Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
27/09/2019 (Nº 69) ESCOLAS "VERDES" ESTIMULAM O AMOR À NATUREZA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3767 
  

ESCOLAS "VERDES" ESTIMULAM O AMOR À NATUREZA

Alunos têm aula de agroecologia e aprendem a cuidar dos animais

Plantar uma muda, cuidar da horta, preparar uma compostagem. Atividades que passam longe da maioria dos colégios fazem parte do dia a dia do Instituto Educacional Ouro Verde (INOV), em Nova Lima. Todas essas experiências mostram como a escola tem o olhar voltado para o cuidado com terra, o respeito ao meio ambiente e o compromisso com a qualidade de vida das futuras gerações.

Diretora de Ecologia da Associação Mantenedora da escola, Izabel Stewart explica que a matéria de Agroecologia é tratada como uma disciplina semelhante a Matemática, Português ou História.

O currículo, segundo ela, acompanha as fases de desenvolvimento de cada faixa etária. No Jardim de Infância, as crianças ouvem histórias sobre a terra e têm a chance de observar atentamente a natureza, passeando pela Mata do Jambreiro, onde a escola está localizada.

No Ensino Fundamental, os alunos aprendem sobre os usos mais comuns de algumas plantas nativas, tem aulas sobre composição de solo, formas de plantio e colheita. Além disso, cultivamos o cuidado com a alimentação e a gestão de resíduos, estabelecendo uma coerência entre o respeito pelo meio ambiente e a responsabilidade pela saúde do próprio corpo”.

Também engajada com a educação ambiental, a Escola Bilboquê em BH estimula as crianças a terem o respeito e cuidado com os animais:desde os cães e gatos que moram na rua, do passarinho que pousa nos fios elétricos e até mesmo da joaninha que vive no quintal. Recentemente inaugurou, há dois meses, um espaço pet. Os pequenos têm a chance de se transformarem em veterinários e brincarem com bichinhos de pelúcia que “demandam” cuidados.

Maca, estetoscópio, injeções e uma maleta de remédios são alguns dos objetos que eles têm em mãos para tratarem os animais. A proposta, segundo a diretora pedagógica Maria Claret Lamounier Elias, é que por meio do faz de conta, os alunos desenvolvam o senso de cuidado e zelo.

Professora do 1º período, Alessandra Márcia Diniz de Saraiva garante que as atividades no espaço pet têm sido um sucesso entre a meninada. Pelo menos uma vez na semana, os estudantes da turma de 4 e 5 anos deixam a sala de aula tradicional para uma atividade no local.

Agroecologia

Segundo o portal ECycle, o termo "agroecologia" é uma forma de conhecimento que pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura, do emprego dos transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos. É uma forma de agricultura sustentável que retoma as concepções agronômicas anteriores à chamada Revolução Verde. São chamadas de agroecologia as práticas que incorporam as questões sociais, políticas, culturais, ambientais, energéticas e éticas.

Fonte: HTTP://encurtador.com.br/nzD36



Ilustrações: Silvana Santos