Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
20/03/2020 (Nº 70) ENTREVISTA COM DANIELA PEREIRA BRAUNER PARA A 70ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO – Por Bere Adams
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3917 
  

ENTREVISTA COM DANIELA PEREIRA BRAUNER PARA A 70ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO – Por Bere Adams

Entrevistada: Daniela Pereira Brauner

Apresentação – A entrevistada desta edição é Daniela Pereira Brauner, ativista e ambientalista que atua na área da comunicação há muito tempo. Trabalhou no maior jornal de circulação do Estado de Santa Catarina, o Diário Catarinense - DC, e vive no meio do mato há 18 anos. Fundou a Editora Raízes em São Bonifácio (SC), e edita o Jornal da cidade, hoje veiculado pela Internet. É em São Bonifácio que ela desenvolve diversas atividades relacionadas com questões ambientais e fomenta a atividade de Ecoturismo, sendo ela mesma, condutora de trilhas. Sonha em ver os jovens retornando ao ambiente rural com oportunidades de emprego e renda na área do ecoturismo. Atua, também, na área da Educação Ambiental, unindo estas duas paixões, o ecoturismo e a comunicação social. Foi convidada a dar oficinas de mídias na Escola Estadual de São Bonifácio, EEB São Tarcísio. Destas oficinas surge a revista “Mais Educação“. Administra o Sítio AmanheSER e foi lá que tive o prazer de conhecê-la e de vivenciar, de forma intensa, um pouco do que tanto se “prega” para termos uma vida equilibrada: conectar-se de corpo e alma à natureza, para vivermos mais próximo da nossa essência. Vamos conhecer um pouco mais da sua trajetória?

Bere – Daniela, é uma grande satisfação tê-la como entrevistada desta edição e agradecemos muito por aceitar o nosso convite. Inicio te perguntando: Como surgiu o interesse pelo meio ambiente e como foi esta mudança de ir morar no meio da mata, em São Bonifácio/SC?

 Daniela – Acho que já nasci bicho do mato! Adorava estar os meus avós paternos que viviam em uma casa muito simples perto da fronteira com o Chuy e a Reserva do Taim. Mesmo ainda muito pequena, já entendia no âmago e a importância das “reservas naturais”. Vivi momentos intensos lá naqueles descampados, os pampas, onde sopra forte o vento minuano, entre as histórias, contadas á luz de velas, por minha avó Haydée (não havia luz elétrica naquela época). Eu preferia estar com eles no campo, do que na praia! Aquela horta mágica, cheia de morangos e folhas em mil tons de verde. As galinhas adoradas de minha avó, e toda esta poesia no ar. Acordar cedo com cheiro de café feito no fogão a lenha, o frio congelante do sul do meu país, pão feito em casa, minha avó sempre feliz cantado na cozinha e a noite bebericando um vinho com meu avô. Ficávamos na cozinha, com o fogão crepitante, cantando a música que só o fogo faz, e com uma lamparina a querosene. O rádio ligado na Hora do Brasil. Depois disto, ouvia histórias embaixo do cobertor de penas e dormir mais cedo ainda. Acho que ninguém entendia este meu amor pela natureza, mas minha avó sim! Ela teve três filhos, guerreiros, meu pai e meu tio, foram estudar na cidade, meu pai formou-se em Agronomia e meu tio Odontologia, o irmão mais novo, quis seguir no campo e plantou arroz por anos. Sinto orgulho deles três, “venceram” as adversidades, e as distâncias entre a cidade e o rural. Acho que ser filha de um homem criado na área rural e que escolheu estudar agronomia, também diz muito. Todos amam jardins na minha família. As casas onde morei com meus pais eram cheias de plantas, e boa parte do tempo de meus pais, era gasto cuidando dos jardins.

Bere – Você teve uma infância linda e muito privilegiada no que se refere à conexão com uma vida integrada ao ambiente. No seu relato percebe-se uma sensibilidade à flor da pele. E depois?

Daniela – Aos 19 anos fui viver o contraponto disso, queria correr mundo, e conhecer o “berço da civilização“, o velho Mundo. Cheguei em Londres em junho no ano de 1987. Aí conheci o pai de meu primeiro filho e voltamos ao Brasil juntos, diretamente para Maceió/nordeste. Eu, depois de viver na grande metrópole e cosmopolita, Londres, só reafirmei minha sede e fome pela natureza, estava claro, que não era pra mim, aquele mundo de corre-corre. Eu não conseguia achar sentido. Foi no nordeste, em 90, que nasceu Yuri, meu filho adorado. Naquela época eu me envolvi com a luta dos colonos sem terra - não existia ainda o MST. E no nordeste entendi o que significa fome e desolação que a seca promove. Foi duro conhecer este lado do meu país. O abandono, a sede. Com um filho de dois anos nos braços, e amedrontada com a consciência do perigo em envolver-me com questões tão antigas e arraigadas deste país - e ainda o poderio do coronealismo, voltei pro RS com Yuri. Foi quando fundei a Editora 7. Por mais 8 anos tentei conviver entre as máscaras impostas para viver-se “em harmonia” em sociedade, uma coisa quase impossível para mim - já que as máscaras me asfixiam, sou claustrofóbica. Novamente corri em direção ao mato, e quando Yuri tinha 7 anos, em 97, aportei na ilha da magia, Floripa. Aí ficamos por mais 7 anos, e, de novo o jornal se apresenta no meu caminho, e, de novo, se apresentaram as velhas lutas sociais. Fundamos uma ONG, Sociedade Civil Amanhecer. Amanhecer em homenagem ao “despertar da consciência ambiental”. Fui eleita presidente e logo em seguida, catapultada para a Agenda 21 (ONU).

Bere – E como foi esta experiência com a ONG?

Daniela – Por 5 anos participei com uma cadeira na organização dos Fóruns mensais da Agenda 21 e, cedida pelo DC - meu emprego na época - ficava todas as quintas-feiras na FLORAM – Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis. Acumulei mais uma incumbência, o de assessora de Imprensa da Agenda 21/Local. E assim, por 5 anos, lutamos por um pouco mais de sustentabilidade e planejamento, para esta ilha tão frágil, mas perdemos para a exploração imobiliária sem limite. Então, cansada de tantas buscas e de tanto procurar por soluções a este mundo, desiludida da humanidade e com mais um filho a caminho, resolvi abandonar tudo para alcançar a minha paz interior e fazer, na prática, o que tanto se discursa por aí.

Bere - Não deve ter sido nada fácil para você tomar esta atitude, porém, você fez o que muitos gostariam de fazer e não o fazem por falta de coragem. E sem dúvida, esta sua coragem vem do seu propósito maior que é o de viver uma vida com sentido, com significado, independente do que teve que abrir mão para isto. Então, como foi este encontro com a paz?

Daniela – Quando Téo estava com 3 meses de vida adquiri uma pequena casa,por um preço muito em conta, em uma pequena chácara, e foi lá, nesta casinha mágica, com um riachinho doce no quintal, que encontramos a paz e a liberdade. Eu já não suportava mais pagar aluguéis altíssimos e supervalorados. Neste pequeno paraíso, uma ilha, no meio do nada, ou melhor, no meio de tudo e de todo o verde que se possa imaginar, nasceu Violeta. E com meus três filhos, iniciamos outra grande aventura. Yuri, aos 15 anos foi viver com seus avós na ilha para estudar e eu fiquei com Téo e Violeta, quando tinham dois e três anos respectivamente. Senti-me forte para seguir para um lugar mais “selvagem”, com menos acesso e, de verdade, fazer a minha busca. Encontrei um sítio, com 90% de floresta e nele, com pouquíssimos recursos, vindos do sítio que vendi, construí uma cabana de 24 metros quadrados no meio do mato. Foi nesta etapa que me separei de um casamento abusivo e assumi 4 hectares de mata com duas nascentes de águas cristalinas e dois filhos pequenos, sozinha. Foi quando me encontrei e foi este lugar que chamei e sigo chamando de casa. E tudo isto só foi possível graças ao apoio do Sr. Lucindo, que foi o único que aceitou o desafio de construir aqui no alto da montanha. Aproveito para agradecer muito a ele, que colocou a mão na massa, que construiu as cabanas, que ajudou a trazer todo material quando os caminhões não conseguiam subir (que ainda me ajuda muito cuidando do Sítio) e graças a ele, estamos aqui.

Os irmãos no sítio, Yuri e Téo.

Bere - Daniela, eu e o Pedro sentimos na pele o quão acolhedor e cheio de paz é este lugar. Percebo os reflexos deste período de imersão que vivenciamos aí até hoje, e sempre que sinto algum aperto, me “transporto” para o Sítio AmanheSER. A paz mora na simplicidade! E nesta trajetória, como surgiu a ideia de disponibilizar este espaço para que mais pessoas pudessem dele usufruir?

Daniela - Hoje Téo tem 18 anos e Violeta 17. Yuri faz 30 anos este ano. E ano passado, uma pessoa muito especial, chamada Fernanda Lena, uma brasileira que vive a 30 anos na Austrália, acompanhou um pouco desta aventura pela minha conta no Facebook e veio ao Brasil em 2018, para me doar uma quantia em dinheiro, para que eu pudesse investir neste projeto de preservação ambiental, abrindo minha porteira a visitantes, conectados a esta causa e com estes aportes, cobrados em forma de aluguel, poder seguir protegendo este bioma\mata atlântica e tudo que aí viceja, principalmente meus bugios. Fernanda me deu - além de condições financeiras para reformar a cabaninha e alugar, porque verdade seja dita, sem dinheiro, nada feito! Apoio moral é bom, mas infelizmente, sem recursos e sem apoio financeiro impossível - Fernanda me deu a firmeza para avançar um pouco mais neste caminho. Foi ela quem me disse que meu projeto é lúcido, e que meu sonho é uma realidade urgente deste planeta. Com este recurso, reformei um pouco a cabaninha e coloquei para alugar no Airbnb. Foi assim que tive o imenso prazer de receber você, Bere, e seu companheiro, pessoas incríveis que entenderam rapidamente a intenção e mimetizaram-se á floresta. Hoje, com apoio de alguns amigos que acreditaram em mim, minha família e principalmente meus filhos, meus grandes parceiros de jornada, seguimos desbravando e cada vez mais firmes nesta trilha!

 Bere – Você definiu exatamente o que vivenciamos, uma integração plena, uma conexão com toda mata que nos envolvia, nós nos mimetizamos, sim, que lindo! (Sem dúvida, pretendemos voltar!) E hoje, depois de toda esta caminhada, qual é a sensação, valeu a pena?

 Daniela – A sensação é de paz. De entender que palavras bonitas, toda teoria, toda a reza, toda pesquisa científica e tantos palavrórios, de nada servem, se não houver Ação. Eu costumo dizer que vivo em ORAção, que vivo em um templo e que é neste templo que ajoelho e rezo. Discursos já não me emocionam mais. Como dizem por aí, o inferno está cheio de boas intenções. E sim, valeram todas as penas, as chuvas torrenciais que nos ilhavam na montanha por dias. As noites em claro e muitas vezes sem luz elétrica, cuidando duas crianças com febre, sozinha, e sem comunicação com o mundo. Valeu a pena, porque aprendi a curar meus filhos com as plantas, com a imposição de mãos, com puro amor. Aprendi a ter humildade a “descer do salto”. Porque, de verdade, quem manda é a mãe natureza.

 Bere – Você e sua trajetória é um verdadeiro exemplo, e daí veio o motivo de convidá-la para esta entrevista, para que mais pessoas possam se encorajar, “descer do salto” e partir para a ação, pois as palavras são sim, importantes, mas não mais que as ações, pois são as ações que promovem as mudanças tão necessárias para a construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, e integrada com a mãe natureza!Você transformou a sua propriedade em uma área de reserva legal. Conte-nos como foi este processo e por que isto é importante no que se refere às questões ambientais.

 Daniela – Sim, eu transformei uma parte da minha pequena propriedade em Reserva Legal. Tive a sorte de conhecer Gilberto Pitz, engenheiro ambiental, que me orientou como fazer tudo “direitinho” em relação a este bioma tão frágil que é a Mata Atlântica. Até hoje agradeço muito a ele por tantos ensinamentos poderosos. E o processo é lento, com muita burocracia para documentar uma área rural, além de custoso. Os governos ainda não entenderam a importância em apoiar iniciativas privadas, como esta, no caso. Eu estou aqui pra “plantar água “, por mais que isso ainda não seja reconhecido ou valorizado.

 Bere – Mas você mostrou que sim, que é possível enfrentar – e continuar enfrentando - as burocracias, a falta de apoio, a falta de valorização para seguir a sua determinação de viver em harmonia com a mãe natureza, o que para muitos é uma utopia, para ti é uma realidade. Hoje seus filhos estão crescidos. De que forma você acha que crescer neste espaço natural impactou na vida deles, já que cresceram com muito mais contato com a natureza do que a maioria das crianças que vivem em áreas urbanas. As influências deste ambiente são palpáveis?

 Daniela – Sim são palpáveis. Os 3 são extremamente calmos e contemplativos, Seres preparados para adversidades. Yuri, o mais velho, é fotógrafo formado. Tem um olhar muito especial sobre tudo, crítico, mas sem perder a doçura jamais. Ele saiu com esta veia política minha, com a gana de mudar o status quo deste mundo, lutar por mais igualdade e justiça social. Téo, tem domínio do meio. Não caminha,salta. Se criou subindo em árvores e lidando com os bichinhos, tem muito equilíbrio corporal e sabe reconhecer o perigo. Não entra em pânico e tem frieza pra encarar desde jararacas venenosas a tempestades violentas. Ele nunca perde a calma. Violeta apurou a escuta. De tanto ouvir passarinhos e as cantorias dos bugios, virou música. Toca divinamente o violão e canta como uma “passarinha” de verdade. Tenho muito orgulho deles, são corajosos, destemidos e meus parceiros de vida. Acho até que são os únicos que, de verdade, me entendem. Todos os 3 tem uma saúde de ferro, são fortes em todos sentidos. E têm muito equilíbrio mental e corporal. O solo acidentado, subidas e descidas, obrigam a encontrar o equilíbrio corporal e coordenação motora, além de sentidos apurados.

Filhos de Daniela desfrutando diferentes momentos e crescendo em conexão direta com a natureza.

Téo plantando mudas de pitanga.

Violeta nas cordas.

Téo e Violeta antes de irem pra escolinha rural, abraçando a árvore mãe.

Atividade cultural de Violeta.

Biopiscina com carpas e bichinhos.

Violeta, filha de Daniela, escolhida Princesa da Festa do Pão de Milho, a festa mais tradicional da cidade. Na foto, com seus avós.

Bere – Então o seu Sítio AmanheSER é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Conte-nos porque tomou a decisão de transformar suas terras em uma RPPN e quais os benefícios que isto implica?

Daniela – Quando fiz a escritura da minha propriedade pude fazer junto a Reserva legal e aproveitei. Obviamente, não existe apoio algum do governo e as custas, são por nossa conta e risco. Meu pai me ajudou com estas despesas. O benefício maior, é que nesta área protegida, onde moram bandos de bugios, que acompanho, documentando em fotos e vídeos, ninguém poderá tocar. Nem eu, nem meus filhos. Assim, posso morrer em paz, sabendo que a minha parte eu fiz e investi tudo que tinha, para salvaguardar um pedacinho do paraíso, a biblioteca viva!

Registros para documentário de bandos de bugios que Daniela acompanha há 18 anos.

Bere – Você recebe algum apoio governamental para manter a RPPN do Sítio AmanheSER?

 Daniela – Não recebo apoio algum. Agora, com o Airbnb, tenho alugado a cabaninha e isso tem me ajudado a manter este lugar. Não sei como buscar apoios e de verdade, o que tenho feito, esta minha entrega, é de coração, não penso em ter nada de volta, porque já recebi a recompensa, poder ver, ano após ano, o revoar das borboletas azuis (mesmo que este ano, atrasadas) e escutar a cantoria dos bugios!

Bere - São Bonifácio é uma cidade realmente muito privilegiada por ser uma região de muito verde e de muitas cachoeiras, tanto que tem o título de "Capital Catarinense das Cachoeiras", e claro, deve ter muitas histórias a serem contadas. Em relação a projetos e programas relacionados à preservação ambiental, Ecoturismo, Educação Ambiental e temas ligados ao ambiente, o que você pode destacar, e quais são os próximos projetos que você está vislumbrando?

Daniela – São Bonifácio é uma cidade maravilhosa, com apenas 3 mil habitantes. Considero-a um lugar “modelo”, pois tudo funciona! É a terra onde nasceu EGON SCHADEN, um dos maiores antropólogos do mundo. É possível ter mais informações com o IES - Instituto Egon Schaden (https://www.institutoegonschaden.com.br/). Em relação ao turismo, ainda estamos avançando, pois há 18 anos nem acesso asfaltado existia até a cidade. Na verdade, quando eu cheguei, não existia nenhuma intenção sobre o turismo. É uma cidade que vive da agricultura familiar. Eu, de alguma maneira, iniciei este movimento e em seguida, 4 franceses, investiram em um projeto chamado “ Acolhida na Colônia” e ajudaram algumas famílias a viabilizarem suas propriedades rurais , para o turismo. Eu já estava trabalhando nisso na minha pequena propriedade e já havíamos reformado uma antiga estufa de fumo para receber hóspedes, na propriedade da Sra. Erna Le Monje, a Erninha minha vizinha de sítio e amiga. Hoje já conseguimos mapear muitas cachoeiras e trilhas. Mas o processo é muito lento e faltam investimentos e apoio. Ano passado no dia do meu aniversário, 9 de março, recebi um hóspede muito especial, meu segundo hóspede na cabana do Sítio AmanheSER. Marco chegou com Deva de 2 anos, sua filhinha adorada, com um sorrisão que cativou a todos. Alugou a cabaninha por dois dias e dia 9 agora, fará um ano que nos conhecemos e não desgrudamos mais. Marco apaixonou-se por São Bonifácio e apesar de ser italiano e viver em Lombok – Indonésia, onde tem uma pousada, um dia passeando aqui pelas redondezas, encontrou uma propriedade linda e resolveu investir. Como nossas ideias fecharam imediatamente e o meu grande sonho sempre foi o de viabilizar um ecoparque e abrir este espaço a visitantes, fechamos esta parceria. Hoje somos 4 famílias unidas pra fazer deste sonho comum, uma realidade, o EcoParque Luz do Sol. Conseguimos apoio da Epagri pra reflorestar 4 nascentes e já iniciamos o mapeamento da área, projetando as trilhas interpretativas. Pretendemos inaugurar o espaço de 44 hectares com o maior lago da região, cachoeira e muita floresta, até final de 2020. Turismo ligado a informação é o que queremos. Que o turista se apaixone, como nos apaixonamos pela natureza. E Que despertem para a consciência ambiental. Não se ama o que não se conhece!

Valdíria - parceira nos projetos de ecoturismo - com  Fernanda Lena, quando veio da Austrália.

Bere – O turismo oferece vivências e reaproxima as pessoas aos ambientes naturais, o que as leva a terem outra visão e perceberem outras sensações, é realmente muito importante e pouco, ou, por vezes, mal explorado. O que é o Turismo, para você?

Daniela – O Turismo, em geral, está conectado ao conhecimento, e neste espaço o Turismo vai ressaltar a importância das nascentes, das florestas preservadas, especialmente do Bioma Mata Atlântica, um dos biomas mais frágeis do planeta, e tudo que aí existe: plantas medicinais, alimentos e toda esta biodiversidade. É isto o que pretendemos! Mostrar a fauna e a flora de forma lúdica e divertida, através do Turismo.

Trilhas com Daniela

Guiando turistas na trilha do Cedro.

Bere – E a Educação Ambiental, claro, estará presente...

Daniela – Sim! A Educação Ambiental é o principal pilar deste projeto, que fará, também, uma justa homenagem aos povos originários que aqui viviam: os Xoklengs. Será possível fazer o resgate através de um memorial que contará a história destes, que foram os primeiros habitantes deste território. E honraremos esta memória sempre. Geralmente o êxodo é rural, do campo pra cidade. Pois eu fiz o inverso e quero preservar a memória de minha avó Haydée, essa mulher guerreira que encarou todas as adversidades e viveu no rural com quase total autosuficiência. Quero homenagear os homens e mulheres do campo, como a Erninha, a matriarca e dona das terras onde vivo hoje, a mãe da Valdíria, hoje minha parceira no projeto de ecoturismo. Minhas amigas Aurea e Gabi, parceiras de vida que me acompanharam nas mudanças, e hoje somos vizinhas. Meus filhos, que encaram comigo a aventura que é a minha vida. Meu pai, que apesar das dificuldades, conseguiu fazer uma faculdade e seguiu ajudando o agricultor através de seus conhecimentos na área da agronomia e claro, minha mãezinha, exímia jardineira e artista, que sempre me apoiou. Estes que nos deixam exemplos vivos de uma vida mais voltada a natureza. E nunca deixar de exaltar os povos originários deste continente colonizado. Os que chamamos indígenas, pois são eles os principais ambientalistas, o exemplo maior, os que de verdade entendem a linguagem de Pachamama.

Matérias em jornal, revista e Revista Mais Educação

Capa da revista que Daniela criou para a EEB São Tarcisio.

Revista Escolar. Matéria feita em duas propriedades rurais parceiras- Sítio AmanheSER e sítio Dois irmãos. A pauta: Educação Ambiental.

Jornal São Bonifácio matéria sobre meio ambiente. Alunos do ensino médio na trilha.

Bere – Evidentemente é um projeto desafiador e de um enorme valor para a qualidade de vida de todos, pois terão um espaço privilegiado para uma reconexão a este universo natural que faz tanta falta para as pessoas e, claro, eu vou querer conhecer de perto, Dani! E, pelo jeito, os projetos não param por aí...

Daniela – Estamos também com uma parceria com Luan Xavier, um paraense muito especial, que chegou a nossas vidas através da escola, pois foi professor de Violeta dois anos atrás. Não aguentou a saudades daqui e voltou. Assim, estamos inaugurando, esta semana, uma casa  na montanha, com a cidade a nossos pés, porque tem o ar do campo e muito verde ao redor, mas está a apenas 5 minutos de padarias, restaurantes e há 10 minutos de trilhas e cachoeiras. Esta casa foi um presente de meus pais, que projetei pensando em desenvolver e abrir para o turismo, porque, em realidade, como eu fomento aqui o ecoturismo, penso que preciso dar o exemplo e atuar, não só falar. Então, estamos abrindo mais um espaço para receber ecoturistas. Também estamos no Airbnb como Hostell da Montanha.  E No sítio AmanheSER,  a 8 km do centrinho da cidade, vou dispor de mais uma cabana, assim sendo, ofereceremos, muito em breve, 20 leitos aos amantes da natureza.

Daniela com parceiros nos projetos

Daniela com a família do Sr. Ambrósio, que moraram toda vida nesta propriedade e por problemas de saúde venderam a propriedade a Marco e sua família, que decidiram abrir á comunidade e a mais 6 famílias, para que se cuide bem deste lugar mágico. Aqui será o EcoParque Luz do Sol. Da esquerda para a direita: Sr. Ambrósio, Adriana, Marco com Deva no colo, Sara, Sra. Ada e Daniela.

Deva e Sara

Banner produzido por Jaque Lagreca Bannerman e Fernanda Lena, na Austrália, para angariar fundos para a Reserva legal Sítio AmanheSER.

Bere – Valiosos projetos Daniela, e lhe desejamos muito sucesso! Parabéns! E como as pessoas que se interessarem em conhecer este espaço podem entrar em contato? Deixa aqui orientações e/ou links que redirecionam para o jornal de São Bonifácio – uma cidade linda e acolhedora – e se quiserem passar alguns dias no Sítio AmanheSER:

Daniela - Podem me encontrar na página do Airbnb como Reserva Legal sítio AmanheSER. Se quiserem conhecer o site do Jornal de São Bonifácio é jornalsaobonifacio.com. Meu email pessoal é danielabrauner@hotmail.com.

A cabana que está no Airbnb

Localiza-se em meio a Mata Atlântica.

Bere – Depois de tudo o que foi dito, finalizo a nossa entrevista perguntando quais foram os maiores desafios que você enfrentou nesta jornada?

Daniela – Não ser compreendida e ser tachada de utópica e sonhadora. Mas, o que seria deste mundo sem os sonhadores? - te pergunto eu! E, na prática, enfrento ainda a falta de dinheiro, de apoio, e problemas com a minha estrada que sobe a montanha - embora tenha recebido sempre o apoio da prefeitura municipal, que jamais se negou em me ajudar. É um desafio constante reafirmar, todos os dias, a minha jornada e conviver com o “rótulo” de sonhadora! Eu, de verdade, nem sei como dimensionar isto, mas é assim que eu sinto, e acho que sentir é o que justamente nos faz falta. Agradeço a oportunidade de poder contar um pouco de minha Aventura. Grata Bere.

Fogueira, uma paixão de Daniela.

Daniela curtindo o seu fogão a lenha com serpentina que aquece as águas da cabana.

Bere – Daniela, eu que te agradeço muito por você ter compartilhado esta sua tão corajosa trajetória. Não tenho dúvidas de que nossas leitoras e nossos leitores ficarão, assim como eu, encantadas e encantados, não somente com este lugar e esta experiência de vida tão especial e única, mas como com você. Parabéns e que todos os seus sonhos e projetos continuem se realizando! Muito obrigada!

Eu com minha entrevistada Daniela.



Revista Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org

Imagens disponibilizadas pela entrevistada.



Ilustrações: Silvana Santos