se considerar as perspectivas e atitudes sociais de mulheres e homens e a proporção de interferência de ambos no espaço social que ocupam.

A idade deve ser relacionada com a distinta compreensão acerca da percepção ambiental, tendo em vista o contexto em que os debates sobre o tema foram promovidos e passaram a fazer parte de uma agenda mundial. Afinal, considera-se a ideia de inesgotabilidade dos recursos naturais prevalecer até o final da década de 1960 (CAVALCANTE e ELALI, 2018) e somente a partir de 1980 que se estabeleceu um diálogo mais abrangente sobre as questões ambientais (BRUNTLAND, 1987), com a ampla divulgação da existência do problema.

A partir daí a percepção da relação pessoa-ambiente, sobretudo no que tange os grandes problemas ambientais versus o crescimento econômico, sofre influência pela forma de observação, de crenças e atitudes assumidas (HERNANDEZ, 2010). Dessa forma para Bueno (2016), o saber popular deve ser levado em conta pela comunidade científica, pois pode contribuir no processo a ponto de modificar o meio em que se vive, a partir da percepção e apontamentos feitos pela comunidade.

A percepção socioambiental e a educação ambiental são analisadas neste trabalho a partir do estudo de caso único (YIN, 2001) feito no Centro Universitário de Salesiano de São Paulo, UNISAL, Unidade do município de Lorena (SP). Apresenta-se a análise de dados de 154 funcionários, que pertencem ao corpo técnico-administrativo do UNISAL, qual sua percepção socioambiental. Como a população foi ouvida em sua totalidade, buscou-se criar variáveis independentes para mensurar se idade e gênero influenciam nas respostas apresentadas no questionário quantitativo aplicado de modo que possam, posteriormente, serem implantadas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Por educação ambiental subentende-se como sendo a ferramenta de conscientização sobre os riscos socioambientais que decorrem da relação homem/natureza, se ela torna capaz de levar a reflexão de indivíduos a reverem suas concepções e seus hábitos (TREVISOL, 2003, p.3).

Pela percepção ambiental a literatura aponta conceitos de identidade (HALL, 2006; SOUZA, 2014) e senso coletivo (BUENO, 2016). Por outro lado, Tuan (1980), defende um estudo mais aprofundado e personalizado, pois segundo ele, seria necessário analisar o histórico biológico, cultural e social do indivíduo ou do grupo em que está inserido para estabelecer a percepção ambiental a ele atribuída.

Por fim, observa-se que uma IES não somente deve ser apenas precursora de estudos, como também pode ser a pesquisa na prática. Em se considerando essa premissa, propõe-se a valorização dos agentes que integram a IES estudo de caso e que são o público que lida com as demais pessoas que chegam até à instituição, sendo em seu cotidiano social, financeiro, ambiental, cultural e político.

2. Material e Métodos

2.1. Local

O presente trabalho foi realizado no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, unidade em Lorena (SP), um dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), sob as coordenadas geográficas 22º 43’ 51” S, e 45º 07' 29" W.

Apesar de a região representar 5% do Produto Interno Bruno paulista (PIB) e estar localizada as margens da rodovia federal Presidente Dutra, eixo de ligação das capitais São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), os habitantes de Lorena são, em sua maioria, população de classe média baixa, sendo 35,9% dos moradores com rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salários mínimos, que trabalham nos setores de serviço, comércio, indústria, pecuária e agricultura (SÃO PAULO, 2007). Conforme o censo 2018, Lorena tem em torno de 88.276 mil habitantes (IBGE, 2018).

2.2 Área de estudo

O CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (UNISAL) localizada à rua Dom Bosco, 284, Centro, no município de Lorena, SP foi fundado em 1952, e integra a rede de instituições Salesianas espalhadas pelo mundo. A UNISAL em Lorena encontra-se instalada na parte urbana da bacia hidrográfica do Tabuão, afluente do Rio Paraíba do Sul, que banha o município de Lorena, num curso de 16 km (SÃO PAULO, 2007).

Trata-se de uma instituição salesiana que oferece mais de 30 cursos de graduação e pós-graduação com práticas pontuais voltadas à sustentabilidade, em ampla maioria pelos focos ambiental e econômico, conforme Figura 1.

Figura 1: Principais ações sustentáveis na UNISAL, entre 2012 e 2018.

Das principais ações de sustentabilidade elaboradas pelo UNISAL destaca-se, o Plano Pedagógico dos Cursos de graduação (PPC), que inclui o incentivo às práticas ecológicas em sua política fundamental (UNISAL, 2018, p. 135; UNISAL, 2015, p, 107).

Pelo viés acadêmico se enfatiza as pesquisas com discentes e comunidade externa, sobre o tema meio ambiente, realizadas pelo Núcleo de Direito Ambiental e Centro de Extensão e Ação Comunitária, que atuam aspectos como justiça, solidariedade e a sustentabilidade do meio ambiente (UNISAL, 2015).

Em julho de 2016, a IES passou a contar com o Plano Institucional de Sustentabilidade (PIS), que tem como objetivo promover ações que fortaleçam o uso equilibrado dos recursos naturais. O plano sistematiza em relatório anual ações voltadas para a preservação do meio ambiente, além de promover a implantação de novas atividades. As mudanças documentadas pela instituição são a substituição de copos plásticos por canecas de uso permanentes; a implantação da coleta seletiva do lixo; as formações do corpo docente e técnico-administrativo sobre o tema; a realização de eventos sobre o tema; exposições temáticas; iniciativas pontuais já promovidas pelos cursos e setores (UNISAL, 2016).

2.3. Procedimento metodológico

A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso único (Yin, 2001), com a utilização de um questionário quantitativo (BARBETTA, 2012), com análise qualiquantitativa dos dados (FREITAS, 2011). Trata-se também de uma pesquisa descritiva, de campo e bibliográfica (GIL, 2008; VERGARA, 2000).

O estudo de caso é uma das mais antigas formas de investigação científica e muito utilizada por pesquisadores sociais, visto que abrange diversos propósitos, dentre elas a possibilidade de “explorar situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos” (GIL, 2008, p.58). É uma estratégia metodológica utilizada para a realização de pesquisa nas ciências sociais e nas ciências da saúde, com objetivo de descrever situações dinâmicas em que o elemento humano está presente (CÉSAR, 2010; MARTINS, 2008), sendo sustentado, no entanto, pelo referencial teórico.

2.3.1. Caracterização da amostra

Observou-se a existência de três tipos de público dentro da IES: professores, funcionários técnico-administrativos e alunos. O presente trabalho contou com informações fornecidas pelos setores técnico-administrativos, com as devidas autorizações internas, de diretores e gestores, para a adesão dos participantes à pesquisa.

A população do levantamento é composta por 154 participantes (funcionários), convidados a participar da pesquisa. Entretanto, 31 funcionários não integraram o estudo alegando os seguintes motivos: 16 optaram por não responder ao questionário; 8 foram desligados da IES durante aplicação questionário; 4 são menores aprendizes e foram excluídos pela caracterização da amostra; 2 encontravam-se afastados por licença-médica no período da pesquisa e 1 foi promovido na ocasião para outro setor da IES.

2.3.2. Coleta de dados

Para a análise da percepção socioambiental foi aplicado um questionário quantitativo, em sua maior parte, formatado com perguntas fechadas e, em alguns casos, com escalas de relevância, definidas pelo grau de importância em opinião apontada pelo participante da pesquisa, conforme Escala de Likert (LIMA, 2000). Optou-se pela repetição de assuntos referentes a hábitos sustentáveis em espaços sociais distintos, para que, a partir da ratificação de respostas dadas, pudesse haver a garantia da opinião já demonstrada em questionamentos anteriores, fosse ela, favorável ou desfavorável ao tema.

Para assegurar a validade e precisão do instrumento, o questionário foi aplicado e avaliado por dois especialistas em sustentabilidade durante o mês de agosto de 2017 em uma população pré-teste formada por 15 participante, número correspondente a 10% do público-alvo (BARBETA, 2008). Após as correções, a aplicação do questionário principal foi realizada entre agosto de 2017 e março de 2018, em diferentes horários de trabalho, totalizando 20 horas de aplicação da pesquisa. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da UNITAU, via Plataforma Brasil, atendendo todo preceito ético dos envolvidos na pesquisa. O questionário foi disponibilizado na plataforma Google Forms, ferramenta que permite a organização dos resultados.

2.3.3. Análise dos dados

Para análise de dados foram consideradas apenas as respostas coletadas na pesquisa principal, ou seja, de 108 participantes. A análise iniciou-se pelos dados descritivos, com a tabulação pela correlação entre as variáveis independentes, por idade e gênero. O objetivo foi identificar a influência da idade e do gênero na percepção socioambiental dos participantes do levantamento.

Com exceção de uma pergunta, as demais realizadas aos participantes têm as respostas apresentadas na forma de questões de frequência (RAMOS, 2018). A análise utiliza cálculos Qui-Quadrado de Pearson, Valor Crítico (padrão), Grau de Liberdade e interpretação de medidas de associação V de Cramer, FI e Lambda, segundo os conceitos:

F: Frequência (número de vezes que a variável estatística assume o valor F ou Fi)

fr: Frequência Relativa

fra: Frequência Relativa Acumulada

X2: Qui-Quadrado

z: Valor Crítico (padrão)

gl: Grau de liberdade

n: Tamanho da Amostra (no estudo, população)

H0: é a hipótese nula (a que se quer rejeitar: As diferenças entre os dois sistemas não são significativas)

H1 e HA: As diferenças entre os sistemas são significativas

O X2 de Pearson foi comparado com um valor tabelado, que depende do número de linhas e colunas da tabela (que é o número de graus de liberdade).

O número de graus de liberdade de uma tabela é dado pelo número de linhas menos um multiplicado pelo número de colunas menos um isto é:

gl ( 1)(c 1)

As medidas de associação V2 de Cramer, FI e próximas de 0 representam associação fraca ou nenhuma e quanto mais próximo de 1, mais forte é a associação. Quanto maior o valor do coeficiente, maior o nível de associação entre as variáveis, conforme Figura 2.

Figura 2: Interpretação de medidas de associação V2 de Cramer, FI e
Fonte: CHAGAS, 2016. Adaptado pelo próprio autor, 2018.

Para a apresentação da maioria dos dados, em que foram constatadas as frequências relativas e as relativas acumuladas foram utilizadas posteriormente, o Diagrama de Pareto, em que os gráficos de barras ordenam as frequências das respostas e a análise da curva da porcentagem acumulada é apresentada na forma de linha. Nos casos em que as respostas não permitem esse tipo de análise, optou-se por gráficos de linha e de coluna. No presente estudo, o nível de confiança do trabalho é de 95%.

3. Resultados e Discussão

3.1. Perfil dos funcionários

Com relação ao perfil dos funcionários quanto à faixa etária, ao sexo, e aonível escolaridade e ao tempo atuação na IES (Figura 3), nota-se que, dentre os participantes, a faixa etária predominante é entre 31 e 40 anos, (34%), seguida pelos que têm entre 41 e 50 anos (27, 8%).

Com relação ao sexo, a instituição apresenta equilíbrio no público participante: 50,9% masculino e 49,1% feminino. O maior número de funcionários tem nível superior, ou seja, 68 participantes (63%), que é decorrente da política interna instituição, que oferece bolsa de estudo aos funcionários, de forma a oportunizar acesso a um curso superior. Cerca de 30 ouvidos possuem ensino médio e 10 têm ensino fundamental, não havendo nenhum participante sem instrução.

Figura 3: Perfil dos funcionários quanto faixa etária; sexo; nível escolaridade e tempo atuação IES.

Embora exista um nível elevado de rotatividade (ROBBINS, 2005), condizente com os padrões nacionais (DIEESE, 2015), evidenciada pelo fato de que 57% dos funcionários estão trabalhando há no máximo 5 anos na IES, o que poderia representar uma elevada insatisfação com o serviço e ambiente de trabalho, ocasionando a rotatividade, contudo, evidencia-se um nível elevado de satisfação dos participantes da pesquisa com o trabalho exercido na IES, pois responderam estar muito satisfeitos 58 funcionários (53,7%), seguidos de 35 (32,4%) satisfeitos e 13 (12%) neutros. Houve apenas um apontamento para nenhuma das respostas.

3.2. Percepção socioambiental

Com relação à percepção socioambiental (Figura 4), verifica-se que para 81 participantes (75%) o termo sustentabilidade está relacionado ao meio ambiente, seguido de 13 (12%) que apontam a economia e 10 (9,3%) à melhoria das relações sociais. Apenas quatro (3,7%) responderam outros conceitos. Esses resultados podem estar relacionados ao maior número de pessoal com formação superior na IES e também pelo fato que cerca de 50% dos funcionários são do gênero feminino, que em geral tem maior esclarecimento e cuidado com o meio ambiente (HERNANDEZ, 2010).

Figura 4: Percepção socioambiental quanto à origem do termo; capacitação; abordagem, e avaliação sobre sustentabilidade na IES.

Para 107 participantes (99%) a formação sobre sustentabilidade é “muito importante” (85,2%) e “importante” (13,9%), que segue uma escala de relevância Likert (LIMA, 2000).

Os assuntos ligados à sustentabilidade deveriam ser abordados na IES na seguinte ordem: Como uma disciplina obrigatória para 37 participantes (34,3%); em eventos e outros projetos acadêmicos para 28 dos pesquisados (25,9%); em todas as disciplinas para 25 (23,1%); em cursos específicos para 7 pessoas (6,5%); e os que não souberam dizer somam 2 (1,9%).
Para 75 dos 108 participantes da pesquisa (69,4%) a instituição é detentora de avaliação boa atuação nas questões ambientais, seguido de 29 pessoas (26,9%) que apontam avaliação regular. Não souberam responder 3 (3%) e avaliaram como ruim 1 (1%), somam (4%).

3.3. Apontamentos para educação ambiental na IES

Com relação às ações sustentáveis apresentadas em forma de eventos; atividades; mudança na infraestrutura na IES (Figura 5), seguindo o padrão de avaliação escala de relevância Likert (LIMA, 2000), ao estabelecerem-se como critérios de avaliação de relevância os seguintes itens: muito importante; importante; seria bom adotar; adotar somente se possível, observa-se as seguintes respostas. Para os participantes as visitas técnicas dos estudantes às empresas para conhecerem atividades relacionadas à sustentabilidade é a ação considerada a mais importante a ser adotada, com 40 afirmações dos participantes (37%) das respostas.

Sobre a adoção de canecas de uso permanente no lugar de copos plásticos, 101 participantes do questionário (93,5%) concordam com a adoção da medida e sete pessoas (6,5%) discordam.

Figura 5: Ações sustentáveis apresentadas em forma de eventos; atividades; mudança na infraestrutura na IES.

Nota-se, ainda, que 67 dos participantes (62,6%) não apresentam desmotivações ou resistências em relação à implantação dos coletores de resíduos e a coleta seletiva do lixo já realizada na IES. A longa distância, e o desconhecimento do processo e da real eficácia do processo aparecem em seguida com 16 (15%), 12 (11,2%) e 12 (11,2%) respostas, respectivamente.

Quando indagados sobre a adoção de hábitos de sustentabilidade na instituição e na vida pessoal (Figura 6), 78 participantes (72,2%) afirmam possuem motivações para adotar práticas sustentáveis nos dois espaços sociais. Para 23 pessoas (21%) a prática é incentivada apenas com reconhecimento social, quatro (3,7%) buscam retorno financeiro e três (2,8%) afirmam não ter motivações positivas para adoção da prática.

A adoção de ações de preservação ambiental já é prática comum para 71 participantes (65,7%), seguidos de 36 participantes (33,3%) que responderam não adotarem ações do tipo.

Figura 6: Adoção de práticas sustentáveis na IES e na vida pessoal.

Com relação à percepção socioambiental dos participantes versus educação ambiental (Figura 7) os cuidados com a preservação do meio ambiente também foram analisados pelo aspecto de responsabilidade ambiental dos participantes. Para 96 (88,9%) dos ouvidos na pesquisa, a solução para as problemáticas ambientais está nas pequenas ações de todos em seu cotidiano, seguido de 11 (10,2%) apontamentos que indicam que governo e empresas possuem a maior responsabilidade. Apenas uma (0,9%) preferiu não opinar.

Figura 7: Percepção socioambiental dos participantes versus Educação Ambiental.

3.4. Relação gênero e idade com as respostas

Das 20 questões analisadas, pode-se verificar na Figura 8, que as variáveis de idade e de gênero influenciam apenas nas respostas verificadas nas questões (2, 8 e 9 - idade) e (4, 7 e 9 - gênero).



Observa-se, desta forma e em não havendo relação com as variáveis, que a abordagem a ser feita com foco na educação ambiental e no desenvolvimento de um projeto de gestão ambiental pode ser semelhante a todos os públicos.

Ao observar-se que as duas variáveis não influenciam diretamente na grande maioria das respostas, nota-se a aplicabilidade de um plano de gestão ambiental institucional na IES estudo de caso, em se considerando que a instituição ao apresentar inúmeras ações voltadas para a sustentabilidade ambiental, econômica e social, pode ser avaliada como uma organização que caminha para ser sustentável. Percebe-se, no entanto, que para a construção de subsídios que poderão compor um plano futuro de gestão institucional ambiental na própria IES, como também em outras organizações que pretendam abordar o tema, deve-se ouvir a opinião dos que integram o corpo técnico da instituição.

Nas respostas em que os participantes são questionados sobre as ações de sustentabilidade já praticadas na IES, obtém-se afirmações positivas e de adesão às práticas ambientais. São os casos da separação correta de resíduos sólidos e a concordância com a substituição de copos plásticos por canecas de uso permanente. Os participantes, em ampla maioria, reconhecem que a instalação de um departamento físico para cuidar das ações, que visitas técnicas às empresas que realizam ações práticas e a organização de eventos na IES para tratar a temática são ações a serem implementadas.

Dentre os apontamentos feitos, destaca-se a demanda por retorno financeiro por ação sustentável. Afirmam, ainda, serem adeptos às ações ambientais na sociedade e na IES, e demonstram anseio por participar de processos sobre o tema ao afirmarem querer ser reconhecidos pela ação sustentável. Por último, avaliam como positiva a atuação do UNISAL nas questões ambientais, e dizem contribuir para a separação do lixo e para a economia de recursos, ao desligarem as luzes, fecharem a torneira quando a encontram ligada e fazerem uso de papel reciclável.

Hoje, a ciência e a tecnologia não visam mais somente entender e reproduzir processos naturais, mas gerar novas formas de vida que nos surpreenderão; o objetivo não é mais somente dominar a natureza (do jeito que é), mas gerar algo novo, maior, mais forte do que a natureza comum, inclusive nós mesmos [...] (ZIZEK, 2011, p.431)

Diante da afirmação de Zizek, 2011, p.431, buscou-se valorizar a participação desses chamados atores sociais, tendo como hipóteses do trabalho: a existência ou não de percepção socioambiental da população ouvida e como hipótese estatística: se os fatores idade e gênero influenciam na opinião demonstrada. A partir dos resultados, propor ações de educação ambiental.

Considera-se que a educação possibilita mudanças de comportamentos e até questionamentos sobre atuais padrões adotados pelo indivíduo. Ao provocar uma reflexão sobre a crise ambiental, a partir dos questionamentos feitos aos participantes, acredita-se na construção de uma perspectiva ideológica capaz de encorajar iniciativas para o desenvolvimento sustentável, seja na IES estudo de caso, como também em municípios os quais residem os participantes do estudo.

5. Conclusões

A partir das observações, das demandas apontadas pelos funcionários e da literatura, pode-se concluir e propor à IES algumas atividades que possam fomentar o processo institucional de sustentabilidade, contrapondo os exemplos de iniciativas isoladas e reducionistas. As medidas podem ser adotadas em outras instituições:

  1. Percepção sobre a sustentabilidade ambiental:

Capacitação contínua envolvendo funcionários, professores e alunos para promoção da “investigação coletiva”. Avaliar tipos de públicos e propor abordagens com temáticas distintas, como forma de diferenciar públicos e valorizar talentos específicos para as ações de abordagem;

  1. Ausência e ou falha na divulgação de informações sobre o assunto na IES:

Implantação de um Departamento físico para a sistematização e operacionalização das atividades;

  1. Incentivo à participação do processo:

Ser reconhecido por sua atitude por parte da IES estudo de caso;

  1. Abordagem participativa na implementação da sustentabilidade:

Aplicação de questionários; realização de reuniões e formação para fomentar opiniões; promover a disseminação do conhecimento sobre o processo e incentivos ao envolvimento de professores e técnicos;

  1. Implantação da Sustentabilidade na IES:

Adoção de um plano de gestão ambiental;

  1. Incentivo à abordagem do assunto na IES/ Compromisso de IES com a sociedade:

A partir do plano de gestão, busca por inclusão em documentos internacionais; busca por reconhecimento enquanto IES sustentável; promoção do ecossistema sustentável no Brasil;

  1. Manual de procedimentos:

Para uma etapa mais evoluída do processo, sugere-se a criação de um manual de sustentabilidade que possa ser estudado e seguido por fornecedores.

E por fim, conclui-se que a maior contribuição da pesquisa seja pela aplicabilidade deste modelo em outras instituições, pois os dados representam a totalidade da população de funcionários técnico-administrativos. Sendo assim, o levantamento pode ser utilizado como peça inicial de um projeto mais amplo, com visão da IES, na busca pela sustentabilidade local, mas com contribuições significativas em mudanças globais.

Bibliografia

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. Editado pela UFSC, 2012.315 p.

BIZERRIL; M. et al., Sustainability in higher education: A review of contributions from Portuguese Speaking. Journal of Cleaner Production. 171 (2018) 600 e 612. Acesso em 21 de jan. 2019. Disponível em https://goo.gl/wqzgU3.

BRASIL. Política Nacional de Meio Ambiente: Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981, Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília, 1981.

BRASIL. Ministério da Educação, Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação, 2015. Disponível em: < https://goo.gl/55UHF9>. Acesso em: 16 maio de 2017.

BRUNDTLAND, G. “Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: o nosso futuro comum. Universidade de Oxford: Nova Iorque, 1987.

BUENO, V.C da S. Percepções sociais sobre o futuro da humanidade no planeta: um estudo de caso na cidade de Piracicaba, SP. Dissertação de mestrado Ecologia Aplicada. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Centro Energia Nuclear na Agricultura, Piracicaba, SP, 2016.

CAVALCANTE, S.; ELALI, G.A (orgs.) Psicologia ambiental: conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente. Petrópolis, RJ, Vozes, 2018

CHAGAS, E.F.B. Estatística Aplicada para Iniciantes – Módulo 3 – Estatística Analítica II. Análise de dados categóricos e teste diagnóstico no SPSS. Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Campus de Marília, administrado pela FUNDEPE, 2016.

CÉSAR, A. M. R. V. C. Método do estudo de caso (Case Studies) ou método do caso (Teaching cases)? Uma análise dos dois métodos no ensino e pesquisa em Administração. Revista Eletrônica Mackenzie de Casos. São Paulo, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: < https://goo.gl/9r1JRf >. Acesso em: 12 de maio de 2018.

EMPLASA. Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A. Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. São Paulo, 2016.

FREITAS, Wesley R. S.; JABBOUR, Charbel J. C. Utilizando Estudo de Caso (S) como estratégia de Pesquisa Qualitativa: Boas Práticas E Sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 07-22, 2011.

GIL.A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2008.

HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HERNÁNDEZ, C. O.. Gênero e Meio ambiente: A construção do discurso para o Desenvolvimento Sustentável. Ambiente y Desarrollo, v.14, n.26, p.3-33, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. Google Earth, Descrição de bairros do município de Lorena, 2008, São Paulo.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE.Estimativas da População residente no Brasil e Unidades da Federação,2018, São Paulo.

LIMA, L. Atitudes: Estrutura e mudança. In: J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia social, 2000. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

MARINHO, M.B. Universidades e sustentabilidade. Uma pesquisa em Instituições de Educação Superior Brasileiras. Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica. Programa de Engenharia Industrial – PEI (Doutorado Escola Politécnica), 2014.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 9-18, jan./abr., 2008. Disponível em: < https://goo.gl/XiBGVT>. Acesso em: 16 de maio de 2018.

RAMOS, Danielle de Miranda. Frequência Absoluta; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/matematica/frequencia-absoluta.htm>. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

SANTOS, T.H.P. A Percepção Ambiental dos Moradores do Entorno do Parque Estadual do Utinga (Peut) Ananindeua, Pará. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais), Universidade de Taubaté, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Taubaté, São Paulo, 2010.

OTERO, G.G.P. Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior: Práticas dos campi da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambiental (Mestrado em Ciência Ambiental). 2010. SP.

SÃO PAULO, Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico de Lorena. São Paulo. Consórcio Plan San 123, 2007.

SCOTT, John (org.); tradução Carlos Alberto Medeiros. Sociologia: conceitos – chave. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

SOUZA, M.J. A Memória como matéria-prima para uma identidade: Apontamentos teóricos acerca das noções de memória e identidade. Revista Graphos, vol. 16, n° 1, 2014 | UFPB/PPGL | ISSN 1516-1536 1 Paraíba (RN).

UNISAL, CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO. IUS- Instituições Salesianas de Educação Superior. [s.d]. Disponível em: < http://www.lo.unisal.br/nova/ius.html>.Acesso em: 09 de abril de 2018.

UNISAL, CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO. Plano Institucional de Sustentabilidade, 2016. Disponível em: < https://goo.gl/BhMw9t>. Acesso em: 24 setembro de 2017.

UNISAL, CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO. Plano Institucional de Sustentabilidade, 2016. Disponível em: < https://goo.gl/sMXGh3>. Acesso em: 29 março de 2018.

TAUCHEN. J.; BRANDLI. L. L. A Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior: Modelo para implantação em Campus Universitário. Gestão & Produção, v.13, n.3, p.503-515, set.-dez. 2006, Passo Fundo (RS).

TREVISOL, Joviles Vitório. A educação em uma sociedade de risco: tarefas e desafios na construção da sustentabilidade. Joaçaba: UNOESC, 2003. P.166.

TUAN, Y.F. Topofilia: Um Estudo da Percepção, Atitudes e valores do Meio

Ambiente. Ed. Difel. São Paulo, 1980. 342 p.

VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

YIN, Robert K. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2001.

ZIZEK, Slavoj. Em defesa das causas perdidas. São Paulo: Boitempo, 2011.

Ilustrações: Silvana Santos