Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
05/07/2021 (Nº 74) POR MINUTO SÃO DESCARTADAS 3 MILHÕES DE MÁSCARAS EM TODO O MUNDO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4092 
  

POR MINUTO SÃO DESCARTADAS 3 MILHÕES DE MÁSCARAS EM TODO O MUNDO

Da redação

Há um ano que a pandemia da Covid-19 se instalou a nível global, e que as máscaras faciais chegaram aos mercados e entraram nas nossas vidas. Embora a sua finalidade seja proteger-nos, a maneira como começaram a ser produzidas e descartadas provocou o efeito oposto no ambiente.

São utilizadas 129 bilhões de máscaras todos os meses, segundo o estudo da University of Southern, da Dinamarca. Por minuto são descartadas 3 milhões de máscaras em todo o mundo, e grande parte das mesmas são feitas de microfibras plástico.

Com cada vez mais relatos sobre o descarte inadequado das máscaras, é urgente reconhecer esta ameaça ambiental e evitar que se torne o próximo problema do plástico.

Uma preocupação maior e mais recente é que as máscaras são feitas diretamente de fibras plásticas em tamanho micro. Ao ser jogada no ambiente, a máscara pode libertar mais plásticos de micro dimensão, mais rápido e facilmente.

Como não existem dados sobre a reciclagem das máscaras, a probabilidade de estas serem descartadas no meio natural é maior. A equipe recomenda assim que se disponibilizem lixeiras direcionadas para as máscaras, que se substituam as descartáveis por reutilizáveis, que as entidades implementem medidas de gestão de resíduos focadas nas mesmas e que se desenvolvam novas máscaras descartáveis biodegradáveis.

Fonte: https://bitlybr.com/0M3jab

Ilustrações: Silvana Santos